sexta-feira, 11 de março de 2011

COMO SE FORMA UM TSUNAMI ?


PIORES TERREMOTOS NA AMÉRICA LATINA / LOCAL/DATA/MORTES.


TSUNAMIS PELO MUNDO.















ATIVIDADE LIVRE PARA TODOS OS ANOS..
1- APÓS ASSISTIR OS VÍDEOS, VOCÊ CONSEGUE EXPLICAR COMO SE FORMA UM TSUNAMI ?
2- O BRASIL CORRE O PERIGO DE SER ATINGINDO POR UM TERREMOTO? E POR UM TSUNAMI?

25 comentários:

Anônimo disse...

muito legal o vídeo. Adorei a comparação do tsunami com os efeitos do barro caindo no laguinho.





gustavo daros 6°B
Nº 17

Unknown disse...

1- O tsunami acontece quando existe um deslocamento de rochas no fundo do mar.

2- O Brasil nao pode ter um tsunami e nem terremoto porque ele está em cima de uma placa tequitonica

Anônimo disse...

Muito interessante , adorei essa reportagem , nos ajuda a compreender melhor como é formedo o tsunami.



Rafaela 6ºB
N°35

Anônimo disse...

Gostei muito dos vídeos, achei muito interessantes

Anônimo disse...

Um tsunami pode acontecer quando há um choque de placas tectônicas no mar, queda de meteoritos no oceano, erupções vulcânicas ou um deslizamento de terra que cai no mar. O Brasil não corre risco de tsunamis nem de terremotos pois está no centro de uma placa tectônica.

Gustavo Daros 6ºB Nº17

Anônimo disse...

larissa 6 ano D adorei esses vídeos sobre os tsunamis é um tema muito legal de se trabalhar

Stephanie disse...

Adorei o vídeo, mas acho muito triste as tragédias que acontecem no mundo.
O tsunami pode ser provocado por muitas coisas e uma delas é o terremoto, as rochas se deslocam de baixo do mar tanto para cima quanto para baixo, e isso forma uma onda gigante que chega destruindo tudo que vem pela frente.

O Brasil esta em cima de uma placa tequitonica e por isso no brasil nao tem tsunami.

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o assunto da TSUNAMI,pois eu nao sabia como ela se formava,e eu assisti o vídeo e ja entendi tudo sobre a TSUNAMI!!!

Muito obrigada!!!

Susie kaandra 6°série D n°29

Anônimo disse...

A palavra tsunami, diz a respeito de uma, ou mais, grandes ondas que viajam em alta velocidade pelo oceano. Quando essas ondas chegam perto da costa litorânea, elas aumentam, violentamente de tamanho, devia a baixa profundidade do oceano no litoral, e invadem a catastroficamente as praias, sendo chamadas de tsunami.
As causas do tsunami é causado principalmente, por abalos sísmicos no fundo do oceano, popularmente conhecido como maremotos tsunami.
Em alto mar, são quase imperceptíveis os terremotos tsunami. Isso ocorre pois a profundidade do oceano é muito grande porque a amplitude de uma onda tsunami é muito pequena.

Gesieli Oliveira nº12 3B

Anônimo disse...

O tsunami é causado principalmente, por abalos sísmicos no fundo do oceano. A movimentação das placas tectônicas, faz com que ondas com grande quantidade de energia se movimente rapidamente pelo oceano, mesmo assim, estas são quase imperceptíveis em alto mar, porém quando estas chegam a costa, aumentam rapidamente de tamanho, invadindo as praias e causando destruição.
Quanto ao Brasil, há tempo que já se sente alguns tremores de terra. Isso ocorre devido a presença de falhas na placa tectônica na qual estamos no centro, sendo a região nordeste a mais atingida por tal fator. A possibilidade de haver um tsunami devido a abalos sísmicos no Brasil, é nula, já que não há a presença de zonas de subducção. Mas, este pode ocorrer devido a um colapso de um vulcão no oceano atlântico, onde o material expelido poderia, ao atingir o oceano, gerar ondas capazes de atingir o nordeste, com uma altura de aproximadamente 4 metros.
Porém, depois de muito estudo, esta possibilidade também pode ser descartada, já que o vulcão está mais próximo da África, e este é um evento muito raro. Assim, podemos dizer que nosso país está isento de tsunami, mas não de abalos sísmicos.

Maria Eduarda____nº 24
3º A

Anônimo disse...

1- Quaze sempre o tsunami tem origem quando há um deslocamento de rochas no fundo do mar.

2- Não é muito provável porque o Brasil esta localizado totalmente em cima de uma placa tectônica.

Nome: Gustavo C. Espindola - 6ºA
Nº 17

Anônimo disse...

achei muito interessante esses videos e tambem adorei a comparação do tsunami com o barro caindo no lago!!!!
acho que é um tema muito legal para se trabalhar.

Victoria Magalhães 6ºD nº37

Anônimo disse...

Gabriela Aline,2B,nº8

1-A Tsunami são ondas gigantes que são formadas por abalos sísmicos,ou quando
a crosta terrestre se move para os lados, para cima ou até se afunde, deslocando
uma coluna de água para cima e bombeia uma enorme quantidade de ar,provocando
a tsunami,ou atravez de uma explosão,ou um vulcão entrando em erupsão.

2- No Brasil não há risco de sofrer com Tsunamis ou terremotos porque está no meio da placa tectonica.

Anônimo disse...

É uma série das ondas de água causada pelo deslocamento das placas tectônicas ou Terremotos, erupções vulcânicas,outras explosões submarinas como detonações de artefatos nucleares no mar, deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, têm o potencial para gerar um tsunami. Tsunamis são uma ocorrência freqüente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.

O Brasil pode ser atingido por um terremoto ou Tsunami, se o nível do terremoto ou Tsunami ficar próximo de XXII, de acordo com a escala o nível XXII causa destruição total. Placa Sul-Americana possui 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está localizado no centro dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, é com isso que não sentimos muitos tremores, no território nacional.

Alan Rizzi 3ºB (01)

Anônimo disse...

1- Tsunamis se originadas por um terremoto no fundo do mar também podendo ser chamado de maremoto. A uma movimentação das placas tectônicas que em sua composição rochosa. Elas ao se colidirem liberam energias desiguais então elas se sobrepõe ou se deslocam lateralmente, dando impulso para gerar uma grande onda que afeta a costa. O tsunami diferente das outras ondas, é uma única onda que se desloca rapidamente e com grande extensão que avança com um bloco. Ao se aproximar da costa ele diminui a velocidade, mas pelo fundo do mar raso ela cresce. A parte da frente da onda, tem uma consistência pastoso devido aos dejetos que estão sendo levados e age como um triturador. O sistema de alarme é muito importante pois uma pessoa desavisado não conseguiria se movimentar a alta velocidade. O sistema é um conjunto de bóias que pelas ondas normais se elevam uma de cada vez já a tsunami todas se elevam ao mesmo tempo.

2-2- o Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, a Sul Americana então não hás risco grave de haver algum terremoto devido a grande distância dos pontos extremos onde ocorre a subducção e a obducção, que geram o terremotos. Sabe-se que o ocorrido nesses pontos extremos é chega ao Brasil mas com pouca força eliminando o perigo. As placas onde o Brasil se localiza também se movimentam a uma velocidade muito menor e com menor deslocamento. O nordeste e quem mais ‘’sofre’’ com esses tremores, e seria a região que sofreria com a tsunamis devido aos vulcões presentes no oceano atlântico, que o material expelido afetaria a costa.

Thiago Sagaz nº 40 3ºA EM

Ana Luísa nº 02 - 3ªº A disse...

1-COMO SE FORMA UM TSUNAMI ?
A onda gigante se forma após forte tremor no fundo do mar. O terremoto ocorre quando duas placas tectônicas (a crosta terrestre é composta por várias delas) se chocam. É como se dessem uma supertrombada; com isso, um pedaço da placa fica sobre o outro.

O movimento tem tanta energia que desloca a água do mar para cima e depois para os lados, provocando ondas na superfície que se espalham em todas as direções, com velocidade e força gigantescas. Pode se mover a 800 km por hora, a mesma rapidez de um avião.

No meio do oceano, a altura da onda se mantém pequena. Mas conforme se aproxima do litoral e a profundidade diminui, aumenta muito de tamanho. No Japão, o tsunami chegou a cerca de 10 m de altura.

O curioso é que antes de atingir a costa, o tsunami dá sinal: a água recua muitos metros como se o mar secasse e a onda gigante acumulasse energia para, então, invadir a praia de uma vez.


2- O BRASIL CORRE O PERIGO DE SER ATINGINDO POR UM TERREMOTO? E POR UM TSUNAMI?
Não é possível acontecer pois o Brasil se encontra em cima de uma placa tectônica.

Lucas disse...

1 - O movimento da crosta terrestre sob a água, origina um terremoto, que, por sua vez desloca uma coluna de água, enviando uma onda de energia pelo oceano. A tsunami é tão destruidora pois atrás da onda estão enormes volumes de água, e por sua enorme velocidade.
2 - O Brasil apesar de estar localizado no meio de sua placa tectônica, corre riscos de abalos sísmicos. Apesar de até agora só terem sido registrados abalos muito pequenos. Tsunamis não são uma possibilidade, pois nos encontramos muito longe de qualquer "borda" de nossa placa tectônica!

Lucas Caldas 3°B
N° 24

Anônimo disse...

Segundo explicou o coordenador do Grupo de Análise de Risco da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moacyr Duarte, “o Brasil está localizado de frente para o Oceano Atlântico que, em princípio, não é uma área de compressão de placas [tectônicas]. Ao contrário do Oceano Pacífico, com aquelas movimentações que geram tsunamis, aqui não tem essa possibilidade”.
Duarte explicou que no Oceano Atlântico existe uma cordilheira (cadeia de montanhas) submarina que não está em uma zona de tensão entre as placas.
"É uma zona de afastamento das placas”. O temor, para o Brasil,
está ligado aos vulcões das Ilhas Canárias, na costa da África. “São vulcões submarinos que, se explodirem, vão gerar também uma onda. Mas essa é uma especulação remota. Não é como no Pacífico, que é uma área de atividade desse tipo”.
Tsunami sao ondas grandes com alta velocidade provocadas por terremotos que acontecem por colisões das placas tectônicas.
Bruna Fagundes 6ºano D nº 7.

Leonardo disse...

1- O tsunami acontece quando existe um deslocamento de rochas no fundo do mar.

2- O Brasil nao pode ter um tsunami e nem terremoto porque ele está em cima de uma placa tequitonica

13 de março de 2011 18:23

Achei muito interessante e legal
Leonardo Coelho Westfal
6 serie/7°ano Nº19

Unknown disse...

O vídeo é realmente muito bom! Um tsunami é causado quando ocorrem abalos sísmicos no fundo do oceano, mais conhecido como maremoto tsunami. Tsunami diz respeito a uma, ou mais, grandes ondas que "viajam" em uma grande velocidade pelo oceano. Quando estas ondas chagam perto da costa litorânea, elas aumentam rapidamente de tamanho, devido à baixa profundidade, e em segundos invadem as praias, ruas, casas e tudo que vem pela frente. Em alto mar, são quase imperceptíveis os terremotos tsunami. Isso ocorre, pois a profundidade do oceano é muito grande e também porque a amplitude de uma onda tsunami é muito pequena. No Brasil, as chances de um tsunami são praticamente inexistentes. O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga. Todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam ao nosso continente são muito fracos, o que elimina o risco.

Larissa Florencio, 14 2ºC

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o seu site, e criei um blog no mesmo estilo do seu rsrsrs, fiquei tão impressionado que mandei meus alunos comentarem tbm hahahaha

jucelino freitas DIRETO DE SAMPA
ABROÇO

Anônimo disse...

1- O tsunami acontece quando existe um deslocamento de rochas no fundo do mar.

2- O Brasil nao pode ter um tsunami e nem terremoto porque ele está em cima de uma placa tequitonica

Eu gostei muito do assunto que trabalhamos até aqui


nome: Letícia Oliveira de Souza
nº26

Looh disse...

Um tema bem interessante de estudar...Os vides são bem legais
para serem vistos e parabéns pelo blog professora!!!



Loraine 6ºD (nº26)

unknow disse...

gustavo murilo 16 6 ano c
sim eu entendo que pode ser feito por atividaes sismicas ou movimentos das linhas tectonicas e o brasil não corre risco pois não tem nenhum vulcão ativo e nenhuma placa tectonica passa por perto

Anônimo disse...

Adorei os videos ficou bem claro como se forma e como acontece uma tsunami.
Taiana 6°D n°:35