terça-feira, 11 de outubro de 2011

FILME : GERMINAL



ATIVIDADE:
1- Quais situações podemos perceber no dia-a-dia, das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão ?
2- Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme, para melhorar as condições de vida dos trabalhadores ?
3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES, páginas 120 e 121.
4- Registre as semelhanças e diferenças entre o nosso texto  e o filme:

47 comentários:

Anônimo disse...

1- Pessoas muito pobres, cheias de filhos, com roupas velhas e bem usadas, vivendo em condições deploráveis. Trabalho exaustivo, independente da idade, sexo, ou etc. O que ganhavam mal dava para matar a própria fome, por isso tinham baixa expectativa de vida.
2- Pensavam que um trabalhador era nada, mas vários eram uma força. Que juntos teriam força suficiente para fazerem guerra. Também pensavam em juntar dinheiro, para fazer greve, mas o que ganhavam não dava nem para se alimentar, quem dirá guardar.
3- Após seis meses de greve, a fome ia matando os trabalhadores, não só fisicamente, mas corroendo-os por dentro com o ódio que predominou-os com desejo de vingança. Eles sairiam nas ruas e tornariam-se animais selvagens, atacando qualquer pessoa que não passasse o que estavam passando, agarrando qual quer pedaço de pão, implorando por um pedaço de vida novamente.

Jeana nº14 2ºA

Anônimo disse...

1-Trabalhavam em situações precarias,mau remunerado.As mulheres e crianças trabalhando nesses lugares sujos e perigosos.Enfim,eram tratados como animais.

2-Por um lado,queriam fazer uma greve passifica.E o outro grupo queria um confronto sangrento.

3-Nessas minas de carvão os trabalhadores eram maltratados,passavam fome,pedima esmmola para comer.As mulhers eram tratadas da mesma forma.Queriam então um confronto com deramamento de sangue,queriam exigir melhores condições.Revolta que participaram as crianças,mulheres e os homes.

João Pedro 2ºA nº15

Anônimo disse...

1- Trabalhavam em péssimas condições, sem qualquer tipo de segurança. Corriam risco de pegar doenças causadas pela grande exposição aos minerais(carvão), Havia tambem o risco de desmoronamentos e o perigo dos equipamentos usados na mineração.Trabalhavam homens, mulheres e crianças, todos juntos.

2- Uma ideia de melhoria para os oper´rios era a criação de uma Organização Internacional de Trabalhadores, que iria enfrentar os patrões para que as condições de trabalho fossem melhoradas.
E a outra ideia era a de levantar fundos para que pudesse ser mantida uma greve, caso fosse necessário, e para que os oper´rios pudessem confrontar os patrões em mesmo nível.

3- A ideia principal do texto é que os operários de uma mineradora da cidade de Montsou, estavam em greve, mas estavam passando fome, já que nada se resolvia, então resolveram sair as ruas para protestar, criando incendios, destruindo tudo, e por fim, clamando por comida.

Matheus Bornhausen Braz Olagário
23
2ºemB

Anônimo disse...

Anna Karoline (03)- 2A

1- Podemos perceber que eram pobres operários, vivendo em condições precárias, onde estavam sujeitos doenças por causa da combustão do carvão, e a acidentes, podendo morrer a qualquer instante. Trabalhavam muito e recebindo pouco, sendo que normalmente toda a família estava trabalhando na mina, sejá crianças ou idosos e isso era uma grande necessidade, pois já ganhavam pouco, mas sem aquilo, não iriam sobreviver, tanto é que em todo instante, surgiam pessoas a procura de trabalho na mina de carvão.
2- A primeira idéia foi a luta dos operários contra os patroes, onde eles iriam se unir e lutar pelos seus direitos, buscando resgatar valores, como justiça, significação do trabalho e tudo que já tinham sido perdido, e a outra foi a greve dos operários, para que que as pessoas percebessem como eles precisavam dos operários, afim valorizar o trabalho do mesmo.
3- O texto complementar mostra a marcha dos mineradores, onde todos agem de uma forma violênta, mortos de fome, vagueando pelas estradas, procurando a valorização dos seus direitos.

Anônimo disse...

1- Que não havia nenhum equipamento de segurança no trabalho correndo risco de vida, não tinham salários dignos ou uma jornada de trabalho adequada e não recebiam sequer tratamento médico. Viviam em meio a miséria e a fome...

2- * Greve ( o lado pacífico)
* Luta ( por seus direitos)

3- Querendo o aumento do sálario e condições de segurança no trabalho.. homens e mulheres fizeram greve, mas não foram atendidos e os donos das fábricas queriam baixar o sálario. Então os trabalhadores optaram pela luta e sonhavam com uma sociedade mais justa...

Caroline Volpi Provesi, n°04-2°A

Anônimo disse...

1- O dia-a-dia das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão era puxado, e cansativo. Não tinham comida para todos os dias, mas como diz o personagem do filme, ainda conseguiam sobreviver. Começavam a trabalhar nas minas, ainda quando crianças.

2- Os operários se juntaram e fizeram um protesto contra seus patroes. Como diz no filme: "Um operário não é nada, unido, é uma força". Os operários queriam um mundo com mais justiça, fazendo isso legalmente, querendo ditar suas próprias leis.
Mas eram capitalistas, isso era difícil de se tornar realidade. Alguns pensavam que poderiam negociar, outros achavam isso impossível, e que só a anarquia iria funcionar.

3- O texto conta sobre os protestos que os operários realizavam, na busca da igualdade. As mulheres nuas, e exaustas por terem um grande número de filhos, que não teriam comida. Levavam os filhos, e os levantavam como uma bandeira de luto. Os homens queriam atear fogo, para que nada mais sobrasse, iriam esvaziar as adegas dos ricos, dinheiro algum sobraria, e os títulos desapareciam, até que algum dia se formasse outra cidade.

Ana Carolina(03) 2B

Anônimo disse...

Paulo Meneses 2ºA

1-trabalho perigoso, falta de comida,trabalho difícil,crianças e mulheres trabalhando junto com os homens.
2-revolta contra os patroes e negociar com os patroes para aumentar o trabalho.
3- Revolta dos trabalhadores das minas de carvão pelas ruas de Marselha pedindo por pão.

Anônimo disse...

1 - Os trabalhadores realizavam seus serviços pela própria subsistência pois recebiam apenas o suficiente para se alimentar e muitas vezes nem isso, além de trabalharam sob péssimas condições, em jornadas extremamente longas - ás vezes até de 14 horas diárias. Os donos de fábricas empregavam mulheres , crianças e homens menores de 18 anos, por um preço menor, para fazer o mesmo trabalho de um homem mais velho.
2- Uma das idéias era que os trabalhadores se unissem e juntassem dinheiro para guarda e iniciar uma greve e com aquele dinheiro poderiam se alimentar mesmo estando em greve e não recebendo das fábricas. E a outra era através do derramamento de sangue (uma luta).
3- Mineradores vão a rua marchar em forma de protesto durante uma greve contra as instalações das minas e seus dirigentes. A classe operária explorada enfrentava o seu explorador, responsável pela sua miséria e desgraça, o burguês capitalista.

Laila V.
16 - 2º A

sara werner disse...

Sara Werner 2ºA Nº 32

1- A situação era de miséria, extrema pobreza, onde os operários independentemente da iddae ou sexo eram explorados, vivendo em péssimas condições e correndo riscos.
2- As ideias para melhorar as condições de vida dos trabalhadores eram aumentar seus salários ou a greve dos trabalhadores.
3- O texto relata a organização de uma marcha de mineradores de carvão de Montsou, revoltados contra a miséria e sofrimento que estavam passando, saindo pelas ruas clamando por pão.

Anônimo disse...

Thiago Day Moritz, nº29 2AEM

1) Na situação apresentada, percebe-se o dia a dia sofrido dos trabalhadores. Homens, mulheres e crianças injustiçadas, exploradas e com mão de obra mal remunerada. Perigos que envolvem o trabalho são ignorados pelos empregadores e os operários sofrem.

2) Pensam na "luta legal", onde juntariam dinheiro para que quando entrassem em greve reivindicando melhores condições de trabalho pudessem se manter e ter seus "desejos" atendidos. A outra ideia era a "batalha com sangue". protestos em grupo, com agressões de vários tipos, desordem e fora da lei.

3)O texto relata a revolta dos mineradores. Homens, mulheres e crianças famintos, vagando pela rua, destruindo burgueses e tomando-lhes tudo. Relata a revolta fora da lei, sem organização, cada um por si, fazendo o que quer. Mostra a realidade do trabalho da época, salários que não matavam a fome, condições de trabalho desumanas, descaso. Finalmente os trabalhadores lutando pelo que é seu.

Gustavo Bittencourt - 2A disse...

1- Que os trabalhadores eram submetidos a um trabalho escravo, onde ganhavam muito pouco e trabalhavam muito algumas ja velhas e doentes de tanto trabalhar na mina.

2- Se unir para lutar contra os patrões e negociar com os patrões para obter aumento de salário.

3- Os mineradores fizerma uma marcha onde compareceram homens e mulheres que incendiramm as cidades, e roubaram ouro e todos os bens dos ricos

Gustavo Bittencourt - 2A - nº 10

Anônimo disse...

1 - Podemos ver operários sofrendo com a saúde devido ao tempo de trabalho nas minas. Vemos condições desumanas de trabalho, sendo que crianças fazem parte deste.

2 - 1ºNegociação dos trabalhadores do mundo todo com os patrões por aumento de salário. 2º Acabar com a anarquia, evitar o sangue.

3 - A obra Germinal relata a organização de uma marcha dos mineradores de carvão de Montsou, que são torturados pela fome e fazem uma greve com duração de 6 semanas. Os trabalhadores começaram a vaguear pelas estradas, em busca de pão.

Luis Henrique Baldi nº18 - 2ºA

Anônimo disse...

Felipe Salazar 5 2A

1- a roupa das pessoas eram rasgadas, tinham pouco dinheiro, muitas vezes não tinham dinheiro para comer.
2- os proletários já cansados de serem explorados, se reúnem e fazem protestos para melhores condições de vida, mais salario etc..
3- Pessoas pobres sofridas pela fome, saem nas ruas juntando aliados para melhorias, no minimo para ter o que comer, e iniciam greves e lutas.

Anônimo disse...

Amanda Régis n°2 2°A EM

As pessoas sofriam muito, trabalhavam demais, estavam sempre doentes e viviam pouco. Eram totalmente descriminadas e não tinham direito a nada.Tinham muitos filhos e todos passavam fome também.
O povo precisava de ação; E urgente!
Tiveram a ideia de fazer uma rebelião e pôr fogo na cidade, destruir tudo.
também havia a opção de negociar e conversar com os patrões por uma vida melhor, salário, dignidade, o povo estava frustrado e esgotado daquela vida.
Segundo o texto, foi uma enorme rebelião, clamores de fome pedindo pão, o povo estava disposto a destruir tudo e não deixar pedra sobre pedra...Os ricos se transformariam em pobres naquele dia, cofres arrombados, adegas esvaziadas, tudo destruído,pois eles viam em enorme quantidade e como uma enorme força destruidora da natureza.

Anônimo disse...

Vivian nº31 2ºA EM
Viviam doentes, não tinham estabilidade no emprego. Os salários eram frequentemente reduzidos. Se alimentavam mal. Viviam arriscando a vida no trabalho, e a carga horária era muito estendida.
Então tiveram ideais diferenciadas para sair daquela situação. Uma delas, envolvia o raiva,a ira,envolvia ir as ruas e atear fogo no que vissem. Era realmente uma rebelião. E a outra ideia completamente diferente era a criação de uma espécie de Sindicato Trabalhista.
O texto vem trazendo a rebelião que o povo resolveu fazer,detalha cena das mulheres nuas e desgrenhadas, do sangue espalhado por toda a cidade, e dos extintos animalescos libertados nos trabalhadores. Eles não se conteram ao mostrar seus sentimentos.

Anônimo disse...

Gabriel Garbe número 7
segundo ano A

1- Pessoas pobres,a fome, as doenças causadas pelo trabalho, as roupas rasgadas.

2- Reunir todos os trabalhadores e fazer uma rebelião ou fazer greve geral.

3- A revolta dos trabalhadores das minas, que foram as ruas querendo comida.

Pedro Muller - 2A - n27 disse...

1- Quais situações podemos perceber no dia-a-dia, das pessoas que trabalhavam nas minas de carvão?
Que eles trabalhavam em condições desumanas, lugares contaminados, crianças trabalhando e viviam praticamente como escravos, porque a remuneração era miserável, mesmo diante de tanto trabalho e perigo!
2- Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme, para melhorar as condições de vida dos trabalhadores? A primeira é unir os trabalhadores criando como se fosse um sindicato, para unidos eles possam conseguir melhores condições de trabalho sem derramar sangue e a segunda é lutar para conseguir seus direito, assim derramando sangue e perdendo muitas vidas.
3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES, páginas 120 e 121.
É o que é mostrado bem no começo e no final do trecho do filme, um homem vindo de Montsou a procura de trabalho e depois uma revolta perante aos chamados calças vermelhas. Como havia acabado o serviço naquela cidades os trabalhadores "marchavam" a procura de trabalho em outro lugar, porem com a fome e tudo mais, eles começaram a se revoltar diante das suas condiçoes.

Anônimo disse...

1- Elas trabalham dia e noite em determinados turnos, tendo pouco tempo de descanso. Com o pouco de salário que ganham conseguem se sustentar, com isso comprando pão e leite, e pagando os impostos.
Em relação à saúde, os trabalhadores das minas de carvão, eram todos afetados pelo pó do carvão, que estava exposto ha eles praticamente 24 horas por dia; tirando em conta, os arranhões e os membros quebrados.
2- Uma delas é o aumento do salário, com ele os trabalhadores teriam uma qualidade de vida melhor.
E a outra, constituir leis favorecendo os trabalhadores, leis trabalhista, tais como feriados, menos tempo de trabalho por dia...
3- Com o vídeo e o texto “a marcha dos trabalhadores”, pude relacionar o modo de vida das pessoas que trabalhavam nas minas, a necessidade por uma vida melhor, engrandece cada vez mais. Ficaram tão furiosos com a sociedade atual, pelas injustiças, que quando chegaram aos seus limites, explodiam, derrubando, gritando e pisoteando tudo aquilo que viam pela frente. Considerando tudo aquilo que enfrentaram sem reclamar por anos, estavam exigindo em um só dia; uma nova sociedade, com novas leis e uma qualidade de vida melhor.

Gabriela Benedet N 09 2B EM

Giuliana Cesário 08 (2°A) disse...

A história refere-se ao cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou, França. Baixos salários, exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho são alguns dos pontos apresentados na obra, ou seja, podemos representar o filme em três palavras, exploração, consciência e luta.

A temática sobre a luta do operariado contra a exploração e por melhores condições de vida e trabalho é algo mais recente do que nunca, sendo constantes as notícias nos meios de comunicação sobre greves dos trabalhadores.
Na medida em que os mineiros passam a protestar a situação de exploração e miséria vivenciadas, eles começam a se organizar e exigir melhores condições de trabalho e vida. É a partir desse momento, através de conversas, pequenas reuniões e grandes discussões que podemos perceber concepções distintas de luta.

Relata a organização de uma marcha de mineradores de carvão de Montsou torturados pela fome, que após seis semanas de greve resolveram se juntar e criar uma revolução, andando sem rumo por essas estradas, e destruindo tudo que viam pela frente.

Anônimo disse...

Ricardo Régis Rocha n 28 2A

1- Uma grande pobreza, e necessidade de trabalho, sem opção de outras escolhas, e acabando por optar involuntariamente por trabalhos no qual botavam sua saúde em risco para poder sobreviver com o pouco que ganhavam e que mal conseguiam se sustentar ou ter o que comer.

2- Ou optavam por uma greve, ou por batalhas, no qual os operários e trabalhadores estavam cansados de serem explorados, e alguns decidiram juntar pessoas para tentar mudar através de protestos, e outros muitos revoltados, já não aguentavam mais essa exploração,e criaram esses eventos,com intenção de melhorar as suas condições de vida

3- Pessoas pobres já torturadas pela fome saindo pelas ruas e juntando aliados, para iniciar uma revolta com "garra", para uma mudança, sem explorações.

Anônimo disse...

Matheus Lucas Bernardes N°25 2B

1- Podemos perceber que é uma vida precária, pois o minerador que envelheceu fazendo o mesmo trabalho, consumindo gases tóxicos, não sabe se terá comida para se alimentar e nem mesmo sabe quanto tempo vive nesse trabalho, por não ser alfabetizado, não sabia fazer as contas básicas de a idade de 8 anos que começou a trabalhar até o ano presente.
2- A teoria seria unir mais de um operário para assim, a força da união ficar ainda mais forte, seguidores de Karl Marx pensavam em elementos naturais para revindicar novos direitos trabalhistas, salários dignos e uma chance de vida melhor.
3-A marcha dos mineradores foi um recurso e uma decisão, tomados por sobrevivência, onde muitas pessoas com seus familiares não tinha o que comer, foi uma greve para lutar contra os dirigentes das grandes mineradoras da França, o caos era certo, onde os que até sem roupas vagavam pelas ruas nus.

Anônimo disse...

1. O trabalho era muito forçado, trabalhavam diariamente e também a noite e madrugada. Um cotidiano, muito corrido e sem muitas “experiências”. As situações da qual passavam muitas vezes eram constrangedoras, pelo fato de serem escravos e estarem fazendo o trabalho mais ‘sujo’.
2. Trabalhadores da associação vão se unir para lutar contra os patrões.
Karl Max acredita na evolução natural, negociar com os patrões para obter aumento de salário. “Um operário não é nada, unido, é uma força”.
Uma lei baseada no equilíbrio das barrigas vazias.
Destruir a anarquia.
Isabela Cadori n15 2B

Anônimo disse...

Gabriela Luz Alexandre - 10 - 2ºB
1- Trabalhavam de cedo a noite, tinham pouco descanso, muitos problemas de saude, e pessimas condições de vida.
2-Patrões acreditavam que as pessoas pobres eram acostumadas com aquela qualidade de vida que tinham, ja Karl Marx acreditava na evolução de poder do povo.
3- Mostra o sofrimento do povo pobre, lutando contra a fome, humilhação e mal condição de vida.

Anônimo disse...

1- Por trabalharem diretamente com o carvão, algumas tinham doenças pulmonares, se machucavam pelo trabalho cansado e estavam todos os dias cansados.

2-Trabalhadores se unirem para lutar contra os patrões em busca de um melhor salário. Levantar fundo para criar um caixa de resistência.

3-Homens, mulheres e crianças em marcha dos mineradores de carvão de Monstou, depois de semanas de greve começaram a andar pelas ruas, pedindo comida, em protesto as instalações das minas e seus “ donos”.


Maria Julia - 22 2ºB

Anônimo disse...

Jorge nº16 2ºB

1- Era um trabalho que não conpensava, pois era muito cansativo e trazia muitas doenças aos trabalhadores. Era muito parecido com o trabalho escravo, pois o salário era muito baixo, o que levava os trabalhadores a se revoltarem.
2- 1ª: Os trabalhadores lutarem de frente contra seus patrões, reinvidincando melhores condições de trabalho e salários maiores. 2ª: Entrarem em greve, pedindo melhores condições de trabalho e salário mais elevados, mas para isso, necessitavam guarda dinheiro para não passar fome enquanto estavam de greve.
3- A revolta que os mineradores fizeram, mas fizeram sem planejar, ocasionando muita fome e tulmuto na cidade, pois eles quebravam padarias e outras lojas em busca de alimentos.

Anônimo disse...

1. Condições precárias, com aumento de gases no ambiente de trabalho, seus pulmões eram afetados, levando-as à morte precoce. Trabalho pesado..
2. A revolta dos trabalhadores,enquanto o primeiro acreditava que a única forma de se conquistar a emancipação da classe operária , era através da participação dos trabalhadores nas eleições, o segundo acreditava na da classe operária por meio da luta armada.
3. Mulheres traziam seus filhos nos braços e levantando-os como uma bandeira de luto e vingança.Arderiam incêndios, nas cidades não ficaria pedra sobre pedra, regredir á vida selvagem das florestas. Não sobraria nada as fortunas e os títulos das situações adquiridas desapareciam. Pediam por pão...

Natália costa 2ºB n 27

Anônimo disse...

1- Haviam homens e mulheres trabalhando nas minas, a expectativa de vida destas pessoas não eram muito longas por causa do carvão inalado, no começo do vídeo até mostra um homem de 58 anos em um estagio terminal da vida, quando ele tosse, ele não expeli sangue ele expeli um liquido preto, a condição de vida destas pessoas é muito precária, elas pação fome e muitas outras coisas ruins.

2- Eles falam que é muito difícil falar com os patrões, tanto que um fala que teriam que botar fogo nas casas dos patrões e arrasar tudo para eles aceitarem o pedido de aumento dos salários, e fala que os operários devem ser unidos para poderem fazer uma seção ou revolta contra eles, e levantar fundos para uma caixa de resistência.

3-É uma revolta pedindo que parassem com a mineração basicamente em condições escravas.



Antonio Felipe Gesing Rosa Nº:4
2 EM B

Anônimo disse...

1-
Pouca oportunidade de trabalho, salário pequeno, condições de trabalho perigosas, contaminação de doenças, baixa qualidade de vida, passam fome

2-
Karl Marx crê que é possível conseguir um aumento de salário apenas conversando com os patrões e mostrando a condição de vida dos trabalhadores. Construir um mundo com justiça, legalmente.
Já a outra seria destruir tudo, a anarquia, acabar com tudo, talvez assim “nasça” um mundo melhor. Lutar fisicamente, sangue

3-
Mostra a revolta dos mineradores, mostrando tudo o que aconteceria, tudo isso por que buscavam melhores condições de vida e comida! Fizeram isso em busca de um novo mundo, uma nova sociedade. Sendo assim, após a revolta marchavam com o sangue burguês que foi derramado, com suas armas e bandeiras, para demostrar uma nova sociedade

Victor dos Santos nº 31 2ºB

Anônimo disse...

1- Pessoas que trabalham em minas sofrem não só com os perigos de extarem embaixo da terra, com o risco de desabamentos, inalação da poeira toxica emitida pelas explosoes e minérios que infectam o pulmão e ao longo do tempo destroem o sistema respiratorio.
2- A ideia seria organizarem uma greve para melhorar as condições, mas como nao havera salario na greve decidem criar uma caixa com fundos para garantir a sobrevivencia.
Ao redor do mundo trabalhadores decidem se virar contra o patrão, em busca de aumento salarial e melhores condiçoes de trabalho.
3- Os mineradores necessitavam de melhores condiçoes de trabalho e maiores salarios, então decidiram fazer uma greve, mas nao perceberam que com a greve eles nao iriam receber salario e entao nao iriam conseguir sobreviver, então saquearam padarias para pegar alimentos.

Anônimo disse...

maycon lemos (26)- 2º ano B

1-os trabalhadores das minas viviam em péssimas condições de vida, sem comida, o salário muito baixo, crianças e mulheres também trabalhavam e não eram poupados.

2-1º matar todos os trabalhadores, acabar com tudo e esperar as reações dessa i´deia.
-2º fazer greves para aumento de salário e melhores condições de vida e diminuição da carga horaria, fizeram isso invadindo as casa dos patrões que reagem com seus soldados.

3-tortura, tanto pelas péssimas condições trabalhistas como por fome e falta de vestes. mulheres com filhos e seu marido, nus procurando comida e roupa para poderem viver "dignamente".

Anônimo disse...

1- Sem boa saude, sem muita higiene, e condiçoes climaticas nao favoraveis,tendo assim que se esquentarem em fogueiras, condiçoes precarias de trabalho , falta de trabalho, pois oficinas fecham uma apos a outra, greves.

2-Negociar com os patroes para obter aumento de salario, destruir a anarquia

3- Marcha dos mineiros franceses durante uma greve em 1906. relata s organizaçao de uma marcha dos mineradores de carvao de montsou. torturados pela fome, apos seis semanas de greve.

Isabel 14 2ºB

Anônimo disse...

Vitória Vargas Wandehrec, nº 32, 2ºB
1. Podemos comparar a uma mão-de-obra escrava onde vemos um trabalho muito pesado para poucos benefícios ao empregado. Além de ser um trabalho de risco pois a poeira das minas com o tempo pode petrificar o tecido pulmonar (vemos no vídeo o problema do senhor de 54 anos com a tosse). Mulheres tinham trabalhos braçais e serviam para reproduzir (futuros trabalhadores).
2. Um grupo de pessoas com pensamentos socialistas sentados a mesa, perceberam que para suprir as necessidades dos trabalhadores ele precisavam primeiramente dar a ele um aumento de salário, mas para isso eles deveriam lutar contra os patrões, fazer um protesto (acontece no fim do vídeo onde mulheres e homens vão as ruas com seus filhos em busca de direitos contra os burgueses)
3. A fome era principal por ser obrigatoriamente necessária, todos aclamavam por pão, junto também de seus direitos, eles pediam por uma vida, nada além disso. Uma dádiva que eles pareciam não possuir.

Lucas Edson disse...

Lucas Edson Linhares (16) - 2ºC

1 - Pessoas sem esperança, que levam a doença no corpo. Trabalham em lugares sujos e sem futuro. Vivem a procura de emprego e não tem nenhum direito. Ganham misérias para poder se sustentar. Não tem privilégios e está condenado ao trabalho escravo. Trabalha em um determinado local por muitos anos sem melhorar sua vida.

2 - Para melhorar as condições de vida dos trabalhadores são dadas as ideias de Associação Internacional dos Trabalhadores onde eles lutam por direitos melhores idealizados por Karl Marx. Fazer um fundo com dinheiro para a fábrica não quebrar e com isso não pagar os salários dos trabalhadores. Eles também protestam (greve) para o aumento de qualidade de vida

3 - O texto da Marcha dos Mineradores comenta que torturados pela fome, os trabalhadores enlouquecidos chegam ao extremo e começam a atacar. Seria uma noite onde o sangue das pessoas "correria". Mostra que o ser humano ultrapassa os limites quando sua vida está em risco. A clemência e luta por comida são instintos de quem precisa.

Anônimo disse...

Karine Abdo Leal (12) - 2 ano C

1) As roupas como trapos, a miséria, busca por comida e vestimenta. Senhores que batalharam a vida inteira em lugares com altos riscos a saúde.

2) Existem duas teorias distintas porém com os mesmo objetivo: Melhoria dos salários e direitos dos trabalhadores, consequentemente melhorando a vida familiar em um contexto social. A primeira teoria é de que segundo Karl Marx o mundo não conseguiria mudar apenas com o diálogo, para isso acontecer só com um novo mundo, reformulando os métodos trabalhistas. E a segunda teoria é de que os trabalhadores unidos teriam mais força e garra do que um só.

3) A marcha dos mineradores de carvão de Montsou, norte da França, relata o sofrimento das famílias pela falta de comida e condições de vida. Após seis semanas de greve, sem sucesso, tiveram que invadir as ruas, para protestar seus direitos, mostrando a dor do filho que não tem um pão para comer.

Anônimo disse...

1- As situações do dia a dia dos mineradores eram precárias. Trabalhavam muito, muito tempo dentro das minas, o que faz mal para a saúde(pulmões principalmente). Suas roupas ficavam sujas, assim como suas mãos, seu corpo. Ganhavam pouco, nem sequer o suficiente para sustentar sua grande quantidade de filhos.
2- Funcionários se unirem e lutarem contra os patrões. E aumentar o salário dos trabalhadores.
3- A marcha dos mineradores trata-se de uma obra que fora escrita em 1881, numa das passagens de Germinal. Organizaram uma marcha de mineradores de carvão, "mortos de fome" após semanas de greve. Ficaram vagueando pelas estradas. Com a visão vermelha: de lutarem por seus direitos, roubar toda a riqueza dos condicionalmente bem financeiramente.

Marina de Lara B; 2ºC - nº18

Anônimo disse...

1- Era uma situação de trabalho muito difícil, os homens que ali trabalhavam tinham que enfrentar grandes dificuldades, muitas vezes até mesmo, encarar a morte. Mas, mesmo assim eles nao desistiam, pois era através disso, desse trabalho, que eles conseguiam sobreviver e manter suas familias.

2- Eles tinham de obedecer todas as regras e fazer seus trabalhos corretamente e também trabalhavam juntos, em vários, assim conseguindo um melhor resultado.

3- Trabalhadores torturados pelas más condições de vida como a fome, após seis semanas de greve, milhares deles começaram a sair pelas ruas clamando por pão, numa revolta contra as instalações das minas e seus dirigentes. Mulheres demonstravam claramente esse sofrimento, com seus filhos nos braços levantavam bandeira de luto e vingança. foram dias terríveis, sangue pelas ruas e rastos de ardor de uma vida e o enorme clamor por elas, tudo pelos seus direitos de vida, fome.

Larissa Florencio 14 2ºC

frederic rieger N4 2C disse...

Frederic Rieger n4 2c
1- os trabalhadores das minas de carvão sofrem muito com as baixas qualidades de trabalho, ganham pouco, trabalham em lugares fechados que poluem os seus pulmões com as cinzas.
2- primeiro é os trabalhadores se reunirem para enfrentar os patroes por melhores qualidades de trabalho e a segunda é levantar fundos para organizar esse movimento
3- os trabalhadores de minas não tinham um bom trabalho, viviam na miséria, porem lutaram para conseguir uma maior qualidades em seus empregos

Anônimo disse...

Marina Eing Barbosa nº19 - 2ºC

1- É realmente precário. Todos se machucam, há muito risco de morte e ninguém se importa. Mesmo doentes, os trabalhadores estão lá, nas minas, se esforçando para ter o que comer. Crianças trabalham também e são tratadas como adultos. Todos sujos e cansados do carvão.

2- a. Negociar com os patrões para obter aumento de salário (Karl Marx); b. Levantar fundos para criar uma caixa de resistência; c. Rebelião dos trabalhadores, luta contra os seus patrões, incendiar a cidade, destruir a anarquia (realidade).

3- "As mulheres gritariam, os homens abririam suas queixadas de lobos, prontos para morderem. [...] Arderiam incêndios, nas cidades não ficaria pedra sobre pedra; regredir-se-ia à vida selvagem das florestas, [...] onde os pobres, numa só noite, extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. Não sobraria nada, as fortunas e os títulos das situações adquiridas desapareceriam, até o dia em que talvez desabrochasse uma nova sociedade." (Livro de geografia, 2º ano EM; p120).

Taís Klock 2c disse...

Taís 2C N27

1-Por conta do trabalho pesado, oferecendo grandes riscos. As situações são precárias, falta de higiene, problemas de saúde, fome, trabalho com baixo salário que mal dá para sobreviver e sutentar a família.

2-Os trabalhadores pela primeira vez decidiram se reunir contra os patroes, fazendo greve, e negociar para o aumento do salário. Há aqueles que acreditara ser necessário uma revolução armada.

3- O texto relata a organização de uma marcha de mineiros de carvão torturados pela fome. Sairam nas ruas, homens e mulheres, expondo seus pensamentos,protestando e gritando "Pão, pão,pão.."

Anônimo disse...

1- Apesar das dificuldades que os mineradores passavam, em que
teriam seus salários reduzidos e pouca comida, ainda assim dava
pra viver nesses locais.
2- '' É preciso incendiar as cidades, arrasar tudo.''
'' Vamos levantar fundos para criar uma caixa de resistência''.
3- ''Torturados pela fome, após seis semanas de greve, milhares deles
começam a vaguear pelas estradas, clamando por pão, numa fúria
crescente contra as instalações das minas e seus dirigentes''.
''gotejando o sangue burguês, exibindo cabeças; semeando o ouro
dos cofres arrombados. As mulheres gritariam, os homens
abririam suas queixadas de lobos, prontos para morderem''.
Vitor Reiser 28 - 2C

Anônimo disse...

Camila Garcia - 02 - 2C
1- Fumaça no trabalho; mals condiçoes de trabalho; sugeira; abuso de horarios..
2- Melhorar as condiçoes de trabalho; aumento de salario.]
3- estou sem o livro!!

Anônimo disse...

Pedro Andrade N:24 2C

1-Era um trabalho muito pesado sem uma remuneração dignas para os operários e sem direito a nada, somente a trabalhar. Tinham vários momentos de tenção, já que todos os funcionários estão no limite.

2-Foi feitas duas propostas, uma foi do surgimento de sindicatos e a outra foi a da anistia, as duas para buscar melhores condições de vida.

3- O filme da uma visão melhor do que ocorria nessa época de uma forma mais dinâmica, ele fala como o os operários se sentiam em relação ao seus patrões

Anônimo disse...

1- As grandes dificuldades, jornadas cansativas e mal local para o trabalho. Nas fabricas de carvão a péssima saúde causada pelo decorrer do tempo.
2- O primeiro é fazer um protesto, contra os patrões, para aumento de salario, mas com a união de todos os trabalhadores, o segundo é uma ideia mais radical, usando a força, tendo sangue, só assim eles provariam ser mais forte.
3- Os trabalhadores trabalhavam de mais, mas não tinham um retorno disso, com isso os trabalhadores se uniram, formando a classe dos trabalhadores, queriam melhorias, esses conflitos começaram a mexer com as grandes cidades industriais, pois o numero de trabalhadores era grande. Eles também faziam parte da sociedade, e faziam muita diferença.
Nathalia Vieira 22 - 2º C

Anônimo disse...

Jéssica Cabral - 10 - 2ºC

1) Podemos perceber que as pessoas que trabalhavam nas minas de carvão tinham problemas de saúde, devido a grande poluição, trabalhavam muito e não se alimentavam bem, pois recebiam pouco alimento para passar o dia e acabavam passando fome.

2) Primeira ideia era levantar fundos para criar uma caixa de resistêcia. A segunda ideia era fazer uma greve com todos os operários contra seus patrões para aumentar seus salários.

3)Com a revolta dos operarios contra seus patrões, a cidade passa a ser não só um lugar de fábrica, mas também de ações e resistencias. A cidade constitui um espaço desigual, que caracterizou-se como um espaço das lutas sociais.

Anônimo disse...

Manoella-17-2ºC


1)As condições de trabalho são precárias, não possuem carne todos os dias,exaustivas jornadas, salários baixos, miséria, riscos e exploração.

2)A associação internacional dos trabalhadores planeja unir trabalhadores do mundo todo para lutar contra os patrões. Negociar com estes para obter aumentos de salários. Levantar fundos para criar uma caixa de resistência, pois com dinheiro, seriam fortes. Construir um mundo com mais justiça legalmente, ditarem suas leis, aumentar salários numa economia capitalista, o que até então era um sonho para todos. Outros, pensavam que era preciso incendiar as cidades, arrasar, destruir tudo, para acabar com esse mundo, para assim nascer um melhor.

3)Os mineradores eram torturados pela fome, após seis semanas de greve, milhares vagavam pelas estradas em busca de pão, numa fúria contra as instalações das minas e seus dirigentes. Mulheres pareciam, cabelos desarrumados, vestindo farrapos que deixavam suas peles nuas a mostra, algumas traziam seus filhos nos braços levantando-os e agitando significando luto e vingança. Uma das noites sangrentas arrastaria a todos, o povo em torrentes, desenfreado, correria, gotejando sangue burguês, semeando ouro dos cofres arrombados, as mulheres gritariam e os homens abririam suas queixadas prontos para morderem, adeririam incêndios, extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. Fortunas e títulos desapareceriam, até o dia em que surgisse uma nova sociedade.

Anônimo disse...

1 - Era um trabalho exaustivo, no qual os trabalhadores exerciam-o desde pequenos em uma situação precária, de muita miséria e péssimas condições de vida.

2 - Trabalhadores do mundo todo se unirem para lutar contra os patrões para negociar e conseguir aumento de salário. Ja uns, acreditavam que seria necessário uma revolução armada, pois não seria suficiente só a união para negociar.

3 - Relato da organização de uma marcha dos mineradores de carvão de Montsou, Norte da França, onde os mineradores eram torturados pela fome, após seis semanas de greve, milhares deles vagavam pelas estradas implorando por pão, numa fúria contra as instalações das minas e seus dirigentes.

KETLYN, 2C, 13

Anônimo disse...

1-o dia-a-dia dos trabalhadores nas minas de carvão era muito precário, eles passavam fome e não tinham uma condição de vida muito boa, pois alem de ser um trabalho cansativo, eles tem uma expectativa de vida muito curto e assim não tendo uma vida longa.

2-Uma greve, para enfrentar os patroes e conseguir seus direitos e a outra era uma luta pelos os direitos.

3-O texto fala de uma mineradora que entrou em greve, mas o seus trabalhadores depois de um tempo ficaram sem dinheiro, para a comida pois nada se resolveu e assim fizeram uma revolta, quebrando tudo, em busca do direitos

MATHEUS COSTA 21. 2ºC