segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ACAFE-PROVA E GABARITO, GEOGRAFIA 25/11/12


54) “O processo de conquista do território que hoje corresponde ao sul do Brasil foi profundamente marcado por um complexo de combinações em que as condições naturais desempenharam um papel fundamental”.
Fonte: PEREIRA, Raquel M.F. do A. Santa Catarina no contexto da formação sócio-espacial do Brasil Meridional: do período colonial ao início do século XX.
 in: MAMIGONIAN, Armen (org). Santa Catarina: estudos de geografia econômica e social. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, 2011.
Sobre o exposto no texto e com os conhecimentos sobre Santa Catarina é correto afirmar, exceto:

(A) As serras do Mar e Geral, dois grandes dispersores de água em Santa Catarina, por muito tempo dificultaram sobremaneira a ligação entre o Litoral e Encosta, e o Planalto.
(B) As disputas fronteiriças entre o Paraná e Santa Catarina – a região do Contestado - ocorreram numa área com recursos naturais grandemente valorizados: a terra, os ervais e as madeiras.
(C) Os primeiros núcleos de povoamento no planalto Meridional ocorreram nas manchas de campo definidoras do caminho das tropas desde os campos de Piratininga, passando pelos de Curitiba, Lages e chegando até Viamão.
(D) A atual hierarquia urbana de Santa Catarina não sofre mais a polarização exercida por Porto
Alegre e Curitiba, e tem na cidade de Florianópolis o polo irradiador de influências sobre o estado, que já era sensível desde o início do século XX, quando as construções das BRs 101 e 116 passaram a integrar o território catarinense.

55) O dinamismo é característico tanto do planeta Terra quanto da humanidade que o habita. 
Sobre a atualidade é correto afirmar, exceto:

(A) O impeachment do presidente Fernando Lugo, do Paraguai, resultado de uma crise política iniciada com a morte de policiais e sem-terra em uma ação de reintegração de posse de uma fazenda, sofreu fortes críticas da comunidade internacional.
(B) A tendência no aumento do número de idosos na população da China, criando fardo para os mais jovens, é a situação resultante do conjunto de medidas polêmicas tomadas, como a de um filho por casal, com vistas a inibir o crescimento populacional.
(C) A tensão nas relações entre China e Japão aumentou em setembro deste ano devido a uma disputa territorial sobre um grupo de ilhas, como também aconteceu há 30 anos, entre Inglaterra e a Argentina, a respeito das Malvinas ou Falklands.
(D) A Rio+20, a guerra civil na Síria e a crise internacional são três eventos que estiveram e estão envolvidos diretamente com o sistema ONU (Organização das Nações Unidas), cuja atuação tem eliminado as contradições do modo de produção capitalista.

56) Leia a tabela abaixo a respeito da população.
POPULAÇÃO


2008
2050
Mundo
6.749.678
9.191.287
China
1.336.311
1.408.846
Índia
1.186.186
1.658.270
Estados Unidos
308.798
402.415
Indonésia
234.342
296.885
Brasil
189.613
215.287
Paquistão
166.961
292.205
Bangladesh
161.318
254.084
Nigéria
151.478
288.696
Federação Russa
141.780
107.832
Japão
127.938
102,511
Fonte: IBGE in Especial 18
anos: Carta capital
03/10/2012
Sobre os dados apresentados na tabela é correto afirmar, exceto:

(A) China, Índia e Estados Unidos - as três maiores potências econômicas do planeta - permanecerão nesta ordem como os três mais populosos, sendo que a Federação Russa e o Japão apresentarão em 2050, recuo de sua população em relação a 2008.
(B) O Brasil vem, há décadas, apresentando diminuição nas taxas de crescimento populacional, fruto da redução da natalidade e da fecundidade, e aumentando a esperança média de vida, com o consequente aumento do número de idosos para o qual se exigirá aumento de preocupação e atenção por parte dos ativos.
(C) Estados Unidos e Japão são os únicos representantes na tabela dos chamados países desenvolvidos, enquanto que quatro deles formam o chamado BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China.
(D) O Brasil, atualmente o quinto país mais populoso do mundo, com 189,6 milhões de habitantes, cairá para o oitavo lugar em 2050 quando terá 215,2 milhões, fato previsto devido à redução no ritmo de crescimento da sua população.

57) “A bacia hidrográfica é uma realidade física, mas é também um conceito socialmente construído. Passa a ser um campo de ação política, de partilha de responsabilidade e de tomada de decisões”
Fonte: CUNHA, Sandra B. da; GUERRA, Antonio J.T. A questão ambiental: diferentes abordagens. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
 “Não se engane: o abastecimento de água no mundo está em crise, e as coisas vêm piorando, não melhorando. Apesar dos diversos planos grandiosos feitos pelas Nações Unidas e por outros organismos internacionais desde a década de 1970, as questões básicas ainda precisam ser atacadas, em termos práticos”.
Fonte: CLARKE, Robin; KING, Jannet. O atlas da água: o mapeamento completo do recurso mais precioso do planeta. São Paulo: Publifolha, 2005.
Considerando os dois textos é correto afirmar, exceto:

(A) As águas transfronteiriças caracterizam-se como recurso compartilhado devendo, portanto, ser gerido em âmbito internacional na forma de acordos bilaterais ou regionais.
(B) Os limites territoriais das bacias hidrográficas nem sempre coincidem com as mesmas delimitações político-administrativas, criando complicadores para a gestão ambiental.
(C) A água, no contexto das questões ambientais, caracteriza-se como um tema central e deve ser analisada no que se refere ao uso, à distribuição e à conservação.
(D) O acesso à água é um direito humano básico, e esse acesso vem sendo possível para todos os povos através das leis do mercado, que transforma esse recurso vital numa mercadoria como qualquer outra.

58) Observe o mapa dos complexos econômicos regionais e as afirmações a ele relacionadas.
Fonte: MOREIRA, João C.; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. (adaptado)

l- O número 1 indica o Centro-Sul, região que comanda a economia do Brasil e apresenta duas grandes metrópoles nacionais que ocupam o topo da hierarquia urbana do país, além de possuir um estado cuja capital não é a cidade mais populosa.
ll- A retirada da floresta heterogênea, higrófila, densa, perenifólia e autossustentada, na região de número 1, tem na sua pluviosidade constante um fator gerador de intensa lixiviação e a consequente perda da fertilidade aparente dos solos.
III- O Nordeste, representado pelo número 2, é uma região de povoamento antigo e preso a uma estrutura arcaica de propriedade e poder. Vem passando, em uma de suas sub-regiões, por uma estiagem que voltou a castigar com força a área onde o descaso, a incompetência e falta de seriedade ainda prevalecem.
lV- A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil provém da hidroeletricidade, beneficiada pela densa rede hidrográfica, composta em boa parte por rios de planalto, sendo que o grande “eldorado” em potencial hidráulico encontra-se na bacia hidrográfica Amazônica, que atravessa a região de número 3, de grande biodiversidade.
V- O número 2 no mapa representa o Nordeste, cujos limites coincidem com os propostos pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituindo-se, desta maneira, numa região social e economicamente homogênea, cujo litoral foi palco da monocultura canavieira em grandes propriedades.
Todas as afirmações corretas estão em:

(A) IV - V.                     (B) II - III - V.                        (C)I - III - IV .                 (D) I - II - IV

59) A realidade atual brasileira e catarinense sofre influências da revolução técnico-científico-informacional no atual processo de globalização. 
Sobre a realidade brasileira e catarinense, analise as afirmações a seguir.
I- O debate sobre o Código Florestal no Congresso Nacional aconteceu, de um lado, por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, e de outro lado, os cientistas e ambientalistas que defendem a integração equilibrada das dimensões social, econômica e ambiental.
ll- A estiagem deste ano nos Estados Unidos, e a de Santa Catarina, de novembro de 2011 até meados de 2012, afetaram a produção de grãos, principalmente milho e soja, cujos reflexos incidiram no aumento dos preços da ração e, por consequência, nas carnes de frangos e de suínos, além de outros produtos à base desses dois grãos.
Ill- Santa Catarina - estado com diversidade natural e cultural – tem no vale do rio Itajaí-Açu uma região importante no que diz respeito à economia e a sua população, constituída de descendentes de europeus, com destaque para as cidades de Blumenau, Itajaí e Brusque, onde acontece a Oktoberfest, a Marejada e a Fenarreco, respectivamente.
lV- A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), promotora do desenvolvimento das Telecomunicações do Brasil, com poderes de outorga, regulamentação e fiscalização, adotou recentemente medidas que proibiu a venda de produtos de três operadoras de telefonia para garantir a melhoria dos serviços oferecidos à população brasileira.
V- O Brasil, pela importância econômica que tem junto ao BRIC e às Nações Unidas, conseguiu a tão almejada cadeira no Conselho de Segurança da ONU, passando a ter, por consequência, uma participação decisiva no Fundo Monetário
Internacional.
Todas as afirmações corretas estão em:
(A) III  -  IV  -  V                  (B) IV  -  V                 (C) I  -  II  -  III  -  IV                      (D) II  -  III  -  IV

60) Observe o mapa das Placas Tectônicas
  
Fonte: Geografia para todos. (adaptado).
 Analise as alternativas a seguir.  Todas estão corretas, exceto a:

(A) A crosta terrestre não é contínua, mas dividida em vários blocos chamados de placas tectônicas, que se deslocam provocando colisões, afastamentos e deslizamentos entre elas.
(B) A crosta - camada mais delgada e externa da
Terra - é sede de fenômenos geológicos da dinâmica interna como o intemperismo, a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos, responsáveis pela interação das correntes de convecção provocadoras dos deslocamentos das placas tectônicas.
(C) As áreas das grandes cadeias de montanhas correspondem aos dobramentos modernos, detentores das maiores altitudes do relevo terrestre, fruto da convergência de placas, como é o caso da cordilheira dos Andes.
(D) As placas tectônicas, ao se deslocarem, provocam instabilidades representadas pelos abalos sísmicos e vulcanismo que ocorrem, sobretudo, no “Círculo do Fogo do Pacífico”. 
Fonte: Sistema Acafe



GABARITO
54
55
56
57
58
59
60
D
D
A
D
C
C
B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.