quarta-feira, 21 de abril de 2021

DOIS TERÇOS DAS TERRAS AGRÍCOLAS MUNDIAIS SOB RISCO DE POLUIÇÃO POR PESTICIDAS.

Dois terços das terras agrícolas mundiais sob risco de poluição por pesticidas

Um mapa global de terras agrícolas em 168 países revelou que 64% das terras usadas para agricultura e safras de alimentos correm o risco de poluição por pesticidas. Quase um terço dessas áreas são consideradas de alto risco.

University of Sydney*

Dois terços das terras agrícolas mundiais sob risco de poluição por pesticidas

O estudo, publicado na Nature Geoscience , produziu um modelo global que mapeia o risco de poluição causado por 92 produtos químicos comumente usados em pesticidas agrícolas em 168 países.

O estudo examinou o risco para o solo, a atmosfera e as águas superficiais e subterrâneas.

O mapa também revelou que a Ásia abriga as maiores áreas de terra com alto risco de poluição, com China, Japão, Malásia e Filipinas em maior risco. Algumas dessas áreas são consideradas nações de “tigela de comida”, alimentando uma grande parte da população mundial.

University of Sydney Research Associate e principal autora do estudo, Dra. Fiona Tang , disse que o uso generalizado de pesticidas na agricultura – enquanto aumenta a produtividade – pode ter implicações potenciais para o meio ambiente, saúde humana e animal.

“Nosso estudo revelou que 64% das terras aráveis do mundo estão sob risco de poluição por pesticidas. Isso é importante porque a literatura científica mais ampla descobriu que a poluição por pesticidas pode ter impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente ”, disse o Dr. Tang.

Os agrotóxicos podem ser transportados para as águas superficiais e subterrâneas por meio de escoamento e infiltração, poluindo os corpos d’água e reduzindo a usabilidade dos recursos hídricos.

Dois terços das terras agrícolas mundiais sob risco de poluição por pesticidas

“Embora as terras agrícolas na Oceania mostrem o menor risco de poluição por pesticidas, a bacia de Murray-Darling da Austrália é considerada uma região de grande preocupação devido aos problemas de escassez de água e sua alta biodiversidade”, disse o coautor Professor Associado Federico Maggi da School of Civil Engineering e do Sydney Institute of Agriculture.

“Globalmente, nosso trabalho mostra que 34% das áreas de alto risco estão em regiões de alta biodiversidade, 19% em nações de renda baixa e média-baixa e 5% em áreas com escassez de água”, disse o Dr. Tang.

Há a preocupação de que o uso excessivo de pesticidas desequilibre a balança, desestabilize os ecossistemas e degrade a qualidade das fontes de água das quais humanos e animais dependem para sobreviver.

As perspectivas futuras

Espera- se que o uso global de pesticidas aumente à medida que a população global se aproxima de 8,5 bilhões até 2030.

“Em um clima mais quente, à medida que a população global cresce, o uso de pesticidas deve aumentar para combater o possível aumento de invasões de pragas e alimentar mais pessoas”, disse o professor associado Maggi.

O Dr. Tang disse: “Embora proteger a produção de alimentos seja essencial para o desenvolvimento humano, reduzir a poluição por pesticidas é igualmente crucial para proteger a biodiversidade que mantém a saúde e as funções do solo, contribuindo para a segurança alimentar.”

O coautor Professor Alex McBratney , Diretor do Sydney Institute of Agriculture da University of Sydney, disse: “Este estudo mostra que será importante monitorar cuidadosamente os resíduos anualmente para detectar tendências a fim de gerenciar e mitigar os riscos dos pesticidas usar.”

“Recomendamos uma estratégia global de transição para um modelo agrícola global sustentável que reduza o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, reduza o uso de pesticidas”, afirmam os autores do artigo.

Referência:

Tang, F.H.M., Lenzen, M., McBratney, A. et al. Risk of pesticide pollution at the global scale. Nat. Geosci. (2021). https://doi.org/10.1038/s41561-021-00712-5

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/03/2021

Nenhum comentário: