Um dos fatores que contribuíram para essas alterações foi a velocidade das trocas, principalmente, de informações. A fibra ótica, os satélites artificiais, a banda larga aumentaram a velocidade e a capacidade de transmissão de dados e portanto, a troca de informações passou a ser realizadas em tempo real.Isso foi possível em função da internet que possibilita a comunicação on-line.
Assim ficamos sabendo o que acontece no mundo em poucos segundos, o que no passado era um processo muito lento.
Os fluxos de informações e de bens ocorrem em função da existência de redes que podem ser materiais e materiais.
REDES MATERIAIS : quando os fluxos transportam cargas ( bens materiais) e passageiros.
REDES IMATERIAIS : quando as informações são enviadas virtualmente ( a telefonia ) e ainda necessitam de suporte físico, como cabos, centrais, antenas etc.Em outros casos elas podem ser operadas por meio de centros de emissores e receptores, ou de satélites artificiais.
REDE DE TRANSPORTES
Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.
Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país – o que equivale dizer que há uma maior presença de indústrias, atividades agrárias e comerciais –, maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Nesse caso, se esses meios não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, fatalmente o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes, ao lado da comunicação, são um elemento estratégico para qualquer país ou governo.
O próprio sistema capitalista necessitou, ao longo da história, da evolução dos meios de transporte para desenvolver-se. Nos séculos XV e XVI, foram o desenvolvimento das técnicas de navegação e a produção das grandes caravelas que permitiram a expansão colonial europeia e a reprodução de seu sistema econômico para outras sociedades, dando início ao processo de mundialização do capitalismo que, hoje, chamamos por globalização.
Esse processo de globalização para evoluir e, ao final do século XX, consolidar-se no mundo precisou da transformação e aprimoramento do setor de transportes. E isso foi possível graças aos instrumentos técnicos dos diferentes tempos, a exemplo da Revolução Industrial e da implementação do trem a vapor e dos grandes navios, bem como da invenção do carro e sua popularização posterior. Mais tarde, a invenção e a difusão do transporte aéreo deram uma nova dimensão à forma como as pessoas, matérias-primas e mercadorias deslocam-se.
A Revolução Técnico-Científica-Informacional deu novos contornos à dinâmica dos transportes, permitindo a modernização dos meios já existentes e a criação de novas formas de deslocamento ao longo do espaço geográfico. Se, nos primeiros tempos, viagens em curtas distâncias levavam dias, atualmente os voos mais longos do mundo levam algumas horas (sem considerarmos as escalas e conexões) para efetuarem-se.
Distância percorrida com um galão de combustível ( comparação )
Portanto, entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é entender também o próprio processo de evolução das sociedades, pois todo país precisa de um sistema de transporte eficiente e adequado às condições de seu território para desenvolver-se. Assim, quando vemos notícias de que o governo anuncia a construção, por exemplo, de uma grande rodovia, ferrovia ou hidrovia, entendemos que essa ação é fruto de uma necessidade latente de crescimento para gerar mais riquezas, empregos e investimentos.
Outra consideração necessária é a de que os diferentes sistemas de deslocamento articulam-se em redes, as redes de transportes, que costumam também ser chamadas de modais. Como toda rede, os transportes articulam-se por nós, que são pontos fixos, e linhas, que são os fluxos. Isso acontece com os transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo, aéreo, dutoviário, que transportam materiais fluídos, como gás ( gasoduto), óleo ( oleoduto) e minerais ( minerodutos).
GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA
Desse modo, a eficiência desses modais, bem como a capacidade de interligação (o que chamamos de intermodalidade), é determinante para inferir a capacidade de um determinado país de desenvolver-se em um futuro a médio e longo prazo. É por isso que ouvimos costumeiramente muitas pessoas dizendo que os transportes formam o “gargalo” de crescimento de qualquer território do mundo.
INTERMODAL : Porto de São Francisco do Sul (SC)
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.
A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.
Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia, pois, ele é a pessoa jurídica contratada para a realização desse tipo de transporte por meios próprios ou por intermédio de terceiros da sua origem até seu destino final.
Distância percorrida com um galão de combustível ( comparação )
Nenhum comentário:
Postar um comentário