segunda-feira, 24 de abril de 2017

QUESTÃO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

TAREFA 

Festeja-se a inauguração do primeiro eixo da obra, que transporta água para a Paraíba, mas a saúde do rio está bem precária e vem piorando com muita velocidade. E não só é a falta de chuvas regulares nos últimos seis anos responsável por esse quadro de extrema fragilidade. Afinal de contas, o São Francisco, que chegou a concentrar 2/3 das águas doces do Nordeste, não é rio que dependa da água que cai do céu para ser caudaloso. O único rio perene do Semiárido está se tornando temporário, dependente dos tempos chuvosos. ( Fonte : Reportagem do EcoDebate 05/04/17)
Assinale a alternativa correta sobre o tema :

A)  A diminuição de situações de conflito e pressão que as famílias deixariam de  sofrer das empresas do agronegócio de olho nas terras irrigáveis para seus monocultivos.
B) Também conhecido como Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes do Brasil. Ele nasce na Serra da Rio do Rastro, em Minas Gerais, atravessa a Bahia, Pernambuco e faz a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas antes de desaguar no Atlântico.
C) O rio São Francisco é classificado como intermitente, diferente dos rios da região que na sua maioria são perenes.
D)  Pela sua extensão e relevância, também é chamado de rio da integração nacional e escoa por paisagens muito diversas, incluindo os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Pampas.
E) A segurança hídrica para a região semiárida brasileira é, sem dúvida, o maior dos proveitos. O aumento do abastecimento das áreas secas culminaria na elevação da produção de alimentos, queda da mortalidade de rebanhos e, portanto, favoreceria diretamente a produtividade e vida no campo.

Nenhum comentário: