terça-feira, 1 de maio de 2012

LITOSFERA E OS TIPOS DE ROCHAS.

AMETISTA

A crosta terrestre é a parte externa consolidada do globo terrestre. É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais. A primeira zona é a superior, chamada de sial (devido ao predomínio de rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). A zona inferior é conhecida por sima, pelo fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura da crosta terrestre (sial + sima) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica.

Supõe-se que os substratos dos oceanos sejam compostos pelo sima, devido ao fato do sial granítico se adelgar até desaparecer nas margens dos continentes. A crosta na sua porção mais externa, é o local principal que se sucede os fenômenos geológicos possíveis de observação. Por outro lado, a zona de transição existente entre a parte externa e interna da crosta, é onde se tem o foco das atividades magmáticas e tectônicas profundas. Há evidências que indicam a inexistência da crosta em determinados planetas. Isso é mostrado através de observações sísmicas realizadas à superfície da Lua e Marte.

A crosta terrestre é formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcânico e matéria orgânica. Observa-se três tipos de rochas de acordo com sua gênese: rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. A petrologia responsabiliza-se pelo estudo sistemático das rochas. Através de pesquisas, realizou-se um balanço sobre a percentagem em que são encontradas as rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) na crosta terrestre.

Proporção aproximada das rochas que ocorrem na crosta terrestre, segundo A. Poldervaart
Sedimentos 6,2%
Granodioritos, granitos, gnaisses 38,3 %
Andesito 0,1 %
Diorito 9,5%
Basaltos 45,8%

 ROCHA
Em geologia, rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais . O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos. Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS: As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como: ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
As rochas magmáticas ou ígneas: foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.

ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS: O granito é um exemplo de rocha ígnea. Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas.
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma.
Podem ser de dois tipos:
Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.

CAVERNA DE BASALTO / ILHA REUNIÃO

Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.

DIABÁSIO

ROCHAS SEDIMENTARES: As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes; são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. 
Classificam-se em:
Detríticas ou Clásticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.

PARQUE DO VARVITO/ITU-SP

Quimiogênicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Alguns exemplos são o sal-gema, as estalactites e as estalagmites.

ESTALACTITES

Biogênicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquífero, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite.; e o carvão, formado a partir dos resíduos de vegetais.

CALCÁRIO CONQUÍFERO

ROCHAS METAMÓRFICAS- O Quartzito, um exemplo de rocha metamórfica, boa parte de sua composição é o quartzo.

QUARTZO

São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do argilito; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do quartzo.

GNAISSE PROVENIENTE DO GRANITO
ARDÓSIA FORMADA A PARTIR DO ARGILITO
MÁRMORE ESMERALDA-FORMADO A PARTIR DO CALCÁRIO
QUARTZITO, FORMADO A PARTIR DO QUARTZO.

As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.
DUREZA DOS MINERAIS:
mundoadescoberta.blogspot.com



geoclick.blogspot.com
Fonte: Brasil Escola
Cola Web.com
Geo Conceição

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professora. Excelente trabalho, sou de Curitiba e estou tentando medicina, e irei fazer a prova da ufsc, gostei muito do seu blog, pela facilidade de entendimento e clareza. Sucesso à senhora.

FRANCHICO disse...

Parabéns professora estou cursando o 1º período de Engenharia Civil, e estou fazendo um trabalho sobre as principais rochas que compõe a litosfera.Achei seu Blogger harmonioso, profundo, mais de fácil entendimento.Perdoe-me mais vou ter q fazer uma colinha.Que Deus matenha a senhora firme e com todo sucesso do mundo para sempre nos aliviar com sua sabedoria como estou sendo aliviado agora.Sucesso para senhora POR TODA A ETERNIDADE.

FRANCHICO disse...

Parabéns professora estou cursando o 1º período de Engenharia Civil, e estou fazendo um trabalho sobre as principais rochas que compõe a litosfera.Achei seu Blogger harmonioso, profundo, mais de fácil entendimento.Perdoe-me mais vou ter q fazer uma colinha.Que Deus matenha a senhora firme e com todo sucesso do mundo para sempre nos aliviar com sua sabedoria como estou sendo aliviado agora.Sucesso para senhora POR TODA A ETERNIDADE.