Pior terremoto no Nepal em 80 anos deixa mais de 1 mil mortos
O pior terremoto registrado no Nepal nos últimos 80 anos já deixou mais 1.150 mortos, segundo confirmou um porta-voz da polícia do país à BBC.
O tremor de magnitude 7,8 atingiu uma área entre a capital, Kathmandu, e a cidade de Pkhara, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Ao menos outras 1,7 mil pessoas ficaram feridas e dezenas de outras podem estar sob os escombros.
Também houve vítimas na Índia, em Bangladesh, no Tibet e no Monte Everest, onde foram registradas avalanches.
O governo do Nepal declarou estado de emergência nas áreas afetadas, e diversos países ofereceram ajuda para lidar com o desastre.
Ainda não se sabe o tamanho do estrago na região do epicentro, já que as informações são escassas, o que pode fazer com que o número de mortos seja maior.
Segundo o ministro de Informação, Minendra Rijal, há uma "grande destruição" nesta área.
"Precisamos de ajuda de várias agências internacionais, que têm mais conhecimento e equipamentos para lidar com esse tipo de emergência que estamos enfrentando".
Avalanches
As avalanches desencadeadas pelo terremoto no Monte Everest mataram oito pessoas. Outras estão desaparecidas. Na Índia, foram registradas 35 mortes.
Equipes de resgate procuram por sobreviventes nos escombros de prédios que desabaram na capital. Diversas construções históricas foram destruídas, incluindo a torre Dharahara, um dos símbolos da cidade.
O sistema de telecomunicações foi afetado. Há relatos de que o aeroporto da capital também foi danificado, o que poderia afetar as operações de ajuda.
"Foi muito assustador. A terra estava se mexendo... Eu estou esperando por tratamento mas a equipe (do hospital) está sobrecarregada", disse um ferido à agência AP.
Solidariedade
O Estados Unidos disse que está enviando uma equipe especializada em desastres para o Nepal e anunciou que doará US$1 milhão (US$3 milhões) para cobrir as necessidades mais imediatas.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, enviou uma carga de três toneladas de suprimentos em aviões militares e uma equipe para situações de emergência de 40 pessoas.
O premiê do Paquistão, Nawaz Sharif, também prometeu auxílio às autoridades do Nepal.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido fara "tudo" que puder para ajudar, e o presidente francês, François Hollande, afirmou estar pronto para atender qualquer pedido de assistência.
Antes deste desastre, o pior terremoto do país havia ocorrido em 1934 e deixado 8,5 mil mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.