quarta-feira, 28 de julho de 2010

REGIÃO NORDESTE


Região Nordeste : Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ocupando área de 1.561.177,8 km2, o que corresponde a 18,26% da área total do país. A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões:

1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão

4- Meio Norte



www.skyscrapercity.com






Tipo de chuva comum no Nordeste( de relevo ou orográfica)


Na década de 80, teve início o processo de industrialização da área, com a instalação de indústrias que constituem extensões dos projetos minerais da Amazônia. A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.PLANTAÇÃO DE CACAU

O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia. PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro. TURISMO NO NORDESTE

A população da região Nordeste totaliza 44.768.201 habitantes, o que representa 28,9% do total do país. Sua densidade demográfica é de 28,05 habitantes por km2 e a maior parte da população se concentra na zona urbana (60,6%). As principais metrópoles regionais são as cidades de Salvador, capital do estado da Bahia, Recife, capital do estado de Pernambuco, e Fortaleza, capital do estado do Ceará.


Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.

ZONA DA MATAAGRESTE

Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.
CAATINGA


Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se: 
Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.

CARNAÚBA- MATA DOS COCAIS- MEIO-NORTE

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL



O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem).
O rio São Francisco é navegável em 1.371 Km, entre Pirapora e Juazeiro/Petrolina.


Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial.
Os projetos , Polonordeste e Sertanejo, da década de 1970, visam o aumento da renda e ao emprego na área rural por meio da modernização agrícola ( disseminação de insumos modernos, melhoramento genético de animais e plantas) e reorganização da estrutura fundiária, devendo beneficiar os trabalhadores sem terra, arrendatários, ocupantes, parceiros, assalariados, pequenos proprietários de até 100 hectares e médios proprietários ( até 500 ha)que tenham acesso ao crédito e à assistência rural. Sob o ponto de vista dos pequenos proprietários e dos trabalhadores sem terra, os vários projetos que se propunham a alterar as relações sociais no campo não se concretizaram.





ESCARPA: penhasco ou encosta íngreme


PEDIPLANO: superfície de erosão plana e ligeiramente inclinada e dissecada(escavação de vales)

INSELBERGS : mares de morros/relevo antigo



HIPSOMETRIA - ALTIMETRIA E BATIMETRIA
- SISTEMA DE CORES
- CURVA DE NÍVEL




































BREJO DO SERTÃO OU ILHAS DE UMIDADE/ SOBRAL - CEARÁ
Fonte : Wikipédia



ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:

194 comentários:

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC
Nº1

Júlia Cadore disse...

Oi conceição, novamente a postagem estava ótima.

1- A região do nordeste é dividada em quatro sub-regiões, o agreste, o sertão, a zona da mata e o polígono das secas.

2-A economia dessa região é baseada na agroindústria de cana de açucar e de cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental, também é uma grande fonte renda desta região, e outra fonte de economia é o turismo, que vem crescendo cada vez mais, junto com a população.

3-Agreste - É uma área de transição entre a Zona da Mata, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais ferteis são ocupados por construções de pequeno porte, onde predominam subsistência e a pecuária leiteira. Estes produtos que abastecem os mercados da região.

4- O vídeo fala sobre a caatinga ,que é umas das sub-regiões nordetinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Fala também que ela ocupa 10% do território brasileiropois se espalha por quase todo o nordeste. Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a ferrtilidade do solo. É um bioma de solo seco e pedregoso, com muitos cactos e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água esta em proscesso de desertificação.São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

achei o vídeo e a postagem muito bons, continue assim conceição, mal posso esperar a proxima postagem !

Júlia Cadore nº: 17 6ªC

Enrike disse...

Oi Conceição,
1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ? A região Nordeste esta dividida em 9 regiões e sub-regiões como:Ceara,Bahia,Maranhão,Paraiba, entre outros e sub regiões como Zona da Mata,Sertão etc...
2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ? Eles lucram com o petróleo,plantação de cacau e o Turismo.
3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:Caatinga:Semi-arido fica nos estados de Rio Grande do Norte E Ceara.
4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO :Vimos uma Mata completamente destruida e conhecemos a beleza da caatinga

Anônimo disse...

Oi Conceição.

1:A região nordeste é dividida em 9 estados que são Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí ,Rio Grande do Norte,Sergipe.

2:As principais ecopnomias são o petrólio,plantação,turismo.

3:Caatinga-é uma extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral,sofre muito de escasses de água e tem uma plantação tipica do sertão nordestino.

4:Na caatinga chovem muito pouco,mas a muita vida,quando chove chove bastante mas quando nao chove fica muito tempo sem chove,é uma mata muito rica com frutos bonitos mas uma parte de destruição.

Nome:Rafael.Nº23
Série:6ªD

Anônimo disse...

Bom dia,
1-A região é dividida em sub-regiões, Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental,agroindústria do açúcar e do cacau.

3-CAATINGA,os solos são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação.
A grande parte do sertão e composta por essa vegetação.



Martina Borelli 6ºd Nº19

beeiijos

Anônimo disse...

Leonardo Henrique Souza Remer Nº 15 6ªD
Oi Conceição!
a)A região Nordeste está divida em 4 sub-regiôes: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio-Norte.
b)As pricipais atividades econômicas do Nordeste, é a indústria açúcareira(tão conhecida da Zona da Mata), o turismo, que é uma área econômica em expansão, as indústrias petroquímicas,(presentes principalmente no Estado da Bahia)a produção de cacau e chocolate.
c)Escolhi a Caatinga, que possui plantas xerófitas(acostumadas a faltas de água, que fazem o processo do xeromorfismo) com raízes profundas e presente em quase todos os Estados Nodestinos.

Anônimo disse...

Nome:augusto Nº03 Série:6ªD

1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ?
R:Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões:Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?
R:PLANTAÇÃO DE CACAU,PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI,TURISMO NO NORDESTE.

3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
R:CAATINGA :Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. Échamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO : esta pergunta vou responder em casa pois a internet esta lenta e o video fica repitindo.

Anônimo disse...

Oi Conceição, vou responder as perguntas,
1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE?
R: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas, são sub-regiões.

2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE?
R: É o turismo, pois lá tem muitos turistas e vários habitantes, o que da ao governo muitos impostos, ali em média um total de pessoas q habitam ali é 44.768.201, o que equivale a quase 29% do país.

3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
R: Irei falar um pouco agora sobre a Caatinga, se localiza no semi-árido nordestino nos estados de Rio Grande do Norte e Ceará, o solo de lá é ralo e pedregoso, e é muito seco. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira.

Nome: Peter|Nº: 22| Série: 6ªD

Anônimo disse...

1- A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões : Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia desta região, é basicamente, a produção agrícola, predominando a do arroz, nos vales úmidos do Maranhão.Também outra atividade presente nesta região é a plantação do Cacau, e do açúcar.A fruticultura vem se desenvolvendo costantemente na região, assim como o turismo, que está criando otimas expectativas para o futuro.No sertão a economia se baseia na pecuaria extensiva e no cultivo do algodão.
3- O Nordeste abriga muitos tipos de biomas brasileiros, (Mata Atlantica, Manguezais,Mata dos Cocais, Caatinga). Os mangues são considerados o berçário do mundo, aonde várias espécies crescem, são muito alagados e abrigam uma variedade de plantas, e animais.Mata atlantica: Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa.

Hernani Ferreira nº14 6ªD

Anônimo disse...

Está divido em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Polígono das Secas.
A economia local é, principalmente, agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.
Na mata dos cocais,encontramos a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes.
Mostra que a Caatinga tem uma grande diversidade de animais e é muito rica em vegetação.Ocupa 10% do nosso território, e tem mais de 20 milhões de brasileiros morando lá. Lá também tem uma grande pobreza, grandes desmatamentos para fazer produçoões agrículas e queimadas. A caatinga está em proceso de desertificação. Eles utilizam bem as pedras para que a água da chuva não cause problemas.
bjbj conceição,
Beatriz de Souza - nº:4 - 6ª D

Anônimo disse...

Oi Conceição ;]
A- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste.
B-A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
C-Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
D -A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Matheus Marques nº20 6ªD

Anônimo disse...

Anne Selbmann nº2 6ªD

Oi Conceição,

1. A região do nordeste está divida em quatro sub-regiões que são Zona da Mata,Agreste,Sertão e o Polígono das Secas.
2. As principais fontes econômicas do Nordeste são baseadas no turismos por causa das suas lindas praias e da cana-de-açúcar
3. A vegetação que eu escolhi foi o Agreste e aqui estão as suas características:
O Agreste é uma região úmida cheias de brejos,os terrenos mais férteis são ocupadas por minifúndios.
4. As principais ideias do vídeo são:
Entre as áreas semiáridas do mundo a Caatinga é a mais rica em plantas e animais em diversidades,ela ocupada 10% do território nacional ela se espalha por todos os estados do Nordeste,é um bioma de solo seco e pedregoso e de arbustos que perdem suas folhas. La vive mais de 20 milhões de pessoas

Anônimo disse...

ATIVIDADE:
1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ?
R-O Nordeste está dividido pelas regiões Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?
R-A plantação de Cacau,Pólo Petroquímico de Camaçari, ,turismo, pecuária.
3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
R-Agreste→è uma região umida que faz transição com a Zona da Mata, a cultura do agreste predomina-se a pecuária leiteira e a subsistemcia.
4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO : depois mando o resumo do video.

Beatriz Mello nº5 6D

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Gostei das informações dadas nos textos, muitas delas eu não sabia, como: sua área total, a porcentagem em relação à área total do brasil e que a região é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão.

E agora, respondendo as perguntas:


1- esta divida em 4 subdivisões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Litoral.

2- A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.

3- Falando sobre a Caatinga: nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

O video mandarei depois, pois o computador da informática não carregou o video

Lucas Girardi Nº17 6ªD

Anônimo disse...

Oi Conceição ;]
A- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste.
B-A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
C-Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
D -A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Matheus Marques nº20 6ªD

Anônimo disse...

Raquel Z. Furtado, nº 24, 6ªD

Oie Conceição,
1) A região Nordeste está dividida em sub-regiões, nas quais inclui: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. São divididas assim por causa
2) A agroindústria do cacau e do açucar são a base da economia do Nordeste. Mas também tem o turismo e o Petrólio.
3) A Caatinga tem uma vegetação apropiáda com o clima quente, com pouca água, e muito sol. Tem grande presença de cactos, e os que não tem espinho, são comestíveis para os gados. O solo é pedregoso, muito podre e com falta de água. Ela se encontra na bsub-região do Sertão, no semi-árido.

Como você disse Conceição, a questão 4 não deu para terminar na informática, então em casa eu termino. Beijos.

Anônimo disse...

Olá Conceição!!
Estive visitando seu blog, e vi que...
A região nordeste está dividido em quatro regiões, que são Agreste, Sertão Nordestino, Meio norte
e Zona da Mata.
As principais fontes econômicas da região nordeste são o turismo, as indústrias petroquímicas e as plantações de cacau.
A Caatinga é bem extensa e de clima semi-árido,os solos são rasos e pedregosos, as chuvas escasas e mal distribuidas e as atividades agrícolas ofrem grande limitação.

Yasmin Lima de Brum 29 6ªD

Anônimo disse...

Nome:Tales Nº:27 6ºD
Ola Conceição,
1-A região Nordestina é dividida em 4 sub-regiões que são Zona da Mata,Agreste,Sertãoe e o Polígono das Secas.
2-A econômia do Nordesdeste é baseada da cana-de-açucar e do cacau.O petroléo é explorado no litoral na plataforma de Landulfo Alves e o Nordeste é rico em turismo.
3-O Sertão tem o clima semi-árido nos estados de RG,CE 4e até o litoral as chuvas são poucas e o Nordeste sofre muito com a escassez.
4- A Caatinga é uma das mais ricas em plantas e animais.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Olá, Conceição.
1- O Nordeste está dividido em 9 estados, que são: Alagoas, Bahia ,Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe.
2-A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.
3-Sertão: O seu clima é semi-arido, esta sub-região é raso e pedregoso e a atividade agrícola sofre muito, pois quase nao chove nessa região.
Nome:Leonardo V. Nº16 6ªD

Anônimo disse...

Olá, Conceição,gostei muito do texto,pois fala da evolução do Nordeste(em todos os aspectos) comparado ao passado.Irei responder em sequência :

1 – COMO ESTÁ DIVIDIDA REGIÃO NORDESTE ?

R: Atualmente,o Nordeste está dividido em 9 estados,que são: o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,Alagoas,Sergipe e Bahia.E em 4 Subdivisões : Zona da Mata , Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?

R: A economia do Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.Além do turismo,que vem se desenvolvendo no Nordeste,com suas belas praias e pontos turísticos.

3-ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

SERTÃO: Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

Depois irei comentar sobre o vídeo(informática

Daniel Wippel Lemos / nº7 / 6ªD

Anônimo disse...

ola conceiçao

Anônimo disse...

D)A caatinga ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.lá ocorre um periodo de secas,vivem mais de 20 milhões de brasileiros.

michael nº21 6ªD

Anônimo disse...

Oiiiíe conceição!
1- A região do Nordeste esta dividida em 4 sub-divisão , no quais são : o Agreste , a Zona da Mata , o Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste esta baseada na agroindústria do cacau e do açúcar. E não só a agroindústria se destaca , a pecuária também tem um grade porte no Nordeste, principalmente a Bahia aonde esta um dos maiores rebanhos bovinos. E também, o turismo vem abrangendo uma ótima economia para o Nordeste.
3- Agreste –ela é uma região úmida . Nesta sub-região tem a pecuária leiteira. E seus produtos vão para a Zona da Mata
4- Achei o vídeo muito interessante tanto quanto a mensagem que deixou, no qual a vida na caatinga, apesar de aparentar uma bioma sem vida , e quase destruído, possui grande diversidade nas plantas (flora) e nos animal (no qual a fauna) sendo que 40% da vegetação do caatinga é só encontrada lá. Também observei que os moradores de lá ‘’lutam’’ para preservação de suas terras.

Bjxbjx conceição !
Emily colzani 6ªD nª 9

Anônimo disse...

Eduardo Gealtino de Mello número:8 6D.

Oi Conceição,

1-A região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2-A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.
3-Sertão-Área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos.
4-Caatinga:entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.
Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.
É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.
Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas encontradas somente na Caatinga.
10% da área da Caatinga está em processo dedesertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Unknown disse...

Oi Conceição!
1- A região Noredeste está subdividida em 4 subregiões que são:o agreste,a zona da mata,sertão eo poligano das secas.
2- a economia da regiaõ nordeste tem a agro industria do açúcar e o cacau,tembem tem o turismo que vem crescendo cada vez mais,o petroleoé bem expolorado.
3-o agreste é uma area de transição entre a zona da mata e o sertão semi arido e os terrenos mai ferteis são ocupados por construções de pequeno porte.O que é produzido ali abastece toda a Zona da Mata.
4-na caatinga chove muito pouco mas tem bastante vida a se mostrar porque a caatinga tem muita beleza alem de lá ser muito seco.Lá tem a Carnaubeira onde tudo desta arvore é aproveitado: oleo, madeira, folhas tudo.

beijos
Lucas Romaniello Costa
6série B número 19

Anônimo disse...

Oii, Conceição, aqui estão as respostas:

1-A região nordeste e dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- As principais fontes da economia da região é a agroindústria do açúcar e do cacau. Além do turismo que crescendo consideravelmente nos últimos anos e a exploração de petróleo.

3-Caatinga – a caatinga está presente em grande parte da região Nordeste, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, possui o clima de semi-árido , e seu solo é raso e pedregoso.

4- A caatinga entre as áreas sem-áridas do mundo é a mais rica, cheia de plantas e animais, esse bioma ocupa 10% do território nacional, nele vivem mais de 2000 milhões de brasileiros. Na caatinga pode ser encontrado quase 1000 espécies animais além 1000 espécies vegetais, porém tudo isso está em risco, por causa do mal uso dessa terra, além do desmatamento e das queimadas.

Adorei a postagem, beeijos.

Manuella, n° 21, 6ªB.

Anônimo disse...

Olá Conceição, achei interessante a postagem pelo fato de nesse novo capitulo estaremos estudando essa região e suas sub-regiões!


Região Nordeste

Atividades:


1- A região do Nordeste esta dividia entre quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- As principais fontes econômicas do nordeste apresentadas no texto foram: petróleo, turismo e a agroindústria do açúcar e do cacau.
3- Agreste- é uma região que caracteriza se úmida e cheia de brejos, os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.
4- O primeiro objetivo do vídeo mostrado foi logo no inicio, falando que iríamos conhecer as belezas e os problemas da Caatinga. Uma idéia mostrada no começo foi que entre as áreas semi-áridas no mundo, é a mais rica em plantas e animais em diversidade; 10% do território nacional a Caatinga abriga espalhando-se por quase todo o nordeste e pelo norte de Minas Gerais.
Tem como características o solo pedregoso, seco e arbustos que perdem suas folhas nos meses de seca. Enfim contendo tudo isso não faltaria habitantes, são mais de 20 milhões brasileiros ocupando a área da Caatinga.

Guilherme Luiz P. N º13 6ªB

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2-As principais atividades econômicas do Nordeste, é a indústria açúcareira(tão conhecida da Zona da Mata), o turismo, que é uma área econômica em expansão, as indústrias petroquímicas,(presentes principalmente no Estado da Bahia)a produção de cacau e chocolate.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga.
4- O vídeo fala sobre a caatinga ,que é umas das sub-regiões nordestinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Fala também que ela ocupa 10% do território brasileiro, pois se espalha por quase todo o nordeste. Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a fertilidade do solo.Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água esta em processo de desertificação.São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

Matheus n°28 6ªA

Anônimo disse...

Litoral e Zona da Mata
Tendo sido introduzida, em 1530, a cana-de-açúcar na Zona da Mata, esta atividade ainda é dominante. Encontrou clima e solo propícios: tropical e massapê.
No passado, o domínio de engenhos e hoje a usina, retratam esta paisagem, que também trocou a mão-de-obra, antes negra, sob a relação escrava de produção, hoje, assalariada, porém temporária, em larga escala, no modelo bóia-fria. No interior da Zona da Mata, sobretudo em Alagoas e Bahia (Recôncavo), destacamos o fumo, assim como o sul da Bahia aparece a paisagem Jorge Amadiana do cacau, cultivado com o sombreamento da bananeira ou broqueado com a, cada vez mais reduzida, Mata Atlântica.
No litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte há uma abrupta mudança na paisagem. Surge o sal, com destaque para as salinas de Macau e Areia Branca.
Na Zona da Mata, sobretudo após a SUDENE, destacamos os pólos Petroquímico de Camaçari, formando nestas áreas duas das três metrópoles regionais - Recife e Salvador. A terceira, e mais recente é Fortaleza, também no litoral. O turismo em toda a região vem sendo importante atividade econômica.
Agreste
É a região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. O Agreste com suas feiras de gado e sua policultura de subsistência, sofre modificações profundas na paisagem, monoculturas de fumo, cana. Oleaginosa, além de latifúndios que absorvem minifúndios desenham este novo perfil do agreste. Além da agricultura comercial há agora destaque para a pecuária caprina e ovina. Assim como o crescimento inchado das cidades, outrora feiras - as cidades-feira - Campina Grande, Feira de Santana, Caruaru, etc.
Sertão
O Sertão é marcado pelo latifúndio e pela pecuária. Nas "Bocas do Sertão", ilhas úmidas, encontramos a subsistência. A atividade agrícola de mercado é o algodão.
As maiores concentrações demográficas estão no São Francisco e no Cariri. O rio, que outrora era o dos Currais, hoje apresenta atividades agrícolas - cebola e vinha. Demonstrativo de que o Sertão é viável e o problema é a "Cerca"!

Anônimo disse...

A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Ela possui uma área semelhante à da Mongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália e o IDH próximo ao da Síria. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (com 34.377.377 eleitores nas eleições de 2008) e o pior IDH.

É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.

Na época do Brasil Colônia, a região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia. Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa.

Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes de Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Cerrado. Existem diversos tipos de plantas na caatinga, sendo uma delas o mandacaru, um tipo de cacto, que pode ser considerado como um reservatório natural de água, mas em dimensões irrisórias para o consumo do contingente da região.

Na região do sertão pode ser encontrada vários poços subterrâneos, porém sua água é água salobra. A sua dessalinização ainda é um processo caro e que pode ser um incômodo para os políticos que forem aversos ao desenvolvimento do local, já que libertaria a população da Indústria da seca. Existem grandes açudes em algumas cidades, mas que são mal utilizados. Uma solução para grandes períodos de estiagem é a criação de cisternas. Esse fato constitui-se um dos principais problemas da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil.

Em áreas que estão afastadas do oceano e isoladas por regiões montanhosas como o Planalto da Borborema ocorre a escassez de água causada pela estiagem, principalmente em períodos em que o fenômeno El Niño se manifesta. Em um períodos de longas secas, como nas décadas de 1950 a 1980,[3] vários nordestinos morrem de sede, inanição ou de doenças e problemas de saúde causados pela seca, fazendo com que muitos dos sobreviventes se mudassem para outras regiões. Entretanto, parte do Maranhão não sofre com problemas de seca, por estar situado às margens do complexo regional da Amazônia.

O Nordeste é também conhecido, nacionalmente, pelos seus dialetos e sotaques próprios. A característica mais conhecida é a do sotaque chamado, vulgarmente, "arrastado", devido ao excessivo uso de exclamações durante o diálogo em algumas áreas da região, além de expressões únicas

Hugo N°33 6°A

Anônimo disse...

Olá Conceição...
1- A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões que são, Zona da Mata, Agreste, Sertão e o polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia. E também o setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.
3- Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno.
4- A Caatinga é o bioma mais rico em biodiversidade. Ocupa 10% do território nacional, lá vivem 20 milhões de brasileiros. Lá também é encontrado 1.000 espécies de animais e 1.000 espécies de vegetais, sendo que 40% dessas espécies só é encontrada aqui.

bjus...

Mariana Beatriz Thomsen Nº24 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Thaianny de Oliveira_nº28_6ªsérie"C"

Anônimo disse...

oi conceição
1.A região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões 1- Zona da Mata
2-Agreste 3-Sertão 4-Polígno das Secas .
2-A economia basease em algumas atividades e uma delas é o turismo que vem crescendo cada vez mais , demonstrando potencialidade de densenvolvimento na região.
Outra atividade que vem sida bem valorizada é a plantação do cacau que desde da década de 80 , deu inicio ao processo de indústrialização na área com a instalação de indústrias , além das agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado em varios lugares um deles é o pólo petroquímico de camaçari localizado na bahia .
3- O Agreste é uma área de transição entre a Zona da Mata e o Semi-Árido.
Nesta sub-região,onde predominam cultura de subsistência e a pecuária leiteira . Os produtos produzidos nesta sub-região são direcinados ao maior mercado consumidor do Nordeste e estes o abastecem .O Agreste eé caracterizado por terras férteis que são oucupadas porminifúndios .
4-A caatinga é um bioma rico em divercidade tanto de animais quanto de vegeitas , pois são mais de 1000 espécies de animais e vegetais, sendo 40% encontradas somente na caatinga . Esse bioma se espalha por 10% de todo brasil enters estes estão quase todos os estados do nordeste.O problema que esta sendo bem provocado na caatinga é a queima do solo nos periodos de plantio , e também a erozão, pois as pedras impedem a passagem da água das chuvas que leva matéria orgânica, ao longo do tempo o solo sofre com as concequencias ficando seco e desnutridro . Infelismente um dos nossos biomas a caatinga esta passando por um processo de desertificação .
Isabella Allage nº:12 série 6c
beijocas Conceição

Anônimo disse...

Oii Conceição !
1- A região nordeste foi organizada em sub-regiões que são: Agreste, Zona da Mata e o Polígno das Secas.
2- A economia do Nordeste baseia-se
na agroindústria do açucar e do cacau a exploração do petróleo, a pecuáira e o turismo.
3-A Caatinga é uma vegetação rica em species de animais e vegetais e uma boa parte de sua vegeteção se concentra no estado do nordeste.
4-Mesmo a Caatinga sendo seca ela contém beleza e riqueza pois é a mais rica em diversidades de plantas e animais.Porém essa riqueza está sendo ameaçada pelo mal uso da terra.E 10% da área da caatingo no Nordeste está em processo de desertificação.Ela ocupa 10% do território brasileiro,e se expalha por quase todos os estados do nordeste e no norte de Minas Gerais.Nesse bioma de solo seca pedregozo e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca , vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais.
Laura Sahd Bernz nº 18 | 6ªC

Anônimo disse...

Oi Conceição

1- A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões: Zona da mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A fonte de economia do Nordeste é através do cultivo de açúcar e de cacau.

3- Agreste - É uma região úmida e nessa sub-região os terrenos mais férteis são minifúndios, que predominam as culturas de subsistência e a criação de gado de leite. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste ->A Zona da Mata.

4- O vídeo fala sobre a caatinga, que entre as áreas semi-áridas do mundo, é a mais rica em plantas e animais em diversidade.A caatinga ocupa 10% do território nacional, se espalha por toda a região nordeste e norte de Minas Gerais. E quase 10% desse território sofrem desmatamento. A caatinga tem solo seco e pedregoso, por conta disso, os agricultores utilizam rochas para fazer barreiras e impedir que água da chuva escorra pelo terreno levando junto toda a plantação. Na caatinga vivem mais de 20 milhões de brasileiros, 1000 espécies de amimais e quase 1000 de vegetais.

Luiza Candido Malburg Nº 20 6ªA

Anônimo disse...

Conceição,
Como sempre seu blog esta ótimo e muito claro. Agora, respondendo a suas perguntas:


1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE?
2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE?
3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO:


1- A região Nordeste se divide em sub-regiões que são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau, o petróleo é explorado no litoral e o setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo. Como vimos no nosso livro, alem de varias formas de economia na região, o turismo tem se manifestado, nos levando para conhecer bem melhor essa região tão linda que é o Nordeste.

3- Eu escolhi o Sertão. È uma área extensa de clima semi-árido, no Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são pedregosos, as poucas chuvas são mal distribuídas e as atividades agrícolas são bem limitadas. A caatinga é comum no sertão e nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, curiosamente chamada de "árvore da providência", por serem todas as suas partes aproveitadas.

4- Sobre o vídeo aprendi que a Caatinga, entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade. Ela ocupa 10% do território brasileiro, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. Tem solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga. Tem muito desmatamento e muitas queimadas, 10% da área da Caatinga está em processo de desertificação. Com as pedras são feitas barreiras para conter a água da chuva, não deixando que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Agora que suas perguntas estão respondidas, digo novamente que no seu blog aprendi muito, nessa sua postagem e em todas,

Gabriela M. de Carvalho Nº9 6ª C

Anônimo disse...

Conceição,
Como sempre seu blog esta ótimo e muito claro. Agora, respondendo a suas perguntas:


1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE?
2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE?
3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO:


1- A região Nordeste se divide em sub-regiões que são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau, o petróleo é explorado no litoral e o setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo. Como vimos no nosso livro, alem de varias formas de economia na região, o turismo tem se manifestado, nos levando para conhecer bem melhor essa região tão linda que é o Nordeste.

3- Eu escolhi o Sertão. È uma área extensa de clima semi-árido, no Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são pedregosos, as poucas chuvas são mal distribuídas e as atividades agrícolas são bem limitadas. A caatinga é comum no sertão e nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, curiosamente chamada de "árvore da providência", por serem todas as suas partes aproveitadas.

4- Sobre o vídeo aprendi que a Caatinga, entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade. Ela ocupa 10% do território brasileiro, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. Tem solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga. Tem muito desmatamento e muitas queimadas, 10% da área da Caatinga está em processo de desertificação. Com as pedras são feitas barreiras para conter a água da chuva, não deixando que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Agora que suas perguntas estão respondidas, digo novamente que no seu blog aprendi muito, nessa sua postagem e em todas,

Gabriela M. de Carvalho Nº9 6ª C

Anônimo disse...

Nome:Alexandre Biu Ilkiu N°:01 Série:6ªD

Olá Conceição,

1-A região nordeste é dividida em 9 estados que são Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí ,Rio Grande do Norte,Sergipe.

2-A economia dessa região é baseada na agroindústria de cana de açucar e de cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental, também é uma grande fonte renda desta região, e outra fonte de economia é o turismo, que vem crescendo cada vez mais, junto com a população.

3-Caatinga-é uma extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral,sofre muito de escasses de água e tem uma plantação tipica do sertão nordestino.

4-A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Olá, Conceição!

Abaixo seguem as minhas respostas:

1- A região Nordeste está dividida entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau, no turismo e no petróleo que é explorado no litoral e na plataforma continental.

3- As principais características da Zona da Mata são:
* Estende-se pelo estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia.
* Devido possuir belas praias, atrai turistas de outras regiões do Brasil e do exterior.
* Clima: Tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, menos no sul da Bahia, onde se distribuem igualmente por todo o ano.
* O solo é fértil.
* Vegetação natural: Mata Atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.

4- Caatinga:
* A Caatinga é a mais rica em plantas, animais, em diversidade.
* Ocupa 10% do território nacional, onde se espalha por todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.
* Nesse bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de secas, vivem mais de 20 mil brasileiros, quase 1000 espécies animais e outras 1000 vegetais.
* 10% da área da Caatinga, está em processo de desertificação.
* As rochas são utilizadas como solução para acumular água e para evitar a degradação das áreas de plantio.
* Com as pedras são feitas as barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno, levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Beijos,
Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição seu blogger esta muito legal e tenho certeza que vou usar isso para estudar para a próxima prova ...

1 A região é dividida em sub-regiões, Agreste Zona da Mata ,Polígono das Secas e o Sertão.

2 O petróleo o turismo agroindústria de cacau e cana de açucar

3 CAATINGA

Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

4 a caatinga ocupa 10% de território nacional se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. Tem um solo seco e pedregoso e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca onde vivem mais de 20 milhoes de brasileiros , quase 1000 espécies animais e outra 1000 espécies vegetais e 40% delas so encontrada na catinga . Apesar de parecer pobre , mais tem uma beleza muito rica . A Caatinga sofre por desmatamento e queimadas muitas vezes provocadas para preparar o solo em época de plantio .

Beijoss

Jade 6°A número 13

Maria Helena disse...

Olá Conceição,

Respostas:

1- A Região Nordeste é dividida por estados e sub-regiões, como por exemplo, a Zona da Mata e o Agreste.

2- Sua economia é baseada na indústria agrícola do cacau e do açúcar. O petróleo é muito explorado no litoral e em algumas plataformas, principalmente na Bahia. O turismo é muito explorado na região.

3- Sertão. Suas principais características são: ela é uma extensa área, com um clima semi-árido. Em alguns Estados, como o do Rio Grande do Norte e o do Ceará o sertão chega até o litoral. Seus solos são rasos e pedregosos. A sub-região tem chuvas escassas e mal distribuídas, o que gera uma limitação na área agrícola. A vegetação típica do Sertão é a Caatinga. Em partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, como por exemplo, a carnaubeira, que também é chamada de “árvore da providência”, por causa do aproveitamento total de todas as suas partes.

4- Gostei muito do vídeo, ele mostra que a Caatinga, apesar de parecer uma vegetação morta, tem muita vida e toda essa vida se revela cada vez mais com as chuvas,que são incomuns no local. Ela, dentre todas as áreas semi-áridas do mundo, é a mais rica, tanto em fauna, quanto em flora. Ela ocupa parte de totos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais, formando uma área de 10 por cento da área do Brasil. Lá, vivem cerca de 20 milhões de brasileiros, 1000 espécies animais e otras 1000 vegetais, 40 por cento delas, só existem lá. Toda essa riquesa está sendo ameaçada pelo mau uso da terra, como queimadas e desmatamentos usados para a preparação do solo para a plantação. 10 por cento da área da Caatinga está em processo de perda total, pelo qual a terra não produz mais nada. Muitos agricultores que lá vivem cultivam arroz, milho e feijão.

Beijos,

Maria Helena Gaya Pitz, nº23, 6ªC

Anônimo disse...

Oie Conceição !
1-A região Nordeste está dividiva em sub-regiões que são:Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau. E também agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.

3-Zona da Mata- É a sub-região que possui a economia industrial maior do Nordeste.
No setor agrícola, destáca-se as grandes propriedades de cana-de-açúcar e cacau.
Apresenta um clima tropical úmido.
O solo dessa área é muito bom e fértil, sua vegetação natural é a mata atlântica , já praticamente acabando , e sendo substituída por lavouras de cana-de-açúcar.

4- A caatinga entre as regiões semi-áridas do mundo , é a mais rica em plantas , animais e em diversidade . Ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.Possui solo pedregoso e seco , que as folhas caem nos tempos de secas , vivem mais de 20 milhões de Brasileiros , 1000 espécies animais e vegetais, 40 % delas encontradas somente aqui.
Estão desmatando muito para o processo de desertificação , pois o solo não produz mais nada ,mas estão fazendo projetos para recupera-la.
Com as pedras são feitas tipo uma proteção , para reter água das chuvas , evitando que escorra pelo terreno , levando embora a matéria prima, provocando a erosão.

Adorei o vídeo e as postagens , beeijos.
Giovanna Dias nº10 6ªC

Victória - nº 31 - 6ª C disse...

Oi Conceição,

1- A região nordeste é dividida em 9 estados, e 4 sub-regiões.

2- A economia se baseira na agroindústria do açucar e do cacau, no turismo e da exploração de petróleo no litoral.

3- Zona da mata: O solo fértil da Zona da Mata, garante a miaor parte do sustento dos nordestinos, através das plantações e do turismo.

4- Caatinga: a caatinga faz parte do semi-árido brasileiro.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.
Ocupa 10% do territorio nacional, e é rica em plantas e animais.

Beijos

Unknown disse...

Olá conceição ai vai as minhas respostas
1-O Nordeste está dividido em nove estados,que são: o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,Alagoas,Sergipe e Bahia.E em 4 Subdivisões : Zona da Mata , Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia dessa região é baseada na agroindústria de cana de açucar e de cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental, também é uma grande fonte renda desta região, e outra fonte de economia é o turismo, que vem crescendo cada vez mais, junto com a população.
3-Mata dos Cocais caracteriza-se pela enorme quantidade de arvores babaçu essas arvcores podem atingir de 15 a 20 metrosde altura. Localuza-se entre o Maranhão e Tocantins.
Beeeijos Cvonceiçao que Deus te abençoe , e que você continue semdo essa maravilhosa pessoal q és
Maria Luiza 6°a n° 23

Anônimo disse...

Oi Conceição,=)


1- Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões como a Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

3-Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.

4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Parabéns pelo blog Conceição está tudo bem organizado e completo. Beijinhos =D !!

Raissa Kruger-Nº26-6ªC

Anônimo disse...

Olá Conçeição,

1-Ele é dividido em 9 estados(Rio Grande do Norte,Piauí,Ceará,Paraíba,Alagoas,Sergipe,Maranhão,Pernambuco e Bahia) e em 4 sub-regiôes(Agreste,Zona da Mata,Polígono das Secas e Sertão).
2-A agroindústria do açucar e do cacau.
3-O Agreste é uma região úmida e cheia de brejos,seus terrenos férteis são ocupados por minifúndios,onde predominam a cultura da agricultura de subsistência e a da pecuária leiteira,seus produtos abastecem a Zona da Mata.
4-O vídeo mostra que a Caatinga,apesar de parecer um lugar seco e destruído,possui uma grande riqueza,porém a terra é mau usada,com o desmatamento e as queimadas.

Abraços,

Gabriel Eduardo Nº7
6ªB

Unknown disse...

Oi Conceição !


1-A região Nordeste está divida em sub-regiões, tais como: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-As principais fontes de economia do nordeste são: petróleo, turismo e a agroindústria do açúcar e do cacau.

3-Sertão: Principais características - Extensa área de clima semi-árido, em alguns estados o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga.

4-A Caatinga está entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em biodiversidade. Ocupa 10% do território nacional, e se espalha por quase todos os estados do Nordeste e parte no norte de Minas Gerais. É um bioma de solo seco, pedregoso e seus arbustos perdem as folhas nos meses de seca. Nessa região vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e vegetais, 40% delas são apenas encontradas na Caatinga. Nessa região existe muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio. 10% da área da Caatinga estão em processo de desertificação. Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Beijos...
Carolina da Rocha nº05 - 6ªB

Anônimo disse...

Oi conceição,
1-A região nordeste é dividida em sub-regiões Zona da mata,Agreste,Sertão e Poligono das secas.
2-A economia do nordeste é com base do Turismo,a plantação de cacau e o Pólo petroquimico de Camaçari.
3-Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano.O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
4-São os problemas que a caatinga tras para quem moram lá,no caso são as secas,as queimadas ...
Conceição seu blog ta super legal,te adoro!
Manuela Schatt 6ªD Nº18

Anônimo disse...

Irei continuar minha postagem,que não terminei na Informática :

O vídeo retrata a Imagens,características e curiosidade sobre a caatinga brasileira.
A caatinga ocupa 10% do território nacional,e é bem rica em frutos e vegetação .Tem a maior diversidade de animais e vegetação,entre os Semi-áridos Mundiais.Ocupa quase todos os estados Nordestinos e um pouco do norte de Minas Gerais. Nela,vivem mais de 20 milhões de pessoas e existem mais de 1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais.
O mal uso da terra, ameaça este maravilhoso lugar : Desmatamento, Queimadas para preparar o lugar para pastagens.
Mais de 10% do solo da Caatinga está em processo de desertificação,não produzindo mais nada.As pedras,fazem meio que “barreiras” contra a água da chuva em plantações,uma grande aliada do fazendeiros que plantam:Milho,feijão e arroz são uns dos alimentos possíveis de serem plantados na Caatinga.
Terra rica,bonita e fértil,a Caatinga precisa ser preservada !


Daniel Wippel Lemos / nº7 / 6ªD

Anônimo disse...

O vídeo fala sobre a caatinga e suas características. Caatinga: este bioma ocupa 10% do território NACIONAL. Entre as regiões semi-áridas, esta é a mais rica em diversidade de animais e plantas. Ela ocupa quase todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Na região da Caatinga vivem mais de 10 milhões de Brasileiros e mais de 1000 espécies animais e outras 1000 vegetais( como uma exclusividade 40% destas vegetais só são encontradas na Caatinga.)
A maioria dos terrenos, estão sofrendo com constantes queimadas para preparar o solo.10% desta área esta em processos de desertificação, o solo não produz mais nada, porém há projetos para recuperá-las. Uma dessas técnicas é retirar folhas do solo, e jogar nesses ambientes queimados , para colocar vida nesse ambiente que não há.
As pedras do semi-árido que podem não ter utilidade para muitos, são usadas para fazer uma barreira contra escassez da água, e contra os danos da erosão, provocados em muitos terrenos.
A Caatinga precisa ser preservada !
Todos tem que ajudar !
Conceição esta é a postagem do vídeo, que não acabei na última aula.
Hernani Ferreira / nº14 / 6ª D

Anônimo disse...

Augusto 03 6ªD
No jornal fala da beleza e dos problemas da caatinga, ela parece destruída, chove muito pouco, tem muita vida, cheia de animais,quando chove na caatinga fica tudo inundado,é mais rica em plantas e animais, ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os esta dos do nordeste e norte de minas gerais, solo seco pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.

Anônimo disse...

olá Conceição, gostei muito de seu blog.

continue fazendo isso, nos ajuda muito a estudar para a prova.

beijos Mariana Beatriz 6ªA

Anônimo disse...

1- A região Noredeste está subdividida em 4 subregiões que são:o agreste,a zona da mata,sertão eo poligano das secas.

2. As principais fontes econômicas do Nordeste são baseadas no turismos por causa das suas lindas praias e da cana-de-açúcar

3- Eu escolhi o Sertão. È uma área extensa de clima semi-árido, no Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são pedregosos, as poucas chuvas são mal distribuídas e as atividades agrícolas são bem limitadas. A caatinga é comum no sertão e nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, curiosamente chamada de "árvore da providência", por serem todas as suas partes aproveitadas.


4- A Caatinga é uma das mais ricas em plantas e animais.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Luis Henrique Siquela
Serie:6C

Anônimo disse...

Amdreé felipe número :2 6c

1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2- A economia desta região, é basicamente, a produção agrícola, predominando a do arroz, nos vales úmidos do Maranhão.Também outra atividade presente nesta região é a plantação do Cacau, e do açúcar.A fruticultura vem se desenvolvendo costantemente na região, assim como o turismo, que está criando otimas expectativas para o futuro.No sertão a economia se baseia na pecuaria extensiva e no cultivo do algodão

3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

4- O vídeo fala sobre a caatinga ,que é umas das sub-regiões nordetinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Fala também que ela ocupa 10% do território brasileiropois se espalha por quase todo o nordeste. Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a ferrtilidade do solo. É um bioma de solo seco e pedregoso, com muitos cactos e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água esta em proscesso de desertificação.São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

Anônimo disse...

ALÀ CONCEIÇÃO!!!
1-A região Nordeste é dividida em sub-regiões:Agreste,Zona da Mata,Sertão e o Polígono das Secas.
2-A economia da região Nordeste é baseada na agroindústriado açúcar e do cacau,o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental,tanbém é uma grande fonte de renda para essa região,e outra grande fonte de renda é o turismo turismo que vem almentando cada vez mas,e tem demonstrado uma grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste.
3-ZONA DA MATA:
*É a mais povoada,
*O solo é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica e
*Já é praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar.
4-O vídeo fala sobre a Caatinga,que é um das sub-regiões Nordestinas mais ricas em diversidade biológica,com espécies de animais e vegetais cada.Ela ocupa 10% do território Brasileiro,se espalha por quase todo o Nordeste.É um bioma de solo seco,pedregosa e de arbustos que perdem as folhas nos meses de ceca.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva,impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria ogânica e provocando erosão.
beijos Conceição...
Você é uma ótima professora!
Que você tenha força para dar aula para nós mas uns 15 anos..
ALUNA:GABRIELA ROCHA
NÚNERO:9
SÉRIE:SEXTA A...
abração.....

Anônimo disse...

Olá Conceição - Ingrid, n°15 6ªb
1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ?
R: O Nordeste é dividido em sub-regiões agreste,a zona da mata,sertão eo poligano das secas.

2- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?
R: São baseadas na agroindustria do açúcar e o cacau,e o petróleo, que vem cada vez sendo mais explorado.

3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
R: O agreste:
É uma area de transição entre a zona da mata e o sertão semi arido e os terrenos mais ferteis são ocupados por construções de pequeno porte, onde predominam subsistência e a pecuária leiteira.O que é produzido ali abastece toda a Zona da Mata.

4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO :
R: O vídeo tem uma ideia pricipal sobre a caatinga, entre as áreas sem-áridas do mundo é a mais rica, cheia de plantas e animais, esse bioma ocupa 10% do território nacional, nele vivem mais de 2000 milhões de brasileiros. Vimos muito da sua importancia.

Beijos Conceição

Anônimo disse...

daaaaaaaaae Conceição

1-) A região Nordeste é dividida em sub-regiões ,Agreste , Sertão e o poligono das Secas.

2-) A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.
O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.


3-)Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral.
A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

4-)Achei o vídeo muito interessante tanto quanto a mensagem que deixou, no qual a vida na caatinga, apesar de aparentar uma bioma sem vida , e quase destruído, possui grande diversidade nas plantas (flora) e nos animal (no qual a fauna) sendo que 40% da vegetação do caatinga é só encontrada lá. Também observei que os moradores de lá ‘’lutam’’ para preservação de suas terras.

Victor Hugo 6D 28º

Anônimo disse...

Continuação...
4- O vídeo tem uma ideia pricipal sobre a caatinga, entre as áreas semi-áridas do mundo, é a mais rica, cheia de plantas e animais, esse bioma ocupa 10% do território nacional, nele vivem mais de 2000 milhões de brasileiros.
beijos.

Anônimo disse...

Oi Conceição, gostei muito de sua postagem sobre a região Nordeste do nosso Brasil e resolvi responder as perguntas em forma de texto.

A região Nordeste abrange vários estados, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A região Nordeste ocupa cerca de 1.561.177,8 de km2, que corresponde a cerca de 18,26% da área do nosso Brasil. A grande parte de seu território é formado por um extenso planalto.
A região Nordeste é dividida por quatro sub-regiões, em função das variadas características físicas que é apresenta, e elas são: A Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
O sertão semi-árido e a região Amazônica denominam-se Meio-Norte, onde apresenta um clima bem mais úmido e com vegetações exuberantes. A vegetação natural dessa região é a mata dos cocais, onde é fácil encontrar palmeiras babaçu, da onde é tirado o óleo que é utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A maioria da economia local é basicamente só agricultura, onde se encontra as plantações de arroz dos vales úmidos do estado do Maranhão
O petróleo é explorado no litoral, na plataforma continental que é processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari e no estado da Bahia. O setor turístico, tem demonstrado grande potencia de desenvolvimento na região Nordeste e vem crescendo cada vez mais.
A Zona da Mata é bem mais povoada e é a mais concentra a maior numeração de indústrias que é mais urbanizada. A Zona da Mata se estende nos estados do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de 200 km de largura. Essa área atrai vários turistas de outras regiões do Brasil principalmente do exterior. Tem um clima tropical e úmido, com chuvas que são mais freqüentes na época do outono e inverno. O solo é bem fértil e a vegetação natural da a mata atlântica, que já está praticamente substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde do início da colonização do nosso país.
O Agreste é uma área de transição entre a Zona da Mata e o sertão semi-árido. Está sub-região leva os terrenos mais férteis há ocupação para minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Os seus protutos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste.
O Sertão apresenta o clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, que chega ao litoral. O solo desta sub-região é raso e pedregoso, as chuvas escassas e mal distribuídas, as atividades agrícolas sofrem uma grande limitação. A vegetação que é encontrada é típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras (uma vegetação) especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência".
A Mata dos Cocais – Meio Norte tem o rio São Francisco que é o maior rio da região e é a única fonte de água para a população que habita. Neste rio existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino é baseada na pecuária e cultivo de algodão em grande território e com baixa produtividade.
VÍDEO: Biomas do Brasil – Caatinga:
A cada período de chuva o conhecido sertão é o cenário de seca no nordeste que revela a riqueza da vida na caatinga. Dentre as áreas semi-áridas do mundo ela é a mais rica em plantas e animais, ou seja, em diversidade.
Ela ocupa 10% do território nacional. Espalha-se por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. Neste bioma de solo seco e de arbusto que perde as folhas nos meses de seca vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais, e outras 1000 vegetais. 40% delas só encontradas neste local.


Nome: Thawanna F. S. nº 29 / 6ª B

Anônimo disse...

ooi Conceição,so falta numero 4.
4-A Caatinga entre as áreas do semi-árido, ela é a mais rica em diversidade de animas,plantas... Ela ocupa 10% do território nacional, ela se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.O bioma dela é de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Vivem mais de 20 milhões de brasileiros,quase 1000 espécies animais e tem mais de 1000 variedades de plantas, 40% das plantas só se encontra na Caatinga.O desmatamento e as queimadas são para preparar o solo na época de plantio,10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.As pedras são barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Martina pretto 6d n:19
beijos

Anônimo disse...

1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ?
R:Em 9 estados, que são:Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, em quatro sub-regiões que são:a Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.

2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?
R:A economia desta região, é basicamente, a produção agrícola, predominando a do arroz, açúcar, cacau, nos vales úmidos do Maranhão.

3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
R: Agreste e aqui estão as suas características:
O Agreste é uma região úmida cheias de brejos,os terrenos mais férteis são ocupadas por minifúndios.

4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO :
R:A Caatinga é o bioma mais rico em biodiversidade. Ocupa 10% do território nacional, lá vivem 20 milhões de brasileiros. Lá também é encontrado 1.000 espécies de animais e 1.000 espécies de vegetais, sendo que 40% dessas espécies só são encontradas aqui.


Bruno; Sexta série B; número 3

Anônimo disse...

1- COMO ESTÁ DIVIDIDA A REGIÃO NORDESTE ? Está dividida em 4 sub-regiões:
Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES ECONÔMICAS DO NORDESTE ?
O principal é o turismo, que vem crescendo nos últimos anos
e que mostra metas otimistas para o futuro.
3- ESCOLHA UMA VEGETAÇÃO DO NORDESTE E ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Sobre o Agreste: nesta sub-região os terrenos mais férteis são
ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência
e a pecuária leiteira. E que seus produtos abastecem a Zona Da Mata,
a sub-região mais povoada

4-REGISTTRE AS PRINCIPAIS IDEIAS DO VÍDEO :
O vídeo fala sobre a Caatinga que entre as áreas semi-áridas é a mais
rica em plantas, animais e etc. Que lá vivem mais de 20 milhões de
brasileiros, quase 1000 espécies animais e 1000 vegetais. Que lá tem
muito desmatamento e muitas queimadas. É um bioma de solo seco e
pedregoso. Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha em quase
todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Eduarda Hufenüssler, nº01, 6ªA

João Guilherme disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.
Tchau,
João Guilherme Do Nascimento Patrício
6ªC
Nº13

Anônimo disse...

1) Em quatro sub-regiões, Zona da Mata, Agreste, Sertão e o agreste polígono das secas.
2) Instalações de indústrias, a economia se baseia na relação industrial e comercial do açúcar do cacau...
3) Caatinga: (Sertão) É uma região de semi-árido, o chão é seco, e com pedras, com esse solo o difícil é manter as atividades agrícolas “em pé”. As chuvas são raras e mal distribuídas, outro motivo pra dificultar seus trabalhos. No sertão a vegetação mais plantada e mais vista é a caatinga, só nos locais mais úmidos que tem as palmeiras...
4) A caatinga entre as áreas de semi-árido, ela é a que tem mais diversidade de animas, e também é a mais rica em plantas. Ocupada 10% do território nacional ela se espalha por todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. É um bioma com solo seco, e prejudica na plantação... Lá vivem 20 milhões de brasileiros, entre um total de 2000 espécies (ao total) de animas e vegetais 40% delas, só é encontrado lá...

Vera - (30) - 6ªB

Unknown disse...

Olá Conceição!

1-A região nordeste esta dividida em nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe) e quatro sub-regiões (zona da mata, agreste, sertão, Polígono das Secas).

2-As três principais fontes de economia do nordeste são:
A agroindústria do açúcar e do cacau;
O petróleo explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia;
E o turismo trabalhando as lindas paisagens e praias nordestinas, esse setor ver crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

3-Zona da Mata:
É a populosa e com maior número de indústrias, se localiza no estado do Rio Grande do Norte e ao sul do estado da Bahia, se estende pela faixa litorânea e atrai muitos turistas devido a suas belas praias, no Rio Grande do Norte predomina o clima tropical úmido, o solo é fértil e sua vegetação é a mata atlântica (na maioria extinta),essa área é usada para lavoura de cana-de-açúcar.

4-O vídeo fala sobre o bioma da caatinga,um bioma muito bonito mais por causa das secas sua vegetação desaparece deixado somente arbustos sem folhas nos meses de seca,a caatinga é a área mais diversificada em plantas e animais (mais de mil espécies,e 40% são exclusivas)dos semi-áridos de todo o mundo.Ocupa quase todo o nordeste e o norte de Minas Gerais.Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem nessas terras.Mas essa área esta passando por um processo de desertificação e vários recursos estão sendo usados para impedir que isso aconteça.

Beijos
Julia de Noronha n°31 6ªA

Anônimo disse...

1-A região nordeste está dividida em sub-regiões que são:Agreste,Sertão,Zona-da-Mata e o Poliguino das secas.
2-)A economia da região Nordeste é a agroindústria do açúcar e do cacau e também na exploração do petroleo no litoral e na plataforma continental onde é processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia
3-O video quer mostrar que a região nordestina não é pobre,mas sim rica em biodivercidade,aonde vivem 1000 especies vegetais e outras 1000 animais, 40% delas só encontradas ali.
Outra ideia é mostrar que as queimadas e desmatamentos estão tornando o solo infertil,á programas que estão fazendo uma especie de renascimento do solo:
eles pegam todas as folhas e restos animais e vegetais de uma região boa com muita vegetação e jogam no solo "morto" fazendo com que ele volte a ser fertil.

4-O video quer mostrar que a região nordestina não é pobre,mas sim rica em biodivercidade,aonde vivem 1000 especies vegetais e outras 1000 animais, 40% delas só encontradas ali.
Outra ideia é mostrar que as queimadas e desmatamentos estão tornando o solo infertil,á programas que estão fazendo uma especie de renascimento do solo:
eles pegam todas as folhas e restos animais e vegetais de uma região boa com muita vegetação e jogam no solo "morto" fazendo com que ele volte a ser fertil.

Lara Luisa nº16 6ªA

Anônimo disse...

ooi Conceição,
1- Ela esta dividida em 4 sub regiões, que são a Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas (Meio Norte).
2- A economia baseia-se no plantio de cana de açúcar e o cacau, e também o petróleo é explorado, só que mais no litoral. O turismo na região nordeste esta crescendo cada vez mais e tem ótimas perspectivas para o futuro.
3- O Agreste, pois ele é a área de transição da Zona da Mata e o Sertão e nesta região, a pecuária leiteira esta crescendo muito.
4- Fala sobre a caatinga, um lugar que chove muito pouco e esta sendo destruído. Um lugar belo que e que tem muitas riquezas de animais e plantas, como diz o Ricardo Castro

Victor Hugo Graf, 6ªB
Desculpe a demora, eu tinha mandado um, mas quando eu olhei de novo hoje, não
estava!

Anônimo disse...

Olá Conceição...

Estão aqui as minhas respostas:

1- A região Nordeste está dividida entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.


2- A economia dessa região é baseada na agroindústria de cana de açucar e de cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental, também é uma grande fonte renda desta região, e outra fonte de economia é o turismo.

3- O agreste: É uma área de transição entre a zona da mata e o sertão semi arido , os terrenos mais fertéis são ocupados por construções de pequeno porte, onde predominam subsistência e a pecuária leiteira.

4- Gostei muito do vídeo, pois fiz um trabalho de biomas, que o tema era a caatinga, com isso aprendi um pouco mais, como: 10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Beijoos =)

Mariana Caroline nº25 6ªA

Anônimo disse...

Bryan 6ªB Nº4

1-Em sub-regiões.O Srtão,o Agreste,a ZONA DA MATA,e o meio-norte(cocais).
2-A cana-de-açucar,Soja e o Cacau.
3-Agreste.É uma faixa de transição entre o Sertão e a ZONA DA MATA
4-O video fala que com o mal uso da terra desgastou o solo aumentando a desertificação prejudicando a população do semi-árido

Anônimo disse...

Lucas Vieira 6ªA nº19
resppostas:1:em sub-regiões meio norte,sertão,agreste,zona da mata.
2:plantação de cana de açucar, platação de cacau, exploração de petróleo e o turismo.
3:mata dos cocais: Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.
4:obs:na minha casa nao estou conseguindo s=assistir o vídeo vou tentar na biblioteca do colégio e depois eu te mando outra postagem

Anônimo disse...

Oi Conceição!
Aqui estão minhas respostas:

1- A região Nordestina atualmente está dividida em quatro sub-regiões, que tem o nome de Zona da Mata, Sertão, Agreste e Polígono das Secas.
2-A economia dessa região, baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.Outra fonte de economia nessa região é o petróleo, que é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.
3- Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.
4- Achei o vídeo bem interessante, e percebi o quanto a Caatinga pode ter de beleza, ocupação e áreas úteis.Apesar do desmatamento, das queimadas, os moradores não desistem e sempre acham uma maneira, um modo de "recriar" um lugar melhor. Na caatinga, apresenta escassez de chuvas, mas há muita vida. Dentre as áreas semi-áridas do mundo, é a mais rica em plantas e animais em diversidade. Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os estados do Nordeste,entre eles: Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e pelo norte de Minas Gerais. Neste bioma, vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e outras 1000 vegetais. é uma área que é vista como muito pobre, mas na verdade ela tem muita riqueza, é só parar e perceber. Mas essa riqueza é ameaçada pelo mau uso da terra. Já é comprovado que 100% da área da Caatinga do estado, equivalentes a mais de 15 mil km² estão em processo de desedificação.

Adorei o texto e o vídeo, beijos
Nathália Rodi-nº27-6ªB

Anônimo disse...

Conceição,

1.É dividida em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Polígono das Secas.
2.A economia do Nordeste tem como principal renda o turismo , agroindustria da cana-de-açúcar e do Cacau e a exploração do petróleo que acontece no litoral da Bahia no Pólo Petroquímico de camaçari.
3.Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.
4.A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Taissa nº28 6ªB

Anônimo disse...

ooie Ceiça,
aqui vão as respostas
1- A região Nordestina atualmente está dividida em quatro sub-regiões, que tem o nome de Zona da Mata, Sertão, Agreste e Polígono das Secas.

2-A economia dessa região, baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.Outra fonte de economia nessa região é o petróleo, que é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.

3-Escolhi o Agreste, que é a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade. O vídeo também retrata que ela ocupa 10% do território brasileiro e se espalha por quase todo o nordeste. Lá também tem uma grande pobreza, desmatamentos e queimadas. A caatinga está em proceso de desertificação. Eles utilizam bem as pedras para que a água da chuva não cause problemas.

Beijos, Mariana Machado.
Nº 23
6ªB

Anônimo disse...

1:A região nordeste é dividida em 9 estados que são Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí ,Rio Grande do Norte,Sergipe.

2:As principais ecopnomias são o petrólio,plantação,turismo.

3:Caatinga-é uma extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral,sofre muito de escasses de água e tem uma plantação tipica do sertão nordestino.

4:Na caatinga chovem muito pouco,mas a muita vida,quando chove chove bastante mas quando nao chove fica muito tempo sem chove,é uma mata muito rica com frutos bonitos mas uma parte de destruição.
Gustavo Artmann 6ªB nº14

Anônimo disse...

Olá, Conceição

1-A região Nordeste é dividida em nove estados e quatro sub-regiões, que são Zona da Mata, Sertão, Agreste, e Meio-Norte.
2-AS principais fontes econômicas nordestinas são o turismo, a indústria da agricultura com plantações de cacau, e com petróleo na costa litorânea.
3-Agreste, é uma área de transição entre o Sertão e a Zona da Mata. Nele se localiza uma das principais feiras do Nordeste(caruaru), é uma sub-região úmida, com solos férteis em parte de sua extensão.
4-O vídeo retrata o bioma da Caatinga, que tem o solo muito raso e pedregoso, com plantas muito secas. Ela se extende por grande parte do Nordeste, e ocupa 10% do território nacional, e tem muitas queimadas provocadas por moradores
que destroem a mata para deixar pasto para a pecuária.

Guilherme Carboni
Nº11
6ªB

Bruna 6ª B disse...

Oi Conceição....
1-A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono da Secas.
2-As principais fontes industriais do Nordeste são: a agroindústria de açucar e cacau, a exploração do petróleo no litoral e na plataforma continental e ainda o turismo, que vem crescendo cada vez mais, juntamente com a população.
3-O Agreste é a área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. Os terrnos mais férteis dessa sub-região são ocupados por manifúndios, onde se predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado de consumidor do Nordeste- A Zona da Mata.
4-Caatinga:
Entre as áreas semi-áridas do mundo a caatinga é a mais rica em plantas e animais, em diversidade. A Caatinga ocupa 10% do território nacional, e se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo Norte de Minas Gerais. Bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Mais de 20 milhões de brasileiros habitam a Caatinga, quase 1000 espécies de animais e de vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga. Mais de 10% da área da Caatinga está em processo de desertificação, a terra não produz mais nada mais ainda a projetos de recuperação.
Beijos,
Bruna 6ªB N°02

Anônimo disse...

1 a região nordeste esta dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2 as principais fontes de economia são plantações de cacau,exploração de petroleo e o turismo
3 Caatinga- é uma extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão sofre muito de escasses de água e tem uma plantação tipica do sertão nordestino.
4 vimos que a mata mesmo destruida teu sua beleza e tem problemas com chuva as vezes chove muito as vezes fica muito sem chover porem sua terra é fertil.

josé paulo 15 6ºc

Anônimo disse...

Oi Conceição, a resóstas estão aqui:
1-A região nordeste e dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2-As principais fontes econômicas do nordeste apresentadas no texto foram: petróleo, turismo e a agroindústria do açúcar e do cacau.
3-O agreste é uma area de transição entre a zona da mata e o sertão semi arido e os terrenos mai ferteis são ocupados por construções de pequeno porte.O que é produzido ali abastece toda a Zona da Mata.
4-A caatinga entre as áreas sem-áridas do mundo é a mais rica, cheia de plantas e animais, esse bioma ocupa 10% do território nacional, nele vivem mais de 2000 milhões de brasileiros. Na caatinga pode ser encontrado quase 1000 espécies animais além 1000 espécies vegetais, porém tudo isso está em risco, por causa do mal uso dessa terra, além do desmatamento e das queimadas.
Valeu!!!
Nome:Gabriel Martins/Série:6ªB/Nº:08

Anônimo disse...

Lucas Vieira
Nº:19 Série:6ªA
continuação...
Questão 4:4-O vídeo fala sobre a Caatinga,que é um das sub-regiões Nordestinas mais ricas em diversidade biológica,com espécies de animais e vegetais cada.Ela ocupa 10% do território Brasileiro,se espalha por quase todo o Nordeste.É um bioma de solo seco,pedregosa e de arbustos que perdem as folhas nos meses de ceca.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva,impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria ogânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Isabela de Lima Derner nº12 7ºD

1-Maranhão- São Luis, Piauí-Teresina, Ceará-Fortaleza, Rio Grande do Norte- Natal,Paraíba- João Pessoa, Pernambuco- Recife, Alagoas- Maceió, Sergipe- Aracaju e Bahia- Salvador.
2-Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4-O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5-O vídeo fala sobre a caatinga ,que é umas das sub-regiões nordetinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Fala também que ela ocupa 10% do território brasileiro, pois se espalha por quase todo o nordeste. Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a fertilidade do solo. É um bioma de solo seco e pedregoso, com muitos cactos e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água está em processo de desertificação.São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

Beijos Conceição!!!

Anônimo disse...

Lucas de oliveira pontes nº18 7ºD



1-Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste :
Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
e as capitais de sao luis, teresinha, fortaleza, natal, joao pessoa, recife, maceio, aracaju e salvador.

2-Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?ZONA DA MATA AGRESTE.

3-Escreva sobre o rio São Francisco :O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.

4-Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
O trabalho faz uma análise empírica das atividades do turismo na região Nordeste do
Brasil focada em dois objetivos principais.Qualquer estudo a respeito das atividades do turismo se defronta com duas
dificuldades fundamentais: a definição rigorosa das atividades exclusivas deste
segmento de atividade e a mensuração, qualquer que seja a dimensão explorada.

5-Registre as principais informações do vídeo :
Os lugares mais bonitos da região nordeste, as caatingas as arvores entre outras coisas, os rios e afluentes que mostram no video, vi tambem que Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca

Anônimo disse...

Oi, professora
1- A região Nordeste inclui 9 estados e capitais; Maranhão, Sâo Luís; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracajú; Bahia, Salvador.
2- A região Nordeste, devido ao clima, é dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4- O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5- O vídeo fala sobre a Caatinga, que ocupa todo o Nordeste do Brasil e o norte de Minas Gerais. Tem o clima semi-árido e chove muito pouco. Existem poucas áreas férteis e a vegetção sofre com as constantes queimadas. O solo não absorve a água facilmente, oque provoca erosão e carrega os poucos nutrientes contidos na terra para longe. O vídeo também mostra uma técnica para evitar o escorrimento da água, que utiliza as pedra do solo para a construção de pequenas barreiras, que evitam que a água escorra.

Anônimo disse...

Oi, professora
1- Os estados e capitais do Nordeste são: Maranhão, São Luís; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracajú; Bahia, Salvador.
2- Devido ao clima, a região Nordeste é dividida em 4 sub-regiões, que são: Zona da Mata (litoral), Agreste, Sertão (polígono das secas) e Meio-norte.
3- O rio São Francisco é o maior da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, no estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4- O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5- O vídeo fala sobre a Caatinga, que se locliza em toda a região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Tem um solo seco com grande quantidade de pedras e tem o clima semi-árido. A vegetação sofre grandes problemas com as constantes queimadas e com a erosão, que ocorre pois o solo não consegue absorver facilmente a água, que escorre e provoca a erosão e que também carrega consigo os poucos nutrientes contidos no solo. O vídeo nos mostra também uma solução para evitar que a água escorra, que utiliza as pedras presentes no solo para constuir pequenas barreiras, que evitam que a água escorra, causando a erosão e carregando consigo os nutrientes.
Aluno: Mateus Spiess, Número: 24,7º ano D.

Anônimo disse...

Oieeeeee Conceição,

1- A região do nordeste é constituída por nove estados e suas capitais são Maranhão - São Luís, Piauí-teresina, Ceará- Fortaleza, Rio Grande do Norte-Natal, Bahia- Salvador, Alagoas-Maceió, Paraíba- João Pessoa, Sergipe-Aracaju.
2- A região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões: Zona da Mata (litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.
3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4- A importância do turismo na região nordeste é direcionada principalmente pela Zona da Mata, pois os turistas de outras regiões do Brasil e do exterior são atraídos por suas belas praias, que tem um ótimo rendimento econômico.
5- Dentre as áreas semi Áridas do mundo é a mais rica em plantas e diversidade, a caatinga, 1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais, 40% só encontrada na caatinga. Ela ocupa 10% do território brasileiro e 10% virará desertos (pois essa terra não produz mais nada), a caatinga sofre queimadas e desmatamentos que costumam ser feitas para prepara o solo. Mas tem programas para a reaproveitação solo.
Beijinhos...
Manuella n°20 7°A

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Com este vídeo pude perceber que o solo e seco e pedregoso.

1- Os estados da região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte e Sergipe e as capitais são: Maceió, Salvador, São Luis, João Pessoa, Teresina, Recife, Natal e Aracaju.
2- As sub-divisões da região Nordeste são: Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão( Polígono das Secas) e o Meio-Norte.
3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens,nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4- O turismo e uma das atividades econômicas que mais cresce nesta região, devido a beleza natural.Apesar de ser uma região pobre o turismo favorece o crescimento econômico com a criação de empregos.
5- O vídeo traz informações sobre a caatinga, as áreas semi-áridas do mundo e a mais rica em plantas e animais em diversidades.
Ela ocupa 10% do território nacional e se espalha por todo Nordeste e norte de Minas Gerais.
Este bioma e de solo seco, pedregoso e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca, la habitam mais de 20 milhões, quase 1000 especies animais e vegetais.

Vinicius de Paula Silveira. Numero: 31. 7 ano D

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel nº20 7ºD

1. Alagoas: Maceió
Bahia: Salvador
Ceará: Fortaleza
Maranhão: São Luis do Maranhão Paraíba: João Pessoa
Pernambuco: Recife
Piauí: Teresina
Rio Grande do Norte: Natal
Sergipe: Aracaju

2.Sertão ou Sertão Nordestino
Agreste
Zona da Mata ou Litoral
Meio-Norte

3.O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho...

4.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5.A cada chuva, a seca revela a beleza e vida da Caatinga;
A Caatinga ocupa 10% do territorio nacional, espalhada pelo norte de MInas Gerais e ocupa quase toda região nordeste;
Queimadas são feitas para preparar a terra no inverno;
As mesmas rochas que deixam o solo das Caatingas rasos e sem capacidade de absorver a agua das chuvas, podem ser usadas como solução para acumular a água e evitar a degradação das áreas de plantio: Barreiras...

Beijinhs ;*

Anônimo disse...

Oi Conceição.

1-Maranhão-São Luis, Piauí-Teresina, Ceará-Fortaleza, Rio Grande do Norte-Natal, Paraíba-João Pessoa, Pernambuco-Recife, Alagoas-Maceió, Sergipe-Aracaju e Bahia-Salvador
2-Zona da Mata, Agreste, Sertão, Meio-Norte.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4-O turismo é uma fonte de economia que vem crescendo cada vez mais, junto com a população.
5-A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Oi Conceição

1-Alagoas-Maceió, Bahia-Salvador, Ceará-Fortaleza,Maranhão-São Luis, Paraíba-João Pessoa, Pernambuco-Recife ,Piauí-Teresina, Rio Grande do Norte-Natal e Sergipe-Aracaju.

2-Zona da Mata, Agreste, Sertão, Meio-Norte.

3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4-O turismo é uma fonte de economia, que vem crescendo cada vez mais, junto com a população.

5-A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Aluno:Jule Luiz Raison Nº:13 Ano:7ºD

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Wesz Nº: 13 Ano: 7ºC

1) Alagoas, capital Maceió.
Bahia, capital Salvador.
Ceará, capital Fortaleza.
Maranhão, capital São Luís.
Paraíba, capital João Pessoa.
Pernambuco, capital Recife.
Piauí, capital Teresina.
Rio Grande do Norte, capital Natal.
Sergipe, capital Aracajú.

2) As sub-regiões do Nordeste são: Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão e Meio Norte.

3) O Rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte constante de água a população que vive em suas margens. Ao longo dele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.

4) Ele é importante porque é uma das principais fontes de renda da região Nordeste, e vem crescendo ao longo dos anos, principalmente onde a praias e lugares históricos ou belos.

5) O vídeo mostra que o semi-árido nordestino é o mais rico do mundo em fauna e flora. Também mostra que se pode recuperar o solo "perdido" colocando folhas em valas para trazer de volta os nutrientes do solo perdidos durante a época das cheias, onde o solo o solo pedregoso impossibilita a absorção da água pelo solo, então a água tira os nutrientes do solo por um processo que é chamado de erosão.

Isadora disse...

Oi Conceição!

1- Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste :
Maranhão - São Luís; Piauí - Teresina; Fortaleza - Ceará; Rio Grande do Norte - Natal; Paraíba - João Pessoa; Pernambuco - Recife; Alagoas - Maceió; Sergipe - Aracaju; Bahia - Salvador.

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte. A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão. Na década de 80, no entanto, teve início o processo de industrialização da área, com a instalação de indústrias que constituem extensões dos projetos minerais da Amazônia. A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau. Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país. Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste – A Zona da Mata.
Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

3-Escreva sobre o rio São Francisco :
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5- Registre as principais informações do vídeo :
Na Caatinga, apesar de pouca chuva, há muita vida e diversidade. Ocupa 10% do território nacional. O solo é seco, pedregoso e os arbustos perdem as folhas na temporada de seca. 40% da vegetação é única e só é encontrada nesse bioma. Essas riquezas estão se tornando finitas, devido ao mal uso do solo. No Ceará, 10% da Caatinga está em processo de desertificação. As pedras ajudam a conter a água das chuvas. A terra da região, que muita gente julga imprestável, sustenta milhares de famílias que dependem dela para sobrevivência.

Parabéns pelo seu blog!
Beijos,
Isadora, No18 – 7oC.

Anônimo disse...

Angela Jung 03 7ºC

5- Registre as principais informações do vídeo :Maramhão:São Luiz Piauí:Terezina Ceará:Fortaleza
Rio Grande do Norte:Natal Paraíba:João Pessoa Pernambuco:Recife Alagoas:Maceió Sergipe:Aracaju Bahia:Salvador.


2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
Sertão(semi-árido) Meio Norte(mata dos cocais)
Agreste(área de transição) Zona da mata(litoral)


3-Escreva sobre o rio São Francisco :
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Sua nascente está localizada no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra (estado de Minas Gerais). O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe eAlagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico e é conhecido popularmente por “Velho Chico


4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
O grande número de cidades litorâneas com belas praias, contribui para o desenvolvimento do turismo. Muitos estados investem na construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo. Esse crescimento, no entanto, favorece a especulação imobiliária, que em muitos casos ameaçam a preservação de importantes ecossistemas.A cultura nordestina, é um atrativo à parte para o turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares preservados. As rendas de bilros e a cerâmica, são as formas mais tradicionais de artesanato da região. As festas juninas em Caruarú (PE) e Campina Grande (PB), são as mais populares do país. O nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histório do Pelourinho, em Salvador (BA)


5- Registre as principais informações do vídeo :
Dentre as áreas semi-áridas do mundo,é a mais rica em plantas e animais,e ocupa 10% do território brasileiro;espalhada toda a região nordeste,localiza-se no Maranhão,Piauí,Ceará,Pernambuco,Rio Grande do Norte,Pernambuco,Alagoas,Sergipe,Bahia e norte de Minas Gerais.
É um bioma de solo ceco,pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de ceca.Lá vivem aproximadamende 20 milhões de habitantes,mil espécies de animais e outros mil vegetais,sendo que,40% delas,só encontradas aqui.

Malu Corrêa disse...

Ola Conceição,
1• Os estados do Nordeste são Alagoas,Sergipe, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba,Pernambuco ,Piauí e Rio Grande do Norte.

2• Encontra-se dividida em quatro sub-regiões, que são:
• Zona de Mata (litoral)
• Agreste
• Sertão ( Polígono das Secas)
• Meio Norte

3• é o maior rio da região e também é a unica fonte perene de água para a população e vive em suas margem.Neste rio existe varias usinas hidrelétricas e represas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, na Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4• Quando se tem mais turistas, as indústrias vendem mais, e quanto mais as pessoas vão pra lá, mais eles ganham, e maiores eles ficam. E tem grande potencial de desenvolvimento no Nordeste,que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5• entre as áreas semeadas do mundo, a Caatinga é a que é a mais rica em plantas e animais em diversidade. Tem mais de 1000 especies animais, e mais 1000 em vegetais. Ela ocupa 10%da área nacional. Se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais. Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros.Lá o grau de desmatamento é alto e as queimadas para ajeitar o solo na época de plantio também é grande. As pedras são usadas como barreiras para segurar a água da chuva, e isso impede que ela caia no terreno, levando embora matéria orgânica e isso acaba provocando erosão. O bioma é de solo seco, com muitas pedras e arbustos que perdem folhas nos meses de seca.

Um beijo,
Maria Luísa Magalhães Corrêa
Nº22 / 7º ano D

Anônimo disse...

Nome: Ana Letícia Nº:3 Série: 7B

Oi Conceição, aqui estão as respostas!

1-
Maranhão - São Luís
Piauí - Teresina
Ceará - Fortaleza
Rio Grande do Norte - Natal
Paraíba - João Pessoa
Alagoas - Maceió
Pernambuco - Recife
Sergipe - Aracaju
Bahia - Salvador

2- Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte. A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.

3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro. Além disso aumenta a economia da região.

5- O vídeo fala sobre o bioma da caatinga. No nordeste não chove muito mas na caatinga há muita riqueza. 10% da caatinga não produz mais nada, pelo mal uso do solo. Quando chove a água leva todos os nutrientes do solo, então o solo fica pobre. Mas, existem alternativas, como construir barreiras. Foi isso que entendi!

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº:21 7ºB


1-Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador

2-A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.

O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria.

O sertão é uma extensa área de clima semiárido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga.

O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semiárido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

3-O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Sua nascente está localizada no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra (estado de Minas Gerais) a aproximadamente 1200 metros de altitude. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico.À medida que o São Francisco penetra na zona sertaneja semi-árida, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade e dos afluentes temporários da margem direita, tem seu volume d'água diminuído, mas mantém-se perene.

4-Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.

5-A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-7ºC-Nº:05

Olá Conceição!

1. Estados e capitais do Nordeste: Maranhão-São Luís;Piauí-Teresina;Bahia-Salvador;Ceará-Fortaleza;Pernambuco-Recife;Alagoas-Maceió;Paraíba-João Pessoa;Rio Grande do Norte-Natal;Segipe-Aracaju.

2. Devido ao clima, as sub-regiões do Nordeste são: Sertão semi-árido, Agreste, Zona da Mata e o Meio-Norte.

3. O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. É um rio muito importante para a região, tanto para a população, quanto para o desenvolvimento econômico da região do Nordeste.

4. O setor de turismo tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste e vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro. Destacando-se nessa área, que permite o crescimento econômico da região, aparece a Zona da Mata, pois é um local que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido às suas belas praias.

5. O vídeo nos fala sobre a caatinga, presente em quase todos os estados do Nordeste e também no Norte Minas Gerais, ocupando dez por cento do território brasileiro.
A cada período de chuvas o conhecido cenário das secas no Nordeste revela riquezas da vida na caatinga. Dentre as áreas semi-áridas do planeta, a caatinga é a mais rica em diversidade de plantas e animais. No solo seco e pedregoso da caatinga, vivem mais de vinte milhões de brasileiros, quase mil espécies animais e outras mil vegetais e quarenta por cento dessas espécies só são encontradas lá. Essa área tem muita riqueza, apesar de ser vista como muito pobre. Essa riqueza é ameaçada pelo mau uso da terra, acontecendo queimadas e desmatamento que são feitos para preparar o solo em época de plantio. Mais de quinze mil quilômetros quadrados na área somente no Estado do Ceará estão em processo de desertificação e, consequentemente, a terra não produz mais nada. Mas existem projetos para tentar resgatá-lo. Medidas simples, como a aplicação de barreiras para reter a água da chuva. Isso impede que ela escorra pelo terreno e leve matéria orgânica, causando erosão. É possível produzir arroz, feijão e milho, entre outros produtos. Com simples atitudes é possível evitar a degradação do solo e o desmatamento da área, tão importante para milhões de pessoas, que tiram o seu sustento dali.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Alessandra Malizia - n° 01 - 7° ano C

1- Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Capitais: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Terezina e São Luis, respectivamente.

2- Zona da Mata(litoral), Agreste (Zona da Mata), Sertão (Polígono das Secas)e o Meio Norte (mata dos cocais).

3- Pois localizando-se no Meio-Norte, o rio São Francisco é o maior da região, e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- Pois o setor de turismo tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região, e vem crescendo consideravelmente, apresentando perspectivas otimistas para o futuro.

5- Dentre as áreas semi-áridas do mundo é a mais rica em biodiversidade(plantas e animais), ocupando 10% do território nacional, e abrangendo todos os estados do Nordeste e o Norte de Minas Gerais.Possui solo seco e pedregoso. Neste vivem quase mil espécies animais e outras mil vegetais, 40% destas só se encontram lá. Toda esta riqueza está ameaçada pelo mau uso da terra, como o desmatamento e as queimadas. Foi comprovado que 10% da área da caatinga no estado esta em processo de desertificação. As rochas presentes no solo podem ser utilizadas como barreiras para reter a água da chuva, impedindo-a de escorrer pelo terreno levando embora a matéria orgânica e evitando a erosão.

Anônimo disse...

Giordano nª:14 série 7ªANO C

1-Alagoas-Maceió, Maranhão-São Luís, Bahia-Salvador, Paraíba-João Pessoa, Pernambuco-Recife, Piauí-Teresina, Rio Grande do Norte-Natal, Sergipe-Aracaju e Ceará-Fortaleza.

2-Zona da Mata, Agreste, Sertão(Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3-Chamado de Velho Chico.É um rio inteiramente nacional. sua nascente está localizada na Serra da Canastra Minas Gerais. Ele atravessa o estado da Bahia e faz divisa com Pernambuco.Constitui divisa natural entre os estados de Sergipe e Alagoas. Tem cinco usinas hidroelétricas. É o único rio que corre sentido sul,norte.Seu potencial hídrico é enorme. Abastece cidades , irrigação, geração de energia, turismo e transportes de pessoas e cargas. Hoje ele está sofrendo com a poluição e assoreamento, e desmatamento de suas margens. Atualmente o governo Federal está fazendo uma obra de transposição para levar água ás regiões nordestinas que sofrem com a falta desta.
4-por não ser uma região que tem igual distribuição de indústrias,mas se destaca por suas belezas naturais , o turismo gera empregos onde há desigualdades e assim diminui as diferenças regionais.
5-Infelizmente não foi possível executar o vídeo, mesmo tentando várias vezes

Isabela disse...

Oii Conceição,

1-Maranhão- São Luís
Piauí-Teresina
Ceará -Fortaleza
Rio Grande do Norte-Natal
Paraíba-João Pessoa
Alagoas -Maceió
Pernambuco-Recife
Sergipe-Aracaju
Bahia-Salvador

2-Podemos dizer que a região nordeste é dividida em quatro Sub-regiões: meio-norte,zona da mata,agreste e sertão.

3- O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d´água do Brasil, a sua nascente fica na cidade de São Roque de Minas (Minas Gerais), porém podemos afirmar que a exploração se limitava ao litoral, principalmente por causa dos indígenas.

4- A importância do turismo no Nordeste é que leva geração de empregos e a evolução da cidade.

5- O video fala sobre a Caatinga uma das sub-regiões do Nordeste,onde há muitas espécies de animais e plantas.Porém há muito desmatamento e queimadas onde atrapalha a fertilidade do solo deixando o seco e pedregoso.Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água esta em proscesso de desertificação.São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

Beijinhos: Isabela Casas 7ºA -nº13

Leonardo C. Westfal - 7B disse...

Oi Conceição, achei a reportagem muito interessante e aprendi um pouco mais sobre a Caatinga e a Região Nordeste.
1- Os estados e as capitais da Região Noordeste são:
Alagoas - Maceió
Bahia - Salvador
Ceará - Fortaleza
Maranhão - São Luis
Paraíba - João Pessoa
Pernambuco - Recife
Piauí - Terezina
Rio Grande do Norte - Natal
Sergipe - Aracajú
2- As sub-regiões do Nordeste são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas
3- O Rio São Francisco é o maior rio da região Nordeste, muito importante para a economia dos estados do Nordeste e nele encontramos a usina hidroelétrica de Sobradinho em Juazeiro.
4- A economia do Nordeste depende muito do turismo. Suas belas praias e seu clima com pouca chuva e muito calor que atraem turistas do mundo inteiro.
5- O vídeo nos fala das belezas e problemas das caatingas. As caatingas ocupam 10% do território nacional e se espalham por quase todo o teritório do Nordeste e Minas Gerais. Entre as áreas semi-áridas é a mais rica em plantas, animais e di versidade, mais que sofrem as consequencias do desmatamento e as queimadas e que precisam de um projeto para proteger a região.

Leonardo Coelho Westfal
Nº19 7ºB

Anônimo disse...

ROBSON ANTONIO VIEIRA
Nº29
7ºANO A
OI CONCEIÇÃO

1)Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador

2) região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões:
Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3)O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Sua nascente está localizada no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra (estado de Minas Gerais) a aproximadamente 1200 metros de altitude. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.


4)O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

5)A caatinga ocupa 10% do teritorio nacional e se espalha por quase todos os estados do nordeste ,nesses estados viven mais de 20 milhões de brasileiros e mais de 1000 epécies de animais, e outras 1000 vegetal,40% delas so encontradas na caatinga.

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
1-Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador
2-As sub-regiões do nordeste são:Sub-regiões do Nordeste: Meio norte,
Sertão, Agreste e Zona da Mata.

O nordeste é dividido em sub-regiões denominadas de zona da mata (compreende as áreas litorâneas de clima tropical úmido com grande quantidade de chuvas e a vegetação é típica de mata atlântica), o agreste (compreende as áreas que se localizam ao oeste da região nordeste, possui clima semi-árido, os índices pluviométricos é baixo, a vegetação que se apresenta é a caatinga), o sertão (corresponde a uma área de transição entre a zona da mata e o agreste, nesses locais a quantidade de chuvas diminui, o clima é mais seco e a vegetação varia entre caatinga e cerrado) e o meio norte (representa uma área de clima equatorial, com elevados índices de chuvas e a vegetação é de floresta amazônica)
3-O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Sua nascente está localizada no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra (estado de Minas Gerais) a aproximadamente 1200 metros de altitude. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.
4-Entre outras estimativas, as evidências encontradas indicam que as atividades do turismo no Nordeste são responsáveis por cerca de 6,4% da renda do trabalho total e por cerca 5,8% das ocupações. Adicionalmente, mostrou-se que, em termos de renda do trabalho per capita, e ao contrário do verificado para a indústria e demais serviços, as atividades do turismo apresentam-se mais distribuídas em direção aos estados mais pobres do país que a tendência observada para a renda do trabalho total per capita, tendo tais atividades contribuído com cerca de 8% da queda do Índice de Gini para a distribuição da renda do trabalho per capita entre os estados brasileiros.
Beijos Luiz Fernando Lima 7B 23

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
1-Maranhão capital São Luis; Piauí capital Teresina; Ceará capital Fortaleza; Rio Grande do Norte capital Natal; Paraíba capital João Pessoa; Pernambuco capital Recife; Alagoas capital Maceió; Sergipe capital Aracaju; Bahia capital Salvador.
2-Zona da Mata(litoral);
Agreste;
Sertão(Polígono das Secas);
Meio Norte.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região Nordeste e a única fonte de água potável. Nele existem várias represas e usinas hidrelétrica, como a de Sobradinho que fica em Juazeiro, na Bahia e a de Paulo Afonso que fica entre Bahia e Pernambuco.
4-Pelas suas lindas praias, pelo clima tropical e porque no verão chove muito pouco.
5-O vídeo diz sobre a Caatinga, região de seca mas com muita vida. Área semi-árida mas rica em animais e vegetais. Bioma de solo pedregoso. Riqueza ameaçada pelo mal uso da terra, devido ao desmatamento e queimadas.
10% da Caatinga está em processo de desertificação, terra que não produz mais nada. As rochas existentes no solo podem ser usadas como ajuda na seca, pois retém a água da chuva. Se deixar a terra "nua", sem plantação, ela vai se acabar. As estradas tem solo seco e pedregoso e os arbustos perdem as folhas muito rápidos.
Beijinhos ^-^
Até a aula
Amanda n°:01 7°A

Anônimo disse...

Respostas:
1-A região Nordeste é ocupada por nove estados:Maranhão,Piauí,Ceará,Bahia,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
2-A região Nordeste é dividida em sub-regiões:Zona da Mata,Agreste,Sertão e Litoral.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4-A importância é que o turismo tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5-O vídeo fala sobre as belezas e problemas da Caatinga que entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.
Beijinhos !
Luiza R. C. 7ºB nº24

Anônimo disse...

Luís Augusto Dacol de A. Nº22 7ºB

1-Maranhão-São LuísPiauí-Teresina ,Ceará-FortalezaRio Grande do Norte-Natal,Paraíba-JoãoPessoa ,Alagoas-Maceió,Pernambuco-Recife,Sergipe-Aracaju,Bahia-Salvador.
2-Zona da Mata(litoral),Agreste, Sertão(Polígono das Secas)e o Meio Norte.
3- Ele oterceiro maior rio do Brasil e cruza cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).
4-O turismo tem grande potencialidade de desenvolvimentovem crescendo consideravelmente nos últimos anos. E apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5-Que a caatinga e um lugar muito seca e com vegetação rasteira.mas ela tem quase1000 espécies animais e 1000 vegetais.

Anônimo disse...

Júlia-nº16-7ºA
Oi !!
1-Tem como estados Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba,Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.E Capitais São Luís-MA,Teresina-PI, Fortaleza-CE, Natal-RN, João Pessoa-PB, Recife-PE, Maceió- AL, Aracaju-SE e Salvador-BA
2-As Regiões são a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio Norte.

3- O Rio São Francisco é o maior rio da região nordeste e única fonte de água para as populações que habitam as suas margens, nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4-A Zona da Mata é uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.Além do mais o setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5- A Caatinga ocupa quase 10% do território estando localizada em quase todo o nordeste e ainda no norte de Minas Gerais nele vivem mais de 20 milhões de Brasileiros,
1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais, sendo 40% delas só encontradas nesta região.Uma área vista como muito pobre mas que na verdade é muito rica, tendo sua riqueza ameaçada pelo mau uso da terra vítimas de desmatamento e queimadas praticadas para preparar o solo.Em torno de 10% da área da Caatinga no Ceará está em processo de desertificação, mas existem algumas medidas para recupera-la.
Beijinhos !!
Júlia-nº16-7ºA

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti 05 7B
Olá Conceição
1-Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvado
2-A região Nordeste esta dividida em 4 sub-regiões que sao:Zona da mata,Agreste, Sertão e o polígono da secas.
3-O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul e é uma das principais fontes de economia do nordeste.
4-O turismo para o nordeste ajuda muito a economia da região.
5-O vido trás muitas informações sobre a caatinga como:que ela é a área seme-areda mais rica no solo e na sua diversidade de espesses de animais,solo seco,riqueza ameaçada pelas queimadas e outras informações.
bjsss

Anônimo disse...

Henrique Pezzini N17° 7°B
1-Maranhão:São Luís
Piaui:Teresina
Ceará:Fortaleza
Bahia:Salvador
Rio grande do norte:Natal
Paraíba:João Pessoa
Pernambuco:Recife
Alagoas:Maceió
Sergipe:Aracaju

2-As sub-regiões do nordeste são Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte

3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte sempre verde de água para as populações que moram nas suas margens. Ele contem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso,na fronteira de Bahia e pernambuco

4-A importância do turismo vem pelo meio da economia, onde quando a economia aumenta o estado aumenta.

5-Desculpe Conceição mas o vídeo não está carregando

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora
nome:Carlos Eduardo Reis Bento
nº:8 série:7ºano B

Patrick Camilo dos Santos. disse...

Nº 24 7ºA

1- Maranhão(São Luis), Piauí(Teresina), Ceará(fortaleza), Rio Grande do Norte(Natal), Paraíba(João Pessoa), Pernambuco(Recife), Alagoas(Maceió), Sergipe(Aracaju) e Bahia(Salvodor).

2- Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte de água para as populações que moram nas suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas.

4- Crescimento econômico, potencial e as perspectivas para o futuro.

5- Não consegui assirtir ao vídeo, esperei uma hora e não havia carregado.

Abraço Conceição.

Anônimo disse...

Artur Cardoso Nº: 06 7ºano C

1.
Maranhão -- São Luís
Piauí -- Teresina
Ceará -- Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador

2.
As sub – regiões são: Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3.
O rio são Francisco é muito importante para o nordeste pois é praticamente o único rio que pode sustentar os habitantes desta região, nele também há algumas usinas hidrelétricas.

4.
Pois como o turismo vem crescendo nos últimos anos vai ter ótimos resultados para o futuro.

5
A Caatinga se localiza nos estados do nordeste e no norte de Minas Gerais.
O vídeo mostra que a Caatinga é uma região muito rica e ao mesmo tempo, com um solo pobre, seco e com falta de água e por isso os agricultores passam trabalho e muita dificuldade. Alguns deles usam rochas e pedras para evitar que tenha riscos de erosão.
Também, se tem uma parte que está precisando de vida ou seja, de plantas, e retirarmos um pouco da parte que tem bastante pode se recriar vida no lugar que estava precisando. E foi isso que aprendi sobre o vídeo!

Abraços conceição. =D

Anônimo disse...

Nome: Eduarda 7ªano B nº11
1-Alagoas Maceio-Bahia Salvador -Ceara Fortaleza-Maranhao Sao luiz- Paraiba- Joao pessoa-Pernambuco Recife- Piaui Teresena- RGN Natal-
Sergipe Aracaju
2-Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.
3-Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4-O turismo é uma grande fonte de Renda do nordeste.
5- A caatinga é uma das mas ricas em animais e vejetais existe muitas chuvas, ela fica 10% da regiao nordeste.Ela fica em quase todos os estados.

ARTHUR Nº04 7ºC disse...

Nome: Arthur Bruno Nº: 04 Ano: 7°C

1.) Os nomes dos Estados e respectivas capitais da região Nordeste são:
Alagoas - Maceió.
Bahia - Salvador.
Ceará - Fortaleza.
Maranhão - São Luís.
Paraíba - João Pessoa.
Pernambuco - Recife.
Piauí - Teresina.
Rio Grande do Norte - Natal.
Sergipe - Aracaju.

2.) As sub-regiões do Nordeste devido ao clima são: A Zona da Mata (no litoral), o Agreste, o Sertão (Polígono das secas) e o Meio Norte.

3.) O rio São Francisco é o maior rio da região Nordeste e a única fonte constante de água para as populações que habitam as suas margens, mesmo no período de seca. No rio São Francisco existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, no estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4.) O turismo na região Nordeste é importante para o seu desenvolvimento. Principalmente na sub-região da Zona da Mata (que se estende do estado do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia ,em uma faixa litorânea de até 200 km de largura), que atrai turismo do Brasil e do exterior devido a suas belas praias.

5.) Não consegui ver o vídeo.

Anônimo disse...

José Victor N°19
7°C

Respostas:

Questão 1- Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste : Ela inclui os estados do Alagoas/capital: Maceió, Bahia/Salvador
Ceará/Fortaleza
Maranhão/São Luis
Paraíba/João Pessoa
Pernambuco/Recife
Piauí/Teresina
Rio Grande do Norte/Natal
Sergipe/Aracaju

Questão 2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

Questão 3-Escreva sobre o rio São Francisco :O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.Nele se instalaram varias represas e usinas hidreletricas. Ele é um rio muito importante parao abastecimento dessa região.

Questão 4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
Com o turismo a região nordeste consegue um bom desenvolvimento e uma grande potencialidade. O turismo também faz com que o nordeste ganhe reconhecimento e tenha um avanço na economia local.

5- Registre as principais informações do vídeo :Caatinga: Entre as áreas semiáridas do mundo é a mais rica em plantas,animais e diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional e se espalha por quase todos os estados do nordeste.Lá vivem mais de 20 milhoes de brasileiros,quase 1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais e 40 por cento delas só se encontram aqui. 10 porcento da area da caatinga no estado está em processo de desertificação, mesmo a terra não produzindo mais nada há projetos para recupera-la. As pedras são feitas barreiras e isso empede a agua da chuva escorra pelo terreno e leve embora matéria organica provocando erosão.

Anônimo disse...

Guilherme A. Crispim, 7º C, nº 15

1-Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste :
Bahia – Salvador
Sergipe – Aracajú
Alagoas – Maceió
Pernambuco – Recife
Paraíba – João Pessoa
Rio Grande do Norte – Natal
Ceará – Fortaleza
Piauí – Teresina
Maranhão – São Luís

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

3-Escreva sobre o rio São Francisco
O rio São Francisco é o maior rio da região nordeste e única fonte de água para as populações da região. No rio São Francisco existem represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
O turismo é importante para a economia da região Nordeste, pois chegam à região turista vindos do resto do Brasil e do exterior. A sub-região da Zona da Mata atrai muitos turistas devido suas belas praias.

5- Registre as principais informações do vídeo :
O vídeo fala sobre a caatinga, dizendo que é uma região muito rica em plantas, animais e diversidade. Ocupa 10% do território da região Nordeste, porém as queimadas e o mau uso da terra estão transformando alguns locais em deserto. As rochas estão sendo utilizadas pelos moradores para acumular água e manter a vida da caatinga.

Anônimo disse...

Letícia O-Nº21-7ºC.

1-Maranhão: São Luís
Piauí: Teresina
Ceará: Fortaleza
Rio Grande do Norte: Natal
Paraíba: João Pessoa
Pernambuco: Recife
Alagoas: Maceió
Sergipe: Aracaju
Bahia: Salvador

2-Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4-O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.A Zona da Mata é uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.

5-O vídeo fala sobre a Caatinga.
Diz que a cada período de chuva, o conhecido cenário de seca da região Nordeste, revela a riqueza da vida na Caatinga.Entre as áreas semi áridas do mundo, é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.A Caatinga ocupa 10% do território nacional.Se espalha por quase todos os estados do Nordeste, e pelo norte de Minas Gerais.Na Caatiga vivem mais de 20 milhões de brasileiros.Quase mil espécies animais e outras mil vegetais.É uma área que é vista como muito pobre, mas que na verdade possui muita riqueza. Riqueza esta, que está ameaçada pelo mal uso da terra.Costumam ser provocados desmatamentos e feitas queimadas para preparar o solo em época de plantio.A fundação cearenese de recursos hídricos comprovou, por imagens de satélites que 10% da área da Caatinga no estado, equivalente a mais de 15 mil quilômetros quadrados, estão em processo de desertificação, a terra não produz mais nada, mas ha projetos de recuperála.Lá, coom as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva. Isso impede que ela escorra pelo tereno, levando embora matéria orgânica, e provocando erosão.

Anônimo disse...

Nome: Edilio Bittencourt Júnior nº9
Série:7ºC
1)estados:Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe.
Capitais:estado da Bahia é Salvador
estado de Pernambuco é Recife
estado de Ceará é Fortaleza
2)CATINGA,AGRESTE e ZONA DA MATA
3)O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva.
4)O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5)O vídeo fala sobre a Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a ferrtilidade do solo.

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos.
Nº11. 7º ano A.

1-Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste:

Região Nordeste: Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?

Zona da Mata (litoral), Agreste, Sertão (Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3-Escreva sobre o rio São Francisco:


O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia.


4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste?

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5- Registre as principais informações do vídeo:

* A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.

*É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.

*Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.

*Lá existe muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.

*Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Anônimo disse...

Daniel - n.8 - 7 ano A

1- Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba, Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2- Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5- O vídeo fala sobre a caatinga, que é umas das sub-regiões nordestinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Fala também que ela ocupa 10% do território brasileiro, pois se espalha por quase todo o nordeste. Lá há muito desmatamento e queimadas, o que atrapalha a fertilidade do solo. É um bioma de solo seco e pedregoso, com muitos cactos e arbustos que perdem as folhas nos meses de seca. Lá existem mais de 20 milhões de brasileiros e 10% da água esta em processo de desertificação. São feitas barreiras com pedras para a água não causar erosão.

Daniel - n.8 - 7 ano A

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1- A região Nordeste é dividida em sub-regiões que são Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Polígono das Secas.
2- A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
3- Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4- A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os stados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quse 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Augusto Nº03 7ºA

Anônimo disse...

Aluna: Maria Eduarda Cunha n*:19 Série:7*D
1. Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador
2.As sub-regiões do nordeste é Sertão,Agreste,Zona Da Mata e Litoral.
3. O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4.Porque ele tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste.
5.Entre as áreas semi-areadas do mundo a caatinga é a mais rica em plantas e animais em diversidade.
A caatinga ocupa 10% do território nacional, ela se espalha por quase todos os estados do nordeste e pelo norte de Minas Gerais
Essa área que é vista como uma área pobre, mas ela tem muita riqueza, tem mais ou menos 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas são só encontradas aqui nessa área aonde vive mais de 20 milhões de habitantes.

Anônimo disse...

1- Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste :
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
3-Escreva sobre o rio São Francisco :
4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
5- Registre as principais informações do vídeo :

1-Região Nordeste : Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba, Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2-Zona da Mata(litoral), Agreste, Sertão ( Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4-O turismo da região nordeste começou com o processo de industrialização da área, com a instalação de indústrias que constituem extensões dos projetos minerais da Amazônia. A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau. Também podemos dar o exemplo de opção de turismo a extração de petróleo em Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia.

5-A caatinga esta localizada por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais, além de ocupar 10% do território nacional, que equivale a 15 mil quilômetros quadrados, é a mais rica em diversidade. Lá vivem 20 milhões de pessoas, mais de 1000 espécies de animais e 1000 vegetais. No vídeo pude escutar que as queimadas são feitas para preparar o solo em época de plantio. Também pude ver e escutar que 40% das plantas do Brasil, são encontradas na região natural, chamada caatinga.
Posso então concluir desse vídeo,que a caatinga exerce um solo fértil e ótimo para plantio, além de conter muitas espécies animais e vegetais.

Ótima postagem Conceição!
Beijos.
Isadora / número: 18 / 7 ano B

Anônimo disse...

Ulian Wener 7ºD Nº: 30

Oi conceição nao sei se ta certo se é aqui q e pra posta mais ai vai a atividade do nordeste
ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste :
Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins
Capitais:Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Porto Velho, Belem e Palmas
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
O nordeste é dividido em sub-regiões denominadas de zona da mata (compreende as áreas litorâneas de clima tropical úmido com grande quantidade de chuvas e a vegetação é típica de mata atlântica), o agreste (compreende as áreas que se localizam ao oeste da região nordeste, possui clima semi-árido, os índices pluviométricos é baixo, a vegetação que se apresenta é a caatinga), o sertão (corresponde a uma área de transição entre a zona da mata e o agreste, nesses locais a quantidade de chuvas diminui, o clima é mais seco e a vegetação varia entre caatinga e cerrado) e o meio norte (representa uma área de clima equatorial, com elevados índices de chuvas e a vegetação é de floresta amazônica).
3-Escreva sobre o rio São Francisco : O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais.
4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste ?
O turismo no Nordeste é responsável por cerca de 6,4%
da renda do trabalho total e por cerca 5,8% das ocupações.
5- Registre as principais informações do vídeo :
Na caatinga chovem muito pouco,mas a muita vida,quando chove chove bastante mas quando nao chove fica muito tempo sem chove,é uma mata muito rica com frutos bonitos mas uma parte de destruição.

Anônimo disse...

Ola Conceição

1*Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador

2* O sertão, o agreste, o litoral e a zona da mata.

3*O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação de Vale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia devido a agricultura irrigada. Essa região apresenta-se atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundo que obtêm duas safras anuais de uvas.

4*O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade do oceano) e cultural (paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.).
Nesse sentido, as atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.

5*O vídeo fala sobre a Caatinga, que é umas das sub-regiões nordestinas mais ricas em diversidade biológica, com espécies de animais só encontrados lá e 1000 espécies de animais e vegetais cada.Também fala que lá não chove muito, mas quando chove, vem em grande proporção.È uma mata muito rica com frutos, bonitos, e entre outros mas uma boa parte disso é destruída por causa das queimadas e o desmatamento.

Ellen N10 7amo C

Anônimo disse...

Oi,conceição!
Ai, vão as respostas:

1-
Alagoas - Maceió
Bahia - Salvador
Ceará - Fortaleza
Maranhão - São Luis
Paraíba - João Pessoa
Pernambuco - Recife
Piauí - Teresina
Rio G. N. - Natal
Sergipe - Aracajú

2-O Sertão, o Agreste, o Litoral, e a Zona da Mata

3-O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água de toda a América do Sul.

4-Milhões de turistas desembarcam nos aeroportos nordestinos.Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhora da infraestrutura, criação de novos polos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

5-O vídeo começa mostrando que na região nordeste chove muito pouco, mas tem muita riqueza.
A caatinga por exemplo pode ser um lugar que chove pouco e tem muita seca, mas ocupa 10% do território nacional, e lá vivem 20 milhões de brasileiros morando lá.
Também lá são encontrados 1,000 espécies de animais e de vegetais, portanto 40% dessas espécies são encontradas lá.

Beijos!!
Letícia Schneider Lima Nº: 22
Série:7º C

Anônimo disse...

Nome:Cauê Piske Rosa
N°:8
Série:7°C

Respostas:

1-Estados e capitais:Maranhão São Luis,Piauí Teresina,Ceará Fortaleza,Rio Grande Do NORTE Natal, Paraíba João Pessoa,Pernambuco Recife,Alagoas Maceió,Sergipe Aracaju e Bahia Salvador.

2-As sub-regiões do nordeste são: Zona da Mata,Agreste,Sertão e Meio-Norte.

3-O rio São Francisco é um rio perene muito importante pois abastece a população que habita em suas margens.Há nele várias usinas hidrelétricas de vários estados.

4-A importância do turismo é a economia onde se instalam hotéis e Resorts.

5-Conceição quando fui assistir o vídeo disse que ocorreu um erro.Conversaremos amanhã na aula.

Anônimo disse...

Ola conceição

1- Nome dos estados e suas capitais: Bahia(salvador);Sergipe(aracaju); Alagoas (maceió);Pernambuco(recife);paraiba(joão pessoa);Rio grande do norte(natal);Ceara(fortaleza); piaui(teresina);Maranhão(são luiz)

2- Sub-Regiões

Zona da mata; Agreste ; Sertão e o polígono das secas

3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens,Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4-Importancia do turismo na região norte:
A população da região Nordeste totaliza 44.768.201 habitantes, o que representa 28,9% do total do país. Sua densidade demográfica é de 28,05 habitantes por km2 e a maior parte da população se concentra na zona urbana (60,6%). As principais metrópoles regionais são as cidades de Salvador, capital do estado da Bahia, Recife, capital do estado de Pernambuco, e Fortaleza, capital do estado do Ceará.

5-Resumo do Video

Entre as areas mi-aridas do mundo é a mais rica em plantas e animais(caatinga).Ela ocupa 10% do território nacional, ela se espalha pelo nordeste e o norte de minas.Lá vivem mais de 20 milhoes de brasileiros também tem mais de 1000 especies de animais e de plantas, 40% só se encontra alí.

Lucas André Neitzke
7ºD Nº17

Anônimo disse...

Olá Conceição!

Q1)Alagoas=Maceió Bahia=Salvador Ceará=Fortaleza Maranhão=São Luís Paraíba=João Pessoa Pernambuco=Recife Piauí=Teresina Rio Grande do Norte=Natal Sergipe=Aracaju

Q2)A região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões : Zona da Mata,Agreste, Sertão e o Meio Norte.


Q3) O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais.

Q4) O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e coloca o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos.


Q5) A cada período de chuva o conhecido cenário da seca no nordeste, revela riqueza da vida na Caatinga.Entre as áreas semi-áridas do Mundo a Caatinga é a mais rica em plantas e animais e em diversidade.
Bjs Júlia
nº14
7ºD

Anônimo disse...

Sofia Boulet - Nº32
7ºC

1.Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste:
Maranhão - São Luis
Piauí - Teresina
Ceará - Fortaleza
Rio Grande do Norte - Natal
Paraíba - João Pessoa
Pernambuco - Recife
Alagoas - Maceió
Sergipe - Aracaju
Bahia - Salvador

2.Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
- Zona da Mata,
- Agreste,
- Sertão e
- Meio Norte.

3.Escreva sobre o Rio São Francisco:
O Rio São Francisco fica localizado na sub-região do Meio Norte, sendo o maior rio da mesma. Em sua extensão estão presentes várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro (Bahia), e a de Paulo Afonso (na divisa entre os estados de Pernambuco e da Bahia).
O rio também é muito importante para as populações que vivem em sua margem, sendo a única fonte perene de água para esses habitantes.
Posso concluir que, além de gerar renda para a região, por meio das represas e das usinas hidrelétricas, o rio também é essencial para a população do local. Portanto, a preservação do rio São Francisco é imprescindível, para que ele continue gerando benefícios para todos.

4.Qual a importância do turismo, para a região Nordeste?
O turismo é uma atividade econômica quem vem se desenvolvendo no Nordeste, atraindo novos investimentos e criando postos de trabalhos na região.

5.Registre as principais informações do vídeo:
-Dentre todas as áreas semi- áridas do mundo, a caatinga é a mais rica em plantas, animais e diversidade.
-A caatinga ocupa 10% do território brasileiro. Ela está presente em todos os estados da Região Nordeste e no norte de Minas Gerais.
-Aproximadamente, 20 milhões de brasileiros habitam a região da caatinga.
-Na caatinga vivem quase 1000 espécies animais e vegetais, sendo que, 40% dessas espécies só são encontradas nesse bioma.
-Especialistas afirmam que a desertificação é a futura realidade da caatinga, e que mais de 10% do bioma já está com este processo de desertificação em curso, ou seja, há locais onde a terra já não produz mais nada.
-Ao contrário do que muitos pensam, a caatinga é uma região muito rica e com um grande potencial produtivo.O que falta para que a região prospere, são investimentos e ações políticas sérias, que combinem crescimento econômico e preservação ambiental.

Isabella disse...

1- Bahia (Salvador), Sergipe (Aracaju), Rio Grande do Norte (Natal), Piauí (Teresina), Alagoas (Maceió), Ceara (Fortaleza), Maranhão (São Luis), Pernambuco (Recife), Paraíba (João Pessoa).

2-Devido ao seu clima suas sub-regioes são:
Sertão (Polígono das Secas), o Meio Norte, Zona da Mata (litoral) e Agreste.

3- O rio São Francisco é um dos maiores rios da região, fonte perene para ribeirinhas e varias usinas se "alimentam" dele.

4- O Nordeste tem uma enorme população, que representa 28,9% da população brasileira. Sua maioria vive no centro urbano , apesar da zona da mata ter uma grande parte também.

5- A caatinga é um bioma que chove muito pouco mas tem muita vida. É a mais ricas em plantas e animais, ou seja, na diversidade. Ocupa 10% do território nacional e se estende por quase todos os estados da região nordeste.Solo seco e pedregoso vivem mais de 20 milhões de brasileiros. Mais ou menos 1000 espécies de animais e outras 1000 vegetais. 10% desta área eqüivale a quase 15.000 Km quadrados.

Isabella H. Duarte N:14 7 ano A

Anônimo disse...

Nome:Edilio Bittencourt Júnior nº9 Série:7ºC
1)Acre é Rio Branco,Rondônia é Porto Velho,Amazonas é Manaus,Roraima Boa Vista,Pará é Belém,Amapá é Macapá e Tocantins é Palmas
2)Meio-norte,zona da mata,agreste e sertão.
3)É o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho,em Juazeiro, estado da Bahia,e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra,com baixa produtividade.
4)O turismo vai aumentando a economia da região norte e está principalmente crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5)A caatinga tem a maior diversidade do mundo,em as áreas semi-áridas de animais e plantas,ela também ocupa 10% do território nacional.A caatinga abriga mais de 1000 espécies de animais e vegetais,também vive 20 milhões de pessoas morando na caatinga.Lá tem muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.

Anônimo disse...

Rafael Cristofolini Mafra / Nº: 27 / 7º C 2012
ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Maranhão - São Luis
Piauí - Teresina
Ceará - Fortaleza
Rio Grande do Norte - Natal
Paraíba - João Pessoa
Pernambuco - Recife
Alagoas - Maceió
Sergipe - Aracaju
Bahia – Salvador

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
Zona da Mata,
Agreste,
Sertão e
Meio Norte
R: Na Zona da Mata,( a subdivisão que escolhi ) a muita plantação, principalmente de cana de açúcar,

3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
R: O rio São Francisco banha os estados da Bahia e Fortaleza, o rio também é importante para gerar energia para a região Nordeste, alem disso é dele que sai um grande percentual da água dos nordestinos.

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
R: A Praia de Ponta Negra é uma famosa praia localizada no bairro de Ponta negra Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
R: A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Joao Pedro Pereira n:18 7 ano B

1-Região Nordeste : Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2-Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido.

3-Todos menos o maranhao.O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas.

4-Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.

5-são também chamadas de chuvas de serra e ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar.

Anônimo disse...

Luís Henrique nº 22 7ºC

1-MA:Maranhão:São Luís
PI:Piauí:Teresina
BA:Bahia:Salvador
SE:Sergipe:Aracaju
AL:Alagoas:Maceió
PE:Pernambuco:Recife
PB:Paraíba:João Pessoa
RN:Rio Grande do Norte:Natal
CE:Ceará:Fortaleza

2-Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
O Sertão é marcado pelo clima semi-árido e pela caatinga, um tipo de mata rala, formada essencialmente por arbustos espinhentos e plantas cactáceas, capazes de armazenar água por muito tempo, dos quais os mais famoso na área é o mandacaru, que chega a atingir 3 metros de altura.

3-Os estados que são banhados são: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A importância para região nordestina é que o rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.

4-Fernando de Noronha (Pernanbuco):
São 18 praias de qualidades distintas como :Praia do Leão, Ponta das Caracas, Baía Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caeira, Buraco da Raquel, Ponta da Air France, Baía e Porto de Santo Antônio, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra, Ponta da Sapata.

5-É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração.

Anônimo disse...

Nome: Stacy.N:33.Série:7 Ano B.

1-Estados:Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Capitais: Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luis, João Pessoa, Teresina, Recife, Natal e Aracaju.
Siglas:AL-BA-CE-MA-PE-PI-SE-PB-RN
2-Sub regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
Agreste: é uma região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Seus terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste.
3-Minas Gerais,Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.O Rio São Francisco é muito importante, pois ele abastece a água, que é utilizada para a produção de frutas, para a energia, com hidrelétricas, com o turismo e com a pesca.
4-Lençóis maranhenses.Suas atrações são: passeio de barco pelo rio Preguiça, caminhada para chegar a um oásis.
5-A chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha.O ar mais quente(mais leve, e geralmente mais úmido)é empurrado para cima. O que ocorre a condensação do vapor, causando a chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado,a sotavento.
Bjss Conceição.

Anônimo disse...

Nome: Pedro Ernesto Diedrich Saldanha N°: 34 Ano: 7° D
1- Maranhão - MA (São Luiz), Piauí – PI (Terezinha), Ceará – CE (Fortaleza), Rio Grande do Norte – RN (Natal), Paraíba – PB (João pessoa), Pernambuco – PE (Recife), Alagoas – AL (Maceió) , Sergipe – SE (Aracaju), Bahia – BA (Salvador).
2- Meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. O agreste Possui solo pedregoso, rios temporários, vegetação rala e de tamanho pequeno. Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõe o ecossistema denominado caatinga.
3- Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece na seca em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água, energia, Turismo e Pesca.
4- O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é um museu brasileiro localizado na Avenida da Paz 1490, em Maceió, Alagoas. O museu foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra. Recebeu o nome de Théo Brandão em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas. Possui fitas com gravações de músicas regionais, cantoria de viola, emboladas, folguedos, discos sobre o mesmo tema bem como slides e fotografias. Possui também um fichário com informações sobre cultura popular. Além disso, tem uma sessão com filmes super 8 mm e 16mm sobre diversas manifestações folclóricas de Alagoas.
5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Aslin ;* disse...

Olá Conceição,
Aluna: Aslin Caroline V. Costa.
Número: 05 - Série: 7º ano D.


1- Coloque o nome dos estados, capitais e siglas da região Nordeste :

Maranhão (MA) - São Luís
Piauí (PI) - Teresina
Ceará (CE) - Fortaleza
Rio Grande do Norte (RN) - Natal
Paraíba (PB) - João Pessoa
Pernambuco (PE) - Recife
Alagoas (AL) - Maceió
Sergipe (SE) - Acaraju
Bahia (BA) - Salvador

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:

As sub-regiões são: Meio-norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.
Agreste: É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteria. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste

3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?

Rio São Francisco, também chamado de Opará, como era conhecido pelos indígenas antes da colonização, ou popularmente de Velho Chico, é um rio brasileiro que nasce na Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico, na região nordeste do Brasil.
O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:

Porto de Galinhas é um lugar calmo, próprio pra quem quer descansar do barulho da cidade, é um lugar muito belo e hospitaleiro.

5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:

A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento. A chuva orográfica é uma das causas da seca do sertão nordestino e da grande pluviosidade na Serra do Mar, em São Paulo (Brasil).

Anônimo disse...

1- Bahia - Salvador - BA, Alagoas - Maceió - AL, Ceará - Fortaleza - CE, Maranhão - São Luiz - MA, Paraíba - João Pessoa - PB, Pernambuco - Recife - PE, Piauí - Teresina - PI, Rio Grande do Norte - Natal - RN e Sergipe - Aracaju - SE.
2- meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Meio-Norte: "A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão."
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O rio São Francisco dá o direito a isso.
4- "O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro." As principais metrópoles regionais(Bahia, Recife, capital do estado de Pernambuco, e Fortaleza, capital do estado do Ceará) concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada, por isso essa parte do Nordeste é mais visitada.
5- "A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento."
Fontes: Geo Conceição, Wikipédia e eu.
Nina Polette|Nº 27|7ºA

Anônimo disse...

Nome: Patrícia P. Peruzzo/número 25/7ºC
1- Estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Sergipe (SE), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN). Capitais: São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Recife, Aracaju e Salvador.
2- A região Nordeste é dividida em sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. Sertão: Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
3- Os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe são banhados pelo rio São Francisco. O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, suas atrações são Farol de Mandacaru, Lagoas Azul e Bonita, Lagoa da Gaivota, Manguezal, Oásis, etc.
5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita o barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Gabriela Backes nº17 serie-7ºD

1.Alagoas-AL-Maceió
Bahia-BA-Salvador
Ceará-CE-Fortaleza
Maranhão-MA-São Luis
Paraíba-PB-João Pessoa
Pernambuco-PE-Recife
Piauí-PI-Teresina
Rio Grande do Norte-RN-Natal
Sergipe-SE-Aracaju

2.
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
AGRESTE
Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.

3.Pernambuco
Bahia
Alagoas
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem). Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial.

4.Bahia-O imenso litoral da Região nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial.

5.Chuva orográfica é o mesmo que chuva de relevo.
Esse tipo de chuva ocorre quando o ar úmido encontra uma barreira natural. Nessas condições, o ar se eleva; a umidade (água contida nele) se condensa, e cai em forma de chuva. A chuva orográfica é muito comum na Serra do Mar, por exemplo.

Anônimo disse...

henrique numero 16 7anoA

1 Maranhão -- São Luís,sigla: MA
Piauí --Teresina,sigla:PI
Ceará --Fortaleza,sigla:CE
Rio Grande do Norte -- Natal,sigla:RN
Paraíba -- João Pessoa,sigla:PA
Alagoas -- Maceió,sigla:AL
Pernambuco -- Recife,sigla:PE
Sergipe -- Aracaju,sigla:SE
Bahia -- Salvador,sigla:BA

2 As sub-regiões são:Zona da mata,Agreste,Caatinga e
Meio-Norte.Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido.

3 Se encontra em Minas Gerais,Bahia,Pernambuco,Sergipe e Alagoas.A importância é que ele é a única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.

4 A Zona da Mata é um grande ponto turístico,essa região possui um clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica

5 A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva.

Anônimo disse...

Igor / 7 C/N:10/ data: 20/06/2012
1-RN, PB , PE,TO ,SE , AL , BA ,MA , CE ,AL. Capitais: FOR, SSA,REC,THE,JPA,FOR,AJU,MCZ,SLZ,NAT
2 Agreste: Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG), em local conhecido como “Chapadão do Zagaia”, até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas, são mais de 500 municípios banhados pela bacia, onde vivem 14 milhões de habitantes, população maior que a de países como Cuba, Suécia, Chile, Grécia e Paraguai. O Velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio. Em suas margens pernambucanas formou o primeiro povoamento que usaria suas águas como fonte de vida.
4- Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
5- chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Não comento. disse...

Evandro Bonetti da Silva/nº7/7ºA/

1-Alagoas
Cap.: Maceió
Sigla: AL

Bahia
Cap: Salvador
Sigla: BA

Ceará
Cap:Fortaleza
Sigla:CE

Maranhão
Cap:São Luís
Sigla:MA

Paraíba
Cap:João Pessoa
Sigla:PB

Pernambuco
Cap:Recife
Sigla:PE

Piauí
Cap:Teresina
Sigla:PI

Rio Grande do Norte
Cap:Natal
Sigla:RN

Sergipe
Cap:Aracaju
Sigla:SE


2-Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria.

3-Em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.

4-Salvador é conhecida como a “capital cultural do país”, berço de grandes nomes no cenário artístico, com destaque mundial. A cidade investe cada vez mais no turismo, que é reconhecido como importante atividade, principalmente no que se refere à exploração das artes, belezas naturais e patrimônios culturais.Algumas das atrações são:Elevador Lacerda, Farol da Barra, Museu Náutico, etc.

5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico.

Chuva de relevo:é quando a chuva molda o globo, como aconteceu a moldagem do Brasil e outros países, e isso também afetou o nordeste.

Anônimo disse...

Julia Espindola
Nº 15 Série:7ºC

RESPOSTAS

1-Maranhão -- São Luís
Piauí --Teresina
Ceará --Fortaleza
Rio Grande do Norte -- Natal
Paraíba -- João Pessoa
Alagoas -- Maceió
Pernambuco -- Recife
Sergipe -- Aracaju
Bahia -- Salvador
2 -Agreste: Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG), em local conhecido como “Chapadão do Zagaia”, até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas, são mais de 500 municípios banhados pela bacia, onde vivem 14 milhões de habitantes, população maior que a de países como Cuba, Suécia, Chile, Grécia e Paraguai.
4- Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
5- chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Natalia N°26 7 ano A

1-Alagoas,AL,Maceió,Nordeste
Bahia,BA,Salvador,Nordeste
Ceará,CE,Fortaleza,Nordeste
MA,Maranhão,São Luiz,Nordeste
Paraíba,PB,João Pessoa,Nordeste
Pernambuco,PB,Recife,Nordeste
Piauí,PI,Terezina,Nordeste
Rio Grande do Norte,RN,Natal
Nordeste
Sergipe,SE,Aracajú,Nordeste

2-1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte

3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água

4-Zona da Mata - É a mais povoada,Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de 200 km de largura,É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.

Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, clima semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.

Caatinga - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos.

5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Ana Luísa F. Radloff nº 2 7º Ano C
1- Nome dos estados e suas siglas:
Alagoas (AL), Bahia ( BA), Ceára (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Sergipe (SE)
Capitais : Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luiz, João Pessoa, Recife, Terezina, Natal e Aracajú.
2- Sub-Regiões do Nordeste:
Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Zona da Mata: chuvas abundantes, é a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste. Localiza-se no leste da região e vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4-Praia de canoa quebrada: Canoa Quebrada é uma praia de muitos atrativos. Qualquer época do ano é ideal para apreciar as belezas que Canoa tem para oferecer e ainda mais a sua belíssima região que se estende em toda a APA - Área de Proteção Ambiental, repleta de paisagens indescritíveis, raros e provavelmente únicos em todo o estado do Ceará. Mas nenhum deles se compara à beleza natural da praia, c
om enormes falésias avermelhadas.

5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva.

Anônimo disse...

vinicius ongaratto n.34/Setimo A
1.Ceara - CE - Fortaleza
Rio Grande do Norte - RN - Natal
Paraiba - PB - Joao Pessoa
Maranhão - MA - São Luis
Piaui - PI - Terezina
Bahia - BA - Salvador
Sergipe - SE -Aracaju
Alagoas - AL - Maceio
Pernambuco - PE - Recife
2.Zona da Mata, Agreste, sertão e Meio Norte.
Agreste - região umida, cheia de brejos, clima semi arido, predominio do cultura de subsistencia e pecuaria leiteira.
3. O Rio São Francisco e a unica fonte perene de agua para as populações ribeirinhas e utilizado ppor usinas hidreletricas. Banha os estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe,Alagoas e Pernambuco.
4.As dunas de Genipabu, em natal, Rio Grande do Norte. La alem das dunas, temos os corais de Maracajau, onde e possivel mergulhar, pois possui pouca profundidade.
5. A chuva olografica e formada de nuvens que se deslocam horizontalmente ao encontrar relevo montanhoso. Ascenden e se resfriam, precipitando-se.

Anônimo disse...

Nome:Fernada Fernandes n°10 7°A

1-Coloque o nome dos estados e capitais da região Nordeste:

Região Nordeste: Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?

Zona da Mata (litoral), Agreste, Sertão (Polígono das Secas)e o Meio Norte.

3-Escreva sobre o rio São Francisco:


O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia.


4- Qual a importância do turismo, para a região Nordeste?

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5- Registre as principais informações do vídeo:

* A Caatinga entre as áreas semi-áridas do mundo, ela é a mais rica em plantas, animais e em diversidade.Ela ocupa 10% do território nacional, se espalha por quase todos os estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais.

*É um bioma de solo seco, pedregoso e de arbustos que perdem as folhas nos meses de seca.

*Lá vivem mais de 20 milhões de brasileiros, quase 1000 espécies animais e 1000 vegetais, 40% delas só encontradas na Caatinga.

*Lá existe muito desmatamento e muitas queimadas para preparar o solo na época de plantio.10% da área da Caatinga está em processo de desertificação.

*Com as pedras são feitas barreiras para reter a água da chuva, impedindo que ela escorra pelo terreno levando embora matéria orgânica e provocando erosão.

Diner-pinck.blogsport.com disse...

Taina n°36 7°D

1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Alagoas(AL-Maceió), Bahia(BA-Salvador),Ceará(CE-Fortaleza),Maranhão(MA-São Luis), Paraíba(PB-João Pessoa) Pernambuco(PE-Recife) ,Piauí(PI-Teresina), Rio Grande do Norte(RN-Natal) e Sergipe(SE-Aracaju).


2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:

-Zona da Mata:Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
- Agreste
- Sertão
- Meio Norte
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. É a única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:


5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração.

Anônimo disse...

Raul Nº30 7ªA
1- Bahia, Salvador, BA. Alagoas, Maceió AL. Maranhão, São Luis, MA. Piaui, Teresina, PI. Sergipe, Aracaju SE , Pernambuco, Recife, PE. Paraiba João Pessoa, PR, Rio Grande do Norte, Natal, RN
2-Meio-Norte, Agreste, Sertão e Zona da mata
3-Alagoas Minas Gerais Sergipe E Bahia
4- Maranhão: Lençóis do maranhão, Praia da Preguiça, Mata dos Cocais Cachoeira São Romão
5-Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo como uma montanha é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento

Anônimo disse...

1-ESTADOS/siglas/capitais
Alagoas-AL _Maceió
Bahia-BA¬_SALVADOR
Ceara-CE_Fortaleza
Maranhão-MA_São Luis
Paraíba-PB_Joao Pessoa
Pernambuco-PE_Recife
Piauí-PI-_TEREZINA
Rio Grande do Norte-RN_Natal
Sergipe-SE_Aracaju
2-
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3-estados da Bahia e Pernambuco.
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem). Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial.
4-PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
nicole.numero:33,7 ano D

Anônimo disse...

1)Maranhão (MA, São Luís), Piauí (PI Teresina), Bahia (BA Salvador), Sergipe (SE Aracaju), Alagoas (AL Maceió), Pernambuco (PE Recife), Paraíba (PB João Pessoa), Rio Grande do Norte (RN Natal) e Ceará (CE Fortaleza).
2) Polígono das Secas, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Zona da Mata são as áreas litorâneas de clima tropical, úmido com grande quantidade de chuvas e a vegetação é típica de Mata Atlântica.
3)Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Sua importância é que ele não desaparece nas secas e em nenhum mês do ano, é um dos poucos rios permanentes. Outra importância sua é que ele é usado para o abastecimento de água, energia, turismo e pesca.
4)Genipabu (Rio Grande do Norte). As dunas de Genipabu são móveis, está em área de proteção ambiental, é uma lagoa. Largo do Pelourinho (Bahia) é a parte mais antiga de Salvador (capital da Bahia).
5)A encosta da Serra do Mar se torna um obstáculo para a umidade do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transportar a Cordilheira Atlântica começa a acumular-se, se elevando até uma grande altitude condensando somente lá em cima, e então começa a chover em grande quantidade.

Bruna Custódio Nº:4 7º ano "A"

Anônimo disse...

Anna nº4 Serie:7ºano D

Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:

1-Estados\Capitais\Siglas
Alagoas-AL-Maceió
Bahia-BA-Salvador
Ceará-CE-Fortaleza
Maranhão-MA-São Luís
Paraíba-PB-Jõao Pessoa
Pernambuco-PE-Recife
Piauí-PI-Terezina
Rio Grande do Norte-RN-Natal
Sergipe-SE—Aracajú

2-
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
CAATINGA
Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

3-Bahia e Pernambuco
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem). Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial

4-PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
BEIJINHOS, DA ANNA...******

Anônimo disse...

Alexandre Nº2 7º D

1Estados//Siglas// Capitais//:
Bahia-BA-Salvador

Alagoas-AL-Maceió

Ceará-CE-Fortaleza

Maranhão-MA-São Luís

Paraíba-PB-Jõao Pessoa

Piauí-PI-Terezina

Pernambuco-PE-Recife

Rio Grande do Norte-RN-Natal

Sergipe-SE-Aracajú


2. Zona da Mata;
Agreste;
Sertão;
Meio Norte.
A Zona da Mata é uma sub-região litoral da Região Nordeste do Brasil que se estende do Estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, formada por uma estreita faixa de terra (cerca de 200 quilômetros de largura) situada no litoral.

3. Bahia e Pernambuco: O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem).

4.O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com belíssimas praias, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.

5. A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Igor / 7 C/N:10/ data: 20/06/2012
1-Alagoas – AL-Maceió
Bahia – BA-Salvador
Ceará – CE -Fortaleza
Maranhão – MA - São Luiz
Pernambuco – PE - Recife
Piauí – PI - Teresina
Sergipe – SE - Aracaju
Paraíba – PB – João Pessoa
Rio Grande do Norte – RN - Natal
2 Agreste: Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG), em local conhecido como “Chapadão do Zagaia”, até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas, são mais de 500 municípios banhados pela bacia, onde vivem 14 milhões de habitantes, população maior que a de países como Cuba, Suécia, Chile, Grécia e Paraguai. O Velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio. Em suas margens pernambucanas formou o primeiro povoamento que usaria suas águas como fonte de vida.
4- Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
5- chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Tharsis / 7 C/N:29/ data: 20/06/2012
1-Alagoas – AL-Maceió
Bahia – BA-Salvador
Ceará – CE -Fortaleza
Maranhão – MA - São Luiz
Pernambuco – PE - Recife
Piauí – PI - Teresina
Sergipe – SE - Aracaju
Paraíba – PB – João Pessoa
Rio Grande do Norte – RN - Natal
2 Agreste: Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG), em local conhecido como “Chapadão do Zagaia”, até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas, são mais de 500 municípios banhados pela bacia, onde vivem 14 milhões de habitantes, população maior que a de países como Cuba, Suécia, Chile, Grécia e Paraguai. O Velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio. Em suas margens pernambucanas formou o primeiro povoamento que usaria suas águas como fonte de vida.
4- Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
5- chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Nome:Ivan Cegatta Junior N°18 7°A

1 Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste:SE Sergipe Aracajú
AL Alagoas Maceió
BA Bahia Salvador
CE Ceará Fortaleza
MA Maranhão São Luiz
PB Paraíba João Pessoa
PE Pernambuco Recife
PI Piauí Terezina
RN Rio Grande do Norte Natal



2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
Zona da Mata,Agreste,Sertão,Meio-norte.
Agreste – corresponde à área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira. Predominam as pequenas e médias propriedades com o cultivo do algodão, do café e do sisal (planta da qual se extrai uma fibra utilizada para fabricar tapetes, bolsas, cordas, etc.). Outro elemento de destaque na economia local é o turismo, com a realização de festas que atraem multidões, como, por exemplo, as festas juninas.

3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:

Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga.


5- Explique como funciona a chuva
orográfica ou de relevo:
A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta Nº22 7ºA
Oi tudo bem?

1-Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Capitais: São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, Aracaju e Maceió. AL=Alagoas, BA=Bahia, CE=Ceará, MA=Maranhão, PB= Paraíba, PE=Pernambuco,
PI=Piauí, RN=Rio Grande Do Norte, SE=Sergipe.

2-A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Suas principais características são: • é a mais populosa área do Nordeste, onde se situam as importantes metrópoles de Salvador e Recife; • a agricultura é marcada pela monocultura, principalmente a da cana-de-açúcar, em grandes propriedades; a agroindústria do açúcar e do álcool associa-se a essa cultura; • o turismo é uma importante fonte de atividade; • o petróleo é o principal recurso mineral e ocorre principalmente no Recôncavo Baiano e em Sergipe; • as principais zonas industriais situam-se na Grande Salvador – incluindo o pólo industrial de Camaçari – e no Grande Recife.
3-Cinco estados banhados pelo São Francisco – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O Rio São Francisco é de fundamental importância para a economia das regiões que percorre, pois permite a realização de atividades agrícolas em suas margens, além de proporcionar condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.
Outro fator econômico ligado ao Rio São Francisco é a sua utilização como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.
4-O Forte dos Reis Magos foi construído em 1598 por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque. O prédio tem formato de estrela e está localizado na Praia do Forte e na foz do Rio Potengi, que banha a cidade. É tombado pelo Patrimônio Histórico da União. No Forte, o turista pode visitar as celas onde funcionavam as prisões, os alojamentos, além de ver os canhões, a capela com poço de água doce e o marco do descobrimento do Brasil.

5-Chuvas orográficas (ou Estacional) são também chamadas de chuvas de serra, ou ainda, chuvas de relevo e ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar. São comuns nos litorais paranaense, catarinense e paulista e em todo o litoral brasileiro na Serra do Mar. Esse tipo de precipitação pode estar associada a presença do efeito Föhn, que condiciona a existência de áreas mais secas a sotavento dessas barreiras.
Espero que esteja certo,beijos...

Anônimo disse...

Nome: André Luiz da Silva Nº3 7ºC 19/06/12
1- Coloque o nome dos estados, capitais e siglas da região Nordeste:
Estado Capital Sigla
Alagoas Maceió AL
Bahia Salvador BA
Ceará Fortaleza CE
Maranhão São Luiz MA
Paraíba João Pessoa PB
Pernambuco Recife PE
Piauí Teresina PI
Rio Grande do Norte Natal RN
Sergipe Aracaju SE


2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste? Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
R:As sub-regiões se dividem em quatro:
Zona da Mata- Agreste- Sertão- Meio Norte
Zona da Mata: É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais frequentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
R:Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe,

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
R: O Pelourinho recebe varias atrações turísticas durante as datas comemorativas, como por exemplo, os shows que o lotaram durante a festa de São João.


5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
R: A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Cristina M. Gularte nº10 7ºD

1. Maranhão - SãO Luís - MA; Piauí - Terezina - PI; Bahia - salvador - BA; Sergipe - Aracajú - SE; Alagoas - Maceió - AL; Pernambuco - Recife - PE; Paraíba - João pessoa - PA; Rio Grande do Norte - Natal - RN; Ceará - Fortaleza - CE.
2. Zona da Mata, Agreste, Sertão, Meio Norte.
Agreste: área de transição entre a zona da mata, região úmida e cheia de brejos, e sertão semi árido. Os terrenos mais fertéis são ocupados por minifúndios.
3. Banha os estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.
É o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.
É utilizado para gerar energia através de hidrelétricas como Sobradinho e Paulo Afonso.
4. Porto de Galinhas, em Recife, Estado de Pernambuco.
Lá na vila, é possível realizar mergulhos em piscinas naturais que surgem com a baixa das marés.
5.É quando uma massa de ar sobe ao encontrar um relevo. O ar mais quente é empurrado para cima ocorrendo a condensação.

Anônimo disse...

Pedro Gugelmin Girardi nº26/7ºC/2012


1-
Capital: Maceió
Estado: Alagoas
Sigla: AL

Capital: Salvador
Estado: Bahia
Sigla: BA

Capital: Fortaleza
Estado: Ceará
Sigla: CE


Capital: São Luís
Estado: Maranhão
Sigla: MA


Capital: João Pessoa
Estado: Paraíba
Sigla: PB


Capital: Recife
Estado: Pernambuco
Sigla: PE


Capital: Teresina
Estado: Piauí
Sigla: PI


Capital: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Sigla: RN


Capital: Aracaju
Estado: Sergipe
Sigla: SE



2- Zona da mata, Sertão,Agreste,Meio Norte.

Agreste:
Região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais ferteis são ocupados por construções de pequeno porte, onde predominam subsistência e a pecuária leiteira. Estes produtos que abastecem os mercados da região.

3-Bahia e Pernambuco,é importante
pois é a única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens,e tambem porque nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4- Fortaleza, Ceará:
As praias de Fortaleza são das mais agradáveis no Brasil,sem contar os Resorts e Parques Aquáticos que também são bem visitados pelos turistas.

5- Uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Beatriz Cristofolini Schmidt 04 7°C
1-Alagoas-AL-Maceió.
Bahia-BA-Salvador.
Ceará-CE-Fortaleza.
Maranhão-MA-São Luiz.
Paraíba-PB-João Pessoa.
Pernambuco-PE-Recife.
Piauí-Terezinha-PI.
Rio Grande do Norte-RN-Natal.
Sergipe-SE-Aracajú.
2-Zona da Mata,Agreste,Sertão,Meio Norte. Zona da Mata-
*É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada.
*Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura.
*É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.
*Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano.
*O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.
4-Pelourinho-Salvador-Bahia.
Sendo um dos cartões postais de Salvador, o Pelourinho proporciona um mergulho na história da cidade e sua história se confunde com o próprio processo de fundação e ocupação do que hoje é Salvador. o termo “pelourinho” é o nome dado ao local onde os escravos eram castigados pelos senhores de engenho.etc...
5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

Nome:Gabriela Cogo Sedrez Nº:15
Série:7º ano B

1-Os estados são: Alagoas,Bahia, Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco, Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe.
As capitais são: Maceió,Salvador, Fortaleza,São Luiz,João Pessoa,Recife,Terezina,Natal e Aracajú.
E as siglas são:AL,BA,CE,MA,PB,PE, PI,RN e ES.
2-O Agreste é a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.
3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.
4-O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.
5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva.

Anônimo disse...

Letícia nº23 7ºB

1- Siglas Estadas Capitais
AL Alagoas Maceió
BA Bahia Salvador
CE Ceará Fortaleza
MA Maranhão São Luiz
PB Paraíba João Pessoa
PE Pernambuco Recife
PI Piauí Terezina
RN Rio Grande do Norte Natal
SE Sergipe Aracajú

2-Meio-norte,zona da mata,agreste e sertão.
Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.




3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.

4-O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial.

5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

João Paulo N°12 7°C
1-Alagoas Maceió-AL; Bahia, Salvador- BA; Ceará, Fortaleza-CE; Maranhão, São Luís-MA; Paraíba, João Pessoa -PB; Pernambuco, Recife-PE;Piauí, Teresina-PI; Rio Grande do Norte, Natal-RN; Sergipe, Aracajú-SE.
2-Zona da mata, Agreste, Sertão e Meio norte
Agreste designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte
3-O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico, na região nordeste do Brasil. Nele existem varias represas e usinas hidrelétricas, A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.
4-Arraial d'Ajuda é hoje um destino turístico consolidado, com excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e atrações. A pequena vila de pescadores parados no tempo desde a época do descobrimento do Brasil até os anos 1970 foi se transformando com a chegada de turistas e moradores de toda parte do Brasil e do mundo.
4-Arraial d'Ajuda é hoje um destino turístico consolidado, com excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e atrações. A pequena vila de pescadores
5- A chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente é empurrado para cima.

Anônimo disse...

augusto jahn numero:4 7b
1-Estados\Capitais\Siglas

Alagoas-AL-Maceió
Bahia-BA-Salvador
Ceará-CE-Fortaleza
Maranhão-MA-São Luís
Paraíba-PB-Jõao Pessoa
Pernambuco-PE-Recife
Piauí-PI-Terezina
Rio Grande do Norte-RN-Natal
Sergipe-SE—Aracajú

2-
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
CAATINGA
Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.

3-Bahia e Pernambuco
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem). Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial

4-PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Estado: Alagoas Capital: Maceió Sigla: AL, Estado: Bahia Capital: Salvador Sigla: BA, Estado: Ceará Capital: Fortaleza Sigla:CE Estado: Maranhão
Capital:São Luiz Sigla: MA Estado: Paraíba Capital: João Pessoa Sigla: PB
Estado: Pernambuco Capital: Recife Sigla: PE Estado: Piauí Capital: Terezina Sigla: PI Estado: Rio Grande do Norte Capital: Natal Sigla: RN
Estado: Sergipe Capital: Aracajú Sigla: SE



2-Meio-Norte zona da mata, agreste e sertão.
Zona da Mata- É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais frequentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.

3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia- se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grande de terra, com baixa produtividade.


4-O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial.

5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

Nome:Isabella Sommer/n°11/7°C
1- Sigla: AL/Estado: Alagoas/Capital: Maceió
Sigla: BA/Estado: Bahia/Capital: Salvador
Sigla: CE/Estado: Ceará/Capital: Fortaleza
Sigla: MA/Estado: Maranhão/Capital: São Luiz
Sigla: PB/Estado: Paraíba/Capital: João Pessoa
Sigla: PE/Estado: Pernambuco/Capital: Recife
Sigla: PI/Estado: Piauí/Capital: Terezina
Sigla: RN/Estado: Rio Grande do Norte/ Capital: Natal
Sigla: SE/Estado: Sergipe/Capital: Aracajú
2- Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. É uma região economicamente pouco desenvolvida, prevalece o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente (babaçu), agricultura tradicional de algodão, cana de açúcar e arroz, além da pecuária extensiva.

3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG), em local conhecido como “Chapadão do Zagaia”, até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Sergipe e Alagoas, são mais de 500 municípios banhados pela bacia, onde vivem 14 milhões de habitantes, população maior que a de países como Cuba, Suécia, Chile, Grécia e Paraguai.
O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4- Teatro Deodoro - O Teatro tem capacidade para 690 lugares. A boca de cena mede 9,30 m x 7 m; a profundidade de palco tem 12 m; a altura do urdimento (travejamento do teto e dos sótãos sobre o palco) é de 10 m; o proscênio (distância entre o palco e a platéia) é de 1,80 m e é reto; o fosso da orquestra é móvel.
5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Bahia BA(Salvador), Sergipe SE (Aracaju), Rio Grande do Norte RN (Natal), Piauí PI (Teresina), Alagoas AL (Maceió), Ceara CE (Fortaleza), Maranhão MA (São Luis), Pernambuco PE(Recife), Paraíba PB(João Pessoa).

2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:

1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte

A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes.

3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?.

* Minas Gerais
• Bahia
• Pernambuco
• Sergipe
• Alagoas

O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.O rio São Francisco, também chamado de Opará, como é conhecido pelos indígenas, ou popularmente de Velho Chico,que nasce em São Roque de Minas , na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão.

4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:

Estado de Alagoas
Em Maceió uma das praias mais lindas é a de Praia Cruz das Almas, localizada num antigo cemitério indígena carregada de misticismo. Possui ondas fortes sendo uma maravilha para os surfistas durante o dia e durante a noite se transforma num esplendido cenário para casais de namorados.


5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:

CHUVA OROGRÁFICA:

Características: ocorre quando uma nuvem encontra um alto obstáculo em seu caminho, como uma grande elevação do terreno, cadeia de morros, serra, etc.

Como se forma: para a massa de ar transpor o obstáculo, é forçada a subir.
Aí ocorre aquela velha história: ar que sobe é ar que se expande pela menor pressão atmosférica, e ar que se expande é ar que "dilui" calor. Massa de ar que perde calor, perde junto a capacidade de conter umidade, o que gera nuvens e em segmento, chuva.
Daí a grande incidência de nebulosidade e chuvas, muitas vezes torrenciais,
nas altas encostas dos morros.

Estas nuvens podem provocar tempestades elétricas perigosas,
pela proximidade da terra com as nuvens, sobretudo quando ocorre juntamente com outro tipo de chuva (frontal, convectiva).

Laíse Ribeiro Hein 7o ano D número: 26

Anônimo disse...

rtistionAluna:Bruna Fagundes Nº7 -7ºano D
1-Estados e capitais da Região Nordeste:
Sigla Estado Capital
AL Alagoas Maceió
BA Bahia Salvador
CE Ceará Fortaleza
MA Maranhão São Luiz
PB Paraíba JoãoPessoa
PE Pernambuco Recife
PI Piauí Terezina
RN Rio Grandedo Norte Natal
SE Sergipe Aracaju

2- Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. É uma região economicamente pouco desenvolvida, prevalece o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente (babaçu), agricultura tradicional de algodão, cana de açúcar e arroz, além da pecuária extensiva.
3- O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, d. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação de Vale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia devido a agricultura irrigada, atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundo que obtêm duas safras anuais de uvas.
4- Pontos Turisticos :A Praia da Conceião é uma das mais badaladas da ilha, freqüentada pelos nativos e por turistas. O mar é ideal para a prática do surf, mergulho e para banho. Possui bares em sua areia onde abrigava o Forte da Conceição que hoje é só ruína. A Praia do Boldró é localizada numa antiga base de rastreamento de satélites americanos. O mar é cheio de corais e isso faz com que os mergulhadores tenham bastante atenção. Na maré alta, a praia fica ótima para surf. A Baía dos Porcos possui uma beleza inigualável localizada em frente ao Morro dos Dois Irmãos que são duas pequenas ilhas que parecem flutuar à sua frente. Seu acesso é facilitado na maré baixa onde pode chegar até lá por cima das pedras. A Baía dos Golfinhos é uma das atrações naturais da ilha. Os golfinhos dão um show a parte nessa região onde são observados por pesquisadores. Eles acasalam, outros criam seus filhotes e outros apenas descansam na região. Faz parte do Parque Nacional Marinho onde é proibido sua entrada pelo mar a fim de proteger os animais. A Praia do Leão fica no lado sudeste da ilha sendo considerada a mais bela do arquipélago. É o local onde as tartarugas marinhas desovam. Possuim a maior extensão da ilha com piscinas naturais. Seu nome vem de um rochedo bem grande que se assemelha a um leão deitado.
Fernando de Noronha -
5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

1-
ESTADO SIGLA CAPITAL

ALAGOAS AL MACEIO
BAHIA BA SALVADOR
CEARÁ CE FORTALEZA
MARANHÃO MA SÃO LUIS
PARAÍBA PB JOÃO PESSOA
PERNAMBUCO PE RECIFE
PIAUÍ PI TEREZINA
RIO GRANDE DO NORTE RN NATAL
SERGIPE SE ARACAJÚ

2-Meio-norte,zona da mata,agreste e sertão.
Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.




3-O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.

4-O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial.

5-Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

JULIA ROBERTA 7ºB Nªº21

Anônimo disse...

Nome: Gustavo Cassanego Espindola - Nº14 - 7ºA

1)Coloque o nome dos estados, capitais e siglas da região do Nordeste:
R:
AL Alagoas Maceió
BA Bahia Salvador
CE Ceará Fortaleza
MA Maranhão São Luiz
PB Paraíba João Pessoa
PE Pernambuco Recife
PI Piauí Terezina
RN Rio Grande do Norte Natal
SE Sergipe Aracajú

2)Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?
Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:

R:Agreste é a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.

3)Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?

R:O Rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.

4)Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:

R: A Zona da Mata é uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.

5)Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo.

R: Características: Ocorre quando uma nuvem encontra um alto obstáculo em seu caminho, como uma grande elevação do terreno, cadeia de morros, serra, etc.

Como se forma:
Para a massa de ar transpor o obstáculo, é forçada a subir.
Aí ocorre aquela velha história: Ar que sobe é ar que se expande pela menor pressão atmosférica, e ar que se expande é ar que "dilui" calor. Massa de ar que perde calor, perde junto a capacidade de conter umidade, o que gera nuvens e em segmento, chuva.
Daí a grande incidência de nebulosidade e chuvas, muitas vezes torrenciais, nas altas encostas dos morros.

Anônimo disse...

Nome:Maitê K. Weber Nº:28 Série:7ºD

1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Maranhão - São Luis
Piauí - Teresina
Ceará - Fortaleza
Rio Grande do Norte - Natal
Paraíba - João Pessoa
Pernambuco - Recife
Alagoas - Maceió
Sergipe - Aracaju
Bahia - Salvador
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
Agreste, Sertão,Meio Norte e Zona da Mata: ocorre a predominância do clima tropical que possui características de apresentar temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não seca em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água, energia, Turismo e Pesca.
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu tem como atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Karis Gabriela Fernandes/Nº17/7°C
ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
*Alagoas-Maceió-AL
*Bahia-Salvador-BA
*Ceará-Fortaleza-CE
*Maranhão-São Luiz-MA
*Paraíba-João Pessoa-PB
*Pernambuco-Recife-PE
*Piauí-Terezinha-PI
*Rio Grande do Norte-Natal-RN
*Sergipe-Aracajú-SE
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:

AGRESTE:

Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.

Possui, por ser marcadamente terreno de transição, áreas onde há maior umidade, os brejos. O principal acidente geográfico da região é o planalto da Borborema, que apresenta vegetação tropical e florestada,consorciada com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste, e vegetação de caatinga,consorciada com o clima semi-árido e seco, nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto.

3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Minas Gerais,Serra da Canastra,Bahia,Pernambuco,Sergipe e Alagoas.
O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
Elevador Lacerda
- O elevador transporta, em média, 27 mil pessoas por dia. O percurso é feito em 30 segundos.
- Sua arquitetura segue o estilo artístico art déco.
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Nome:Leonardo n°20 7°C

1: Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Alagoas – Maceió

Bahia- salvador
Ceará – Fortaleza

Maranhão – São Luiz

Paraíba - João pessoa

Pernambuco – Recife
Piauí - Tresina

Rio Grande do Norte - Natal

Sergipe - Aracaju

2: Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
Agreste:
É conhecida como Agreste a área entre a Zona da Mata e o Sertão, na região Nordeste do Brasil. Trata-se de uma região semi-árida, sendo o bioma predominante a caatinga. Em algumas regiões, existem pequenas áreas úmidas e brejos, onde se desenvolvem áreas agrícolas.

3: Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Bahia
Minas gerais
Sua importância é de abastecimento de água irrigação para a produção de frutas, energia, turismo e pesca.



4: - Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
Fernando de Noronha: São 18 praias de qualidades distintas, somando as do Mar de Dentro (lado voltado para o continente) com as do Mar de Fora (onde a ilha se volta para a África).

Nas proximidades da Vila dos Remédios, no centro da ilha, as praias de Santo Antônio, do Meio, da Conceição e do Boldró têm ondas altas de novembro a março, boas para surfe.

5: Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
A energia que faz a chuva vem do sol.
Esquenta e ilumina o planeta provocando evaporação das águas,
fotossíntese e evapotranspiração das plantas, etc.
Esta umidade vai sendo acumulada no ar.

Anônimo disse...

Nome:Leonardo n°20 7°C

1: Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
Alagoas – Maceió

Bahia- salvador
Ceará – Fortaleza

Maranhão – São Luiz

Paraíba - João pessoa

Pernambuco – Recife
Piauí - Tresina

Rio Grande do Norte - Natal

Sergipe - Aracaju

2: Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
Agreste:
É conhecida como Agreste a área entre a Zona da Mata e o Sertão, na região Nordeste do Brasil. Trata-se de uma região semi-árida, sendo o bioma predominante a caatinga. Em algumas regiões, existem pequenas áreas úmidas e brejos, onde se desenvolvem áreas agrícolas.

3: Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Bahia
Minas gerais
Sua importância é de abastecimento de água irrigação para a produção de frutas, energia, turismo e pesca.



4: - Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
Fernando de Noronha: São 18 praias de qualidades distintas, somando as do Mar de Dentro (lado voltado para o continente) com as do Mar de Fora (onde a ilha se volta para a África).

Nas proximidades da Vila dos Remédios, no centro da ilha, as praias de Santo Antônio, do Meio, da Conceição e do Boldró têm ondas altas de novembro a março, boas para surfe.

5: Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
A energia que faz a chuva vem do sol.
Esquenta e ilumina o planeta provocando evaporação das águas,
fotossíntese e evapotranspiração das plantas, etc.
Esta umidade vai sendo acumulada no ar.

Anônimo disse...

Lucas Elias, 7*c, N*21
1-
Alagoas – Maceió - AL
Bahia – Salvador - BA
Ceará – Fortaleza - Ce
Maranhão – São Luiz - MA
Paraíba - João Pessoa - PB
Pernambuco – Recife – PE
Piauí – Teresina - PI
Rio Grande do Norte – Natal - RN
Sergipe- Aracaju – SE
2- Agreste (do latim: relativo ao campo, campestre, campesiano, colono) designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e R Grande do Norte. A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa. Possui como características principais solos profundos (latossolos e argissolos), com relevo extremamente variável, associados a solos rasos (litossolos), solos relativamente férteis, vegetação variável com predominância de vegetação caducifólia (decídua). É uma área sujeita a secas, cuja precipitação pluviométrica varia entre 300 e 1200 mm/ano, oscilando predominantemente entre 700 e 800 mm/ano.
3- Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Sua importância é de abastecimento de água irrigação para a produção de frutas, energia, turismo e pesca.
4- Fernando de Noronha, São 18 praias de qualidades distintas, somando as do Mar de Dentro (lado voltado para o continente) com as do Mar de Fora (onde a ilha se volta para a África). caminhadas devem ser feitas logo cedo, pela manhã, ou até o final da tarde, para aproveitar o pôr-do-sol. São oito as trilhas já desenhadas, das tranqüilas e curtas às longas e arriscadas, com trechos sobre pedras.
5- Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração. Veja abaixo um esquema de como ocorrem:5

Anônimo disse...

Nome:Leila Marchi Ranieri, Número 19, 7 Ano C:
1)Alagoas,(AL)Maceió,
Bahia,(BA)Salvador
Ceará,(CE)Fortaleza
Maranhão,(MA)São Luiz
Paraíba,(PB)João Pessoa
Pernambuco,(PE)Recife
Piauí,(PI)Terezina
Rio Grande do Norte,(RN)Natal
Sergipe,(SE)Aracajú
2)4- meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessaárea é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.
3)Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Sua importância é de abastecimento de água,irrigação.Outra importante utilização do São Francisco é a geração de energia elétrica. Logo após Petrolina, o rio torna a apresentar desníveis que possibilitaram a construção de grandes hidrelétricas como Sobradinho, Paulo Afonso, Xingó.
4)Teatro Deodoro:Peças de teatro, musica, apresentações de comédia,etc...
5): ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar. Chuva orográfica é aquela cujas nuvens se formaram por causa de alterações do relevo. Por exemplo: imagine uma massa de ar encontrando uma montanha. O ar tenta contornar o obstáculo e tende a se elevar. Quando o ar se eleva, libera calor e o vapor d´água existente se condensa, formando gotículas de água e finalmente as nuvens. A chuva se forma, no entanto, somente do lado onde o vento sopra (barlavento); do outro oposto, há ausência de chuva.
Um beijo Conceição, adorei o tema!

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Faust Souza – 7º ano B Nº 13

1-Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste : R.: Maranhã(MA)- São Luis, Piauí (PI)-Teresina, Ceará (CE)-Fortaleza, Rio Grande de Norte(RN)-Natal, Paraíba (PB) –João Pessoa, Alagoas (AL)-Maceió, Pernambuco(PE)-Recife, Sergipe (SE)-Aracajú, Bahia (BA)-Salvador.

2-Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
R: -Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.

3-Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
R.: Os estados banhados pelo Rio São Francisco é Bahia e Pernambuco. O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.

4-Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
Fortaleza: BEACK PARK, PONTE DOS INGLESES, Museu da Cachaça, Mercado central, ENTRTE OUTROS

5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
R.: A chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração.

Anônimo disse...

Caio Nº5 7ªA

Questão 1- Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Maranhão - São Luís
Piauí - Teresina
Ceará -Fortaleza
Rio Grande do Norte - Natal
Paraíba - João Pessoa
Alagoas - Maceió
Pernambuco - Recife
Sergipe - Aracaju
Bahia – Salvador

Alagoas - AL
Bahia - BA
Ceará - CE
Maranhão - MA
Pernambuco - PE
Piauí - PI
Sergipe - SE
Paraíba - PB
Rio Grande do Norte - RN

Questão 2-Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
Zona da Mata: É a sub-região mais povoada e urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. Devido a suas belas praias atrai vários turistas, possui um clima tropical úmido,
com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano.

Questão 3 - Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É que ele é o maior rio da região e o único que fornece fonte perene de água para as populações que habitam suas margens. E também, ele permite que existam algumas usinas hidrelétircas como a de Paulo Afonso e a de Sobradinho.

Questão 4 – A Zona da Mata possui praias paradisíacas com ótimos hotéis, o que atrai muito os turistas para essas regiões e também é a sub-região mais povoada do Nordeste!

Questão 5- A chuva de relevo ou a chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima encontra uma camada de ar frio e ocorre a condensação do vapor, provocando chuva.

Anônimo disse...

Olá Conceição,
Rafaela Chiminelli Borth n°31 7ºB

ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
R: ESTADOS:Alagoas(AL)- maceio, Bahia(BA)- salvador, Ceará(CE)-fortaleza,Maranhão(MA)- são luiz, Paraíba(PB)-joão pessoa Pernambuco(PE)-recife ,Piauí(PI)-teresina, Rio Grande do Norte(RN)-natal e Sergipe(SE)-aracaju.
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
R:1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte: clima umido, regiao com mata exuberante e onde se encontra a mata dos cocais.
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
R: O rio são francisco é o unico meio de abastecimente de água na regiao.Ele nasce no estado de minas gerais, corta o estado da bahia e sua eztenção acaba em pernambuco.
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
R:Zona da mata, pois em epocas do ano atrai muitos turistas devido as belas praias que possui.
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
R:Quando uma massa de ar frio encontra uma encosta ela começa a subir em direção as nuvens e chove, dependendo da temperatura.

Anônimo disse...

Gabriela B. Spindola nº15 7ºD
ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste : Alagoas- AL – Maceió; Bahia- BA- Salvador; Ceará- CE- Fortaleza; Maranhão- MA- São Luiz; Paraíba- PB- João Pessoa; Pernambuco- PE- Recife; Piauí- PI- Terezina; Rio Grande do Norte- RN- Natal; Sergipe- SE- Aracajú.
2 Sertão- Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga.
3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. Os estados banhados pelo rio são: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
4- Fortaleza: Praia Iracema e Praia Do Futuro
5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente, é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Gabriella Silva nº18 7ºD
ATIVIDADE:
1-: Alagoas- AL – Maceió; Bahia- BA- Salvador; Ceará- CE- Fortaleza; Maranhão- MA- São Luiz; Paraíba- PB- João Pessoa; Pernambuco- PE- Recife; Piauí- PI- Terezina; Rio Grande do Norte- RN- Natal; Sergipe- SE- Aracajú.
2- Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e chei O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.a de brejos, e o sertão semi-árido.
3- O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
4- Recife: Porto de Galinhas e Praia da Boa Viagem.
5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente, é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

1-R:Maranhão(MA)-São Luis, Piauí(PI)-Teresina, Ceará(CE)-Fortaleza, Pernambuco(PE)-Recife, Bahia(BA)-Salvador, Sergipe(SE)-Aracaju, Alagoas(AL)-Maceió, Paraíba(PB)-João Pessoa, Rio Grande do Norte(RN)-Natal.
2-R:Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão, o Agreste corresponde a zona leste da região Nordeste, ocupando todas as praias da região, ocupa o litoral, ou seja, o leste dos estados RN, PB, PE, AL, SE e BA.
3-R:O rio atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico. Sua importância para o nordeste é que ele é um dos dois rios disponíveis na região inteira, ocupando 63% da água (disponível para consumo) da região.
4-R:Natal: Ponte Newton Navarro,Ceará: praia da Iracema, Fortaleza: Beach Park, etc.
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
5-R:A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Felipe Rocha
Nº8
7ºano A

Anônimo disse...

Luiz Felipe R. Kobarg 7ºB nº26ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :R:AL Alagoas Maceió
BA Bahia Salvador
CE Ceará Fortaleza
MA Maranhão São Luiz
PB Paraíba João Pessoa
PE Pernambuco Recife
PI Piauí Terezina
RN Rio Grande do Norte Natal
SE Sergipe Aracajú
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:R:Agreste – corresponde à área de transição entre o sertão e a zona da mata. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira. Predominam as pequenas e médias propriedades com o cultivo do algodão, do café e do sisal (planta da qual se extrai uma fibra utilizada para fabricar tapetes, bolsas, cordas, etc.). Outro elemento de destaque na economia local é o turismo, com a realização de festas que atraem multidões, como, por exemplo, as festas juninas.
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?R:Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico.Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:R: O imenso litoral da região Nordeste do Brasil é o principal fator que contribui no turismo local. Com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, e colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.A cultura da região é, também, um grande atrativo para o turista, todos os estados tem folguedos e tradições diferentes. Olinda, São Luís e o Pelourinho (Salvador), são os grandes atrativos culturais da região, sendo considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O Carnaval é um dos grandes atrativos do Nordeste, principalmente na cidade de Salvador e Recife. O Carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta e bate recordes contando com mais de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) foliões em seis dias de festa. Durante o período do carnaval de Salvador, dezenas dos cantores mais famosos do Brasil desfilam nos trios elétricos como, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Eliana e muitos outros. O Carnaval do Recife é considerado o de maior diversidade cultural do país com seus bonecos gigantes, frevo e maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Também é considerado o carnaval mais democrático do mundo, pois os foliões não precisam pagar para brincar
5-Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:R:A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

1- Estados: Alagoas AL,Bahia BA,Ceará CE,Maranhão MA,Paraíba PB, prnanbuco PE,Piauí PI,Rio Grande do Norte RN,Sergipe SE Capital: Maceió,Salvador,Fortaleza,
SãoLuiz,JoãoPessoa,Recife,Terezina,
Natal,Aracajú.
2- As sub-regiões do Nordeste são meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
Escolhi o sertão, uma extensa área de clima semi-arido, chega até o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. As atividades agrícolas sofrem grande limitação, pois os solos são rasos e pedregosos e as chuvas, escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. O rio São Francisco é a única fonte de água perene.
3- O rio São Francisco banha as regiões de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mas sua Bacia alcança também Goiás e o Distrito Federal.
Sua importância se dá aos três ramos em que atua: agricultura, indústria e serviços.
4- Salvador/Bahia - Elevador Lacerda liga a Cidade Alta a Cidade Baixa de Salvador. Portanto, sua utilidade é destinada ao transporte de pessoas; possui 72 metros de altura; o primeiro nome foi Elevador Hidráulico da CONCEIÇÃO da Praia, sendo que passou a ser chamado de Elevador Lacerda somente em 1896;o elevador transporta, em média, 27 mil pessoas por dia.
5- A chuva de relevo ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Maria Luíza Minella 7°C n°24

Anônimo disse...

7 ano D
Numero 14
Gabriel Rambo

1_ Alagoas, AL, Maceió
Bahia, BA, Salvador
Ceara, CE, Fortaleza
Maranhão, MA, São Luiz
Paraíba, PB, João Pessoa
Pernambuco, PE, Recife
Piauí, PI, Terezinha
Rio Grande do Norte, RN, Natal
Sergipe, SE, Aracaju

2_ Sertão – é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”. Compreende o centro da Região Nordeste, está presente em quase todos os estados. Essa sub-região nordestina possui o menor índice demográfico da Região.

3_ Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.

4_Dos pontos turísticos do Nordeste no estado da Bahia, existem atrações que os turistas que passarem pela região não podem deixar de visitar, como o Pelourinho.
Terreiro de Jesus: a praça 15 de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jesuítas (atual Catedral Basílica), mantém características urbanas dos séculos passados, com sobrados e três igrejas testemunham a época áurea em que Salvador foi capital da colônia. No centro da praça, há um chafariz de origem francesa (1855), todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.

5_ Chuva orográfica - tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico. Como a umidade não consegue transpor a Cordilheira Atlântica, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes na crista da serra e se condensar. Assim, chove muito mais no sopé da Serra do Mar e no litoral do que no interior do Estado. É conhecida também por chuva de relevo ou chuva de montanha.

Anônimo disse...

Nome: Sara Regis Goularte
N: 31 Série: 7 ano A
Região Nordeste
1-Inclui os estados do Alagoas AL, Bahia BA,Ceará CE,Maranhão MA , Pernambuco PE,Piauí PI,Sergipe SE,Paraíba PB e Rio Grande do Norte RN.As capitais da região nordeste são: São Luís,Teresina,Fortaleza,Natal,João Pessoa,Maceió,Recife,Aracaju,Salvador.
2-Zona da Mata,Agreste,Sertão,Meio Norte. Zona da Mata: É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3- É o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade.
4-PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI
O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro
5-Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Beijos.....

Anônimo disse...

Nome: Stephanie / nº 34 / Ano: 7° ano B

1-A Região Nordeste inclui os estados de Alagoas (sigla: AL / capital: Maceió), Bahia (sigla: BA /capital: Salvador), Ceará (sigla: CE / capital: Fortaleza), Maranhão (sigla: MA /capital: São Luiz), Paraíba (sigla: PB /capital: João Pessoa), Pernambuco (sigla: PE /capital: Recife), Piauí (sigla: PI /capital: Teresina), Rio Grande do Norte (sigla: RN /capital: Natal) e Sergipe (sigla: SE /capital: Aracajú).
2-Sub - regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio – Norte.
Zona da Mata: É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3-Ele abastece os seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Ele é importante porque o rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não seca em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), turismo e Pesca. Ele é a fonte de água do Nordeste!
4-Bahia: lá existem atrações como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Baía de todos os Santos, Farol da Barra, dentre outros.
Maranhão: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde se encontram belas dunas, lagoas, rios e até manguezais.
5- A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Olá conceição
Nome:Pedro H. Z. Pereira / nº:29 / 7°ano A


1-Estados:Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas,Sergipe e Bahia.

Capitais:São Luís,Teresina,Fortaleza,,Natal,João Pessoa,Recife,Maceió,Aracaju e Salvador.

Siglas:MA,PI,CE,RN,PE,PB,AL,SE e BA.

2-As 4 sub-regiões são:Zona da Mata,Agreste,Sertão e Meio Norte.
Agreste - é uma área de Transição entre a Zona da Mata, Região úmida e Cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos são férteis mais são ocupados por minifúndios, onde predominantes como culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.

3-Os estados que são banhados pelo rio São Fracisco são:Bahia e Pernambuco.
É importante pois ele é a única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem varias represas e usinas hidrelétricas.

4-Zona da Mata:belas praias,clima tropical úmido,vegetação natural e de Mata Atlântica.

5-uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Suiany/Nº32/7ºAno A
1-
Alagoas- AL- Maceió
Bahia- BA- Salvador
Ceará- CE- Fortaleza
Maranhão- MA- São Luís
Paraíba- PB- João Pessoa
Pernambuco- PE- Recife
Piauí- PI- Teresina
Rio Grande do Norte- RN- Natal
Sergipe- SE- Aracaju.
2-
Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
Zona da Mata- É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
3-
Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens.
4-
Arquipélago de Fernando de Noronha.(Pernambuco).
Principais atrações turísticas e ecológicas de Fernando de Noronha:
- Baía dos Golfinhos: local regular de observação da espécie golfinho rotador.
- Corveta Ipiranga: local de prática de mergulho avançado para observação da linda fauna marinha (peixes recifais e tartarugas).
- Projeto TAMAR: proteção das tartarugas marinhas.
- Praias principais: Praia do Boldró, Praia da Cacimba do Padre, Praia da Biboca, Baía dos Golfinhos, Baía do Sancho, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia do Cachorro, Praia da Conceição.
- Outros pontos turísticos: Morro Dois Irmãos, Morro do Pico, Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, Fortim da Praia da Atalaia, Reduto de Nossa Senhora da Conceição, Reduto de Santana, Reduto do Bom Jesus.
- O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
5-A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.

Anônimo disse...

Felipe Ern - n12 - 7B
1-*Alagoas(cap:maceio,AL)
*Bahia(Salvador,BA)
*Ceara(Fortaleza,CE)
*Maranhao(Sao Luis,MA)
*Paraiba(Joao Pessoa,PB)
*Pernambuco(Recife,PE)
*Piaui(Teresina,PI)
*Rio Grande do Norte(NAtal,RN)
*Sergipe(Aracaju.SE)
2-Zona da Mata,Agreste,Sertao,Litoral.Caracteristicas do Agreste:*Solos profundos(latossolos e argissolos), com relevo extremamente variável, associados a solos rasos(litossolos),), com relevo extremamente variável, associados a solos rasos ferteis, vegetacao variavel com predominância de vegetação caducifolia.*Uma area sujei a secas.
3-Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Desde sua nascente em São Roque de Minas (MG),o rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), Turismo e Pesca.
4-Elevador Lacerda: O Elevador Lacerda está localizado em Salvador, capital do estado da Bahia. Ele liga a Cidade Alta a Cidade Baixa de Salvador. Portanto, sua utilidade é destinada ao transporte de pessoas.

- A torre do elevador possui 72 metros de altura.

- Foi projetado pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda.
- Sua construção teve inicio no ano de 1869, sendo inaugurado em 1873.

- Somente em 1906 os elevadores começaram a funcionar com eletricidade, pois antes eles funcionavam a base de sistema hidráulico
5-tipo de chuva muito comum no litoral, onde a encosta da Serra do Mar torna-se um obstáculo natural para a umidade oriunda do Oceano Atlântico.
Obs- Conceicao me desculpe pelos erros de portugues, pois me computador e americano estao nao ha pontuacao correta.

TROLL disse...

1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo:
Respostas:
1-Região Nordeste : Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba, Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
2-O nordeste é dividido em sub-regiões denominadas de zona da mata (compreende as áreas litorâneas de clima tropical úmido com grande quantidade de chuvas e a vegetação é típica de mata atlântica), o agreste (compreende as áreas que se localizam ao oeste da região nordeste, possui clima semi-árido, os índices pluviométricos é baixo, a vegetação que se apresenta é a caatinga), o sertão (corresponde a uma área de transição entre a zona da mata e o agreste, nesses locais a quantidade de chuvas diminui, o clima é mais seco e a vegetação varia entre caatinga e cerrado) e o meio norte (representa uma área de clima equatorial, com elevados índices de chuvas e a vegetação é de floresta amazônica)
3-Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
4-O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.A Zona da Mata é uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias.
5-A Caatinga se localiza nos estados do nordeste e no norte de Minas Gerais.
O vídeo mostra que a Caatinga é uma região muito rica e ao mesmo tempo, com um solo pobre, seco e com falta de água e por isso os agricultores passam trabalho e muita dificuldade. Alguns deles usam rochas e pedras para evitar que tenha riscos de erosão.
Também, se tem uma parte que está precisando de vida ou seja, de plantas, e retirarmos um pouco da parte que tem bastante pode se recriar vida no lugar que estava precisando. E foi isso que aprendi sobre o vídeo!
Beijos Conçeição Te adoro
Thiago Correa de Souza Nº37
7ºD Período: Matutino.

Anônimo disse...

eu gostaria de saber quais sao os biomas do nordeste e quais sao suas vegetaçoes?
obrigada