Seca e calor: problemas para proprietários de veículos elétricos, artigo de Vivaldo José Breternitz
À medida que secas severas e uma onda de calor sem precedentes continuam a dominar o sul da China, com temperaturas de até 45°C que geram escassez no fornecimento de energia hidrelétrica, os moradores da região vêm enfrentando problemas cada vez maiores.
Dentre esses problemas, o que aflige os proprietários de veículos elétricos é bastante grave, pois a maioria dos pontos públicos de carregamento de baterias estão temporariamente fechados ou operando com restrições. Além disso, poucas pessoas dispõem de pontos domésticos, o que faz com que muitos se deparem com sérias dificuldades para obter a energia necessária aos seus deslocamentos diários.
A situação na China, aliada às notícias provenientes dos Estados Unidos, que dão conta que para atender à frota de veículos elétricos que se prevê esteja rodando em 2030, será necessária a instalação naquele país de cerca de 450 pontos de carregamento por dia até 2030, bem como aumentar enormemente a capacidade de geração de energia eólica e solar, levantam sérias dúvidas acerca do ritmo de adoção dos veículos elétricos ao redor do mundo.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas
in EcoDebate, ISSN 2446-9394
Nenhum comentário:
Postar um comentário