O Homestead Act (ato de Propriedade Rural) promulgado em 1862 nos Estados Unidos.
Enquanto as leis de Terras do Brasil colocava obstáculos ao trabalhador livre para o acesso à terra, o Homestead Act, de 1862, nos EUA, doava terra a todos os que desejassem nela trabalhar e produzir riquezas. O governo norte americano oferecia 160 acres de terra arável a quem os cultivasse por pelo menos cinco anos. Isso atraiu para o oeste dos Montes Apalaches gente de todo o mundo, além dos naturais do país, que já vivam precariamente nas áreas urbanas do nordeste dos EUA, região em franco processo de industrialização na época.
Como resultado do Homestead Act, ocorreu a conquista do oeste do território e seu povoamento, a dinamização da economia, a formação de um grande mercado interno de consumo, que, por sua vez, estimulou o desenvolvimento industrial. Lembramos, todavia, que isso custou o massacre de populações indígenas, no qual houve a interferência direta do exército dos EUA.
A política de terras no Brasil e a existência de escravidão foram forte fator contra a imigração estrangeira. Enquanto, no período amplo de 1800 a 1955, os EUA receberam cerca de 40 milhões de imigrantes, o Brasil recebeu apenas 4,3 milhões. Com certeza, uma política democrática de acesso à terra teria beneficiado o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Fonte : Melhen Adas e Sergio Adas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Aguarde a publicação após a aprovação da Professora Conceição.