sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS

A indústria de plásticos está ‘vazando’ grandes quantidades de microplásticos


UNIVERSIDADE DE GOTEMBURGO*
O problema dos resíduos de plástico em ambientes marinhos foi relatado desde a década de 1970 e as primeiras recomendações para a legislação foram introduzidas nos EUA na década de 1990. No entanto, na Suécia, esses derramamentos só receberam atenção nos últimos anos.
Pequenos grânulos de plástico são utilizados como matérias-primas. Os pellets são enviados do local de fabricação para diferentes indústrias onde são utilizados na produção de vários tipos de produtos plásticos.
No estudo recentemente publicado, os pesquisadores também investigaram como os pellets se espalharam na região costeira, e eles podiam ver que os pellets de plástico acabam nas praias próximas, no fiorde e no arquipélago nas proximidades.
Em contraste com outros resíduos de plástico, por exemplo, o material de embalagem, estes pellets de plástico nunca foram úteis.
“Para entender melhor como as pastilhas de plástico acabam no meio ambiente, documentamos, medimos e calculamos os fluxos das pastilhas através de vias navegáveis provenientes das instalações de produção e distribuição em Stenungsund, onde aproximadamente cinco por cento do polietileno que é usado em A Europa é produzida “, diz Martin Hassellöv, professor do Departamento de Ciências Marinhas da Universidade de Gotemburgo.
Os cálculos da equipe de pesquisa mostram que o vazamento contínuo leva a entre 3 e 36 milhões de pelotas plásticas espalhando-se do site de produção de Stenungsund todos os anos.
“Quando analisamos as frações menores, que são chamadas de pelúcia e fragmento, o vazamento de plástico foi mais de cem vezes maior do que quando contamos apenas os grânulos. Além disso, vimos que há mais problemas de vazamento em conjunto com o transporte, limpeza, carregamento e armazenamento de grânulos ao longo da cadeia de produção “, diz Therese Karlsson, doutoranda do Departamento de Ciências Marinhas.
Os pellets são freqüentemente encontrados no conteúdo estomacal de aves marinhas, que se alimentam na superfície do mar.
Existem vários acordos internacionais, legislação da UE e leis suecas que visam evitar esse tipo de derrames de plástico.
“Os regulamentos de prestação de contas no Código do Meio da Suécia destinam-se a evitar o vazamento de grandes quantidades de pellets, especialmente em áreas como a de Orust e Tjörn, onde há uma série de reservas naturais”, diz Lena Gipperth, professora de Direito Ambiental em o Departamento de Direito.
Mas o estudo mostra que os regulamentos existentes não foram aplicados, e isso pode ser o resultado de procedimentos de supervisão inadequados e programas de controle.
Áreas protegidas dentro da área de estudo de caso (mapa adaptado da Vissnet).
Áreas protegidas dentro da área de estudo de caso (mapa adaptado da Vissnet).
###
O estudo foi publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin .
Título do artigo: The unaccountability case of plastic pellet pollution
* Tradução e edição de Henrique Cortez
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/02/2018

Nenhum comentário: