domingo, 4 de fevereiro de 2024

Entenda o que é onda de calor e suas consequências .

 Fonte: Inpe Anomalia WSDI (onda de calor) é um dos indicadores de extremos climáticos observados nos últimos 60 anos. No período referência, entre 1961 e 1990, o número de dias com ondas de calor (WSDI) era de sete e ampliou para 52 dias no período entre 2011 e 2020

Fonte: Inpe – Anomalia WSDI (onda de calor) é um dos indicadores de extremos climáticos observados nos últimos 60 anos. No período referência, entre 1961 e 1990, o número de dias com ondas de calor (WSDI) era de sete e ampliou para 52 dias no período entre 2011 e 2020

Entenda o que é onda de calor e suas consequências

As ondas de calor são períodos de temperaturas excepcionalmente altas que podem durar vários dias ou semanas. Elas são um dos eventos climáticos extremos mais perigosos, pois podem causar graves danos à saúde humana, à infraestrutura e ao meio ambiente.

Em razão da ameaça crescente das ondas de calor, elaboramos este texto de resumo, que seleciona algumas matérias e artigos sobre o tema cuja leitura recomendamos. São informações confiáveis, verificáveis e com base em ciência.

Impactos das ondas de calor:

Saúde humana: As ondas de calor podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo insolação, desidratação, cãibras musculares, tonturas, desmaios e morte. As pessoas mais vulneráveis a esses problemas são os idosos, as crianças, as pessoas com doenças crônicas e as pessoas que trabalham ou vivem ao ar livre.

Infraestrutura: As ondas de calor podem causar danos à infraestrutura, como colapso de redes elétricas e falhas em sistemas de abastecimento de água. Isso pode levar a cortes de energia, falta de água potável e outros problemas.

Meio ambiente: As ondas de calor podem prejudicar o meio ambiente, causando estresse hídrico, secas e incêndios florestais. Isso pode levar a perda de biodiversidade, danos à agricultura e outros problemas.

O que podemos fazer para reduzir os impactos das ondas de calor?

Podemos reduzir os impactos das ondas de calor tomando medidas para combater as mudanças climáticas. Isso inclui reduzir as emissões de gases de efeito estufa, investir em energias renováveis e melhorar a eficiência energética.

Também podemos nos preparar melhor para as ondas de calor, tomando medidas como:

Informações e conscientização: É importante que as pessoas estejam informadas sobre os riscos das ondas de calor e saibam como se proteger.

Planos de emergência: Os governos e as comunidades devem desenvolver planos de emergência para responder às ondas de calor. Esses planos devem incluir medidas para proteger a saúde pública, a infraestrutura e o meio ambiente.

Adaptação: Podemos adaptar nossas casas e comunidades para tornar as ondas de calor mais suportáveis. Isso pode incluir instalar ar-condicionado, aumentar a ventilação e plantar árvores para fornecer sombra.

Vejam, abaixo, algumas matérias e artigos que publicamos sobre as ondas de calor e por que devemos nos preocupar com esta ameaça crescente:

Calor extremo pode causar doenças cardiovasculares e respiratórias

Calor recorde impacta ciclo da água e agrava desastres naturais

Os idosos serão as principais vítimas das ondas letais de calor

População pobre sofre mais nas ondas de calor

Ondas de calor no Brasil passam de 7 para 52 dias em 30 anos

Calor extremo pode tornar partes da Terra muito quentes para os seres humanos

Exposição ao calor extremo traz impactos diretos à saúde cognitiva

Ondas de calor estão mais frequentes e mais mortais

Ondas de calor extremo podem dobrar até a década de 2050

Mais de 20% da população mundial pode ficar exposta ao calor extremo

Cidades enfrentam risco crescente de ondas de calor extremas

Ondas de calor são ameaças crescentes

Ondas de calor já ocorrem em todas as regiões do mundo

Aquecimento global aumenta as mortes relacionadas ao calor

 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Nenhum comentário: