terça-feira, 21 de maio de 2013

REUNIÃO COM OS PAIS.


    REUNIÃO COM OS PAIS : 22/05/2013
    OBJETIVOS DO 2B
    1- Aproveitar o conteúdo ao máximo
    2- Realizar as tarefas
    3- Revisar os conteúdos diariamente
    4- Organizar grupos de estudos
    METAS DO GRUPO
    1- 80% realizando aprendizagem
    2- 90% realizando tarefas
    3- 80% revisando conteúdos
    4- 100% participando dos grupos de estudos
    INDICADORES
    1- RPA
    2- Gestão de Grupo
    3- Resultado das avaliações
    4- Boletim 
    Educar para a Internet e a Internet para educar

    Estamos diante de uma realidade nova,  as mudanças vertiginosas produzidas pela tecnologia da informação e comunicação. 
    Neste contexto temos os analfabetos funcionais digitais: porque não tem acesso ou porque utilizam apenas para rede de relacionamento, não utilizam para aprender, criar ou resolver problemas.
    Isso vale para os imigrantes digitais como para os falantes nativos da linguagem digital, os chamados nativos digitais.

    1 . A Internet potencializa  a geração, armazenamento e difusão do conhecimento.
    A técnica tem novo significado. Não é apenas um modo de fazer de saber fazer com instrumentos, é agora uma maneira de viver, de ser, de pensar e de se relacionar com o mundo e com os outros. Não é somente a aplicação do saber, mas também um meio de adquiri-lo, gerá-lo, armazená-lo e de difundi-lo.
    As TICs oferecem mais inteligência, mais possibilidades à mente.
    Assim como o martelo somente pode potencializar a força do braço quando este existe, e tem funcionalidade, as possibilidades intelectuais e expressivas das TICs potencializam aqueles que apresentam condições prévias para aproveitá-las.  (Gimeno Sacristán).

    2.  Habilidades escolares comuns
    O desafio é passar de um estágio de consumidor de informação para o de produtor do conhecimento. Os nativos digitais leem e escrevem muito, porém, para que dominem a linguagem das diversas ciências, para que aprendam a selecionar informações, para que escrevam com competência, dentro dos padrões das normas cultas da língua ou de uma determinada ciência, e aprendam a resolver situações-problema,  a escola e os pais terão ainda muito trabalho pela frente.  Portanto, as habilidades da leitura, da escrita, da argumentação oral, da pesquisa e da resolução de problemas,  continuará sendo um desafio que as TICs, por si só, não conseguirão desenvolver. O mesmo pode se dizer das capacidade de trabalho cooperativo, de planejamento cooperativo, de auto e heterorregulação.

    3. O que temos atualmente no Salesiano
    As crianças e adolescentes precisam aprender na escola melhores maneiras de utilizar estas ferramentas que estão disponíveis na internet.
    Para isso trabalhamos com internet na sala de aula, nossos alunos são convidados  a produzirem textos e apresentarem na sala utilizando as TICs, o Ensino Médio trabalha com o Portal Futurum (que já coloca  à disposição dos alunos e professores mais de 15mil objetos de aprendizagem: vídeos, demonstrações,  gráficos, imagens, etc.). Estimulamos os alunos  à criação de  comunidades virtuais de aprendizagem, a fazerem trabalhos em grupo para resolverem situações-problema utilizando as redes sociais, em suma, preocupamo-nos com a criação  de dispositivos didáticos  que  potencializam a aprendizagem cooperativa e colaborativa.  

    4. Como os pais podem ajudar os filhos a utilizarem as TICs para desenvolver a leitura, a escrita, a criatividade e a capacidade de resolver problemas?
    1º - Controlando o tempo que permanecem nas redes sociais, incentivando-os à leitura, à escrita e à pesquisa na internet.  Cuidar com as madrugadas no facebook,  quando os dispositivos móveis de internet vão para a cama.
    2º - Incentivando e acompanhando os trabalhos colaborativos que os professores encaminham para serem realizados utilizando a internet.   
    3º - Incentivando os grupos de estudo utilizando as redes sociais.
    4º - Acompanhando os Planos de Aula socializados pela Central do Aluno.
    5º - No Ensino Médio, incentivando o filho a rever o tema estudado e a fazer exercícios através do Portal     
    Futurum. Todos alunos do EM têm login e senha para acessar o Portal.

    5. Dom Bosco e o Sistema Preventivo
    Que faria Dom Bosco diante do novo que vinha surgindo, daquilo que criava estranheza no meio em que vivia?  Procurava extrair tudo que tinha de bom para a educação da juventude. Nunca tinha postura de negação.

    Não tem mais como escapar. Não é o mundo que é globalizado, as nossas crianças, adolescentes e jovens só globalizados. Quantas crianças e adolescentes torcem pelo Barcelona?
    Internet veio para ficar e para modificar o mundo em que vivemos na mesma velocidade que a soma do trabalho das mentes humanas e das próprias máquinas conseguirem.

    TAREFA
    Na assessoria trabalhamos um pouco sobre o significado que queremos dar à tarefa de casa.  Acho que podemos convidar os pais a colaborarem conosco nesta empreitada.  Lembra que mais que dar pontinho ou registrar na pagela, a tarefa tem quatro importantes funções: 
    1.       Tornar o aluno participante ativo em classe, através da socialização, dos debates, das sínteses e registros. Aluno que faz tarefa não dorme na sala e nem se perde em conversa.
    2.       Gerar dúvidas, perguntas, novas hipóteses, tornando significativo o tema em pauta.
    3.       Dar feedback ao professor e ao aluno.  Possibilitando intervenções do professor de forma mais pontual e significativa  sobre o que os  alunos ainda não compreenderam.
    4.       Criar memória de longo prazo ou treinar  habilidades. Através de novas aproximações é que se vai apropriando ou ampliando o significado em torno do objeto de estudo.    

    GESTÃO DE GRUPO : 29/05/2013

    REGENTE + CLEMAR + ALUNOS

    CHURRASCO NO COLÉGIO 25/05/2013







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.