As árvores desempenham um papel vital na gestão do fluxo de água e melhoram a capacidade do solo de absorver água.
As árvores são um dos nossos melhores aliados na adaptação aos riscos crescentes que as mudanças climáticas representam.
Martina Egedusevic*
Candidato a PhD, Impact Fellow (Soluções de Futuros Verdes), Universidade de Exeter
Daniel Green*
Professor Assistente, Escola de Energia, Geociências, Infraestrutura e Sociedade, Universidade Heriot-Watt
Pense na prevenção de inundações e você pode imaginar enormes barragens de concreto, diques ou a barreira brilhante do Tâmisa. Mas algumas das ferramentas mais poderosas para reduzir o risco de inundação são muito mais naturais e amplamente reconhecíveis: florestas e espaços verdes. As árvores oferecem muito mais do que beleza e oxigênio.
Veja como as árvores ajudam a nos proteger das inundações.
1. Interceptação de chuvas
Árvores e espaços verdes são a chave para nos proteger contra inundações. Quando a chuva cai sobre uma floresta, as árvores desempenham um papel vital na gestão do fluxo de água. O dossel de uma floresta age como um guarda-chuva gigante, pegando e segurando a água da chuva antes que ela atinja o solo.
Isso diminui a rapidez com que a chuva atinge o solo, permitindo que a água se penetre gradualmente na terra, em vez de correr sobre o solo e diretamente para rios e cursos de água. Este fluxo de água atrasado pode reduzir os níveis de água de pico nos rios durante tempestades pesadas, ajudando a evitar inundações repentinas.
Um de nós (Martina) esteve envolvido em um estudo de dois anos, que não foi revisado por pares, que usou equipamentos de sensores para medir a velocidade e o nível de água de superfície em vários locais ao longo de dois riachos na área de captação de Menstrie, na Escócia: um com maior cobertura de árvores e outro com menos. Pense na prevenção de inundações e você pode imaginar enormes barragens de concreto, diques ou a barreira brilhante do Tâmisa. Mas algumas das ferramentas mais poderosas para reduzir o risco de inundação são muito mais naturais e amplamente reconhecíveis: florestas e espaços verdes. As árvores oferecem muito mais do que beleza e oxigênio. Veja como as árvores ajudam a nos proteger das inundações.
2. Mantém os rios limpos
As árvores ajudam a manter os rios limpos e saudáveis. Quando não há árvores, a chuva pode lavar muito solo (e poluentes) nos rios. Isso pode levar a que eles tenham uma capacidade reduzida de transportar água. Mas as raízes das árvores agem como âncoras, ligando o solo no lugar e impedindo-o de fluir para os rios.
Isso mantém os rios limpos e para a sedimentação, ajudando-os a lidar melhor com as águas das enchentes. Isso, por sua vez, pode evitar inundações e manter a capacidade dos rios para proteger contra futuras inundações.
Em lugares como a captação de Menstrie, o plantio de árvores em torno de rios ajuda a reter sujeira e sedimentos nas partes superiores do rio, mantendo as partes inferiores mais limpas.
O solo arado pode capturar melhor os sedimentos através da bacia, porque as linhas de aração atuam como barreiras. Eles mantêm o sedimento no lugar de forma mais eficiente do que outras técnicas, como a limpeza manual (quando alguém limpa um pequeno ponto de terra à mão para plantar uma árvore) e o monte de escavadeiras (um processo que usa uma máquina para construir pequenas colinas para ajudar as árvores a crescer melhor em áreas úmidas), que foram menos bem-sucedidas em conter o sedimento.
As evidências mostram que as árvores são essenciais para a estabilização do solo a longo prazo. Os métodos de cultivo e as práticas florestais desempenham, portanto, um papel crucial na gestão da erosão e do fluxo de sedimentos.
3. Absorvem e armazenam água como esponjas
As árvores melhoram a capacidade do solo de absorver água. Suas raízes canalizam profundamente no solo, criando caminhos de fluxo preferenciais que permitem que a água absorva no perfil do solo, em vez de escorrer na superfície. Este processo ajuda a reduzir a quantidade de água que corre em direção a rios e córregos após uma forte tempestade, que é um fator importante para retardar o fluxo de água e reduzir as inundações.
Como as árvores são plantadas, a inclinação da terra e o tipo de solo afetam a quantidade de água que escorre durante a precipitação. Diferentes técnicas de plantio afetam o escoamento de água de forma diferente, dependendo da quantidade de chuva.
Durante as inundações, algumas áreas com árvores plantadas (que incluem parcelas com cultivo de arado e escavadeira) têm menos escoamento de água em comparação com áreas não plantadas sem árvores.
4. Redução do escoamento superficial
Quando a chuva forte cai em terra nua, a água foge rapidamente, o que pode causar inundações. Árvores, com suas raízes e folhas caídas, retardam isso, ajudando o solo a absorver mais água.
Isso reduz a quantidade de água que flui para os rios de uma só vez, ajudando a evitar inundações. Plantar árvores usando diferentes layouts, densidades e padrões pode tornar isso ainda mais eficaz, ajudando as árvores a crescer melhor e absorver mais água, reduzindo assim o escoamento.
5. Retardam o fluxo das águas da inundação
Em Somerset, os projetos de plantio de árvores da Inglaterra ao longo de rios, como os da iniciativa da Agência Ambiental, desempenharam um papel crucial na redução dos riscos de inundação.
Desde 2020, quase 30.000 árvores e arbustos foram plantados em vários locais para ajudar a retardar o fluxo de água e proteger as comunidades vulneráveis às inundações. Essas árvores foram estrategicamente colocadas ao longo das margens dos rios, inclusive na bacia do Parrett, em Somerset, uma área conhecida por ser propensa a inundações.
Subterrâneo, raízes de árvores bebem muita água, retardando a rapidez com que a água da chuva flui. E quando a água da enchente atinge uma floresta, os troncos de árvores agem como uma barreira natural ou parede, diminuindo a velocidade para que ela não corra de uma só vez para outras áreas e causem inundações maiores. Ao planejar e plantar florestas para construir resiliência climática, esses efeitos positivos podem se tornar ainda mais fortes.
Henrique Cortez *, tradução e edição.
** Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/five-surprising-ways-that-trees-help-prevent-flooding-240242
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.