domingo, 29 de junho de 2014

SIMULADO DE GEOGRAFIA DOS SEGUNDOS ANOS 2014

Simulado de Geografia – 2ºs anos

26- (UNIFENAS) A analisada sobre várias perspectivas. A estrutura supranacional criada no pós-guerra, que reuniu a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do mercado comum, parece arruinada, apesar da União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associado ao atual processo de crise que atinge a zona do euro, são feitas as seguintes observações:
I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.
II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).
III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom se fundem, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.
IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.
V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.
VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente.
Das afirmações acima, estão corretas

(A) Todas.            
(B) I, II e III, apenas.              
(C) II, III, IV e V, apenas.              
(D) I, II, III, V e VI, apenas..            
(E) I, III, IV e VI, apenas.

27- (PUCRS) Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.
Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvi- mento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.
Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se:
1. Fontes de energia 2. Mercado consumidor 3. Matérias primas 4. Mão de obra
Estão corretamente identificados os fatores

(A) 1 e 3, apenas.              
(B) 2 e 4, apenas.                  
(C) 1, 2 e 4, apenas.                
(D) 2, 3 e 4, apenas.                
(E) 1, 2, 3 e 4..

28- (UFMT) O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil pelo Acre e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

(A) A destruição de parte do Haiti, observada principalmente em Porto Príncipe, a capital, devido a um intenso terremoto ocorrido em 2010, permitiu grande ajuda internacional, que incluiu estímulo à migração.
(B) O Brasil é o país com maior comércio externo com o Haiti, com protocolos de troca de mão de obra entre esses países.
(C) A crise econômica que assola o Haiti gera uma elevada taxa de migração, apoiada pelo programa Minustah, do NAFTA.
(D) As forças de ocupação, lideradas pelos EUA, exercem forte ação repressiva sobre a população, que tem emigrado em massa.
(E) O crescimento econômico do Brasil é um fator favorável à entrada de um grande número desses haitianos, atraídos pela possibilidade de melhores empregos e salários..

29- (FUVEST) A imigração de italianos(desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas:

(A) A uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão..
(B) A interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e o Japão.
(C) A uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.
(D) A uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.
(E) A acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.

30- (UDESC) Analise as proposições sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(    ) A II Guerra Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por exemplo, os campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.
(    ) O Brasil, que durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio Vargas, apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a enviar tropas para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a navios brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade.
(    ) A guerra iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia. Nos primeiros anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra os Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour.
(    ) Um dos fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de Adolf Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas como nazistas e que pregavam a superioridade da raça germânica em relação a outros grupos, como os judeus, comunistas e ciganos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

(A) F – F – V – V.        
(B) V – V – F – V.        
(C) V – F – V – V..
(D) V – F – V – F.          
(E) V – V – V – V.

GABARITO
26 - D 27 - E 28 - E 29 - A 30 – C

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