quinta-feira, 30 de junho de 2022

NÍVEL DO MAR PODE SUBIR ATÉ 30 CENTÍMETROS ATÉ 2050.

Nível do mar pode subir até 30 centímetros até 2050, segundo relatório interagências

Agências governamentais dos EUA projetam que o aumento da altura do oceano nos próximos 30 anos pode ser igual ao aumento total observado nos últimos 100 anos.

Por Jane Lee*, Laboratório de Propulsão a Jato da NASA

As inundações costeiras aumentarão significativamente nos próximos 30 anos devido ao aumento do nível do mar, de acordo com um novo relatório de uma força-tarefa interagências de aumento do nível do mar que inclui a NASA, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e outras agências federais.

Intitulado Global and Regional Sea Level Rise Scenarios for the United States , o relatório de 15 de fevereiro conclui que o nível do mar ao longo das costas dos EUA aumentará entre 25 a 30 centímetros em média acima dos níveis atuais até 2050.

O relatório – uma atualização de um relatório de 2017 – prevê o nível do mar para o ano de 2150 e, pela primeira vez, oferece projeções de curto prazo para os próximos 30 anos. Agências nos níveis federal, estadual e local usam esses relatórios para informar seus planos de antecipar e lidar com os efeitos da elevação do nível do mar.

“Este relatório apoia estudos anteriores e confirma o que sabemos há muito tempo: o nível do mar continua a subir a um ritmo alarmante, colocando em risco comunidades em todo o mundo. A ciência é indiscutível e uma ação urgente é necessária para mitigar uma crise climática que está em andamento”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “A NASA está firme em nosso compromisso de proteger nosso planeta natal, expandindo nossas capacidades de monitoramento e continuando a garantir que nossos dados climáticos sejam não apenas acessíveis, mas compreensíveis”.

A força-tarefa desenvolveu suas projeções de aumento do nível do mar a curto prazo , com base em uma melhor compreensão de como os processos que contribuem para o aumento dos mares – como o derretimento de geleiras e camadas de gelo , bem como interações complexas entre oceano, terra e gelo – afetarão altura do oceano. “Esse entendimento realmente avançou desde o relatório de 2017, o que nos deu mais certeza sobre quanto aumento do nível do mar teremos nas próximas décadas”, disse Ben Hamlington, pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia e um dos pesquisadores. autores principais da atualização.

A equipe de mudança do nível do mar da NASA, liderada por Hamlington, também desenvolveu uma ferramenta de mapeamento on -line para visualizar as projeções de elevação do nível do mar de última geração do relatório em um nível localizado nos EUA. a informação tão amplamente acessível quanto possível”, disse Hamlington.

A Força-Tarefa Interagências de Elevação do Nível do Mar projeta um aumento na frequência e intensidade das inundações costeiras de maré alta, também conhecidas como inundações incômodas, devido ao nível do mar mais alto. Ele também observa que, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, as temperaturas globais se tornarão ainda maiores, levando a uma maior probabilidade de que o aumento do nível do mar até o final do século exceda as projeções da atualização de 2022.

“É preciso uma aldeia para fazer previsões climáticas. Quando você combina os cenários de aumento global do nível do mar da NASA com as estimativas da NOAA de níveis extremos de água e os estudos de impacto do US Geological Survey, você obtém uma estimativa nacional robusta do futuro projetado que aguarda as comunidades costeiras americanas e nossa infraestrutura econômica em 20, 30 ou daqui a 100 anos”, disse Nadya Vinogradova Shiffer, que dirige a equipe de mudança do nível do mar da NASA na sede da NASA em Washington.

“Este é um alerta global e dá aos americanos as informações necessárias para agir agora para melhor nos posicionarmos para o futuro”, disse o administrador da NOAA Rick Spinrad, Ph.D. “À medida que construímos uma nação preparada para o clima, esses dados atualizados podem informar as comunidades costeiras e outras sobre vulnerabilidades atuais e futuras diante das mudanças climáticas e ajudá-las a tomar decisões inteligentes para manter pessoas e propriedades seguras a longo prazo.”

Construindo um legado de pesquisa

O relatório Global and Regional Sea Level Rise incorpora projeções do nível do mar da última avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgada pelas Nações Unidas em agosto de 2021. Os relatórios do IPCC, emitidos a cada cinco a sete anos, fornecem avaliações globais da Terra clima e análises de uso baseadas em simulações computacionais, entre outros dados.

Um próximo relatório separado, conhecido como Fifth National Climate Assessment, produzido pelo US Global Change Research Program, é o mais recente de uma série que resume os impactos das mudanças climáticas nos EUA e, por sua vez, usará os resultados do Global and Regional Relatório de elevação do nível do mar em sua análise. A Avaliação Climática está programada para ser publicada em 2023.

Pesquisadores do nível do mar da NASA têm anos de experiência estudando como as mudanças climáticas da Terra afetarão o oceano. Seu trabalho inclui pesquisas que prevêem o quanto as comunidades costeiras dos EUA sofrerão em 10 anos, ajudando a visualizar os dados do IPCC sobre o aumento global do nível do mar usando uma ferramenta de visualização on -line e o lançamento de satélites que contribuem com dados para um registro de décadas da altura da superfície do mar global .

aumento do nível do mar
Taxa média nacional de pequenas inundações na maré alta e nível relativo do mar, em metros, de 98 marégrafos da NOAA

 

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/06/2022

Nenhum comentário: