sexta-feira, 29 de abril de 2022

DIMINUIÇÃO DO GELO MARINHO DO ÁRTICO TEM IMPACTOS DURADOUROS NO CLIMA GLOBAL.

Diminuição do gelo marinho do Ártico tem impactos duradouros no clima global

Estudo indica que reduções recentes – e futuras – na cobertura de gelo marinho têm uma influência significativa no clima global

University at Albany*

À medida que os impactos das mudanças climáticas são sentidos em todo o mundo, nenhuma área está passando por mudanças mais drásticas do que a região polar norte. Estudos mostraram que o Ártico está aquecendo duas a três vezes mais rápido que o resto do planeta, resultando em uma rápida perda de seu volume de gelo marinho.

Essa perda de gelo marinho, diminuindo a uma taxa média de cerca de 13% por década, está tendo um impacto climático duradouro no Ártico e além, de acordo com um novo estudo publicado este mês na Nature Communications (1) .

A equipe de pesquisa, liderada pelo cientista atmosférico Aiguo Dai , da Universidade de Albany , analisou dados observacionais e simulações de modelos climáticos para mostrar como as flutuações na cobertura de gelo do mar do Ártico são capazes de amplificar variações de várias décadas nas temperaturas da superfície, não apenas no Ártico, mas também no Oceano Atlântico Norte.

Seus resultados indicam que reduções recentes – e futuras – na cobertura de gelo marinho têm uma influência significativa no clima global.

“Através do nosso estudo, demonstramos pela primeira vez que as flutuações nas interações gelo marinho-ar podem aumentar muito ou amplificar as variações climáticas de várias décadas não apenas no Ártico, mas também no Atlântico Norte”, disse Dai, professor ilustre da Departamento de Ciências Atmosféricas e Ambientais .

“À medida que o derretimento do gelo marinho do Ártico continua, seus impactos provavelmente serão sentidos ainda mais nas próximas décadas, não apenas no Ártico, mas no Atlântico Norte e em outras regiões do mundo”, disse Dai. “Isso ocorre porque as anomalias da temperatura da superfície do mar no Atlântico Norte podem afetar os padrões de circulação atmosférica na Europa, América do Norte, África Ocidental e América do Sul, levando a mudanças de temperatura e precipitação nessas regiões”.

Interações Mar-Gelo-Ar

Os pesquisadores usaram dados observacionais disponíveis publicamente, juntamente com duas novas simulações de modelos climáticos realizadas por meio de um computador hospedado no UAlbany Data Center . Em uma simulação, a cobertura de gelo marinho do Ártico foi permitida flutuar livremente com base nas mudanças nas condições climáticas, enquanto a outra simulação paralela foi executada sem flutuações de gelo marinho ano a ano.

Quando a cobertura de gelo marinho foi corrigida, as variações climáticas multidecadais foram reduzidas, tanto no Ártico quanto no Atlântico Norte, em 20 a 50 por cento. Isso sugere que as interações ar-gelo marinho desempenham um papel crucial na regulação das variações climáticas.

Os pesquisadores realizaram simulações adicionais usando níveis crescentes de dióxido de carbono em 1% ao ano para confirmar ainda mais seus resultados. Eles estão atualmente examinando outras possíveis influências do gelo marinho do Ártico, como no El Nino-Oscilação Sul no Pacífico tropical.

Jiechun Deng, cientista atmosférico da Universidade de Ciência e Tecnologia da Informação de Nanjing, trabalhou como pesquisador com Dai na UAlbany de 2018 a 2020. Ele é o principal autor do estudo.

“Trabalhar com o Prof. Dai na UAlbany foi uma experiência verdadeiramente inspiradora”, disse Deng. gelo marinho na recente tendência de temperatura decenal no Ártico e nas latitudes médias.”

Amplificação do Ártico

Este estudo é o mais recente de uma série de artigos (2)(3) da Nature Communications publicados por Dai e sua equipe nos últimos anos que se concentram nas mudanças no clima do Ártico.

Em 2019, Dai liderou um estudo examinando as causas da Amplificação do Ártico (AA), o termo usado para descrever as taxas de aquecimento do Ártico em duas a três vezes o resto do planeta. As simulações climáticas usadas para esse estudo mostraram que AA adicional não diminuirá até que quase todo o gelo marinho do Ártico tenha derretido no século 23.

Além disso, esse estudo concluiu que o AA não existiria se os fluxos de superfície fossem calculados com uma cobertura fixa de gelo marinho, novamente sugerindo que a perda de gelo marinho do Ártico tem impactos climáticos profundos.

A mensagem para levar para casa aqui é que a região do Ártico é muito importante para o clima da Terra e o rápido derretimento de seu gelo marinho tem e continuará a ter impactos climáticos significativos em todo o mundo”, disse Dai.

Uma amostra de eventos notáveis e rupturas emergentes de todo o Ártico
Uma amostra de eventos notáveis e rupturas emergentes de todo o Ártico. Imagem por Climate.gov.

 

Referências:

(1)
Deng, J., Dai, A. Sea ice–air interactions amplify multidecadal variability in the North Atlantic and Arctic region. Nat Commun 13, 2100 (2022). https://doi.org/10.1038/s41467-022-29810-7

(2)
Dai, A., Luo, D., Song, M. et al. Arctic amplification is caused by sea-ice loss under increasing CO2. Nat Commun 10, 121 (2019). https://doi.org/10.1038/s41467-018-07954-9

(3)
Zhu, J., Penner, J.E., Yu, F. et al. Decrease in radiative forcing by organic aerosol nucleation, climate, and land use change. Nat Commun 10, 423 (2019). https://doi.org/10.1038/s41467-019-08407-7

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/04/2022

Nenhum comentário: