quinta-feira, 7 de março de 2013

ARQUEOLOGIA


 Universidades Onde estudar: Arqueologia

arqueologia-alessandra.blogspot.com

Arqueologia: O que é?

Arqueologia é uma palavra originada do grego Arqué, que significa antigo, e logos, que significa estudo. Logo, a grosso modo, pode-se dizer que Arqueologia é a ciência que estuda a antiguidade. 
Essa ciência social é responsável pela descoberta de diversas civilizações, costumes e objetos antigos. 

Paleontologia x Arqueologia

Muitas pessoas costumam confundir o trabalho de um arqueólogo com o de um paleontólogo. Apesar de se complementarem, essas profissões não são iguais. 
Um paleontólogo estuda os vestígios deixados por organismos vivos, enquanto que a arqueologia tem como foco principal a cultura dos povos antigos. 

Os Arqueólogos
Os arqueólogos são profissionais que se dedicam a descobrir os mistérios das civilizações antigas, tornando possível o aprendizado e o estudo aprofundado das mais diversas histórias da humanidade.

Como se tornar um arqueólogo?
Para se tornar um arqueólogo, o aluno precisa, primeiramente, realizar um curso de Arqueologia. Esse curso pode ser de graduação ou de pós-graduação. 

Ao optar pelo curso de Arqueologia, o aluno deve estar ciente de que leitura e curiosidade são requisitos fundamentais para se tornar um bom profissional.


Onde encontrar o curso de Arqueologia?
O curso de Arqueologia é oferecido pelas seguintes instituições de ensino superior:

Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
O curso

O curso tem duração média de 4 anos e,  como pode-se notar, não é oferecido por muitas instituições de ensino superior. 
As disciplinas encontradas na maior parte deles são: História Antiga, Introdução à Arqueologia, Fundamentos Antropológicos, Pré-História, Geografia, Matemática, Arte, Antropologia, Geologia, Desenho, Física, entre outras.

Profissão

Como toda profissão, a arqueologia requer dedicação e amor ao que se faz.  Pode-se dividir as atividades de um arqueólogo entre: levantamento, escavação e análise.
A primeira parte do trabalho de um arqueólogo, conhecido como levantamento, é encontrar os locais onde existam vestígios de civilizações antigas. E, seguida, são realizadas as escavações para que tais materiais sejam encontrados. Por último, uma análise em laboratório é realizada para efetuar a limpeza e classificação dos materiais. 
As atividades conhecidas como “de campo” são aquelas em que o arqueólogo deverá se dirigir ao local onde encontram-se os materiais que serão pesquisados, já as atividades laboratoriais são aquelas que envolvem a análise do que foi encontrado. 
Também é de responsabilidade de um arqueólogo a preparação dos objetos e materiais que serão expostos em museus e casa de arte.
Fonte: Mundo Vestibular