- REUNIÃO COM OS PAIS : 22/05/2013
- OBJETIVOS DO 2B
1- Aproveitar o conteúdo ao máximo
- 2- Realizar as tarefas
- 3- Revisar os conteúdos diariamente
- 4- Organizar grupos de estudos
- METAS DO GRUPO
- 1- 80% realizando aprendizagem
- 2- 90% realizando tarefas
- 3- 80% revisando conteúdos
- 4- 100% participando dos grupos de estudos
- INDICADORES
- 1- RPA
- 2- Gestão de Grupo
- 3- Resultado das avaliações
- 4- Boletim
Educar para a Internet e a Internet para educar
Estamos diante de
uma realidade nova, as mudanças
vertiginosas produzidas pela tecnologia da informação e comunicação.
Neste contexto
temos os analfabetos funcionais digitais: porque não tem acesso ou porque
utilizam apenas para rede de relacionamento, não utilizam para aprender, criar
ou resolver problemas.
Isso vale para os
imigrantes digitais como para os falantes nativos da linguagem digital, os
chamados nativos digitais.
1
. A Internet potencializa a geração,
armazenamento e difusão do conhecimento.
A técnica tem
novo significado. Não é apenas um modo de fazer de saber fazer com
instrumentos, é agora uma maneira de viver, de ser, de pensar e de se
relacionar com o mundo e com os outros. Não é somente a aplicação do saber, mas
também um meio de adquiri-lo, gerá-lo, armazená-lo e de difundi-lo.
As TICs oferecem
mais inteligência, mais possibilidades à mente.
Assim
como o martelo somente pode potencializar a força do braço quando este existe,
e tem funcionalidade, as possibilidades intelectuais e expressivas das TICs
potencializam aqueles que apresentam condições prévias para aproveitá-las. (Gimeno Sacristán).
2. Habilidades escolares comuns
O desafio é
passar de um estágio de consumidor de informação para o de produtor do
conhecimento. Os nativos digitais leem e escrevem muito, porém, para que dominem
a linguagem das diversas ciências, para que aprendam a selecionar informações,
para que escrevam com competência, dentro dos padrões das normas cultas da
língua ou de uma determinada ciência, e aprendam a resolver situações-problema,
a escola e os pais terão ainda muito
trabalho pela frente. Portanto, as
habilidades da leitura, da escrita, da argumentação oral, da pesquisa e da
resolução de problemas, continuará sendo
um desafio que as TICs, por si só, não conseguirão desenvolver. O mesmo pode se
dizer das capacidade de trabalho cooperativo, de planejamento cooperativo, de
auto e heterorregulação.
3.
O que temos atualmente no Salesiano
As crianças e
adolescentes precisam aprender na escola melhores maneiras de utilizar estas
ferramentas que estão disponíveis na internet.
Para isso
trabalhamos com internet na sala de aula, nossos alunos são convidados a produzirem textos e apresentarem na
sala utilizando as TICs, o Ensino Médio trabalha com o Portal Futurum (que
já coloca à disposição dos alunos e
professores mais de 15mil objetos de aprendizagem: vídeos, demonstrações, gráficos, imagens, etc.). Estimulamos os
alunos à criação de comunidades virtuais de aprendizagem, a
fazerem trabalhos em grupo para resolverem situações-problema utilizando
as redes sociais, em suma, preocupamo-nos com a criação de dispositivos didáticos que
potencializam a aprendizagem cooperativa e colaborativa.
4.
Como os pais podem ajudar os filhos a utilizarem as TICs para desenvolver a
leitura, a escrita, a criatividade e a capacidade de resolver problemas?
1º - Controlando o
tempo que permanecem nas redes sociais, incentivando-os à leitura, à
escrita e à pesquisa na internet. Cuidar
com as madrugadas no facebook, quando
os dispositivos móveis de internet vão para a cama.
2º - Incentivando
e acompanhando os trabalhos colaborativos que os professores encaminham para
serem realizados utilizando a internet.
3º - Incentivando
os grupos de estudo utilizando as redes sociais.
4º - Acompanhando
os Planos de Aula socializados pela Central do Aluno.
5º - No Ensino
Médio, incentivando o filho a rever o tema estudado e a fazer exercícios
através do Portal
Futurum. Todos
alunos do EM têm login e senha para acessar o Portal.
5.
Dom Bosco e o Sistema Preventivo
Que faria Dom
Bosco diante do novo que vinha surgindo, daquilo que criava estranheza no meio
em que vivia? Procurava extrair tudo que
tinha de bom para a educação da juventude. Nunca tinha postura de negação.
Não tem mais como
escapar. Não é o mundo que é globalizado, as
nossas crianças, adolescentes e jovens só globalizados. Quantas crianças e
adolescentes torcem pelo Barcelona?
Internet veio
para ficar e para modificar o mundo em que vivemos na mesma velocidade que a
soma do trabalho das mentes humanas e das próprias máquinas conseguirem.
TAREFA
Na assessoria
trabalhamos um pouco sobre o significado que queremos dar à tarefa de
casa. Acho que podemos convidar os pais
a colaborarem conosco nesta empreitada.
Lembra que mais que dar pontinho ou registrar na pagela, a tarefa tem
quatro importantes funções:
1. Tornar o aluno participante
ativo em classe, através da socialização, dos debates, das sínteses e
registros. Aluno que faz tarefa não dorme na sala e nem se perde em conversa.
2.
Gerar
dúvidas, perguntas, novas hipóteses, tornando significativo o tema em pauta.
3.
Dar
feedback ao professor e ao aluno.
Possibilitando intervenções do professor de forma mais pontual e
significativa sobre o que os alunos ainda não compreenderam.
4. Criar memória de longo prazo ou
treinar habilidades. Através de novas
aproximações é que se vai apropriando ou ampliando o significado em torno do
objeto de estudo.
GESTÃO DE GRUPO : 29/05/2013
REGENTE + CLEMAR + ALUNOS
CHURRASCO NO COLÉGIO 25/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário