Milhares de pessoas se reúnem em ilhas do Ártico para ver eclipse solar
Fonte : UOL Notícias
Milhares de pessoas contemplaram o céu em ilhas remotas do Ártico para observar um eclipse solar nesta sexta-feira (20), num espetáculo que também foi parcialmente observado por milhões na Europa, África e Ásia.
A sombra da Lua surgiu ao sul da Groenlândia, às 4h41 (horário de Brasília), e avançou em direção ao leste para as Ilhas Faroe e as ilhas de Svalbard, no Ártico norueguês, onde os hotéis estavam lotados há anos para fãs do raro eclipse total.
"Eu já vi aurora, já vi algumas erupções de vulcões, mas o eclipse total ainda é a coisa mais espetacular que já vi. E cada um é único", disse o astrofísico aposentado da Nasa Fred Espenak, em Tórshavn, capital das Ilhas Faroe.
O céu em Tórshavn estava nublado no início desta sexta. Mais sorte tiveram os visitantes de Svalbard, onde céu estava limpo.
Mas os turistas ali foram orientados a ficar no vilarejo principal para facilitar a proteção contra ursos polares e o frio intenso. Um urso polar atacou um turista tcheco na quinta-feira, invadindo a tenda enquanto o homem dormia. Jakub Moravev foi levado de helicóptero para o hospital e esperava se recuperar para poder ver o eclipse, após sofrer pequenas lesões no rosto, peito e braço.
As Ilhas Faroe, que tem uma população de 50 mil pessoas, receberam cerca de 8.000 visitantes para o primeiro eclipse na região em 60 anos.
O equinócio, quando o Sol cruza diretamente a Linha do Equador e a noite e o dia têm exatamente a mesma duração (12 horas), e uma superlua.
O equinócio, que marca o início do outono no hemisfério Sul e da primavera, no Norte, ocorrerá oficialmente às 22h45 GMT (19h45 de Brasília).
O fenômeno da Lua no perigeu (ponto de máxima aproximação com a Terra) desta sexta-feira coincide com o início da lua nova, e o fenômeno é mais fácil de ser observado quando há lua cheia. Mas no dia 29 de agosto deve ocorrer uma superlua cheia, então aguarde.
A superlua acontece quando a Lua alcança o perigeu, ponto em que ela fica mais próxima da Terra devido a sua órbita elíptica, e, por isso, parece muito maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário