quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O SISTEMA SOLAR

As galáxias

Galáxia é um termo que se origina da palavra gala, que significa "leite", em grego.   Via Láctea é o nome da nossa galáxia.

As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas,planetas, cometas e asteroides e diversos corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional.














                O SISTEMA SOLAR


O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita .

Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.




Os planetas que compõem o sistema solar

O Sol não está exatamente no centro dessas órbitas, como pode-se ver na figura abaixo, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.



Órbitas elípticas dos planetas do Sistema Solar


SISTEMA GEOCÊNTRICO: Cláudio Ptolomeu

SISTEMA HELIOCÊNTRICO : Nicolau Copérnico


Origem do Sistema Solar


O Sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o Sol. 

Os componentes do Sistema Solar


O Sol

O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. A Terra dista, em média, aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distância percorrida pela luz em 8 minutos. 


Composição do Sol

O Sol é uma enorme esfera de gás incandescente composta essencialmente de hidrogênio e hélio, com um diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros.




































COMETA

É uma grande bola de gelo – formada pela junção de vários gases – que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de “sobra” do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno.



























Cometa Halley


ASTEROIDE

Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteroide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. 












































Cinturão de Asteroide entre as órbitas de Marte e Júpiter.

METEOROIDES, METEOROS E METEORITOS



São fragmentos de rochas que se formam a partir de cometas e asteroides. O efeito luminoso é produzido quando fragmentos de corpos celestes incendeiam-se em contato com a atmosfera terrestre devido ao atrito. Esses rastros de luz são denominados meteoros e popularmente são conhecidos como estrelas cadentes, mas não são estrelas.



























Quando caem sobre a Terra, atraídos pela força gravitacional, são chamados de meteoritos. Na maioria das vezes, eles são fragmentos de rochas ou de ferro. Os meteoritos tem forma variada e irregular, e o tamanho pode variar de microfragmentos a pedaços de rochas de alguns metros de diâmetro.





O maior meteorito brasileiro (pesando mais de 5000 quilos), o Bendegó, foi encontrado no interior da Bahia em 1784 e encontra-se em exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Meteorito Bendegó







https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-sistema-solar


https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-trivia-sistema-solar

Fontes:

          https://www.sobiologia.com.br/

           MUNDO EDUCAÇÃO

           UOL EDUCAÇÃO
           http://astro.if.ufrgs.br/p1/p1.htm


Nenhum comentário: