quarta-feira, 25 de abril de 2018

INVERNO DE 2018 COM FRIO DENTRO DA NORMALIDADE PARA SANTA CATARINA


Inverno de 2018 com frio dentro da normalidade para SC

Faz tempo que alguns sites vêm propagando, de maneira irresponsável, o boato de chegada de frio intenso em Santa Catarina. Pelo mesmo umas quatro massas de ar frio “rigorosas” foram anunciadas para março, o que não ocorreu. Pelo contrário. O calor do verão estendeu-se até o mês de abril. Então “providenciaram” o boato de que esse inverno será o mais rigoroso dos últimos 100 anos.
“Especuladores do tempo” podem dizer qualquer coisa, uma vez que não serão cobrados profissionalmente por suas declarações. E talvez não tenham condições de dimensionar o impacto de uma informação como essa. Imagine o setor comerciário fazendo estoque de roupas de frio, as cidades serranas se preparando para receber um recorde de turistas, os supermercados e restaurantes providenciando um estoque de alimentos típicos de uma estação fria. Você, que lê essa nota, reservando hotel e passagens para umas férias em meio a bonecos de neve na serra gaúcha ou catarinense. Antes de qualquer planejamento que dependa do tempo ou clima, consulte os profissionais da meteorologia. Confira sempre a seriedade e veracidade das informações. Certifique-se de que a informação é emitida por quem tem um registro profissional.
A EPAGR/CIRAM, a exemplo do que centros (INMET e CPTEC) e empresas de meteorologia no Brasil estão fazendo, vem esclarecer que NÃO há previsão de inverno rigoroso em SC para 2018, muito menos de ser o mais frio dos últimos 100 anos. Leia a seguir a discussão técnica que embasa a previsão da Epagri/Ciram.
As condições atmosféricas atuais, de uma La Niña com intensidade fraca, tendem a evoluir para uma condição de neutralidade climática durante os meses do outono. E o enfraquecimento da La Niña vem se confirmando nas últimas semanas, com a diminuição dos valores de anomalia negativa da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e o enfraquecimento dos ventos alísios no Pacífico Equatorial. Considerando essa condição de neutralidade climática, a previsão é de um inverno com frio dentro da normalidade para Santa Catarina em 2018.
Nesse início do outono, a temperatura ficou entre próxima e acima da média histórica no Estado. No inverno catarinense, em anos de normalidade climática, ocorre uma alternância de períodos com temperatura acima da média e períodos com ondas de frio que declinam bruscamente a temperatura. Pelo menos de uma a três ondas de frio mais intenso, com temperatura abaixo de zero grau nas áreas altas do Estado, em um período de três a cinco dias consecutivos, são esperadas para este inverno de 2018, favorecendo a ocorrência de geada em áreas amplas. A neve também é esperada na região serrana, especialmente entre junho e julho. Lembrando que esses episódios com ondas de frio mais intenso são típicos do inverno catarinense.
Meteorologistas da Epagri/Ciram

Nenhum comentário: