segunda-feira, 17 de junho de 2013

ACAFE PROVA E GABARITO DE GEOGRAFIA 16/06/13

54) “A compreensão tradicional das relações entre a sociedade e a natureza desenvolvidas até o século XIX, vinculadas ao processo de produção capitalista, considerava o homem e a natureza como polos excludentes, tendo subjacente a concepção de uma natureza objeto, fonte ilimitada de recursos à disposição do homem.” Fonte: CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antonio José Teixeira (org.). A questão ambiental: diferentes abordagens. 6ª Ed. RJ: Bertrand Brasil, 2010. Considerando o texto acima e as questões ambientais atuais é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A questão ambiental emergiu na segunda metade do século XX como fruto da percepção
de que os recursos naturais são finitos e que seu uso incorreto pode representar problemas sérios à humanidade.
B ⇒ A concepção acima fez desenvolver práticas oriundas de um processo de industrialização em que a acumulação se realizava por meio da exploração intensa dos recursos naturais, com efeitos perversos para a natureza e a sociedade.
C ⇒ A salvação do planeta e dos homens está na simples condenação da ciência e da tecnologia atuais, no fortalecimento da dicotomia entre o homem e a natureza e no fato de desconsiderar as relações entre os homens.
D ⇒ Desde Estocolmo, embora importantes mecanismos de proteção ambiental tenham sido criados, como os da ECO 92, no Rio de Janeiro - a Agenda 21, a Convenção sobre a Alteração Climática e sobre a Biodiversidade -, falta envolvimento sério e decisivo de governos e empresas, bem como da sociedade em geral.

55) “O processo de conquista do território que hoje corresponde ao sul do Brasil foi profundamente marcado por um complexo de combinações em que as condições naturais desempenharam um papel fundamental”. Fonte: MAMIGONIAN, Armen (org). Santa Catarina: estudos de geografia econômica e social. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, 2011.
Sobre o estado catarinense é correto afirmar, exceto:
A ⇒ O traço fundamental da paisagem natural catarinense é dado pela configuração geral de seu relevo que apresenta duas grandes regiões, o litoral e o planalto, separados pelas serras do Mar e Geral.
B ⇒ Ao lado da configuração geral do relevo e da rede hidrográfica em duas vertentes, também a vegetação exerceu um papel relevante no avanço dos fluxos de povoamento do planalto.
C ⇒ A bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, a maior de Santa Catarina, com suas nascentes na serra do Mar e sua localização nos domínios da mata de Araucária, sofre constantemente de enchentes que afetam sobremaneira a população dos municípios cortados por rios dessa bacia.
D ⇒ As peculiaridades naturais do espaço catarinense e o mosaico sociocultural representado pelos diferentes fluxos colonizadores dotaram Santa Catarina de uma grande diversidade de opções turísticas.

56) Brasil: Divisão política
Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004, p.29 (adaptado).
Sedes dos jogos da Copa das Confederações:
A = Brasília; B = Belo Horizonte; C = Fortaleza;
D = Salvador; Rio de Janeiro e Recife.
Distâncias: 3,6 cm – Brasília até Recife e 2,0 cm – Brasília até Rio de Janeiro.
Integrantes da Copa das Confederações:
Brasil, Japão, México, Itália, Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria.
Considerando as informações do mapa e os conhecimentos dos conteúdos geográficos é
correto afirmar, exceto:
A ⇒ O Brasil, anfitrião da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em 2014, encontra -se entre as cinco maiores economias do mundo, bem como apresenta uma infraestrutura portuária e um sistema ferro-rodoviário de destaque, que alavancam a sua economia.
B ⇒ Um torcedor espanhol escolheu a cidade de Brasília para a sua instalação. Viajou para Recife com o objetivo de assistir ao jogo Espanha e Uruguai, retornando para Brasília. Só saiu de Brasíliano dia 30/06 para assistir a final no Rio de Janeiro, saindo desta cidade diretamente para a Espanha. Nas viagens em território nacional, em linha reta, totalizou 4.094 km.
C ⇒ As regiões Norte e Sul não terão jogos na Copa das Confederações, sendo que o Nordeste
apresenta três sedes, o Sudeste duas e o CentroOeste uma.
D ⇒ A Espanha, participante da Copa das Confederações no Brasil, passa por uma crise econômica que exigiu medidas drásticas de austeridade, as quais se refletiram em um percentual significativo de jovens desempregados.

57) A atualidade vem sendo impactada diariamente por notícias que são repercutidas pelo mundo afora. Algumas influenciam o dia-a-dia das pessoas e outras vêm preocupando a todos.
Sobre a atualidade é correto afirmar, exceto:
A ⇒ No contexto das questões ambientais, a água caracteriza-se como um tema central e deve ser analisada no que se refere ao uso, à distribuição eà conservação, bem como é preciso aprofundar cada vez mais a discussão das águas transfronteiriças e sua gestão.
B ⇒ Margaret Thatcher, morta em abril de 2013, foi considerada a dama do neoliberalismo – doutrina política e econômica que se caracterizou pela defesa da propriedade privada ilimitada, pela liberdade irrestrita ao capital financeiro e pela competição econômica agressiva em um livre mercado capaz de regular a vida coletiva e mundial.
C ⇒ A morte de Hugo Chávez em março deste ano não alterou a política e a economia da Venezuela, que sempre se alinhou com as ideias neoliberais, também defendidas pelo governo de Cuba, o qual sempre fez parte do sistema interamericano da Organização dos Estados Americanos.
D ⇒ O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo, eleito em maio como o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), enfrentará problemas na sua gestão como o protecionismo comercial que aumenta em época de crise, além da multiplicação dos acordos bilaterais em detrimento dos multilaterais.

58) “A atividade industrial é a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII.
(...) Com o desenvolvimento da atividade industrial com base no sistema capitalista, surgiu a necessidade de se incrementar cada vez mais a produção.”
Fonte: KRAJEWSKI, Angela Corrêa; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005.
Sobre essa atividade econômica é correto afirmar exceto
A ⇒ O acirramento da concorrência, outro elemento da globalização, faz com que as transnacionais centralizem capital, o que acaba por gerar poder econômico em escala mundial.
B ⇒ As transnacionais – grandes empresas que controlam o mercado de consumo mundial e mantêm filiais em vários países – utilizam inovações tecnológicas para aumentar o volume de vendas e os lucros.
C ⇒ A empresa transnacional – principal agente do processo de globalização produtiva – é uma empresa de grande porte que possui enormes ativos específicos de sua propriedade como a tecnologia, o capital, a capacidade gerencial, organizacional e mercadológica.
D ⇒ A pequena produção mercantil estruturada desde a chegada dos europeus e a expansão do excedente gaúcho de descendência europeia foram responsáveis pelo processo de industrialização recente na região do Nordeste brasileiro, mais precisamente em seu litoral.

59) O conhecimento das condições físicas ou naturais de um lugar é importante, pois tais
condições possibilitam entender a forma como o espaço foi organizado pelo homem. O Brasil, pela sua localização e pela sua grande área, apresenta uma natureza muito diversa.
Sobre ela é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Por ter seu território predominantemente localizado em zona intertropical do planeta, com grande extensão no sentido norte-sul, e por apresentar litoral com forte influência das massas de ar oceânicas, dominam, no Brasil, climas quentes e úmidos, ficando apenas uma pequena parte, ao sul do trópico de Capricórnio, em clima subtropical.
B ⇒ A estrutura geológica das terras emersas brasileiras é constituída predominantemente por
bacias sedimentares e, em menor extensão, por maciços ou escudos antigos. O Brasil não possui os dobramentos modernos.
C ⇒ O projeto da transposição do rio São Francisco do governo federal é alvo de muita polêmica tanto por tentar solucionar o problema da seca que há muito afeta as populações do semiárido brasileiro quanto por se tratar de um projeto delicado do ponto de vista ambiental.
D ⇒ A mata Atlântica – vasto conjunto do território brasileiro, localizado em baixas latitudes - é o maior complexo de florestas tropicais biodiversas do país, favorecido pelo abastecimento quase permanente de massa de ar úmido e pelas temperaturas altas com amplitude térmica anual abaixo de 3ºC

60) “Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas”. Fonte: http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/geografia/paginas/Fonte: PELUSO JR, Victor Antônio. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: FCC/EDUFSC, 1991. (adaptado)
Considerando o mapa de Santa Catarina acima e os conhecimentos geográficos a respeito do estado é correto afirmar, exceto:

A ⇒ O número 1 indica a região que congrega as cidades mais populosas do estado, com forte tradição germânica, italiana e açoriana, sobressaindo -se o Nordeste catarinense e o Vale do Itajaí, regiões de grande industrialização.
B ⇒ As atividades econômicas pastoril e ervateira são fundamentais para o surgimento e consolidação da estrutura minifundiária do planalto catarinense, a exemplo do que ocorreu nas demais áreas do Brasil.
C ⇒ O número 2 representa a região do planalto em que se destacam o eixo agroindustrial, no qual se processou um forte sistema de integração e aprisionamento dos colonos aos frigoríficos, e o florestal, ligado ao papel, papelão e móveis.
D ⇒ A linha que separa as regiões 1 e 2 corresponde a serra Geral e a serra do Mar, os grandes dispersores de águas das bacias hidrográficas do estado catarinense, responsáveis pelas duas
vertentes: do Atlântico e do Interior
Fonte: Sistema Acafe
GABARITO:
54- C
55- C
56- A
57- C
58- D
59- D
60- B

Nenhum comentário: