quarta-feira, 21 de abril de 2021

CONSEQUÊNCIAS DE LONGO PRAZO DAS EMISSÕES DE CO2.

 Seção vertical das mudanças de oxigênio em média zonal na simulação com emissões históricas de CO2 e emissões zero de 1 de janeiro de 2021 em diante. Esquerda: Ano 2020 relativo a 1800. Direita: Ano 2650 relativo a 2020. Gráficos: C. Kersten, modificado de A. Oschlies, 2021, GEOMAR.

Seção vertical das mudanças de oxigênio em média zonal na simulação com emissões históricas de CO2 e emissões zero de 1 de janeiro de 2021 em diante. Esquerda: Ano 2020 relativo a 1800. Direita: Ano 2650 relativo a 2020. Gráficos: C. Kersten, modificado de A. Oschlies, 2021, GEOMAR.

Consequências de longo prazo das emissões de CO2

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature Communications, o conteúdo de oxigênio nos oceanos continuará a diminuir por séculos, mesmo que todas as emissões de CO2 sejam interrompidas imediatamente.

Segundo o autor, Prof. Dr. Andreas Oschlies, do GEOMAR Helmholtz Center for Ocean Research Kiel, a desaceleração da circulação oceânica e o aquecimento progressivo das camadas mais profundas das águas são responsáveis por esse processo.

GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel*

A vida de quase todos os animais no oceano depende da disponibilidade de oxigênio, que é dissolvido como gás na água do mar. No entanto, o oceano tem perdido continuamente oxigênio por várias décadas. Nos últimos 50 anos, a perda de oxigênio acumulou-se globalmente em cerca de 2% do estoque total (regionalmente, às vezes significativamente mais). A principal razão para isso é o aquecimento global, que leva a uma diminuição da solubilidade dos gases e, portanto, também do oxigênio, bem como a uma desaceleração da circulação oceânica e da mistura vertical. Um novo estudo publicado hoje na revista científica Nature Communications mostra que esse processo continuará por séculos, mesmo se todas as emissões de CO 2 e, portanto, o aquecimento na superfície da Terra fossem interrompidos imediatamente.

“No estudo, um modelo do sistema terrestre foi usado para avaliar o que aconteceria no oceano a longo prazo se todas as emissões de CO 2 fossem interrompidas imediatamente”, explica o autor, Professor Andreas Oschlies do GEOMAR Helmholtz Center for Ocean Research Kiel. “Os resultados mostram que mesmo nesse cenário extremo, o esgotamento do oxigênio continuará por séculos, mais do que quadruplicando a perda de oxigênio que vimos até hoje no oceano”, continua Oschlies.

A diminuição de oxigênio a longo prazo ocorre principalmente nas camadas mais profundas. De acordo com o Prof. Oschlies, isso também tem impacto nos ecossistemas marinhos. Um chamado ‘índice metabólico’, que mede a atividade máxima possível dos organismos que respiram oxigênio, mostra um declínio generalizado de até 25%, especialmente no mar profundo (abaixo de 2.000 metros). É provável que isso leve a grandes mudanças neste habitat, que antes era considerado muito estável, explica o oceanógrafo. Essas mudanças já foram iniciadas por nosso histórico de CO2 emissões e agora estão a caminho do oceano profundo. Ele recomenda que uma investigação abrangente do habitat do oceano profundo, que só foi estudado aleatoriamente até agora, deve ocorrer antes que esse ambiente, que é considerado estável por muitos milênios, possa mudar significativamente devido à diminuição agora esperada em oxigênio.

Nas camadas superiores do oceano, o modelo mostra uma resposta muito mais rápida à ação climática. Lá, uma expansão adicional das zonas mínimas de oxigênio relativamente próximas à superfície pode ser interrompida dentro de alguns anos se as emissões forem interrompidas. Uma política climática ambiciosa pode, portanto, ajudar a evitar que pelo menos os ecossistemas próximos à superfície sejam colocados sob pressão adicional por uma diminuição progressiva do oxigênio.

O estudo foi inspirado por discussões com membros do Centro Colaborativo de Pesquisa “Clima-Biogeoquímica Interações no Oceano Tropical” (SFB 754) concluído há pouco mais de um ano, e da Rede Global de Oxigênio do Oceano (GO2NE), e será seguido por mais investigações detalhadas no âmbito da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Referência:

Oschlies, A. A committed fourfold increase in ocean oxygen loss. Nat Commun 12, 2307 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-22584-4

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/04/2021

Nenhum comentário: