terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COP 20 : DISCUTIR NOVO TRATADO GLOBAL SOBRE O CLIMA.

COP20: Governos se reúnem em Lima para discutir novo tratado global sobre o clima

COP20

Começou nesta segunda-feira (01) reunião com líderes de 196 nações que, durante 12 dias, participam da Conferência da ONU sobre Mudança Climática na capital peruana, onde vão debater o rascunho do novo acordo a ser adotado em dezembro de 2015, que entrará em vigor em 2020.
A capital do Peru, Lima, recebe desde esta segunda-feira (01) líderes de 196 nações que participam da Conferência da ONU sobre Mudança Climática com o intuito de avançar o rascunho de um novo tratado universal para combater os efeitos do aquecimento global. O novo tratado será adotado em dezembro de 2015, em uma Conferência em Paris, e entrará em vigor a partir de 2020.
Representando a Conferência Quadro da ONU sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), a secretária executiva, Christiana Figueres, reforçou sua confiança nas negociações em Lima, alegando que a produtividade do encontro abrirá portas para um consenso durante a última reunião das partes – a COP21 – que será realizada na capital francesa.
A UNFCCC foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 para promover o compromisso dos países na redução dos efeitos negativos na atmosfera e assim controlar a temperatura global.
“Nunca antes os riscos da mudança climática ficaram tão óbvios e os impactos tão visíveis. Nunca antes sentimos tanto ensejo de todas as camadas da sociedade para empreender ações climáticas. Nunca antes a sociedade teve em seu poder tantas políticas inteligentes e recursos tecnológicos para conter as emissões de gases do efeito estufa e construir resiliência”, disse a secretária executiva da UNFCCC.
A vigésima sessão da Conferência das Partes (COP) permanecerá reunida até 12 de dezembro. O grupo definirá o escopo e os tipos de contribuições que cada país assumirá no acordo final, bem como serão administradas as finanças, tecnologias e criação de capacidades.
Essas contribuições serão registradas em um documento, chamado Contribuições Pretendidas Determinadas Nacionalmente, que deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2015.
Figueres felicitou a liderança da União Europeia, dos Estados Unidos e da China, países que já anunciaram publicamente suas metas e visões do clima para pós-2020 e frisou que vários países estão trabalhando duro para aumentar suas reduções de emissões de gases de efeito estufa antes da entrada em vigor do novo tratado.
Fundo para financiar ações do clima
A secretária executiva pediu aos países presentes na reunião para explorar caminhos para resolver os assuntos pendentes de forma a construir um rascunho balanceado, bem estruturado e coerente para a próxima etapa de redação do texto final, em fevereiro de 2015.
Adicionou também que a vontade dos países de contribuir financeiramente para ações do clima vem aumentando. Recentemente, as promessas dos governos de capitalizar o Fundo Verde do Clima alcançaram 9,6 bilhões de dólares, mostrando que o marco estabelecido de 10 bilhões está a um passo de ser conquistado. Esse capital ajudará principalmente os países em desenvolvimento a avançar na descarbonização das suas economias e construir resiliência.
Citando a Cúpula do Clima, organizada pela ONU em setembro, a chefe da UNFCCC lembrou que vários países se comprometeram a fazer mais para evitar o aquecimento global e seus efeitos negativos. Por isso, reforçou que a grande colaboração da Conferência de Lima será aproveitar este impulso e mobilizar ainda mais todos os níveis da sociedade para esta causa.
“A ação ampla da sociedade em concertação com as contribuições do governo para o acordo de Paris são cruciais para alcançar o objetivo acordado de limitar o aumento da temperatura global para menos de dois graus Celsius e proteger essa e as futuras gerações”, concluiu.
Fonte: ONU Brasil
Publicado no Portal EcoDebate, 02/12/2014

Nenhum comentário: