Reduflação: o que é e como afeta o consumidor
A reduflação é uma prática comercial que consiste na redução da quantidade ou qualidade de um produto, sem que haja uma redução proporcional no preço. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum no Brasil
Como funciona?
A reduflação pode ser feita de diversas maneiras. Uma das mais comuns é a redução do tamanho da embalagem. Por exemplo, um pacote de biscoitos de 200 gramas pode passar a ter 180 gramas, sem que o preço seja reduzido.
Outra forma de reduflação é a redução da quantidade de produto dentro da embalagem. Por exemplo, um pacote de papel higiênico de 10 unidades passa a ter 8, sem que o preço seja reduzido.
Em alguns casos, a reduflação pode ser feita também pela redução da qualidade do produto. Por exemplo, um sabão em pó pode passar a ter menos ingredientes ativos, também sem redução proporcional do preço.
Quais cuidados o consumidor deve ter?
O consumidor deve estar atento à reduflação para não ser enganado. Algumas dicas para se proteger são:
- Compare os preços e tamanhos das embalagens de produtos similares.
- Leia atentamente os rótulos dos produtos.
- Fique atento a mudanças na embalagem ou no produto.
Reduflação como forma de inflação
A reduflação pode ser vista como uma forma de inflação. Isso porque, na prática, o consumidor está pagando o mesmo, ou até mais, por uma quantidade menor ou de menor qualidade do produto.
Em um contexto de alta inflação, a reduflação pode ser uma forma para as empresas repassarem parte do aumento dos custos para os consumidores, sem que isso seja percebido de forma tão clara.
Em situação de inflação baixa ou controlada, a reduflação é uma forma maquiada de aumentar a margem de lucro das empresas,
A reduflação, em suma, é uma prática que pode prejudicar os consumidores.
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in EcoDebate, ISSN 2446-9394
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