terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA - 1 ° ANO DO ENSINO MÉDIO - 2014


EIXO TEMÁTICO                                            
COMO DOM BOSCO, familiaridade com o outro e com DEUS.
TEMA:
Geografia: uma ciência que estuda a Terra.
Sub-Tema:
Teoria geral dos Sistemas aplicada aos estudos geográficos.
Como regionalizar o espaço geográfico?
TEMA:
Terra: formação natural. 
Sub-Tema:
Evolução geológica da Terra.
A Terra e sua estrutura interna.
Teorias da Tectônica de Placas e da Deriva Continental.
Processos internos que interferem na formação do relevo.
E terremotos, o que são?
Vulcanismo.
A estrutura da crosta terrestre.  
TEMA:
Terra: Clima e recursos hídricos.
Sub-Tema:
Tempo meteorológico e clima.
Hidrografia.
TEMA:
Terra: relevo, solos e biomas.
Sub-Tema:
Formação e formas do relevo.
Solo: origem e formação.
Biomas.
TEMA:
Terra: movimentos, orientação e localização.
Sub-Tema:
O “vai e vem” da Terra.
Formas de orientação.
Coordenadas geográficas.
Fusos horários.
Mapas, tipologia e componentes.
Tipos de mapas.
TEMA:
A população do mundo.
Sub-Tema:
Características gerais da população mundial.
Distribuição geográfica da população.
População e trabalho.
TEMA:
Rural: um espaço em constante transformação.
Sub-Tema:
Espaço rural: recursos naturais x atividades econômicas.
Atividades agrícolas.
Atividades pecuárias.
Atividades extrativas.
TEMA:
Do rural ao urbano: processo de urbanização.
Sub-Tema:
Origem e funções das cidades.
Mas afinal... O que é uma cidade?
Migrações: a população mundial em movimento.
TEMA:
Urbanização: um fenômeno mundial.
Sub-Tema:
Setor secundário: atividade industrial.
Processo de industrialização.
Espaço industrial.
Relação entre setor energético e indústrias.
Agroindústria.
TEMA:
Setor Terciário: comércio e serviços..
Sub-Tema:
Setor Terciário: o que é e por que existe?
Terceiro Setor.
TEMA:
Estrutura energética: vital para a sociedade?
Sub-Tema:
As diferentes fontes de energia.
Fontes alternativas de energia.
Energia: produzir para consumir.
TEMA:
Rural e urbano: questões ambientais.
Sub-Tema:
Interdependência campo/cidade.
Questões ambientais rurais.
Questões ambientais urbanas.
Outras questões ambientais.

JUSTIFICATIVA:

Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa. 
Há um verdadeiro retrocesso quanto à nação de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social. 
Seja qual for o ângulo sob o qual se examinem as situações características do período atual, a realidade pode ser vista como uma fábrica de perversidade. A fome deixa de ser um fato isolado ou ocasional e passa a ser um dado generalizado e permanente. Ela atinge 800 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes, sem exceção. Quando os progressos da medicina e da informação deveriam autorizar uma redução substancial dos problemas de saúde sabermos que 14 milhões de pessoas morrem todos os dias, antes do quinto ano de vida.
Dois bilhões de pessoas sobrevivem sem água potável. Nunca na história houve um tão grande número de deslocamentos e refugiados. O fenômeno dos sem teto, curiosidade na primeira metade do século XX, hoje é um fato banal, presente em todas as grandes cidades do mundo. O desemprego é algo tornado comum. Ao mesmo tempo, ficou mais difícil do que antes atribuir educação de qualidade e mesmo, acabar com o analfabetismo. A pobreza também aumenta. No fim do século XX, havia 600 milhões de pobres a mais do que em 1960 e 1,4 bilhão de pessoas ganharam menos de um dólar por dia. Tais números podem ser, na verdade, ampliados porque, ainda aqui, os métodos quantitativos da estatística enganam: ser pobre não é apenas ganhar menos do que a soma arbitrariamente fixada, ser pobre é participar de uma situação estrutural, com uma posição relativa inferior dentro da sociedade como um todo. E essa condição se amplia para um número cada vez maior de pessoas. O fato, porém, é que a pobreza tanto quanto o desemprego agora são considerados como algo “natural” inerente a seu próprio processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as variadas possibilidades de regionalizar o espaço geográfico.
Analisar a evolução geológica da Terra, sua estrutura interna e a ação dos seus agentes.
Diferenciar os conceitos de tempo e clima e sua influencia na hidrografia.
Identificar e conceituar as formas de relevo.
Caracterizar e localizar os principais biomas.
Dominar e aplicar os conhecimentos das formas de orientação, fusos horários e as coordenadas geográficas.
Caracterizar e mapear a população mundial.
Identificar as constantes transformações do espaço rural e suas atividades econômicas.
Analisar o processo de urbanização com os movimentos populacionais.
Identificar as principais características da rede urbana.
Identificar as principais características do processo de industrialização e sua relação com o setor energético.
Caracterizar o setor terciário e sua influência no setor econômico.
Identificar e caracterizar as fontes de energia.
Analisar o espaço rural e o urbano, em relação a sua interdependência e a questão ambiental. 
Primeiro Trimestre: de 10 de fevereiro a 09 de maio
CONTEÚDOS: Capítulos 1, 2, 3 e 4.
Teoria geral dos sistemas aplicada aos estudos geográficos.
Conceitos básicos da Geografia.
Regionalização do espaço geográfico.
Estrutura Geológica da Terra.
Camadas da Terra.
Estrutura interna da Terra e sua composição química.
Teorias da Tectônica de Placas e da Deriva Continental.
Movimentos internos da Terra.
Tipos de rochas.
Terra: Clima e recursos hídricos.
Elementos e fatores do clima.
Classificação climática.
Hidrografia – rios (conceitos).
Águas oceânicas – águas subterrâneas.
Formação e formas de relevo.
Solo.
Biomas.

METODOLOGIA

Construção de um banco de conceitos geográficos.
Analise reflexiva com exercícios através da poesia: Geografia em Poesias: tempos, espaços, pensamentos...
Atividades propostas pelo livro digital e pelo caderno de atividades digitais.
Atividades de pesquisas e avaliativas com o blog Geo-Conceição com os temas: Placas tectônicas / Agentes internos do relevo / Tipos de rochas / Recursos minerais / solo / clima e hidrografia.
Atividades com mapas para regionalizar o mundo em critérios físico-naturais e históricos. 
Construção de uma linha do tempo com a evolução geológica da Terra.
Construção de retrato falado sobre a Terra e sua estrutura interna.
Atividades com exercícios de vestibulares selecionados para cada tema estudado.
Construção de mapas conceituais, gráficos, tabelas, charges, registros argumentativos.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre Geografia e Língua Portuguesa, através de temas atuais para a redação.
Atividade com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Segundo Trimestre: de 12 de maio a 22 de agosto
CONTEÚDOS: Capítulos 5, 6, 7 e 8.
Movimentos da Terra.
Meios de orientação.
Coordenadas Geográficas.
Fusos horários.
Projeções cartográficas.
Tipos de mapas.
Escalas.
Teorias demográficas.
Estrutura da população.
I.D.H.
Setores Econômicos.
Tipos de empregos.
Modalidades agrícolas.
Extrativismo.
Urbanização – Origem da cidade.
Migrações.

METODOLOGIA:

Analise com imagens sobre os principais movimentos da Terra.
Construção de um banco de conceitos geográficos.
 Atividade de pesquisa e avaliativa com o blog Geo-Conceição sobre Movimentos da Terra / Fusos Horários / Coordenadas Geográficas / Projeções Cartográficas / Escalas / Teorias Demográficas / Censo demográfico (IBGE) / Pirâmides etárias / Setores econômicos / Espaço Agrário / Urbanização.
Leitura reflexiva com os textos do livro digital e registro das atividades sugeridas pelo livro e pelo caderno digital.
Atividade com exercícios de vestibulares de acordo com os temas trabalhados.
Analise das teorias demográficas e das pirâmides etárias.
Construção de gráficos, tabelas, pirâmides, quadros sobre a estrutura da população.
Atividade com o portal Futurum
Parceria entre Geografia e Língua Portuguesa, através de temas atuais para a redação.
Atividade com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.
Trabalho em grupo para apresentação usando o prezi.

Terceiro Trimestre: de 25 de agosto a 21 de novembro
CONTEÚDOS: Capítulos 9,10,11,12 e 13.
Processos da urbanização.
Redes urbanas.
Hierarquia urbana.
Tipos de indústrias.
Etapas da Revolução Industrial.
Espaço Industrial.
Indústria x Energia.
Setor Terciário.
Fontes de energia.
Produção e consumo de energia.
Interdependência campo / cidade.
Questões ambientais: rural e urbano.

METODOLOGIA

Reflexão com a música  Fotografia 3x4 de Belchior, para trabalhar a questão das causas e consequências dos imigrantes.
Pesquisa-entrevista para trabalhar a questão da imigração do século XXI.
Atividade proposta no livro impresso, no digital e no caderno de exercícios digitais.
Atividade com o ABC Cartográfico apresentado nos capítulos do livro texto.
Construção de um banco com conceitos geográficos.
Atividade de pesquisa e avaliativa com o blog Geo-Conceição ; com os temas: Urbanização, tipos de Indústrias, Fordismo, Keynesianismo, Taylorismo e,Toyotismo, Revolução Industrial, Fontes de Energia.
Atividade com exercícios de vestibulares de acordo com os temas trabalhados.
Construção de gráficos, tabela, quadros, mapa conceitual, charge e cruzadinhas.
Reflexão com textos para construção de sínteses com fundamentação e argumentação.
Mapeamento da indústria e da distribuição da população pelos setores econômicos.
Reflexão sobre os temas da Âncora Geográfica para fórum de debates.
Atividade com o portal Futurum
Parceria entre Geografia e Língua Portuguesa, através de temas atuais para a redação.
Atividade com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

AVALIAÇÃO:

Participação comprometida nas atividades individuais e coletivas.
Pontualidade na entrega das tarefas e trabalhos;
Nos trabalhos em dupla ou em grupo: a pesquisa individual, a qualidade, a pontualidade, a organização, o registro, o cumprimento dos critérios elaborados pelo grupo.
Nos debates com os temas transversais: a argumentação, a contra argumentação, saber ouvir, o respeito pelos colegas que apresentam ideias diferentes, a comparação e a relação com o cotidiano;
Nos exercícios com textos complementares: a leitura silenciosa, a concentração, o respeito, a interpretação, o registro e a qualidade na resolução das questões solicitadas;
No deslocamento e no uso de outros ambientes: o cochicho, o respeito, a manutenção da limpeza e a organização do material;
Nas provas contextualizadas, a organização, a clareza de ideias, as respostas com fundamentação.
Nas atividades com o blog Geo-Conceição , a pontualidade nas datas dos comentários, o valor do peso combinado para cada tema, a qualidade das respostas, os questionamentos em sala de aula, sendo que  a postagem somente será aceita via blog.
No uso do material digital, deverá ser seguido os critérios estabelecidos pelo colégio, pelo professor e alunos.
Aula com atualidade : temas em destaque através das mais variadas fontes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GEOGRAFIA Ensino médio I. Santis Dirce Grando Diaz.
DELBONI, Henrique e KOBAYASCHI, Mércia – Geografia Ensino Médio – Rede Salesiana Ensino Volume 3
COIMBRA, Pedro Jorge e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. – Geografia – Uma Análise do Espaço Geográfico - Editora Harbra – 2a edição - 2002
COELHO, Marcos de Amorim – Geografia do Brasil - Editora Moderna – 4a edição 1999
SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos – Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização. - Editora Scipione – 2a edição 2002
MAGNOLI, Demétrio e ARAUJO, Regina – Projeto de Ensino de Geografia – Natureza, Tecnologias e Sociedades - Editora Moderna – 1a edição 2000 
Diversos autores-Coordenação geral de Jean Robert Pitte – Geografia: A Natureza Humanizada
Editora FTD S.A. – 1a edição 1998
OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto –Geografia do Brasil – Espaço e Sociedade - Atual Editora - 2002 
MOREIRA, Igor – Geografia Geral e do Brasil – O Espaço Geográfico - Editora Ática – 40a edição - 2000
VESENTINI, J. William – Sociedade e Espaço – Geografia do Brasil - Editora Ática – 31aedição2001
ADAS, Melhem e ADAS, Sergio – Panorama Geográfico do Brasil - Editora Moderna - 1999
LUCCI, Elian Alabi – Geografia – O homem no espaço Global - Editora Saraiva – 4a edição 1999

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:
www.ibge.gov.br 
www.sosmataatlantica.com.br
www.sua pesquisa.com.br
www.sogeografia.com.br
Google: geoconceicao.com
InfoEnem
Mundo Vestibular
Geografia para todos

Um comentário:

  1. Olá professora,
    o seu blog é fantástico, gostei do plano. gostaria de saber se a senhora tem alguma apostila de geografia que possa ser usada para estudos (ENEM). Muito obrigada pela atenção. Meu e-mail: mageanacarvalho.eja@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.