domingo, 21 de fevereiro de 2021

GERAÇÃO Y SUSTENTÁVEL : USO DA INTERNET.

 

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Geração Y Sustentável: Usuário da Internet, artigo de José Austerliano Rodrigues

[EcoDebate]

Também conhecido como eco-boomers (ou Geração Y Sustentável), esses consumidores estão ‘conectados’ praticamente desde o nascimento, acessam jogos de computador, navegam na web, baixam músicas e interagem com amigos via mensagens de texto e mídias sociais (KOTLER; KELLER, 2018; RODRIGUES, 2020).

Desta forma, os possíveis novos líderes dos movimentos sociais de hoje são as pessoas da Geração Y, nascidas entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 1990, que em 2010 tinham idades variando de 20 a 30 anos. Essa geração com conhecimento tecnológico (também conhecida como Millenials) cresceu com computadores e internet (OTTMAN, 2012).

Contudo, descrentes do governo e das autoridades, rapidamente eles desafiam as práticas de mercado que consideram não autênticos ou não confiáveis. Com a capacidade de expressar suas opiniões por meio de bloques, textos e nas redes sociais, são capazes de obter respostas de milhões de pessoas pelo mundo.

Desta maneira, filhos de geração Babay Boom (nascidos entre 1946 e 1964), cujos valores sociais e ambientais elas compartilham, os jovens adultos de hoje testemunharam o Furacão Katrina em 2005 e o derramamento de óleo no Golfo do México, em 2010, e têm conhecimento a respeito da Grande Macha de Lixo no Pacífico, uma massa de lixo plástico cujo tamanho é estimado como maior que o Estado do Texas. Como seus semelhantes de outras gerações, a Geração Y acredita que a mudança de clima mundial é causada por atividades humanas e eles compram quase duas vezes mais produtos sustentáveis do que os consumidores que acreditam que a mudança climática está ocorrendo naturalmente (GREEN CANARY SUSTAINABILITY CONSULTIN, 2010, OTTMAN, 2012, RODRIGUES, 2020).

A sustentabilidade é parte essencial da experiência de estudo dessa geração. Muitas escolas se comprometeram com o American College & University Presiden’s Climate Commitment (um acordo de proteção do meio ambiente) e muitos estudantes se envolveram e recentemente criaram um programa de estudos ambientais, sociais e de iniciativas de sustentabilidade em seus campi (OTTMAN, 2012).

Garrafas de água reutilizáveis e canecas de café estão por todas as partes das universidades, onde muitas empresas estão, de maneira inteligente, buscando espaço com mensagens de sustentabilidade aos alunos, que logo terão boas rendas e se tornarão proprietários de casas.

Sem querer sacrificar tudo pelo dinheiro todo-poderoso, as pessoas da Geração Y procuram equilibrar a qualidade de vida e a busca por riqueza (YAN, 2010; OTTMAN, 2012). Elas procuram trabalhar para empregadores com consciência social.

José Austerliano Rodrigues. Especialista Sênior em Sustentabilidade de Marketing e Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, com interesse em pesquisa em Marketing Sustentável, Sustentabilidade de Marketing, Responsabilidade Social e Comportamento do Consumidor. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/02/2021

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