quinta-feira, 21 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2010- INVERNO

54) Leia com atenção o que segue.

l - Tragédias provocadas por fortes terremotos ocorreram no Haiti em janeiro, no Chile em fevereiro e na China em abril de 2010 e a intensificação da erupção vulcânica na Islândia em abril de 2010.
ll - Enchentes no Vale do Itajaí em novembro de 2008, chuvas concentradas com deslizamentos em Angra dos Reis em janeiro de 2010 e chuvas com deslizamentos no Rio de Janeiro em abril de 2010.
Sobre os fenômenos da natureza citados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Os fenômenos naturais constantes no número I são decorrentes de forças endógenas do planeta e concentrados nas áreas de contato das placas tectônicas.
B ⇒ A Islândia é uma ilha com atividade vulcânica e a erupção acima citada obrigou a interrupção de vôos em aeroportos de alguns paíse europeus.
C ⇒ O número II indica fenômenos resultantes da ação de fatores internos da Terra e mostram que a natureza é a grande responsável pelos desastres que afetaram os locais acima citados
D ⇒ Os investimentos nos sistemas de observação dos fenômenos naturais, o conhecimento da configuração do relevo e a proibição do desmatamento e ocupação das encostas são passos que evitam consequências desastrosas

55) “O Brasil vai se destacar no mundo devido a dois fatores: primeiro, a alta participação de fontes renováveis em sua matriz, principalmente a hidrelétrica; as fontes alternativas que começam a crescer [como a eólica]; e o etanol. Segundo, a inserção no mundo como um importante player [agente] na área de petróleo, onde passará a ser exportador”.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/05/05/54595-brasil-mantera-ate-2019-na-matriz-energetica-mesmo-percentual-de-energia-de-fontes renovaveis.html. (Acessado em 16/05/2010)
A globalização e a competição político-econômica das nações colocam as fontes de energia como fator geopolítico de enorme importância nos dias atuais.
Sobre a matriz energética e fontes de energia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ O petróleo continua sendo uma importante fonte de energia na matriz brasileira, ganhando fôlego considerável com as futuras explorações das reservas do pré-sal que colocarão nosso país como destaque mundial.
B ⇒ A matriz energética brasileira, a exemplo da mundial, ao priorizar as fontes de energia não renováveis provenientes do petróleo, do carvão e do gás natural, desviam-se das fontes renováveis.
C ⇒ A hidroeletricidade futura, ao voltar-se para o potencial da bacia Amazônica, o maior do Brasil, enfrentará problemas devido às reservas florestais, aos parques nacionais e às terras indígenas.
D ⇒ A grande competição econômica e a grande disputa geopolítica estão se dando em torno dos territórios e das regiões que dispõem dos excedentes energéticos para mover a nova “locomotiva” do crescimento mundial, capitaneada pelos Estados Unidos e a China, com efeitos imediatos sobre a Índia.

56) “No Brasil, o processo de urbanização deslanchou após a Segunda Guerra Mundial, junto com a industrialização. A formação de um mecado interno integrado, comandado pelas indústrias implantadas no Sudeste, esteve na base desse processo. De acordo com as estatísticas oficiais produzidas pelo IBGE, cerca de 81% da população brasileira vivia em cidades no ano de 2000...”
MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. (p. 240)
A urbanização é uma realidade em todo o território nacional. Sobre ela, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ A criação das regiões metropolitanas brasileiras com administração coletiva inova na política econômica nacional e faz com que cada município integrante perca o controle político sobre a sua área.
B ⇒ As desigualdades no ritmo da urbanização são resultado das disparidades econômicas regionais e da maneira como cada região foi inserida na economia nacional.
C ⇒ A rede urbana brasileira é comandada pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, cuja influência incide sobre o território nacional.
D ⇒ Em Santa Catarina não há primazia de uma cidade na rede urbana do estado e sim, existem múltiplos centros urbanos, com destaque para Joinville, Florianópolis e Blumenau, os maiores aglomerados.

57) Sobre acontecimentos da atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Muito embora o projeto urbanístico de Lúcio Costa esteja preservado, Brasília, que foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e completou 50 anos em 21 de abril deste ano, sofre influências do crescimento desordenado do entorno.
B ⇒ O vazamento de petróleo no Golfo do México iniciado a partir de abril tornou-se mais um desastre ambiental e seu efeito é letal para as espécies que integram o ecossistema marinho, com prejuízos econômicos quando a poluição chega à costa.
C ⇒ Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha - batizados de PIIGS - formam um conjunto de países europeus que tem trazido dores de cabeça para os grandes capitalistas, sobretudo da União Européia, devido à crise econômica pela qual passam essas nações.
D ⇒ As cinco maiores potências mundiais propuseram ao Conselho de Segurança da ONU o aval e o total apoio ao acordo efetuado entre Irã, Brasil e Turquia no que tange a questão nuclear, já que o Irã vem utilizando o combustível nuclear para fins pacíficos e é defensor do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

58) Dentre as metas que o Brasil pretende cumprir, chamadas de “8 jeitos de mudar o mundo”, está a erradicação da fome e da miséria.
Sobre a fome e a miséria é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A injusta e antidemocrática estrutura fundiária, marcada pela concentração da propriedade das terras nas mãos de poucos, e o contraste na concentração de renda são responsáveis pela fome e miséria da humanidade.
B ⇒ A proposta das grandes multinacionais para a erradicação da fome e da miséria aponta para os transgênicos, que podem ser produzidos em grande escala, conseguindo em tempo recorde alimentos com custos baixos e acessíveis às camadas mais pobres da população.
C ⇒ As campanhas contra a obesidade tomam mais capital do que aquelas que querem o fim da epidemia da fome que atinge todas as regiões do mundo, sobretudo as dos países subdesenvolvidos.
D ⇒ A erradicação da fome e da pobreza não é meta inalcançável e sim um urgente imperativo de todas as comunidades internacionais, bastando que nelas haja um forte empenho político de governantes e demais setores da população de cada país.

59) Com atrativos e características diferenciadas, o estado catarinense tem acentuado destaque nacional.
Sobre a realidade catarinense atual, analise as afirmações a seguir.

l - O Oeste catarinense é uma região de onde sai grande parte da produção de grãos, aves e suínos, e onde estão as principais agroindústrias do país.
ll - O cotidiano e a economia de Santa Catarina são resultantes de sucessivas correntes migratórias que, ao longo do processo histórico, moldaram a ocupação do território do estado.
lll - Os dois principais portos marítimos catarinenses – Itajaí e São Francisco do Sul – pelo fato de apresentarem equipamentos ultrapassados e mal conservados, não permitem que se mantenham linhas comerciais com os principais portos do mundo.
lV - O pólo mineral, caracterizado pela indústria extrativa mineral, como o carvão, e por produtos minerais não-metálicos, como aqueles que resultam em pisos e azulejos, localizados na porção Sul catarinense, é destaque nacional.
V - A região metropolitana de Florianópolis tem a sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo e tem sua capital, localizada principalmente na ilha de Santa Catarina, que merece ser cuidada com todo o carinho pelos administradores, pela sua população e pelos que a visitam.

Todas as afirmações corretas estão em:
A ⇒ IV - V
B ⇒ II - III - IV
C ⇒ I - II - IV - V
D ⇒ I - II - III - IV

60) “ O conhecimento do tempo e do clima, que sempre foi essencial para a sobrevivência do homem, no mundo atual, ganha cada vez mais importância, pois dele dependem não só a obtenção de melhores resultados econômicos e o planejamento de grandes obras como barragens, por exemplo, como também a elaboração de políticas de preservação do meio ambiente, que se tornam imperiosas com a recente multiplicação da população humana”
SILVA, Vagner Augusto de. Geografia do Brasil e geral: povos e territórios. São Paulo: Escala Educacional, 2005. (p.39)
O conhecimento do tempo e do clima é necessário e contribui para a prevenção. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A ⇒ O Sul do Brasil, especificamente o estado catarinense, sofre constantemente com as chuvas convectivas resultantes do encontro das massas de ar Polar atlântica e Equatorial atlântica, permanentemente monitoradas por satélites meteorológicos, construídos no Brasil.
B ⇒ A análise detalhada da radiação solar, da evapotranspiração, da amplitude diária de temperatura, do balanço hídrico dentre outras variáveis ajudarão na obtenção de conhecimento direcionado à vida social e econômica de uma determinada população.
C ⇒ As frentes, áreas de instabilidade meteorológica, resultam do encontro de massas de ar com características diferentes e precisam ser monitoradas, objetivando a prevenção.
D⇒ Os satélites meteorológicos, ferramentas imprescindíveis para a meteorologia atual, ao extraírem dados de altitude e cobrirem áreas de oceanos e continentes, possibilitam uma compreensão e quantificação de fenômenos ligados ao tempo e ao clima.

GABARITO:54-C,55-B,56-A,57-D,58-B,59-C,60-A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.