O que são crimes virtuais?
Crimes virtuais - são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro e os infratores estão sujeitos às penas previstas na Lei.
- Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a polícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.
- Difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.
- Discriminação –Escrever uma mensagem ou publicar uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais – é só lembrar das comunidades do tipo “Eu odeio…” – leia a história em quadrinhos “Eu odeio”.
- Estelionato – Ocorre quando o criminoso engana a vítima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, por exemplo, se o vendedor enganar o comprador recebendo o dinheiro da transação sem entregar a mercadoria – leia a história em quadrinhos “Fim de Jogo”.
- Falsa identidade – Ocorre quando alguém mente seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mentir de má fé e se fizer passar por um adolescente para se relacionar com usuários jovens.
- Phishing - É quando informações particulares ou sigilosas (como número do CPF, da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Em inglês, pronuncia-se “fíchin” – leia a história em quadrinhos “inSeguro”.
- Pirataria – É copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor. Também é pirataria usar softwares que são vendidos pelas empresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles. A pirataria é um grande problema para quem produz CDs, filmes, livros e softwares. Na área de informática, aproximadamente 41% dos softwares instalados em todo o mundo em 2009 foram conseguidos ilegalmente – link para a história em quadrinhos “Pirataria tem preço”.
Pergunte! Comente! Participe!
O Blog do Edu, mantido pela GVT e seus parceiros, é um espaço onde os professores podem trocar experiências sobre como usar a internet para ensinar.
- Segurança na internet
- Dicas de proteção para você e seus alunos
- Como denunciar
- Pedofilia
- Como identificar o comportamento de um pedófilo
- Ensine seus alunos a se proteger
- Dicas de proteção contra pedofilia
- Protegendo seu computador
- Dicas para proteger o computador
Saiba Mais
Dicas:
Leia os termos de uso e as políticas de privacidade dos serviços on-line que utiliza;
Reporte comentários e imagens ofensivas à rede social (muitas delas apresentam ferramentas de denúncia e/ou contato com a central de ajuda);
Viu na Internet algum conteúdo que viole os Direitos Humanos? Denuncie de forma anônima em:www.denuncie.org.br ;
Quer mais dicas sobre cidadania on-line e prevenção a situações de perigo na Internet? Acesse:www.canaldeajuda.org.br
Reporte comentários e imagens ofensivas à rede social (muitas delas apresentam ferramentas de denúncia e/ou contato com a central de ajuda);
Viu na Internet algum conteúdo que viole os Direitos Humanos? Denuncie de forma anônima em:www.denuncie.org.br ;
Quer mais dicas sobre cidadania on-line e prevenção a situações de perigo na Internet? Acesse:www.canaldeajuda.org.br
Fonte:www.crimespelainternet.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.