terça-feira, 30 de junho de 2015
VÊNUS E JÚPITER : ESPETÁCULO VISÍVEL.
Apesar de Vênus e Júpiter estarem a cerca de 670 milhões de quilômetros, têm passado o mês de junho a aproximar-se na esfera celeste. Vão encontrar-se no final do mês... mas só aos nossos olhos.
O mês de junho tem feito as pessoas olharem para o céu de forma especial no final da tarde. Os dois planetas mais brilhantes do céu, Vênus e Júpiter, estão visíveis e a cada dia parecem estar mais próximos um do outro. Essa proximidade é apenas aparente, ou seja, é como vemos os planetas daqui da Terra.
Vênus e Júpiter aparecerão no céu cada dia mais próximos até que, no anoitecer dos dias 30 de junho e 1º de julho, estarão em máxima proximidade aparente. Como o instante de máxima proximidade se dará no dia 1º de julho às 12h, nas duas noites será possível contemplar o fenômeno.
“O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr do Sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se segue após a máxima aproximação Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional.
Ela ainda diz que a estrela que está bem visível mais acima dos dois planetas é Regulus, a mais brilhante da constelação de Leão. “Saturno também está visível durante toda a noite na constelação de Escorpião indo para a constelação de Libra”, revela.
Durante o mês de julho Vênus e Júpiter continuarão visíveis, mas a configuração aparente no céu vai mudando com o passar dos dias. No início da noite do dia 18 de julho, Vênus, Júpiter, Lua e Regulus formarão um lindo desenho no céu. Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário