quarta-feira, 21 de abril de 2021

SUSTENTABILIDADE DE MARKETING NA HOLANDA E SUA RELAÇÃO COM OS 17 ODS.

Sustentabilidade de Marketing na Holanda e sua Relação com os 17 ODS, artigo de José Austerliano Rodrigues

[EcoDebate] Atualmente estamos vivendo uma época em que a complexidade dos problemas ambientais, sociais, econômicos e éticos/consumidores-cidadãos é cada vez maior.

Além disso, esse cenário tem uma perspectiva de se agravar por causa de questões globais como a mudança climática, a expansão desenfreada da urbanização e o domínio da tecnologia em todas as áreas da nossa vida (CANELLAS, 2020; RODRIGUES, 2021).

Desta forma, a sustentabilidade de marketing é uma megatendência (mudança econômica, social, ambiental, consumidor-cidadão e do mix de sustentabilidade de marketing) e, como resultado muitos consumidores acretitam que pode fazer a diferença para a sociedade civil mudar seu comportamento de consumo em prol do planeta.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas e membros de seus países rumo ao desenvolvimento sustentável, conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abaixo:

ods
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS constituem uma agenda futura para o desenvolvimento sustentável no período de 2015 a 2030, que foi adotada por toda a adesão das Nações Unidas no final de 2015. Isso incluiu um sistema internacional de indicadores para medir como os países estão progredindo nessa agenda. A primeira medição para a Holanda foi publicada pelo Instituto Central de Estatística (CBS) em novembro de 2016.

Para alguns indicadores dentre os 17 ODS, os países baixos mostram desenvolvimentos positivos. Por exemplo, trabalho decente e crescimento econômico ODS8 (mudança econômica), consumo e produção responsáveis ODS12 (ambiental, consumidor-cidadão e mix de sustentabilidade de marketing) e paz, justiça e instituições fortes ODS16 (social). Há uma proporção relativamente maior de desenvolvimentos negativos, para nenhuma pobreza ODS1 (social) e redução das desigualdades ODS10 (mudança econômica), conforme Gráfico de percentuais de indicadores positivos ou negativos, por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abaixo:

210420 indicadores do desenvolvimento sustentável

Tabela1: Resumo dos resultados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS1, 8, 10, 12 e 16, conforme Gráfico mencionado acima.

SUSTENTABILIDADE DE MARKETING

ODS

DETERIORADA

MELHORADO

Social

Nenhuma pobreza (-)

50%

17%

Econômica

Trabalho decente e crescimento econômico (+)

6%

56%

Econômica

Redução das desigualdades (-)

67%

33%

Ambiental/Consumidor-Cidadão/Mix Sustentável

Consumo e produção responsáveis (+)

11%

89%

Social

Paz, justiça e instituições fortes (+)

6%

94%

Fonte: Adaptado do Gráfico de Percentuais de Indicadores Positivos ou Negativos – ODS, 2018.

Então, no final de 2015, toda a adesão das Nações Unidas adotou uma agenda de desenvolvimento sustentável para o período 2015-2030. Esta agenda consiste em 17 ODS com 169 metas (CBS, 2018)Os ODS são considerados em todo o mundo como as questões políticas mais importantes para o período até 2030. Assim sendo, a Holanda está mais perto de atingir suas metas de sustentabilidade.

José Austerliano Rodrigues. Especialista Analista Sênior e Doutor em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ, com ênfase em Marketing e Sustentabilidade, com interesse em pesquisa em Sustentabilidade de Marketing e Comportamento do Consumidor. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/04/2021

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