domingo, 4 de novembro de 2012

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012/MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI

MEC divulga tema da Redação do Enem 2012

Neste domingo, 4 de novembro, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolvem as questões de Matemática e suas Tecnologias e também de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, além da Redação. As provas tiveram inicio às 13h e seguem até às 18h. Já disponibilizamos o gabarito das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, aplicadas ontem.
Há poucos minutos atrás, por volta das 14h, o Ministério da Educação publicou nota divulgando o polêmico tema da Redação do Enem 2012. Nada de Rio +20, bullyng, sustentabilidade ou outros assuntos atuais, como esperado. O tema da redação do Enem 2012 é o “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.
O que se espera dos candidatos, que estão escrevendo sua redação neste momento, é que respeitem  as cinco competências que serão avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.

Entenda como será feita a correção 
O texto será examinado por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença superior a 200 pontos entre as duas notas, o texto será lido por um terceiro corretor. Após a avaliação deste, persistindo diferença superior a 200 pontos, será acionada uma banca examinadora de excelência. Tal banca será composta por três professores e será responsável pela atribuição da nota final da redação do participante. O valor máximo é de mil pontos e a nota final será a calculada somando-se as três notas da banca e dividindo por três.
As redações que passarem pelos dois corretores iniciais com diferença de pontuação inferior a 200 terão nota final igual a soma das duas notas dividas por dois. Entretanto, caso a nota de um corretor, para qualquer uma das competências, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa mesma competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
Vale lembrar ainda que, a partir deste ano, os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção.

Nenhum comentário: