terça-feira, 11 de outubro de 2011

RELEVO CONTINENTAL E SUBMARINO


RELEVO:
O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.
A estrutura geológica diz respeito ao tipo de rochas magmática, sedimentar ou metamórfica , bem como à idade que elas apresentam como as mais antigas ou mais recentes. As rochas sofrem processos de erosão que podem ser : Internos (endógenos) ou, Externos (exógenos).
Fatores do relevo;


Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crosta terrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície. Internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos; Externos: intemperismos, águas correntes, vento, mar, gelo, seres vivos, entre outros.
As formas de relevo:


Dependendo da atuação de agentes internos e externos, o relevo pode apresentar diversas formas. As principais são: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Montanhas:
são aquelas regiões em que ainda hoje os processos internos superam os externos, ou seja, o soerguimento é mais forte que a erosão. Os Andes, as Rochosas, os Alpes, o Himalaia ainda apresentam falhamentos, terremotos e vulcanismos, demonstrando a forte atuação dos agentes internos. É comum, no entanto, considerar montanhas aquelas áreas que, mesmo antigas, apresentam altitudes superiores a 3000 metros.
MONTE EVEREST-HIMALAIA


Planaltos:
São superfícies elevadas, com ondulações suaves, delimitadas por escarpas que constituem declives e nos quais os processos de destruição superam os de construção. Entre os fatores externos, predominam os agentes de desgaste, e não os de sedimentação. Os planaltos típicos são de estrutura sedimentar, mas podem ser formados pelo soerguimento de blocos magmáticos.
CHAPADA DIAMANTINA


Planícies :
São superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de erosão. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação, e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago.
Depressões:
A altitude da superfície é mais baixa que as formas de relevo que as circundam. Classificam-se em depressões absolutas, quando estão abaixo do nível do mar, e relativas, quando estão acima. Em geral, as depressões relativas decorrem de intensos processos erosivos ocorridos nas bordas de planaltos. A região em que se encontra o mar Morto é um exemplo de depressão absoluta.
MAR MORTO OU LAGO ASFALTITE.(lago mais salgado e também a maior depressão absoluta)
RELEVO SUBMARINO
Plataforma continental:
É um prolongamento da área continental emersa (o continente) com profundidade de até 200 m apresenta-se na forma de planície submersa que margeia todos os continentes, sua extensão varia de 70 km a 1.000 km. É nessa área que encontramos as ilhas chamadas de continentais ou costeiras. É aí também que se depositam os sedimentos vindos dos continentes através das águas dos rios que deságuam no mar. A plataforma continental é considerada a área mais importante do relevo submarino, pois é nessa região que a luz do sol atinge praticamente o fundo oceânico, permitindo a ocorrência de fotossíntese e o crescimento do plâncton, este último, indispensável para a alimentação de peixes e animais marinhos. Por isso, ficam aí as maiores regiões pesqueiras e também as bacias petrolíferas. Talude continental :
TALUDE CONTINENTAL
É outra unidade do relevo submarino, que se forma imediatamente após a plataforma continental. Tem origem sedimentar e inclina-se até o fundo oceânico, atingindo entre 3.000 e 5.000 metros de profundidade. O relevo do talude continental não é regular, ocorrendo frequentemente cânions e vales submersos. Nessa área encontramos restos de seres marinhos e argila muito fina. Podemos ainda encontrar nessa região vulcões isolados e dispostos em linha, que dão origem às ilhas oceânicas, por exemplo, as ilhas do Havaí.ILHAS DO HAVAÍ

Planície abissal ou bacia :
São áreas extensas com mais de 5.000 m de profundidade. Estendem-se desde o talude continental até as encostas das cordilheiras oceânicas. Por vezes, essa planície é interrompida por montes submarinos (com alturas entre 200 metros e 1.000 metros) ou mesmo por montanhas submarinas, de origem vulcânica com elevações acima de 1.000 metros, dando origem por vezes a ilhas oceânicas. Nesta zona do oceano não há luz alguma, as temperaturas são baixas e a vida marinha não é tão abundante, predominam peixes cegos, algas e polvos gigantes.Cordilheira oceânica:
São elevações que ocorrem de forma regular ao longo dos oceanos. Estendem-se por 84 mil quilômetros no total, com uma largura por volta dos mil quilômetros. Nessa área encontramos intensa atividade sísmica (tremores) e vulcânica. A cordilheira oceânica divide a crosta submarina em duas partes, representado uma ruptura ou cicatriz produzida durante a separação dos continentes. No oceano Atlântico, a cordilheira oceânica é chamada de meso-atlântica, porque ocupa a parte central deste oceano, na Islândia a cordilheira emerge na forma de ilha e a área é constantemente abalada pelos fenômenos já citados.DORSAL DO ATLÂNTICO

Fossas oceânicas:
São depressões alongadas (compridas) e estreitas, com grande declividade que ocorrem ao longo das áreas de subducção de placas tectônicas, ou seja, são fendas que atingem grandes profundidades entre 7.000 e 11.037 m, onde a placa oceânica mergulha de volta para o manto. A maior profundidade conhecida do oceano é a fossa das Marianas, no Pacífico, medindo 11.500 metros.( fonte: Superinteressante).FOSSAS MARIANAS/OCEANO PACÍFICO
FOSSA DE JAVA/OCEANO ÍNDICO
FOSSA DE PORTO RICO/OCEANO ATLÂNTICO

ATIVIDADE:
1- Quais as principais diferenças entre um planalto e uma planície?
2- Faça uma lista com os agentes internos e externos do relevo?
3- Quais são as formas principais do relevo submarino?
4- Do relevo submarino, qual é a parte mais importante ? Justifique sua resposta:
5- Escolha cinco palavras do texto e coloque o seu significado:

7 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM ADOREI.

TAINARA OLIVEIRA...!!! disse...

PARABENS...ADOREI O BLOGGER!!!VX'S ME AJUDARAM MUITO, NO MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA...BRIGADIMMMMM!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ADOREI MUITO BOM!!!

Anônimo disse...

Muito bom isso me ajudou muito,parabéns por fazer um trabalho muito bem como vc faz...parabéns msmo

Anônimo disse...

oi eu amei deu para fazer todo o para-casa mais n achei qual é a área do relevo submarino mais importante para o ser humano!!!

Anônimo disse...

tirei total no meu trabalho. : )

Anônimo disse...

me salvou