terça-feira, 8 de fevereiro de 2011





Calem a boca, Nordestinos!

A última
eleição trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil
em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais,
foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.



O que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que
extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista,
estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter:
“Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.



Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também
passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das
eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA.



Os nordestinos devem ficar quietos? Cale a boca,
povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

O Brasil sempre se coloca como um país onde não existe o preconceito , o racismo. Diante do que você leu, deixe seu comentário argumentativo sobre os Nordestinos.

62 comentários:

Anônimo disse...

fffff

Anônimo disse...

lllllllllll

Anônimo disse...

Conceição eu li sobre o texto dos Nordestinos e achei muito enteresante porque fala sobre o preconceito e de uma paulistana estudante que fala mal dos Nordestinos e isso já é considerado um preconceito.
E ela não é a única que fala mal dos Nordestinos e sim alguns brasileiros também os agridem por revolta com o resultado da eleião.


nome:cristhielen dos santos
número:3
sétimo D

Anônimo disse...

Nome:Camila Maria Moser
Série:6ºano C

Devemos respeitar os nordestinos assim como gostamos de ser respeitados.O racismo é uma coisa abominável.

Anônimo disse...

conceição gostei muinto de sua aula quinta abraço LUIZ FELIPE 6ºB

Anônimo disse...

Eu sou contra ao que a estudante de direito Mayara Petruso declarou no twitter.
Em minha opinião não existem pessoas melhores, nem piores. Existem apenas pessoas com melhores condições de vida e mais estudadas. A partir daí poderíamos presumir que essas pessoas saberiam fazer melhor suas escolhas. Porque sabemos que é mais fácil manipular pessoas sem estudo.
É triste dizer isso, mas este fato ocorre frequentemente em nosso país.
Espero que esta situação tenha servido para que essa falta de respeito mude daqui para frente.

Sarah Bernardes de Almeida - 3ºB

Anônimo disse...

Insultar pessoas, sem fundamentos, apenas por revolta política e sem argumentos. Esta foi a atitude de uma estudante de SP, após a eleição de Dilma.
É incrível como na copa do mundo e no carnaval, somos um povo unido e sem diferenças, e , após uma eleição, chegamos a esse ponto.
Talvez o que a estudante não saiba é que os nordestinos tiveram e continuam tendo muita importância no cenário brasileiro. Na construção de Brasília, por exemplo,a maior parte da mão-de-obra era nordestina. Eram do Nordeste muitos dos trabalhadores do ciclo da borracha, na Amazônia.E adivinha de onde eram os migrantes, que impulsionaram a economia de SP, no início do séc. XX, nos centros cafeeiros? - NORDESTE!!
E essa situação se repetiu inúmeras vezes durante a história. Onde tinham empregos, haviam nordestinos, que migravam em busca de melhores oportunidades.
É inegável a importância desse povo trabalhador para o desenvolvimento do país. Prova disso é que o Nordeste vêm revertendo a situação de migração, a partir da modernização das suas grandes metrópoles, e do incentivo fiscal que o Governo de alguns Estados está oferecendo para a atração de indústrias para a região.

Bruna Petter, 3ºB

Anônimo disse...

"O Brasil sempre se coloca como um país onde não existe o preconceito, o racismo", mas a hipocrisia, essa não podemos negar que faz parte da nossa vida.
Apesar de não possuírem, em sua maioria, boas condições de vida, é fato que os nordestinos contribuíram, e ainda contribuem, para a história do Brasil. Afinal, grandes nomes da literatura, da música, do cinema e do humor, saíram desse “povo analfabeto e sem cultura”, como muitos costumam dizer.
Cenas de preconceito/descriminação perante este povo são constantes, porém pelo trabalho por eles prestado à sociedade, estes são mais que merecedores do respeito alheio. Mesmo sabendo disso, boa parte da população não corresponde a essas expectativas.
É da pequena parcela da população que defende os nordestinos, que pertence José Barbosa Junior, autor do texto “Calem a boca, Nordestinos!”, onde ele alerta: "Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”".

Maria Eduarda
3ºA

Anônimo disse...

Gabriel Henrique - 3ºB

Realmente esse contexto deixado pelo resultado das eleições foi algo muito controverso em relação à imagem passada pela mídia em relação a um Brasil que sabe respeitar as diferenças. Isso principalmente com os resultados por estado, onde acabou sendo revelada certa discrepância entre os votos recebidos pela candidata eleita e pela oposição. E assim foi onde iniciou o preconceito principalmente das regiões sul e sudeste contra a região nordeste do país.
Algo que deve ser claramente ressaltado é que o resultado foi obtido democraticamente, onde a candidata eleita recebeu a maioria dos votos. Portanto isso significa que um maior número populacional a prefere ao invés da oposição. Mas em contrapartida é possível identificar um Brasil inteiramente dividido, onde parte apóia um e a outra parte apóia o outro de forma que pode ser identificado por certo conglomerado das regiões do país.
Por fim a questão que fica é a seguinte, qual o motivo na qual certas regiões do país decidiram as eleições dessa forma e porque as outras pensam de uma maneira tão diferente? A resposta é simples e todos que são informados conseguem chegar a ela.

Jean disse...

A respeito das eleições o nordeste brasileiro teve importância, mas acho que desteira. Se tal número de pessoas escolheu a presidente Dilma algum motivo tiveram, mesmo que ele não seja valido como falar que ela iria dar uma piscina pra eles o voto foi valido e se queríamos que eles soubessem o que estavam fazendo, devíamos olhar mais pra lá e não só quando eles fazem algo que nos incomoda.

Eu tenho ‘’ideais’’ se posso dizer assim Separatista, acompanho o Movimento sul é meu país, mas acho errado falar assim do nordeste, apesar do sul ficar com oito a nove por cento do investimentos no Brasil e o nordeste ficar com grande parte, isso tudo fica muito no papel, quanto será dos trinta por cento vão para as mãos dos nordestinos?Então, temos como ‘’inimigo’’ não os nordestinos que não tem terras tão produtivas, nem medias escolares razoáveis como as nossas e sim alguns dos nossos políticos...

Ah, vão dizer que tudo acaba em política e eu não fui diferente, mas acho (por que eu não sou ninguém não tenho doutorado) que o ‘’problema’’ esta em nos que não fazemos nada enquanto tudo isso acontece no nosso nariz e acho inspirador o povo no oriente médio querendo mudanças e nos olhando e alguns falando ‘’Ah, tadinhos. ’’ Coitados são os que não fazem nada, nós!

(Argumentativo, mas eu to nele...Não deixa a Vânia ver.rss)

Jean Carlos Arceno

Serie: 3B EM

Anônimo disse...

Fabiane Manduca 3A

Levando em consideração que o Brasil sempre cultuou a imagem de um país livre de preconceitos, acredito que é errado. Pois apesar do resultado da eleição não ter sido satisfatório para todos os estados, o Nordeste é parte pertencente ao país e visa o melhor para a sua populosa região. Então não há porque alimentar tais preconceitos por discordarem de opções eleitorais. É preciso aceitar os resultados e lidar com suas conseqüências. Assim como - penso eu - que Dilma não deixará o estado de São Paulo em más condições. Afinal, ela pode ser considerada uma “mulher do povo menos favorecido”, mas ainda é obrigada a prestar contas com todo o país. Então minha opinião é que esse preconceito é fundado em ignorância e egoísmo.
Mesmo porque os nordestinos constituem a maior parte da mão de obra "bruta", já que migraram na década de 70/80 para o São Paulo e outras regiões, afim de trabalhar em empresas e outros estabelecimentos.

Unknown disse...

O que a Mayara Petruso, não sabe é que todos os dias nordestino chegam a São Paulo para tentar ter um vida mais confortavel, onde nem sempre isso acontece, quando chegam não sabem ler e nem escrever, por isso ganham emprego como pedreiro, garis... Isso faz São Paulo, ser esta potencia.

Anônimo disse...

Matheus Provesi Tolentino De Souza
3ªA


Simplesmente ridiculo, uma falta de educação e sentimento pelo proximo...
puro racismo!

Tirei um texto de blog do Paulo Nunes, achei interresante, aonde aobrda os valores dos nordestinos.

"que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2."

http://www.blogdopaulonunes.com/v3/2010/11/10/calem-a-boca-nordestinos-muito-bom/

Anônimo disse...

Essas pessoas que fizeram essa afirmação são pessoas que não tem respeito com o povo nordestino que ajudou a construir a cidade de São Paulo e ajudaram torná-la a maior cidade financeira da América Latina.
Aluna: Hellen Dutra da Rocha

Anônimo disse...

Júlia Moser - 3ºA EM
"Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". É uma lei muito famosa que vale até para a internet...
Mesmo com a opinião de vários revoltados com o resultado das eleições de outubro de 2010, que é São Paulo quem sustenta o bolsa família e que além disso são os nordestinos que escolhem quem os governará, o direito do voto do cidadão é claro.
Penso que a revolta não deveria ser diretamente com o povo do nordeste, mas sim com os governantes que não investem naquela região.

Matheus Tietjen Slomsky 3º"B" disse...

O Brasil é um país composto por diversas etnias, como por vários grupos sociais, e isso gera uma "fama", de ser acolhedor, de que todas as pessoas se aceitam da forma que são. Após o período eleitoral, os resultados causaram indignação na minoria que perdeu, e alguns dos indivíduos que compõem essa minoria acabaram expondo publicamente suas opiniões sobre a maioria vencedora, também fazendo afirmações de certa forma violentas, como por exemplo, citar um assassinato de nordestinos.
A maioria que venceu as eleições obteve este resultado por que era beneficiada pelo governo atual e reeleito, tendo tomado essa decisão em seu próprio benefício.
Os "nordestinos" não são de forma alguma cusadores de problemas na nação brasileira como não merecem ser vitimados por ações preconceituosas deferidas por pessoas de outras regiões e que se julgam superiores.

Anônimo disse...

A mão-de-obra de nordestinos que imigraram para a região centro-sul do Brasil pode parecer saturada e desnecessária nos dias e hoje. Porém, é necessário lembrar que a taxa de natalidade da região econômica mais rica do País está diminuindo. Portanto, em alguns anos, estes retirantes estarão suprindo as necessidades do setor de prestação de serviços nas Regiões Sudeste e Sul.
Este preconceito pode sercomparado
à xenofobia existente em países ricos, principalmente na União Européia, onde muitos imigrantes vindos de países sub-desenvolvidos (inclusive brasileiros) são acusados de roubar emprego de europeus. Porém, a população européia, que é a que mais rápido está envelhecendo no mundo, tem suas Previdências sustentadas por estrangeiros nacionalizados.
Este preconceito, além de violar a condição de igualdade, é burro e contraditório.

Nathalia Pereira, 3ºA

Anônimo disse...

Aluno: Roger G. Bittencourt - 3ºB do EM

Hoje, a maioria do povo analfabeto e sem estudo provém do Nordeste, fazendo com que muitas pessoas, não querendo dizer a maioria, pensam e dizem que o povo nordestino não possuem bens a oferecer para nós, brasileiros. É fato que em eleições, grande parte do norte brasileiro não possuem razões adequadas para eleger tal candidato, as vezes, votam por ajuda do governo. Porém não podemos esquecer que é existente em todos os cantos do Brasil e que não iremos poder mudar isso.

A forma com que a estudante Mayara Petruso se referiu a uma atitude tomada por grande parte da população do nordeste foi incorreta e desrespeitosa, não podemos negar que o preconceito esta claro na frase da aluna.

O Nordeste pode ser uma alternativa para a instalação de usinas nucleares. A região tem potencial não só de abrigar novos empreendimentos de geração nuclear como produzir matéria-prima para estas usinas, caso esse do Ceará, que tem jazida de urânio.

Anônimo disse...

"São Paulo é a minha casa. Não me vejo mais morando em outro lugar. O acesso a tudo é mais fácil aqui."
Ricardo Irineu, de Fortaleza - Ceará, fala para o Portal do Terra.

A ida dos nordestinos para São Paulo, nos mostra o sonho que o povo tem de realizar na grande cidade, sendo assim, acho que com o esforço que eles tem em buscar uma vida melhor, acreditando nas oportunidades, faz com que esse trabalho renda, fazendo assim com que a cidade também cresça, seja trabalhando em áreas que não são muito desenvolvidas, como em áreas que se destacam, por exemplo as indústrias, que dependem de trabalho manual.
Porém, alguns vem iludidos com o trabalho fácil e acabam não crescendo no trabalho em que acabam tendo que fazer, e por muitas vezes ganhariam melhor em sua cidade natal, ainda não contribuindo para São Paulo, por vezes, até atrapalhando, no sentido de que não conseguem trabalho e acabam dependendo do Estado.
De acordo com o censo do IBGE, de 12 milhões de habitantes da cidade, cerca de 4 milhões de cidadãos nasceram no Nordeste ou são seus descendentes, o que faz com que o povo nordestino, dependendo de sua contribuição, seja de grande ajuda ou de grande decepção para a cidade.

"O acesso "a tudo" faz com que algumas pessoas decidam se mudar apenas por curiosidade. É o caso do camelô Januário Andrade da Silva, 38 anos, há 20 morando em São Paulo. "Vim por curiosidade e para tentar trabalhar. Depois eu gostei e fiquei"... ""Às vezes, eu penso ´o que eu tô fazendo aqui?´, mas ao mesmo tempo é difícil pensar em sair."


Camila Pretto 3A E.M.

Anônimo disse...

MARINA ERTHAL - 3º "B"

Muitas pessoas como Mayara se revoltam pelo fato de que os nordestinos ganham mais verba do SC, por exemplo. Na minha concepção ela não estava se referindo ao povo nordestino mas sim ao que eles representam na política,ganham mais verba são privilegiados, pecando pela forma de falar ainda mais em uma rede social tão conhecida...Independentemente da forma com a qual ela tenha falado os nordestinos não devem ficar quietos, devem correr atrás do que querem assim como todos os outros estados, mas ainda mais pelo fato de já se ter um certo preconceito contra eles, tentar dar a volta por cima mostrando o que eles tem de melhor é essencial.
Não há motivos que justifiquem a violência a essas pessoas.

Falando agora de Santa Catarina é considerado o melhor estado brasileiro para se morar e disso eu não tenho dúvidas, nosso estado além das praias e pontos turísticos também é o único lugar do Brasil que neva e também é muito procurado por turistas internacionais e nacionais.

Anônimo disse...

Lucas Moser Bittencourt.
3ºB

Os Nordestinos como fazem parte do mesmo país que todos nós vivemos, tem o mesmo direito de opinar sobre qualquer assunto e eleger qualquer candidato, mostrando suas vontades dentro do país.
A região do nordeste é e sempre foi muito importante para o Brasil, foi o berço da colonização portuguesa no Brasil, e hoje em dia contribui para a economia do país com cerca de 13,1% do PIB brasileiro, é vista por muitos como uma região promissora, e que pode continuar e melhorar sua contribuição para o país.
Sendo assim, o nordeste é uma região que contribui e sempre fará parte do Brasil, com o povo nordestino sempre tendo seu direito de opinar.

Anônimo disse...

acho que o resultado das eleições é o que o povo brasileiro de uma forma geral decidiu pois as eleições são para isso mesmo o povo escolher quem melhor os representaria e melhor "cuidaria" do pais sendo de forma justa e democrática por isso a eleição não pode ser decidida por apenas uma pessoa ou um grupo menor da sociedade e sim pela maioria dela e como essa parcela da sociedade opinou por essa escolha deve ser aceita pela parte menor que não teve o que queria e acho que a Mayara Petruso e todas as outras pessoas que acham isso culpa dos nordestinos deveriam baixar a bola por que os nordestinos além de pessoas também são brasileiros.

Rafael de Carvalho 3°B

Anônimo disse...

Gesieli Oliveira 3ºB

A migração nordestina para a região Sudeste, em especial ao estado de São Paulo,que foi intensa, onde acabou se tornando "terras de novas oportunidades" para eles, onde buscavam uma qualidade de vida melhor. Além de buscar isso, os nordestinos "trouxeram" com eles suas culturas, hábito, e maneiras diferentes de se viver. Mas com o passar dos anos a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de São Paulo continuar sendo um importante pólo de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente. Pois conforme a população crescia os problemas foram surgindo, e devido às crises econômicas e à saturação dos mercados de várias grandes cidades, surgiu um problema generalizado de aumento do desemprego, de queda da qualidade da educação e redução gradativa da renda, isto fez com que parte da população de origem nordestina e de seus descendentes, os quais antes haviam migrado pela falta de recursos, mantivessem uma baixa qualidade de vida. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vida melhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, acaba encontrando o contrário, além de sofrer preconceito social no dia-a-dia. Tudo isso fez com que os imigrantes voltassem para suas terras, tentando “recuperar” o que haviam deixado para traz. Então basicamente, os nordestinos fizeram parte sim de uma grande mudança no povo brasileiro, além de nos ensinar coisas novas, contribuíram apesar de tudo, para algo bom, querendo ou não fizeram diferença, mas que além disso, eles não melhoram sua vida, mas pioro a vida do pessoal de São Paulo, pois a mão de obra fico barata, e trouxe outras conseqüências.

Anônimo disse...

Eu acho que o preconceito contra os nordestinos não deve existir, mas devem haver mais projetos do governo para que os nordestinos não precisem se deslocar para outras localidades, como acontece em são paulo, rio de janeiro, onde no geral acabam nao achando um bom emprego, criando favelas e utilizando os serviços públicos dos estados onde estão morando. Se isso acabasse o estado do nordeste teria uma chance maior de crescer e se tornar uma região com mais importância industrial para o Brasil.

Diego Arthur - 3ºB

Anônimo disse...

Diante das declarações de Mayara Petruso podemos refletir sobre diversos temas. Um deles é sobre COMO uma “estudante” de DIREITO faz declarações racistas como essas em uma rede social? Ela provavelmente não é a única que pensa assim...

Nosso país, ao contrário do que muitos falam, acredito que seja racista sim e que essa discriminação é passada pelas gerações, através de comentários e piadas maldosas sobre os mais diversos temas: religiosidade, opção sexual, condição social, estilo de vida, etc. O que acontece é que esse preconceito fica por “debaixo dos panos”, dando a falsa impressão de um país livre do racismo.

No entanto, lendo o artigo completo de José Barbosa Junior, sinto orgulho de ser brasileira e de saber que o nordeste revelou, e ainda revela grandes nomes na literatura, música, etc.

Também podemos refletir quanto ao processo dos fluxos migratórios no Brasil. Entre as décadas de 60 e 80, a região sudeste do Brasil (principalmente São Paulo) era um grande pólo de atração devido ao desenvolvimento de sua indústria e comércio. Somado a isso, há a questão da seca no nordeste. Com o desejo de fugir da seca e melhorar as condições de vida, muitos nordestinos resolveram migrar para a região sudeste do Brasil, com mais ênfase em São Paulo.

Inicialmente, essa massa migratória era bem vinda para o desenvolvimento da indústria, a qual conseguia absorver essa mão-de-obra vinda do nordeste. Porém, após certo tempo, a indústria da região não conseguiu mais reter esses migrantes em suas indústrias. Com isso, muitos nordestinos ao chegarem ao sudeste se deparavam com uma situação tão ruim quanto ou até pior do que as que viviam na região nordestina.

O inchaço populacional, a urbanização anômala, a segregação desses grupos de migrantes e as novas oportunidades no nordeste, devido a novos investimentos, têm feito atualmente com que muitos nordestinos retornem para sua terra natal, para buscar seu sonho de melhorar de vida.

Alessandra Elisa Thomsen Nº 01 3ºA – Ensino Médio

Anônimo disse...

Amanda Machado 3ºB n°2

Os nordestinos devem ficar quietos? Cale a boca,
povo do Nordeste!
Assim como os paulistanos, os catarinenses os cariocas do sul e sudeste os nordestinos também fazem parte do Brasil. E é de direito de cada um, de cada cidadão ter a sua opinião e a sua participação política exercendo a sua cidadania. Vivemos em uma democracia onde cada indivíduo pode ser livre dentro dos padrões da sociedade, desde que essa liberdade não ultrapasse o limite do respeito e do bom senso e agrida outra pessoa. O Brasil é conhecido justamente pela sua variedade de culturas e raças que juntas formam uma identidade e é justo que consideremos a participação de cada região do Brasil na formação dessa nacionalidade. “Se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte” A igualdade que devemos ter em mente antes de julgar e prejulgar uma pessoa ou um grupo de pessoas , dessa forma os nordestinos devem sim expressar as suas idéias e opiniões.

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Cada brasileiro pode contribuir com o resto do país inicialmente exercendo a sua cidadania, pesquisando o melhor candidato a administração do nosso país e cobrando resultados é um meio, cuidar do patrimônio público também é um modo de colaborar com o nosso país. Entretanto contribuir de uma forma significativa vai depender da competência do profissional que nos tornaremos médicos que irão descobrir uma vacina para a AIDS, engenheiros que irão extrapolar os padrões do comum, professores que irão ensinar a população, banqueiros que irão abrir novos mercados, enfim profissionais de qualidade e cidadãos de personalidade.

Anônimo disse...

Acho que o povo paulista (nesse caso) e do resto do Brasil deveria parar com o preconceito com os nordestinos. Um exemplo atual, muitos dos nordestinos que saem com o destino a São Paulo, para buscar um emprego, uma vida melhor, se submetem a trabalhos que não são exercidos pelos paulistas. Além disso, na construção da capital brasileira atual, a mão de obra dos nordestinos foi essencial. A economia do nordeste também ajuda na renda brasileira, tendo em conta que é a terceira região com maior economia no país e desde 2000, a renda per capta vem aumentando na região. Fora isso, belezas naturais não faltam no Nordeste e sua cultura, é essencial na história do Brasil. Por isso é necessário deixar de lado o pensamento que apenas o Sudeste e o Sul fazem o Brasil crescer.

João Vitor Ferruci - 3ºB

Luiza Biasuz disse...

Luiza Biasuz - 3º A.

Como qualquer outro povo do Brasil, os Nordestinos também merecem votar.
Conhecido como um povo que não trabalha, os Nordestinos acabam sendo alvo de preconceitos. Por causa do clima muito seco, as plantações não progridem, não existe indústrias e consequentemente não há empregos tercerizados. Por conta disso, alguns Nordestinos acabam indo para São Paulo com o intuito de uma vida melhor, porém como já nasceram no Nordeste, já tiveram
uma educação não muito boa, e com todo o preconceito já existente, eles acabam retornando para o Nordeste pois a vida deles
em sua terra natal acaba sendo muito mais simples.
Que os Nordestinos têm direito de votar, isso não há dúvidas, porém como eles não têm muita instrução acabam votando em quem fala a "língua deles", e por consequência muitas vezes são ludibriados.
Como São Paulo é um estado desenvolvido industrialmente, as pessoas que moram lá acabam querendo votar em um presidente
que progrida ainda mais o Brasil, enquanto os Nordestinos votam em quem luta pelos mais necessitados, sem saber se esse presidente realmente vai fazer o que promete.
Enfim, voto é um direito garantido a todos por lei e deve ser assegurado a todo e qualquer Brasileiro indistintamente.

Unknown disse...

Nicolly Andrade Serrão nº30
3º Ano A - EM

As manifestações preconceituosas endereçadas aos nordestinos, que foram desencadeadas na internet após a vitória da atual presidente Dilma Rousseff, receberam rigorosas críticas e desencadeou grande polemica. Muitos internautas atribuíram ao povo do Nordeste a culpa pela vitória de Dilma, argumento que os números da votação desmentiram Segundo reportagem publicada em Terra Magazine,a petista venceria, mesmo sem contar com os eleitores daquela região. Se excluísse ainda os votos do Norte, Dilma também sairia vitoriosa. Isso mostra apenas o que o próprio nome já diz: preconceito é opinião SEM CONHECIMENTO. E ainda é capaz de mostrar como população brasileira é hipócrita a ponto de dizer que não é preconceituosa!!

Anônimo disse...

André Minikowski 3ºB EM

“Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”, não tenhas dúvida que isso é meio extremista.
A região Nordeste é a que possui o menor IDH do Brasil,e a Região é a terceira economia do país entre as grandes regiões. Sua participação no Produto Interno Bruto foi de 13,1% em 2008[37]. Ainda assim, é a região brasileira com a mais baixa renda per capita, R$ 7.487,55 em 2008. A região é vista por muitos economistas como uma das mais promissoras do mundo ocidental, pois tem cerca de 30% da população brasileira e grande parte de seus habitantes ainda fora do mercado consumidor. Segundo o economista José Otamar de Carvalho a renda per capita regional equivale a 60% da renda do Sudeste (40% em 1960), mas o percentual de renda apropriado pelos 10% mais ricos chega a 50%.
Então ao meu ver foi uma frase sem estudo o que essa paulista escreveu em seu blog, ou simplesmente raiva pois o povo nordestino estão crescendo em nosso país, com isso assumindo vagas melhores de empregos e "evoluindo" o nosso sertão...Ou seja a frase foi um ato de completa estupidez.

Anônimo disse...

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Acredito que o preconceito, vai estar presente em todos os momentos na vida de todos, são poucos os que os que ignoram e conseguem viver suas vidas.
Com os paulistas não poderia ser diferente, São Paulo não seria o que é hoje se não fosse os nordestinos, a mão de obra barata foi o que os motivou para migração, através disso a mesma se tornou uma grande metrópole.
Grandes nomes que marcaram nossas histórias nasceram e cresceram no Nordeste, Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, fazem parte do humor brasileiro.
Não podemos nos esquecer de citar uma pessoa que foi fundamental para o governo de SP, Tiririca, deputado federal eleito com mais de 1,3 milhões de votos, por mais difícil de se aceitar, foi eleito pelos Paulistas.
A cultura, mão de obra, persistência dos nordestinos foi significativa para que São Paulo se tornasse o que é hoje. Cala boca nordestino!
Será que é essa frase que vocês devem dizer a aqueles que fizeram tanto por vocês? E quanto aos grandes nomes que surgiram do nordeste? Foi de suma importância o que fizeram para São Paulo, está na hora de perceberem o quão importante eles foram.

Thaysi Imeton
3ºA

Anônimo disse...

Os nordestinos vão para cidades como São Paulo na esperança de ter uma vida melhor e poder sustentar a família, que muitas vezes, ficou para trás (no Nordeste) esperando uma condição de vida melhor. Eles aceitam empregos precários, com baixa remuneração e muitas horas de trabalho, trabalham andando a cidade inteira vendendo redes, ou então produtos piratas (CD's, DVD's) e pessoas que compram deles são extremamente preconceituosas, dizem que o sotaque e a maneira de eles se comportarem diante das pessoas é errada e não dão a minima para os nordestinos, mesmo comprando os objetos deles, ou seja, pessoas que comprar desses ambulantes são preconceituosas mas se não fossem os ambulantes quem venderia tais objetos na porta de suas casas?
As pessoas simplesmente não pensam, só julgam sem conhecer e acham que o que eles dizem é certo, e assim vão fazendo a cabeça de seus parentes e amigos que "os nordestinos são isso, são aquilo".. Aonde ficou o respeito pelo resto do Brasil? Ou será que só interessa a cada um a sua "vidinha" de sempre e o seu "povo"?
Brasil está precisando conhecer mais os estados vizinhos e aprender a respeitar todos. Paulistanos dizem não gostar dos nordestinos e olha que ironia o Tiririca foi eleito por milhares de paulistanos, os maiores humoristas do Brasil são nordestinos. Está na hora de cada um rever seus conceitos e aceitar que há diferenças em todos os lugares, ninguém é igual a ninguém.

Luciana Voigt, 3ª°A

Anônimo disse...

Lisandra Martins. 3ºB nº:22
Sou contra ao que a estudante Mayara Petruso declarou em seu twitter,tá certo que o Nordeste e o Norte são regiões que abrangem alguns estados pobres do país mais e daí? O Brasil só vai poder se desenvolver, se destacar quando todas as regiões se destacarem juntas.
A região nordestes tem muitos beneficios como uma economia bem diversificada uma cultura e uma vegetação que auxiliam em seu desenvolvimento.
O Nordeste é o berço de personalidades nacionais e internacionai pessoas que se destacaram e se descacam em todas as áreas do conhecimento.O que acaba decepcionando é ver uma nação tão grande e tão desunida por causa de um preconceito regional, esse pensamento já deveria ser mudado a muito tempo, esperamos que esse tipo de situação venha ser evitado.

Guilherme 3B 13 disse...

Guilherme Cabral Almeida. 3B
número: 13

Como os nordestinos sofrem com secas, falta de indústrias e empregos e e ensino qualificados, eles acabam indo para São Paulo com o intuito de uma vida melhor. Pensam que uma cidade grande vem acompanhada de oportunidades melhores e uma vida melhor, porém quando chegam lá percebem que não é isso o que acontece. Nas eleições, não votam nos candidatos que querem fazer o Brasil crescer, acabam votando naqueles que prometem coisas direcionadas somente à eles, não para toda a população. Tendo em vista a educação que recebem, não podemos chamá-los de culpados, mas sim grandes responsáveis por algumas escolhas, não que a culpa seja deles. Por isso existe o preconceito. Os nordestinos devem ter o mesmo direito dos outros Brasileiros, e espero que com o tempo e ações do governo, mudem o seu quesito de escolha.

Anônimo disse...

Pedro Luiz Maba, 36. 3ºB

Acho que a estudante de direito foi completamente infeliz em sua declaração,pois não está certo querer culpar o povo nordestino por todos os problemas do Brasil.
O grande culpado dessa raiva que muitos brasileiros, especialmente no sul e sudeste, tem pelos nordestinos, é o governo que usa o povo do nordeste como uma “ferramenta” para conseguir votos, pois ao invés de investir na educação e qualidade de vida daquela região, o governo investe o dinheiro em bolsa família, bolsa gravidez e outras coisas deste tipo, e tudo isso é pago com o dinheiro dos impostos absurdos que as pessoas no sul e sudeste pagam. Então as regiões sul e sudeste são as que mais pagam impostos e as que menos recebem investimentos do governo. Obviamente as pessoas ficam com raiva disso e querem botar a culpa em alguém, assim acabam erroneamente descontando nos nordestinos. O que também causa esse preconceito contra os nordestinos e que o governo deveria fazer algo sobre, e não faz, é a “migração em massa” que ocorre, pois o povo sai do nordeste em busca de melhor qualidade de vida em outras regiões, só que obviamente não conseguem, então acabam se “amontoando” nas favelas, por não terem condições de voltar para sua região de origem.
As pessoas tem todo o direito de ficarem com raiva sobre esses problemas, o que não podem fazer é descontarem a raiva em quem não é o real culpado do problema, como fez a estudante Mayara Petruso.

Anônimo disse...

Os nordestinos vieram para São Paulo, em busca de uma vida melhor, mas isso acabou acontecendo de monte. E o nordeste não chega nem aos pés, no sentido de desenvolvimento, do que a capital, então temos esse grande número de nordestinos ocupando os serviços de baixo nível, e não estão contribuindo com nada para melhorar, desenvolver, progredir, essas coisas. Por causa disso os paulistas estão putos da cara com eles, que só estão tirando seus empregos..

Victor felde 3B n 40

Melina Kleis S. - 3B - Número 32 disse...

O Nordeste é uma região menos favorecida no Brasil em questão de bons colégios, pessoas cultas e também de bons salários, executivos e etc. Como o PT sempre tentou ajudar essa área, trazendo novos investimentos e tentando melhorar a cada dia, a estudante se revoltou pois não é a favor de Dilma e acabou xingando os Nordestinos por terem votado nela, sendo ela uma pessoa que os ajuda. Pois se não ajudassem e não tivessem melhorado seu dia-a-dia, Dilma não teria ganhado tantos votos. Os Nordestinos não são inúteis, apenas menos favorecidos em sua região e a maioria vai a São Paulo em busca de empregos e melhoria em suas vidas tanto na questão financeira como nos estudos.

Anônimo disse...

Podemos dizer que a iniciativa que a estudante de direito Mayara Petruso teve em relação aos nordestinos foi drástica e ofensiva. De fato, seu pensamento se referindo a estes não foi além, pois não lembrou da grande importância deles para a mão-de-obra. Devemos levar em conta também a falta de condições, sejam estas econômicas e educativas, tais quais acarretam em um pensamento um pouco mais fraco e de fácil transformação. A região nordestina é o local onde há o mais alto índice de pobreza, e isso faz ser grande o número de votos para a candidata eleita Dilma, o que fez gerar esta polêmica.
Ana Luísa.02- 3ºA

Anônimo disse...

Acho errado essa descriminação contra os nordestinos, pois o fato de serem altamente beneficiados pelos projetos do governo os fizeram eleger a nossa atual presidenta. Além disso, a falta de informação da maioria não permite terem uma visão do que é melhor para o Brasil. Mas isso só pode ser julgado após o mandato de Dilma Rousseff acabar, quem sabe eles não fizeram o melhor para o país?

Sérgio, 3ºA

Anônimo disse...

João Ribeiro Neto, escreveu:"No fundo, no fundo, tenho dó de nordestino, explico: Numa metade do ano morrem na seca e na outra metade morrem na enchente...rs, Obrigado, meu Deus, por não ser nordestino!", comemora. (Postada após enchente matar 50 pessoas e desabrigar 100 mil em Pernanbuco e Alagoas).
"Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, tô muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui",declarou Julia Shellman.
Sao exemplos de comentários que estao sendo investigados pela policia federal, e que espero que seus autores sejam muito bem punidos, principalmente pela falta de respeito e solidariedade com pessoas que estão passando por dificuldades e lutam pra sobreviver depois dessas chuvas.
Nao tem nem o que se falar sobre ignorantes como esses. Alguns mêses "refletindo" sentadinhos em uma cela cheia de gente (inclusive nordestinos) fariam eles mudarem de idéia rapidinho.

Thiago Brigoni 3A

Anônimo disse...

Tal preconceito nasce do puro egoísmo de uma sociedade. Dilma não deixará de se importar com São Paulo, ela apenas dá a devida ajuda a quem precisa. E também podemos dizer que merece, pois o Nordeste deixa sua marca na literatura e cinema de nosso país.
Quando se fala em desenvolvimento do país, nos referiamos a ele como um todo, o preconceito de uma área para com a outra, só faz retardar o crescimento da mesma, o que puxa o país inteiro para trás. Onde fica a justiça em um país onde os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres? Nada mais justo que um pessoa no poder para ajudar aqueles que não tem poder algum, que precisam, e que grande parte da população, injustamente, nem mesmo se importa.

Elaine de Andrade Jasper 3ºA

Anônimo disse...

Os paulistas estão revoltados em relação a imigração de nordestinos para SP, pois eles acreditam no fato de que eles, os nordestinos, tem o intuito de tomar seus lugares em empregos, sem ao menos evoluir profissionalmente ou sem melhorar qualquer condição social, o que estaria contribuindo ainda mais, para índices de criminalidade, desemprego ou desabrigados, por exemplo. Após a eleição da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vieram à tona preconceitos de diversos tipos, como: religiosos, partidários, regionais, isto sem falar dos demais. Vale ressaltar, que qualquer tipo de preconceito é de fato violência, e por si só, ela nunca será justificada. Algumas atitudes, como: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”. (Mayara Petruso, estudante de Direito)

Cada um tem seu voto, cada um escolhe um candidato, a opção sexual ou modo de viver a vida. Julgar é fácil, difícil é compreender a realidade e necessidade, social ou moral, de um ser humano. Há muitos brasileiros, dentre eles, nordestinos, que não tem boa condição financeira, não tem estrutura, não tem estudo. Fato este que atrapalha muito nas escolhas da vida, como conseqüência disto as pessoas migram de lugares a outros em busca de seus sonhos. A jovem, "dona" dos comentários sobre os nordestinos, revelou extrema ignorância, uma atitude discriminatória e inesperada de uma pessoa que cursa ciências humanas. Decepcionante a falta de informação e a ignorância de alguns seres humanos!!

Roberta Quaresma 3° A

Anônimo disse...

O texto relata uma questão de opinião, e cada um tem seu direito e liberdade de expressão, e não cabe as pessoas julgarem umas as outras. Assim como os Paulistas todos tinham o opção de um candidato, os Nordestinos com as eleições deram o voto para quem podia os beneficiar com a melhor proposta, houve muitos outros lugares com a mesma opinião. E infelizmente em grande parte do Brasil ainda existe preconceito e está presente em nosso dia-a-dia.

Gabriela Cardoso - n°11 - 3ºB

Anônimo disse...

Visivelmente rodeado de ignorância por parte de quem julga, a estudante de direito ao se expressar não tomou cuidado algum, e não parecia estar preocupada com isso ao fazer comentários de explícita xenofobia. A discussão gira em torno do resultado das eleições, que deu a presidência a Dilma Rousseff, sendo, segundo a estudante, “culpa” dos Nordestinos.
Evidentemente o número de migrantes em São Paulo, é na maioria de Nordestinos. Apesar de estarem fortemente ligados a trabalhos manuais, isso vem mudado com o decorrer do tempo, o estudo do IPEA hoje, comprova que quem vai do Nordeste para o Sudeste vive melhor do que quem não sai do Sudeste, ou seja, o migrante vive cada vez melhor quando é inserido a um novo mercado de trabalho, outro fator importante é que os Nordestinos, que são rotulados como indivíduos de baixa escolaridade, hoje, mostram com números que tem potencial, sendo que a maioria que migra não é constituído só por trabalhadores menos qualificados. O que faz com que o estado de São Paulo ganhe oportunidades e continue com o avanço no mercado de trabalho, que podemos observar em longa data.
A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entrou na Justiça com uma representação criminal contra Mayara, a estudante.
"São mensagens absolutamente preconceituosas. Além disso, é inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão. Como alguém com esse comportamento vai se tornar um profissional que precisa defender a Justiça e os direitos humanos?", indagou o presidente regional do órgão, Henrique Mariano.
A estudante além de ser demitida do escritório de advocacia onde estagiava, pode cumprir pena de até 5 anos, além de pena por incitação ao crime.
Os Nordestinos necessitam de São Paulo, São Paulo é que se tornou dependente quando envolvemos o mercado de trabalho, ou será que o fator crescimento está ligado a essa junção?

Bruna Vicente Ribeiro 3º A

Anônimo disse...

Após Dilma Rousseft ter ganhado as eleições e agora ser a primeira mulher presidente, trouxe muitos conflitos á tona, principalmente relacionados ao preconceito, como foi o caso da estudante de direito Mayara Petruso que ao fazer seu comentário no twitter fez com que muitos jovens postassem suas opiniões.
Infelizmente os comentários não foram nada à agradável para um país que prega ser um lugar onde não existem preconceitos.

“Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Música? “Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…”
http://dinha.wordpress.com/2010/11/03/calem-a-boca-nordestinos/
Não concordo com esses jovens paulistas, os nordestinos são um povo carente? Sim. Como pouco estudo? Sim. Mas isso não quer dizer que podemos ficar jogando pedra neles, por ele ter sido o maior índice de votos da Dilma. Não pregamos tanto a liberdade dos cidadãos e de expressão?
Alem disso o povo nordestino fez muita historia no nosso país, pela sua forte cultura que envolve o Brasil todo. Sua força de vontade para o trabalho, pois se tem alguma região precisando de mão de obra com certeza vai ter nordestino. Eles não são miseráveis, bem pelo contrario devíamos ter orgulho do nosso povo.

Hemily Cunha 3ºB EM

Anônimo disse...

Carolina Gonçalves, nº 8 - 3ºB


A crítica ao Nordestino, feito pela estudante Mayara Petruso, foi completamente preconceituosa, não só ao povo dessa região, como a todos os brasileiros. Ao comentar isso, ela menosprezou o trabalho de menor valor, mas não de menor importância. Ela mesmo depende dessas pessoas e desses nordestinos para manter sua cidade organizada, suas industrias trabalhando e sua casa sendo construída. Se o nordestino sai de sua terra natal é em busca de condições melhores, que o governo não oferece em suas cidades, e achar que todo nordestino vota por voto comprado, também é um grande preconceito. Quem somos nós para achar alguma coisa? Todos possuem o mesmo direito de voto, e cada um sabe o que é melhor pra si, se o nordestino elegeu nossa Presidenta, é com intuito de melhorar sua vida.
E é claro, que existem inúmeras formar de mudar essa situação, nos tornando pessoas capazes de ajudar quem precisa, sendo bom na nossa profissão, e cobrar da candidata eleita, melhoria nessas regiões tão precárias.

Julia Stähelin (nº: 20) 3ºB disse...

Julia Stähelin nº: 20 - 3ºB

A estudante de Direito, Mayara Petruso, agiu incorretamente insultando os nordestinos. Estes fazem parte do nosso país, e como quaisquer outros cidadãos, têm o direito de participar da vida política, elegendo seu candidato. Sem contar que este preconceito é contraditório. Entre as décadas de 60 e 80, a região Sudeste do Brasil, principalmente São Paulo, era um grande pólo de atração devido ao desenvolvimento de suas indústrias e comércio, motivando os fluxos migratórios. Dessa forma, os nordestinos contribuíram na construção da maior cidade da América do Sul. E, ao ler o artigo completo de José Barbosa Junior, descobri que o nordeste já revelou grandes nomes na literatura, música, etc.

O Nordeste contribui para a economia do país com cerca de 13,1% do PIB brasileiro. É vista por muitos como uma região promissora por ser uma alternativa na instalação de usinas nucleares, além de produzir matéria-prima para as mesmas(como o Ceará, que possui jazida de urânio).

Atualmente, com os investimentos feitos no Nordeste, como a modernização das suas grandes cidades e incentivo fiscal, a situação de migração está se revertendo, atraindo grandes indústrias e precisando de mão de obra para a região (até mesmo nordestinos retornaram para a sua terra natal). É inegável a importância desse povo para o desenvolvimento do país. E não há o que justifique um ato de preconceito!

Bruna de Menezes 3B disse...

eu li o texto e acho que a maioria dos nordestinos realmente errou durante as eleições votando na Dilma, por que muitas das propostas dela complicam a situação da sociedade, como por exemplo a nova regra do bolça família, muitas pessoas vão penssar que parando de trabalhar eles vão ter o que querem praticamnete que é comida para sobreviver e os mais folgados olhando por esse lado vão parar de trabalhar, já que o governo vai bancar o principal. Mas obviamente não foram todos os nordestinos que votaram na Dilma, muitos, também ficaram indignados com essa escolha, e a paulista está colocando isso como se fossemsó os nordes tinos responssáveis por tal fato, se apenas os nordesrinos estivessem votado na Dilma ela com certeza não teria ganho, e também tiveram paulistas que votaram na Dilma, se for assim os paulistas também não prestam e ela estaria fazendo um favor se matasse um afogado.

Anônimo disse...

Amanda Müller - 3ºB - 03

As pessoas tem uma imagem errada dos Nordestinos, julgam sem ao menos realmente conhecer o que se passa lá.É realmente péssimo.Falam tanto sobre as condições ruins de vida, tanto da falta de estudo e fatores sociais no nordeste,mas esqueceram de ensinar na escola a educação.Se essa Mayara realmente tivesse algum, nunca iria falar desta maneira.O preconceito por falta de informação, mostra que o Brasil está se degradando.Gente que usa a sua liberdade de expressão para usar com o preconceito enquanto há políticos corruptos,que usam o nosso dinheiro em seu favorecimento e não fazemos nada para mudar isso, apenas aceitamos.Essa menina, conhece apenas o lado ruim do nordeste,o que passa na tv e que lê nos jornais, certamente quase todas as pessoas tem essa imagem de pobreza e escassez. É isso que tem que ser mudado, não podemos viver num Brasil em que sabem julgar, mas não fazem nada para ver que existe o outro lado, e que há motivos para isso.Enquanto deixam impunes o que realmente teria que ser julgado.

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma a estudante de direito Mayara Petruso estava errada ao fazer o comentário sobre os nordestinos. O que ela (e não apenas ela) pensa sobre o povo nordestino que acaba indo para SP acaba revoltando muitos outros brasileiros, porém, estes não visam o lado da necessidade por emprego, casa e dinheiro ao se mudar. O que o governo brasileiro faz, de investir tanto em bolsa família e "coisas" do gênero no nordeste, acaba por "encher os olhos" do povo de lá, que acabam sendo comprados em um momento de eleição, por exemplo.
Os nordestinos, assim como qualquer outro povo brasileiro, são de suma importância para o nosso país. Grande parte do crescimento de algumas potências brasileiras veio do Nordeste. O complicado é superar essas diferenças, analisar os prós e contras. E porque tanta indignação na eleição da Dilma? Eles merecem respeito como qualquer outro povo e é inadmissível o preconceito ao qual eles estão submetidos.

26 - Luiz Henrique R. Almeida - 3º "B"

Unknown disse...

A estudante Mayara Petruso é um exemplo clássico da xenofobia – nesse caso, preconceito a pessoas de outra raça, cultura... – que está presente em nosso dia-a-dia, quando ‘denegrimos’ a imagem de gaúchos e argentinos, por exemplo, sem perceber a gravidade de nossas palavras e atos.

Pode-se afirmar também, que o preconceito é movido pela ignorância. O fato de não estar atento a história de nosso país, faz com que o papel que os nordestinos tiveram no crescimento cultural (literatura, atores voltados a comédia...) e econômico (mão-de-obra em indústrias, lavouras e construções) passe despercebido.

Os nordestinos já sofrem com as secas, a fome, com chuvas torrenciais. Se não conseguem emprego em sua cidade ou Estado, vão atrás de um ‘ganha pão’, nem que tenham que se mudar e passar anos fora de casa. Não reclamam do desemprego assistindo TV, como uma boa parcela da população desempregada das cidades metropolitanas. Os nordestinos são exemplos, isso sim!

Nathalia Jastrombek Vieira, Nº34, 3º B

Anônimo disse...

Nome: Franco
Série: 3ºA

Vale ressaltar que o nordeste é uma parte do Brasil onde vivem milhares de cidadãos que não dão valor a sua própria terra, ou seja, saem dela para procurar uma vida melhor em outras regiões ao invés de tentar melhorar a sua própria. Tudo bem, o ponto da questão se deve ao fato deles serem uma população enorme e estarem tomando lugares de outras pessoas em suas regiões. Ou seja, ganham empregos, super-lotam hospitais, trânsito.. muitas questões que fazem o povo de São Paulo questionar até a sua morte. Além disso, como beneficiadores de planos sociais, como o bolsa família, e por serem um grande eleitorado, possuem o poder de colocar na presidência quem eles quiserem. Outra questão é que quem trabalha no brasil é o sul e o sudeste. Quem trás renda para o Brasil são essas duas regiões, e para onde o dinheiro vai? Para o nordeste, para o maior eleitorado, para assim conseguirem continuar no poder. Essa jovem está muito certa do que ela fala, pois é revoltante esta situação. Por que eles não podem ficar no canto deles e fazer o nordeste se tornar o próximo sul ou sudeste do Brasil?

Anônimo disse...

Sou contra essa forma de racismo contra os nordestinos. A área que sofre muito com tragédias ambientais e que não tem um grau de evolução comparado as demais do Brasil, talvez por falta de interesse político que pelo capitalismo so se importa com quem da lucro e não propicia melhorias ou oportunidades para eles assim forçando-os buscarem por si mesmo assim saem de seu estado.
Outro fato e que São Paulo se não fosse esse imigrantes muito provável não teria capacidade de se transformar no que e hoje e o Brasil não teria a variedade de etnia e valores que formam esse país, que muitos estrangeiros tem a mesma idéia da menina do texto que critíca os nordestinos com relação ao Brasil só o futebol mulheres, carnaval e favelas.

Thiago Sagaz nº40 3ºA EM

Anônimo disse...

Os nordestinos têm sim o direito de votar, porém pela falta de instrução acabam votando nas pessoas erradas, e por conseqüência muitas vezes são ludibriados.
Talvez o que a estudante não saiba é que os nordestinos tiveram e continuam tendo muita importância no cenário brasileiro.
Sendo assim, o nordeste é uma região que contribui e sempre fará parte do Brasil, com o povo nordestino sempre tendo seu direito de opinar.

Nome:Leonardo Mez@ n19 3A

Lucas Madeira disse...

Conforme o 5º artigo da constituição brasileira: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."
A constituição foi promulgada em 1988, mas o abuso sobre diferentes raças já data desde 1500, com a colonização portuguesa no Brasil. Por cerca de 350 anos, a raça afro-descendente foi submetida ao regime de escravidão, imposto pelos europeus. Dificilmente seria possível acabar com essa mentalidade discriminatória, que está impregnada na cultura brasileira, que se aplica ao sexo, idade, profissão e debilidades físicas.
Além do preconceito racial, o preconceito sexual também é muito recorrente na capital paulista. Frequentemente ouve-se notícias de agressões verbais e físicas causadas pela opção sexual das pessoas.
O grande problema é a intolerância, que se reflete em todos os setores da sociedade. A população brasileira vive em uma sociedade capitalista e egoísta, em que o que importa é ser melhor do que os outros para ter poder, financeiro ou até mesmo político. Para isso, acontece a exclusão dos mais fracos, ou no caso da notícia, de um grupo de pessoas de piores condições financeiras.
A "estudante de direito", se é que assim pode-se chamar uma pessoa que não conhece nem a própria constituição, deve ser julgada pela violação do 5º artigo da constituição e ainda deveria ser processada por danos morais por todos os nordestinos que se sentiram ofendidos com essa situação.

Lucas Madeira 3ºA

Anônimo disse...

Não é por que os nordestinos são um povo consideravelmente pobre, que não tem o direito de expressão. Também não podemos generalizar, não é por que uma pessoa que nasceu no nordeste, não pode ter escolaridade, dinheiro ou voz ativa na sociedade. Me admira uma estudante de direito tecer um comentário deste tipo. Se seguir a carreira de advogada, não irá ter clientes nordestinos? Mas isso não vem ao caso. Nosso atual presidente e ex-presidente são nordestinos. Um é um homem com pouca escolaridade, mas com uma experiência de vida muito grande. Outro uma mulher formada, que sempre defendeu os direitos do país. São nordestinos? São! E aposto, que com muito orgulho. A maioria de nossos comediantes também são nordestinos, o nordeste é dono de uma uma beleza inigualável tanto com suas praias com as diferentes culturas e historias.
Então nordestino, não fique calado, NUNCA!!

João Henrique Albino de Carvalho Nº 13 3ªºA

Unknown disse...

Sou contra Mayara Petruso declarou no twitter, pois os nordestinos nao tem tanto acesso a informações e melhor qualidade de vida, por isso que deixam influenciar por qualquer proposta politica.Mas os fins nao justificam os meios, o que a estudante declarou é um ato de preconceito contra os nordestinos que nao tem direito nem de se denfeder.
Joyse nogueira foss
n° 19 3° B

Taís disse...

É realmente lastimável uma situação dessas, e triste, muito triste para a maioria do povo brasileiro, que se depara com essa crítica, totalmente absurda!
Será que essa estudante, sabe o que o povo "que não é gente" fez para o Brasil? Ou melhor, sabe das contribuições que ELES fizeram para São Paulo?
Brasília, em sua construção, tinha como maior parte trabalhadora, o povo NORDESTINO!
O início da democracia de um país de tantos sofrimentos, surgiu a partir da Proclamação da República, fato este realizado por um Alagoano - NORDESTINO - Marechal Deodoro da Fonseca.
A economia de São Paulo, impulsionada no século XX, foram pelos NORDESTINOS!
Temos inúmeras provas, da grande importância desse povo, para o Brasil, e mesmo assim, não há explicação para o que essa estudante escreveu. Talvez ela devesse fazer um pouco mais em seu meio, do que criticar dessa forma, um NORDESTE, que é tão importante para TODOS NÓS!!

Taís Maciel de Oliveira - 3ºA

Taís disse...

É realmente lastimável uma situação dessas, e triste, muito triste para a maioria do povo brasileiro, que se depara com essa crítica, totalmente absurda!
Será que essa estudante, sabe o que o povo "que não é gente" fez para o Brasil? Ou melhor, sabe das contribuições que ELES fizeram para São Paulo?
Brasília, em sua construção, tinha como maior parte trabalhadora, o povo NORDESTINO!
O início da democracia de um país de tantos sofrimentos, surgiu a partir da Proclamação da República, fato este realizado por um Alagoano - NORDESTINO - Marechal Deodoro da Fonseca.
A economia de São Paulo, impulsionada no século XX, foram pelos NORDESTINOS!
Temos inúmeras provas, da grande importância desse povo, para o Brasil, e mesmo assim, não há explicação para o que essa estudante escreveu. Talvez ela devesse fazer um pouco mais em seu meio, do que criticar dessa forma, um NORDESTE, que é tão importante para TODOS NÓS!!

Taís Maciel de Oliveira - 3ºA

Anônimo disse...

Só uma pessoa que não tem ideias próprias para dizer uma coisa dessa, cada um tem que respeitar a opinião do outro mesmo que essa não agrade outras, uma pessoa dessa deveria ser punida pela justiça brasileira, pois cada cidadão é igual ao outro nos olhos da justiça, ela fez um crime grave, que não teve nenhuma repercussão pois o Brasil gosta de mostrar uma imagem de povo igualitário que todos se aceitam como são, mas a história é bem diferente na verdade, muitos desse preconceitos surgem pelo deslocamento desse nordestinos para cidades do sudeste brasileiro, isso acaba passando a imagem negativa dos nordestinos, mas muito eles fizeram para a melhoria dessa região nova como melhoria na economia.
Deve ter um planejamento na região nordeste para fazer essa região desenvolver junto com as demais para que o povo nordestino não precise deixar suas cidades natais para vir com o sonho de enriquece na cidade grande, onde eles possam ser vistos por muitas pessoas que ainda não conseguem ver que eles também têm a escolha de votar em quem querem por seu livre arbitro e não passar a impressão que é um povo vendido por qualquer agrado sim um povo sofrido que quer ver um progresso para seu país.
Bruna Caroline Maia nº. 04 3ªA.

HERBETE disse...

o povo besta e sem graça,brigar por besteira.


vocês quando vem pro nordeste são tratados com respeito,mas quando um nordestino vai ai somos agredidos


e vocês dizem que são o progresso

nunca foram,e nunca serão o progresso deste imenso rico e lindo país.




Fortaleza-Ce

Anônimo disse...

poxa nunca vi tantas babuzeiras em uma só pagina só vou dar uma pauta para vcs...frenquentem onibus de segunda a sexta feira principalmente linhas da periferia ou tenha como vizinho pessoas do norte para voçes sentirem o cotidiano que eles não tem culpa ou se agem por revolta pois não são de comprimentar gritam dentro de casa palavrões sempre tive um pensamento que o povo nordestino eram rico em cultura.poxa com grandes escritores que sairam de lá mas porque quando chegam a são paulo ficam prepotentes e não são nem um pouco recpetivo quando vão descer de um tranporte coletivo não pedem liçença e quando fiquei tres meses em são paulo estava determinado a morar mas fiquei muito sentido pois é raro encontrar paulistano em sampa pois minha patroa éra paulista foi embora para porto alegre rs porque porque são paulo esta cheio e descontrole total não tenho nada contra este pessoal do norte nordeste mas se são paulo não tentar encontrar um meio de controlar a vinda deste povo não vai haver mais verde e ai é mais serviço pois eles vem constrói em lugares de risco e a cidade esta perdendo sua beleza e como vai ser daqui ha cinco anos.....