sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RESULTADO DO ENEM 2011.


Divulgado o resultado do Enem 2011 por escolas

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta feira (22), o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio de 2011. No total participaram 10.076 estabelecimentos, número que corresponde a 40,56% do universo brasileiro do ensino médio. É importante esclarecer que do total de escolas participantes, 1,97% é federal, 49,31% são estaduais, 1,10% é municipal e 47,62% são privadas.  Ou seja, houve equilíbrio entre o setor público (52,38%) e o privado (47,62%).
O critério para a seleção das escolas foi o de participação, sendo que ao menos 50% dos alunos deveriam ter feito o Enem 2011. Deste percentual, no mínimo 10 alunos tinham que ser concluintes do segundo grau.
Segundo as informações do MEC, cerca de 891 mil alunos da rede pública participaram e atingiram a média nacional de 474,2 pontos. Por outro lado, 247 mil estudantes representaram as escolas particulares e alcançaram a média de 569,2 pontos.
O Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, ressaltou que o objetivo da publicação dos dados é “permitir uma análise diagnóstica das escolas para fins pedagógicos”, mostrando como seus alunos evoluíram a partir da prova do Enem.
Além disso, Mercadante também explicou que neste ano a metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por Escola utilizou apenas o desempenho dos candidatos nas 4 provas objetivas, deixando de fora a redação. A justificativa para isso é que a correção da redação utiliza uma metodologia diferente das provas objetivas.
O MEC ainda informou que 13.581 escolas ficaram de fora por não cumprirem os pré-requisitos para participação. Tais escolas poderão consultar as suas notas a partir da próxima segunda-feira, 26/11, no sistema do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Independentemente da polêmica que se cria em torno deste assunto, principalmente as críticas na forma como as escolas particulares se utilizam destes resultados, uma conclusão fica nítida: a média obtida pelos alunos da rede pública comparada com a média obtida pelos estudantes de escolas particulares faz jus, ao menos em parte, a Lei de Cotas sancionada três meses atrás.
Fonte : InfoEnem.

Nenhum comentário: