segunda-feira, 7 de maio de 2018

O 1% MAIS RICO ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS RICO, E AS COISAS NÃO DÃO SINAIS DE MUDANÇAS



As pessoas mais ricas do mundo - o chamado 1% - terá nas mãos quase dois terços dariqueza do mundo até 2030.
A estimativa é trazida por um relatório da Biblioteca da Câmara dos Comuns britânica, encomendado pelo deputado trabalhista Liam Byrne.
1% mais rico da população mundial possui hoje 50,1% da riqueza das famílias de todo o mundo, de acordo com um relatório do Credit Suisse do ano passado.
A reportagem é de Will Martin, publicada por Business Insider Itália, 30-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
1% mais rico da população mundial terá nas mãos quase dois terços da riqueza do mundo até 2030; isso é o que sustenta um relatório feito pela biblioteca da Câmara dos Comuns, o departamento de pesquisa do parlamento britânico.
elite mundial atualmente possui cerca de 50% da riqueza do planeta, mas é provável que o percentual continue a aumentar segundo o estudo da Câmara, encomendado pelo parlamentar trabalhista Liam Byrne.
Se as tendências observadas desde o crash financeiro de 2008 continuarem, observa o relatório, o chamado 1% terá em suas mãos 64% da riqueza global daqui a apenas 12 anos.
De acordo com o Guardian, que primeiro publicou essas estatísticas, após a crise financeira a riqueza possuída pelo 1% mais rico "está aumentando a uma média de 6% ao ano - muito mais rápido do que a riqueza dos restantes 99% da população do mundo, que aumenta em 3% ao ano".
Se a tendência continuar, em 2030 o 1% terá um patrimônio líquido total de 305.000 bilhões de dólares, mais do dobro dos 140.000 bilhões de dólares que possui em 2018.
"Se não tomarmos medidas para redefinir as regras que regem o funcionamento das nossas economias, estaremos nos autocondenando a um futuro que ficará para sempre marcado pela desigualdade", afirmou Byrne, o parlamentar que encomendou o relatório.
"É eticamente errado e economicamente desastroso, arriscar um novo boom de instabilidade, corrupção e pobreza."
No ano passado, o banco suíço Credit Suisse publicou um relatório onde se mostrava que 1% das famílias e dos indivíduos mais ricos do mundo já possui mais da metade da riqueza de todo o planeta; de acordo com os autores a desigualdade ainda está aumentando, quase dez anos após a pior recessão global desde os anos 1930.
De acordo com o relatório do Credit Suisse,"Os 50% mais pobres dos adultos coletivamente possuem menos de 1% da riqueza total enquanto os 10% dos mais ricos (adultos) detêm 88% dos ativos globais e o percentil mais rico possui sozinho a metade da riqueza total das famílias".
Em outras palavras, "O 1% mais rico possui 50,1% de toda a riqueza das famílias do mundo."
Fonte : Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário: