segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pirâmides Etárias



Três Gerações/Aquário em Santos-litoral paulista
Crescimento populacional e estrutura etária.

A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:
Jovens (O-14 anos)
Adultos (15-64 anos)
Idosos (acima de 65 anos)
Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.

Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo;
a base representa o grupo jovem (até 19 anos);
a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos);
e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).

As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido econômicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

Classificação por idade

Existem duas formas de classificação. Tanto uma como a outra levam em conta, de forma aproximada, a relação que existe entre a idade biológica e a idade profissional: PEA (População Economicamente Ativa).

Estrutura etária em países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado às reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria.

Estrutura etária em países subdesenvolvidos.

Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura.


Países emergentes – Brasil.

No caso do Brasil, e de outros países classificados como "emergentes", a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando. Essa é uma das razões das mudanças recentes no sistema de previdência social, com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.
fonte:revista.vestibular.uerj.br

Pirâmides etárias

As pirâmides etárias são representações gráficas (histograma) da população classificada por sexo e idade. No eixo vertical (y) estão indicadas as diversas faixas etárias, enquanto que no eixo horizontal (x) está indicada a quantidade de população: as barras da esquerda representam a população masculina e as barras da direita representam a população feminina. Observe duas pirâmides etárias correspondentes a dois países que apresentam um perfil sócio-econômico bastante diferente.

A Forma da Pirâmide

A forma da pirâmide está associada ao nível de desenvolvimento do país. As pirâmides com forma irregular, topo largo e base estreita, correspondem aos países com predomínio de população adulta e população envelhecida, caso dos países desenvolvidos que atingiram ou estão próximos de atingir a fase de estabilização demográfica. As pirâmides de base larga e forma triangular representam países com população predominante jovem e baixa expectativa de vida, caso dos países subdesenvolvidos, em fase de crescimento acelerado, ainda na primeira fase da transição demográfica.

Pirâmide Etária No Brasil

No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as duas primeiras pirâmides apresentadas, de acordo com as alterações recentes ocorridas do padrão demográfico brasileiro. Observe estas mudanças através da sobreposição das pirâmides de 1980 a 2000.






Reitera-se, assim, que nas últimas três décadas o Brasil registrou uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Consequentemente, o índice de crescimento vegetativo caiu de 2,5% ao ano em 1960 para 1,38% em 1996. Atualmente, é de 1,32%.







ATIVIDADE:
1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010 ?
3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) ?
4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO , COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS ?


55 comentários:

Jessica Ribeiro 3º A disse...

Ceiçaa, o blog fico MARA! As informações são resumidas e muuuitos úteis! Parabéns! Ah e nao podia faltar o Glamour! Haha beijos *:

rafafaelll disse...

esse blog ficou muito show vai ajudar muits pessoas e eu tbm
ass:rafael 6ªC n:27

Unknown disse...

Esse texto caiu numa prova de vestibular de med 2010, com a mesma diagramaçao, mesmo texto e imagem, acertei por ver o blog..CAMPINAS-sp

Anônimo disse...

O blog é legal, mas não achei o qe estava procurando.. Mas parabéns!
Gostei do blog!

rayane sousa disse...

parabens de mais linda que Deus te abençoe beijao !!! fikou mara kkkkkkkk

Anônimo disse...

Bloog , muito boom , tem tudo que eu preciso :D

joyce alessandra disse...

legal mas nao era o que eu estava procurando ok ficou bom memo assim

mayXND disse...

Parabens !
Ameei,me ajudou mto seus conteudos !
Bjoos :)

mari disse...

MARIANA TOTH Nº25 3ºANO A

1 – Nos últimos anos ocorreu o estreitamento da base da pirâmide, que implica em uma diminuição da taxa de fecundidade, provocando a redução da população jovem brasileira. O topo da pirâmide também sofreu transformações, alargando-se. Mostrando o aumento de idosos, elevando a expectativa de vida. A metade da pirâmide revela que a proporção de adultos está aumento junto com a da terceira idade. Porém, a população de idosos ainda é pequena quando comparada com países desenvolvidos.

2 – Taxa de fecundidade consiste no número médio de filhos que uma mulher pode ter ao longo de sua vida reprodutiva. No ano de 1970 a taxa média brasileira era de 5,8 filhos. Em 2000, 30 anos depois, a taxa caiu para 2,3 filhos. E em 2010 a taxa aumentou pouco para 2,52 filhos por mulher.

3- População Economicamente Ativa ou PEA, consiste que todos os indivíduos de um lugar estariam aptos ao trabalho, ou seja, todos os indivíduos ocupados e desempregados. No Brasil, o IBGE calcula esse indicie como o conjunto de pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego. No Brasil é calculado a partir de pessoas com 10 anos de idade. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados...

4- A expansão demográfica brasileira deve começar a preparar o país para as transformações que já ocorrem em países desenvolvidos. Como a da Reforma da Previdência Social, caso o envelhecimento da população continue ocorrendo, será preciso considerar novas formas de aposentadoria, uma vez que a massa de população contribuinte deverá financiar um número maior de aposentados. Dessa maneira, o aumento de idosos é um dos fatores que implicam no aumento das contas do país. Como resultado desse déficit de contas, ocorrerá endividamento da população, agravando uma crise econômica.
A diminuição do número de crianças, permite que ao país um melhor acesso de qualidade à educação sem aumentar muito os gastos na área. Também haverá mudanças nos serviços públicos, como os de saúde, construção civil, decorrente do aumento de adultos e idosos.

Anônimo disse...

1- A população brasileira está envelhecendo, o que antes o Brasil era um país jovem agora está se tornando um país velho. Isto é consequência do planejamento familiar, onde hoje a maioria dos casais não passam de um filho no máximo dois e de uma maior expectativa de vida. Assim a faixa dos adultos e idosos está ficando maior que a faixa etária dos jovens.

2- Taxa de fecundidade é a média de filhos de uma mulher em idade de procriar, de 15 a 45 anos. Segundo o IBGE a taxa de fecundidade no Brasil no ano 2000 era de 2,4 filhos por mulher. Já em 2010 caiu para 1,76 filhos por mulher.

3- A população economicamente ativa é a parte da população que está trabalhando ou procurando empregos, são elas que produzem para o país.

4- Com o envelhecimento da população irá chegar uma hora em que a maior parte da população estará aposentada e a menor parte estará produzindo. Isso acarretará problemas como vem acontecendo em países desenvolvidos hoje, poucas pessoas para trabalhar e gerar rendas para o país em relação ao grande número de pessoas inativas recebendo aposentadoria. Consequentemente o número de impostos aumentará sobre a camada ativa da população.

Sérgio Heusi de Almeida, 36. 3Aº

Anônimo disse...

1)Nas últimas décadas o Brasil registrou uma queda mais intensa na taxa de natalidade do que na de mortalidade, isto se deve a sociedade mais moderna e desenvolvida que vivemos. Antes as pessoas casavam tinham vários filhos e não dispunham de tantas tratamentos para doenças. Hoje as pessoas visão primeiro a sua estabilidade econômica, para depois pensarem em filhos, e quando os tem não são em grande número. Os avanços científico na área da saúde fizeram com que a taxa de mortalidade cai-se. Todos esses fatores favoreceram uma inversão na pirâmide etária do Brasil, que agora passa a ser um país de adultos e futuramente terá na base da pirâmide os idosos, tornando-se assim um país ''velho''.

2)Taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos de uma mulher durante sua época de fecundidade (15-45).Segundo o IBGE em notícia publicada pelo site globo.com (g1)a taxa de fecundidade voltou a crescer após 7 anos no Brasil. Segundo o instituto, o índice de fecundidade subiu de 1,89 filho por família, em 2008, para 1,94, em 2009. Já no ano 2000 a média de filhos era de 2,3 e em 2010.

3)População Economicamente Ativa é o cunjunto de indivíduos com mais de 10 anos de idade que exercem algum tipo de atividade econômica. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.

4)As grandes mudanças em nossa piramide causam algumas consequências. Como a população vem envelhecendo a mão de obra jovem e disposta vai se esgotando, o número de aposentados aumenta o que causa um rombo na previdência social.

Brenda Bonvini nº03 3ºA EM

Anônimo disse...

Matheus Provesi 28 3ªA

1- A partir dos gráficos observamos que no Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. A população idosa vem aumentando e a jovem diminuindo. Se separarmos por gênero, as mulheres possuem uma pequena vantagem em relação aos homens na quantidade de pessoas, ou seja, temos mais mulheres do que homens.

2- Taxa de fecundidade é a estimação do numero médio de filhos por mulher ao fim de sua idade fecunda (15- 49 anos), em determinado momento.
Entre os anos 2000 e 2010, o percentual da população, tanto idosa, adulta ou jovem, não teve uma significante mudança.

3- Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa, essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não-economicamente ativa ou mesmo inativa.

No caso especifico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.

4- Um dos principais problemas é o aumento de pessoas idosas, já que a quantidade média de filhos por casal vem caindo, e com os recentes avanços da medicina, encontramos cada vez mais idosos nasce cada vem menos pessoas, ou seja, podemos sofrer sérios danos econômicos devido as aposentadorias pagas pelo governo e a perda de pessoas economicamente ativa para o país.

Ana Luísa nº 02 - 3ªº A disse...

1-Atualmente o número de jovens baixou muito mais em relação ao número de idosos, ou seja, houve um aumento na população de adultos (15-65 anos) e idosos(acima de 65 anos) e um enfraquecimento no número de jovens(0-14 anos), fruto do desenvolvimento e opção das famílias brasileiras de hoje, que mesmo com uma vida mais estável para maior parte da população podendo até mesmo, ao contrário da fome alcançar a obesidade, o número de filhos por família diminuiu muito.

2- Taxa de fecundidade é a estimação do número médio de filhos (nascidos vivos) por mulher ao fim de sua idade fecunda (15-49 anos), em determinado momento. Por exemplo em 2000,era de 2,39 filhos por mulher e em 2010 de 1,76.

3- População economicamente ativa

Conhecida pela sigla PEA, ela abrange todos os indivíduos de um lugar que, em tese, estariam aptos ao trabalho, ou seja, todos os indivíduos ocupados e desempregados. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula a PEA como o conjunto de pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego. Apesar do trabalho de crianças ser proibido no Brasil, o IBGE calcula a PEA considerando pessoas a partir dos 10 anos de idade, uma vez que a realidade no país é bem diferente do que prega a lei.

População por atividades
A população economicamente ativa de um país pode ser dividida em três setores de atividade:
Primário: atividades relacionadas com agricultura, pecuária, silvicultura, caça e pesca.
Secundário: indústria de transformação, extrativismo mineral e construção civil.
Terciário: comércio e prestação de serviços.

4- O alto número de idosos exigirá políticas para evitar colapso no INSS, segundo instituto.
A população brasileira está cada vez mais velha e, a partir de 2030, começará a diminuir. A previsão, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deve obrigar o governo a buscar alternativas para ampliar a vida útil dos trabalhadores e evitar um colapso da Previdência. No ritmo atual, o país levará mais 22 anos até atingir o pico de 204,3 milhões de habitantes.
Depois disso, a curva de crescimento deve se inverter para uma redução gradual da população e um percentual cada vez maior de idosos. O cálculo surpreendeu os pesquisadores e forçou o Ipea a rever suas próprias previsões. Há dois anos, o Ipea estimava 225,3 milhões de brasileiros em 2030.
- Também teremos que rever preconceitos como a aposentadoria compulsória aos 70 anos. Isso vai ter que mudar, porque o país passará a ter uma população superenvelhecida.

Anônimo disse...

Lisandra Martins. 3ºB nº:22

1-A estrutura etária costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 14 anos,os adultos, dos 15 anos até 64 anos e os idosos, que vai de 65 anos para cima.No Brasil, segundo os dados de uma pesquisa realiza em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%,sendo que nas últimas decadas ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens,consequência,da taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da expectativa de vida. Apesar dessa ligeira alteração nas porcentagens, o Brasil ainda pode ser considerado como um país jovem, no sentido de que as pessoas com até 19 anos de idade ainda constituem a faixa mais numerosa da população,caminhando assum com um objetivo de deixar de ser um país com um percentual baixo de idosos.

2-A taxa de fecundidade é a estimação do numero médio de filhos (nascidos vivos) por mulher ao fim de sua idade fecunda (15- 49anos.A taxa de fecundidade em 2000 era de 170 milhões e em 2010 seria o dobro ou até mais do que nos anos anteriores, devido as mudanças culturais e sociais.

3-PEA (População Economicamente Ativa) é o cunjunto de indivíduos que exercem algum tipo de atividade econômica.Compreendendo o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definidas: população ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias).As pessoas ocupadas são classificadas em:
Empregados - aquelas pessoas que trabalham para um empregador.
Conta Própria - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, sem empregados.
Empregadores - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, com auxílio de um ou mais empregados.
Não Remunerados - aquelas pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração.

4-As mudanças demográficas terá como uma das consequências,uma instabilidade econômica,problemas dos déficits frequentes da Previdência, problemas estruturiasa redução progressiva da relação contribuinte e beneficiário, devido às mudanças frequentes ocorridas no perfil demográfico da população.

Anônimo disse...

1) A pirâmide etária do Brasil está com menos jovens e mais idosos, ou seja, com a base da pirâmide mais estreita e o topo mais largo.

2) Taxa de fecundidade é o número médio de filhos que uma mulher pode ter até o fim do seu período de reprodução. Em 2000, essa taxa era muito grande, as mulheres tinham muito mais filhos, ou seja, a base da pirâmide era mais larga. E em 2010, é bem menor, sendo a base da pirâmide mais estreita, indicando que a mulher passou a ter menos filhos.

3)PEA significa População Economicamente Ativa, ou seja, são todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego. São essas pessoas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo.

4)O alto número de idosos exigirá políticas para evitar colapso no INSS, o reduzido número de jovens levará à necessidade de pessoas no mercado de trabalho, políticas voltadas para a área da saúde, ...

Larissa Tolentino 3º A nº 42

Anônimo disse...

André Minikowski nº4 3ºB

1-Entre 1950 e 2000, a população brasileira, que representa aproximadamente um terço do total latino–americano, aumentou de 54 milhões para 170 milhões, estimando-se que em 2050 atingirá 244 milhões. Nos cinco decênios finais do século XX, a população menor de 15 anos incrementou de 22 para perto de 50 milhões, devendo manter-se neste patamar, com pequenas oscilações, até 2050. A população acima de 65 anos, por outro lado, passou de 1,6 milhões, em 1950, para 8,7 milhões, em 2000, e, provavelmente, 42 milhões, em 2050. Assim, enquanto a população jovem pouco mais que duplicará, a idosa cresceria em aproximadamente 26 vezes em 100 anos.

2-Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo
2000-2,3
2010-2,19
3-População Economicamente Ativa (PEA): compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
4Podemos afirmar que atualmente o Brasil tem sofrido um acentuado crescimento do número de aposentados e idosos. Com isso, têm se tornado cada vez mais necessárias políticas voltadas para as áreas de saúde e melhoria da qualidade de vida. Isso porque uma população com idosos saudáveis representa uma redução dos gastos com saúde pública, tendo em vista que os maiores motivos de internações e gastos com saúde dos idosos estão relacionados a doenças cognitivas - em sua maioria, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, hipertensão arterial, pressão e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Notemos que essas doenças estão ligadas principalmente ao sedentarismo.

Anônimo disse...

Amanda Regina Müller
03 3ºB
1- Atualmente como se encontra a pirâmide etária do Brasil?
Houve o decréscimo da taxa de natalidade.O Brasil caminha para ser um país desenvolvido,e por isso,hoje as pessoas conseguem viver por mais tempo.Elas com uma estrutura melhor comparado antigamente.Há mais mulheres do que os homens, pois elas se cuidam mais.Muitos homens morrem por violência, acidentes de carro e até droga. As mulheres também, mas em uma quantidade bem menor.
Para ter qualidade de vida precisa de dinheiro.Os produtos e tudo ao nosso redor está mais caro.Então quanto mais filhos uma pessoa tiver, pior irá ser o sustento de toda a família.Tem que ter um padrão de vida mais barato para que aumente essa taxa.Não adianta a ideia de obrigar um casal de ter mais filhos se não irá ter que pagar multas igual a China.Teria que fazer uma melhora em todo o sistema político, principalmente baixar os impostos sobre os produtos, influenciando também, as pessoas a procurarem um hábito de vida mais saudável, valorizando o que é plantado dentro do Brasil.
2- Explique o que é taxa de fecundidade,quanto era em 2000 e 2010?
A taxa de fecundidade é quantos filhos uma mulher costuma a ter até acabar a sua vida menstrual.Em 2000 a média era de dois a mais filhos por casal.Houve mais de 16 milhões de nascimentos.Em 2010 era 1 ou ate menos a média de nascimentos por casal.Tendo menos de 16 milhões de nascimentos.
3-O que é a população economicamente ativa (PEA)?
São as pessoas que trabalham e geram riquezas, economias para o país.Geralmente começa aos 16 e vai até se aposentar.
4- Quais são as principais consequências para o país e para a população,com as mudanças demográficas?
Com as pessoas vivendo mais,o país gastará mais dinheiro pagando aposentadoria dos idosos.Aumento das pessoas obesas, que pelo ritmo da industria, acabam se alimentando de forma errada.Cada vez menor a taxa de natalidade e observando bem, poderá ate ser ruim para a economia.Poucas pessoas novas para trabalhar e muitas na aposentadoria.Acabará sendo passado no senso por outros países pela qual sua cultura e religião influenciam a tentar dominar o Mundo por forma reprodutora.A culpa não é de ter mais idosos do que crianças,mas sim, do custo de vida e da rapidez da vida moderna pelo qual diminui os nascimentos.Um exemplo é os casamentos que cada vez duram menos tempo e as pessoas cada vez querendo ficar mais sozinhas, se afastando mais.

Anônimo disse...

1-A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante. A queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade vem ocasionando uma mudança na estrutura etária, com a diminuição relativa da população mais jovem e o aumento proporcional dos idosos.
Em 1980, a população brasileira dividia-se, igualmente, entre os que tinham acima ou abaixo de 20,2 anos. Em 2050, essa idade mediana será de exatos 40 anos.
Outra comparação importante: em 2000, 30% dos brasileiros tinha de zero a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população. Em 2050, esses dois grupos etários se igualarão: cada um deles representará 18% da população brasileira. Tais números revelam a importância cada vez maior das políticas públicas relativas à previdência, diante do crescente número de indivíduos aposentados, em relação àqueles em atividade.

2-Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de fecundidade no Brasil era de 1,94 filhos por mulher em 2009, semelhante à dos países desenvolvidos e abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher. Esse índice sofre variações, caindo entre as mulheres de etnia branca e elevando-se entre as pardas. Tal variação está relacionada ao nível sócio-econômico desses segmentos populacionais.Em 2000, com exceção da Região Norte, as demais Regiões apresentaram taxas de fecundidade próximas à taxa média nacional (2,3).A Região Sudeste apresentou a menor taxa de fecundidade: 2,2 filhos por mulher.

3-Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definidas: população ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias).As pessoas ocupadas são classificadas em:Empregados,Conta Própria,Empregadores,Não Remunerados.

4- Crescimento demográfico cada vez menor; Envelhecimento da população; Aumento da obesidade; Desproporção crescente entre os sexos (mais mulheres do que homem).

Thaysi Imeton
nº38
3ºA

Anônimo disse...

1- A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.
No Brasil, segundo os dados de uma pesquisa realiza em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%.

2- Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos.
Taxa de fecundidade total cai, mas no grupo de jovens de 15 a 19 anos cresce

As taxas de natalidade2 iniciaram sua trajetória de declínio em meados da década de 1960, com a introdução e a paulatina difusão dos métodos anticonceptivos orais no Brasil. Com isso, no decênio 1960 - 1970 já se observa uma discreta diminuição das taxas de crescimento populacional (2,89%), fenômeno que se confirma ao longo dos dez anos seguintes, quando se constata uma taxa de crescimento de 2,48%.

3- A população em idade ativa é subdividida em dois tipos, a saber: população economicamente ativa e população não-economicamente ativa.
A população economicamente ativa ou simplesmente população ativa compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.
A população não-economicamente-ativa é formada, principalmente, por aposentados, donas-de-casa, estudantes,inválidos e crianças

4- A população brasileira está cada vez mais velha e, a partir de 2030, começará a diminuir. A previsão, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deve obrigar o governo a buscar alternativas para ampliar a vida útil dos trabalhadores e evitar um colapso da Previdência. No ritmo atual, o país levará mais 22 anos até atingir o pico de 204,3 milhões de habitantes.
Depois disso, a curva de crescimento deve se inverter para uma redução gradual da população e um percentual cada vez maior de idosos. O cálculo surpreendeu os pesquisadores e forçou o Ipea a rever suas próprias previsões. Há dois anos, o Ipea estimava 225,3 milhões de brasileiros em 2030.
Para o diretor de Estudos Sociais do instituto, Jorge Abrahão, as novas estimativas exigirão um ajuste rápido das políticas oficiais, já que o país terá mais gente fora do mercado de trabalho e dependente de aposentadorias.

Luciana Voigt, n°22 3°A

Anônimo disse...

1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
No Brasil a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Atualmente, nota-se uma maior queda na taxa de natalidade do que na taxa de mortalidade. Isso influência diretamente na idade da população brasileira. As pessoas vivem mais. Portanto, a pirâmide está perdendo o formato antigo, de base larga e forma triangular e se tornando uma pirâmide com forma irregular, como nos países desenvolvidos.

2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010 ?
A taxa de fecundidade é o número de filhos por mulher brasileira. Em 2000, com exceção da Região Norte, as demais regiões apresentavam taxas de fecundidade próximas à taxa média nacional 2,3. Atualmente a taxa média de fecundidade no Brasil é 1,94 filho por mulher.

3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) ?
População economicamente ativa, é a parcela da população que representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. o caso especifico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO , COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS ?
*Reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria.
*Somente a minoria da população é economicamente ativa.


Sarah - 3ºB - nº39

Anônimo disse...

Pedro Luiz Maba, 36. 3ºB



1- A pirâmide etária do Brasil atualmente é mais achatada no meio, o que mostra que a maior parte da população brasileira é adulta. Tem uma base de tamanho considerável, o que quer dizer que a taxa de fecundidade ainda é um pouco alta e no seu topo a pirâmide não é muito larga, que mostra que no Brasil não há tantas pessoas consideradas idosas.


2- A taxa de fecundidade é a quantidade de nascimentos que ocorrem no país. Em 2000 era uma taxa de fecundidade muito maior, já em 2010 essa taxa diminuiu e com essa diminuição a pirâmide do Brasil está ficando um pouco mais próxima da pirâmide etária dos países desenvolvidos.


3- PEA ou população economicamente ativa são todas as pessoas com mais de dez anos de idade que faz parte da força de trabalho do país. É basicamente a população que trabalha, gera renda, paga impostos e que tem a carteira assinada.


4- As mudanças demográficas trazem diversas conseqüências para o país, como o aumento do crescimento vegetativo, há um aumento populacional, há mudanças na distribuição etária da população, há um aumento da dependência dos serviços de saúde, há diminuição da populção economicamente ativa, entre outras mudanças

Matheus Tietjen Slomsky 30 3º"B" disse...

1 – A quantidade de jovens vem diminuindo, enquanto a quantidade de idosos aumenta, isso é perceptível nas reformas previdenciárias.
2 – A taxa de fecundidade é semelhante a taxa de natalidade, ela mostra a quantidade de filhos existente por casal no país, no Brasil a taxa vêm diminuindo, mas ainda mostra um aumento em relação a taxa de mortalidade, o que é um ponto positivo para o país.
3 – A PEA engloba todas as pessoas que exercem sua contribuição para a nação, ou seja, elas trabalham, assim geram o fluxo de dinheiro dentro do mercado interno.
4 – As mudanças demográficas trazem a necessidade de novos planejamentos populacionais, como o número de idosos no Brasil aumentou, é necessário investimento em aposentadorias e saúde, se a população jovem aumentasse seria necessário uma melhoria no sistema educacional e profissional.

Anônimo disse...

1- A pirâmide etária do Brasil começou com uma grande quantidade de jovens. Com o tempo, o país veio se desenvolvendo, diminui o índice de mortalidade, e o crescimento da população vem diminuindo. Portanto, a população que "dominante" está passando de jovem para adulta, e a quantidade de idosos também vem aumentando. Já pode-se dizer que a maioria é de adultos.

2- É um número estimado que procura saber quantos filhos cada mulher terá até o fim de seu período reprodutivo (dos 15 até os 45 anos, aproximadamente). Em 2000, este número no Brasil era de aproximadamente 2,39 filhos por mulher. Atualmente, está por volta de 1,95 filho por mulher.

3- A população economicamente ativa é aquela que, teoricamente, pode trabalhar, ou exercer alguma atividade econômica normalmente.

4- Acho que uma das principais consequências do Brasil com as mudanças demográficas, é o fato de gastarmos muito com aposentadorias (o gasto está próximo a 100 bilhões de reais por ano). Esta mudança, revelando que a população está envelhecendo, mostra que a população economicamente ativa também está diminuindo, ou seja, teremos pouca economia para muito gasto.

Leonardo Contezini - nº 18 - 3º A

Carolina - 08 - 3ºB disse...

Carolina Gonçalves – 08 – 3ºB
1- Atualmente a pirâmide etária do Brasil consiste em uma maioria de jovens, por isso considerado um país jovem. Porém já são previstas mudanças para o futuro, em que a maioria será de idosos devido a taxa de natalidade e mortalidade, que hoje correspondem a cada 1000 pessoas 20,4 nascem e 6,31 morrem, de acordo com os dados do IBGE. A natalidade tende a diminuir cada vez mais, já que existe um planejamento familiar atual, pois a população quer oferecer a seu filho qualidade de vida que consiste em escolas privadas sendo que esta cada vez mais caro o custo de vida.
2- A taxa de fecundidade é a estimativa de quantos filhos cada mulher tem ao longo de sua vida. Segundo o IBGE no ano 2000 cada mulher tinha brasileira tinha aproximadamente 2,3 filhos, em 2009 esta taxa já baixou para 1,94. A urbanização contribuiu para esse queda, já que na área rural, era necessário ter bastantes filhos para ajudar no cultivo das terras. A Urbanização trouxe também a mulher a oportunidade de conhecer métodos anticoncepcionais, junto ao planejamento familiar.

3- População economicamente ativa são parcelas da população que trabalham ou estão procurando emprego e são estes os trabalhadores. Isto resulta no Brasil, um crescimento no setor terciário que oferece grande número de empregos.

4- O aumento no numero de idosos no Brasil, o que torna necessário um maior investimento nas áreas de saúde para melhoria da qualidade de vida, com acesso a atividades físicas, dentre outros. Isto afeta também a economia do país, já que os idosos passam a receber aposentadorias por muito mais tempo. Porém com a diminuição de crianças nas escolas, poderiam aumentar mais o investimento por aluno.

Anônimo disse...

1) No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. No Brasil, segundo os dados de uma pesquisa realiza em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%. Nas últimas décadas, ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens, pois em 1950 a distribuição era a seguinte: 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Isso aconteceu, em decorrência da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da expectativa de vida. Apesar dessa ligeira alteração nas porcentagens, o Brasil ainda pode ser considerado como um país jovem, no sentido de que as pessoas com até 19 anos de idade ainda constituem a faixa mais numerosa da população. A pirâmide etária do Brasil tem sua base larga e vai estreitando-se até atingir o topo, isso que dizer que o numero de idosos é relativamente pequeno. O gráfico do Brasil, mostra que mesmo com todo o crescimento, continuamos a ser um país jovem, pois no caso dos países mais desenvolvidos, a base da pirâmide costuma ser menos larga e o topo mais dilatado.

2)Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Em comparação ao ano de 2000 para 2010 há uma grande diferença, e a cada a no que se passo esse numero cresce mais ainda.

3)Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não-economicamente ativa ou mesmo inativa.

4)As Mudanças Demográficas aponta as tendências internacionais da demografia no mundo globalizado, com destaque para o crescimento populacional, o aumento na expectativa de vida, a urbanização, as migrações e as mudanças nas estruturas familiares. Onde alerta a OMT que: “As mudanças demográficas vão impactar no perfil de turista que viajará, nos pontos de partida e destinos, na escolha das acomodações e nas atividades procuradas”


Gesieli Oliveira nº12 3B

Nathalia Jastrombek, 3B disse...

1-
• Do nascimento até 19 anos: jovem
• De 20 anos até 59 anos: adultos
• A partir de 60 anos: idoso

Atualmente, a população jovem é 39,6% da população total do Brasil, onde os idosos são 29,8% e o restante representa a população adulta. Uma das previsões para 2050 é que para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, haja aproximadamente 172 idosos, acusando o envelhecimento da população.

2- A taxa de fecundidade é uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao final de seu período reprodutivo. No Brasil, em 2000, essa taxa era aproximadamente 2,3 filhos, enquanto que em 2010, essa taxa passou para 1,8, assemelhando o Brasil aos países mais desenvolvidos.

3- A População Economicamente Ativa é um conjunto de indivíduos que estão aptos para o trabalho, estejam eles empregados ou não. A PEA pode ser subdividida em:
• Primária: atividades relacionadas com pesca, agricultura, caça...
• Secundária: construção civil, indústrias...
• Terciária: prestação de serviço e comércio

4- as principais mudanças demográficas no Brasil e suas principais conseqüências são:
• A diminuição do crescimento natural: hoje esta taxa está, aproximadamente, em 1,63 e poderá chegar à zero. Assim, o governo terá que elaborar propostas para aumentar a taxa de natalidade.
• O envelhecimento da população: faz alguns anos que o Brasil deixou de ser um país jovem, já que a população de idosos aumentou em relação à população jovem. Sendo assim, o número de aposentados aumenta, diminuindo a PEA, aumentando a quantidade de dinheiro investido na previdência social e conseqüente aumento dos impostos para o restante da população.
• Aumento da população feminina e diminuição da população masculina: essa mudança demográfica se percebe principalmente na faixa etária de 14 a 35 anos, onde ocorre maior número de morte de homens por acidentes de trânsito, brigas...
Nathalia Jastrombek – n 34 – 3B

Anônimo disse...

Roger G. Bittencourt – 38 3B

1 – No território brasileiro, a pirâmide etária vem sofrendo alterações ao longo de cada década, nas últimas três décadas o Brasil teve uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Assim a atual pirâmide etária no Brasil é representada por uma forma um pouco irregular, porém lembra mais uma pirâmide “real” (forma triangular), característica de países emergentes, onde a sua base é um pouco mais estreita que o seu “corpo”, porém bem maior em relação ao seu topo, o que significa que a população jovem é maior, entretanto está em declínio ao longo dos anos, e a população idosa é menor, porém vem aumentado com o passar do tempo.

2 – Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que nascem (vivos) por mulher em sua idade fecunda (15 – 49 anos) em um certo período, ano. A fecundidade no Brasil foi diminuindo ao longo dos anos, devido as consequências das transformações ocorridas na sociedade brasileira, mais precisamente nas famílias, de maneira mais particular, onde em 2000, a taxa de fecundidade era de 2,39 filhos por mulher, já no ano de 2010 essa taxa fica em torno de 1,86 filhos por mulher.

3 – Em 1991 o Brasil tinha 147,4 milhões de habitantes, onde desse total, 113,6 milhões de pessoas tinham 10 anos ou mais, assim, essa faixa etária formava a chamada população em idade ativa, onde essa população é subdividida em dois grupos, a população economicamente ativa e a não-economicamente ativa.
A PEA compreende todas as pessoas com 10 anos ou mais de idade, que constituem a força de trabalho do país, abrangendo os empregados e empregadores, trabalhadores autônomos, os que estão temporariamente desempregados e etc. Em 1991, essa população era de 64,4 milhões.

4 – Com a constante mudança na pirâmide etária, consequentemente as mudanças demográficas alteram-se, podendo assim trazer certas consequências para a sociedade. Com as pesquisas feitas, é provado que a parcela de idosos vem crescendo e a de jovens caindo. Num futuro próximo, irá haver uma grande parcela de idosos; em certos países essa população seria maior do que a dos jovens, prejudicando na economia do mesmo, já que devido a aposentadoria e outros benefícios que essa faixa etária possui, grande parte dela não participariam do mercado de trabalho.

Anônimo disse...

Nicolly Andrade Serrão - 30
3º ano A - EM


1. No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as dos paises desenvolvidos e subdesenvolvidos. No caso do Brasil, assim como de outros países classificados como "emergentes", a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando.

2.Taxa de fecundidade total - número médio de filhos que teria uma mulher de uma coorte hipotética ( 15 e 49 anos de idade) ao final de seu período reprodutivo.A fecundidade no Brasil foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como conseqüência das transformações ocorridas na sociedade brasileira, de modo geral, e na própria família, de maneira mais particular. Com isso, a fecundidade, em 1991, já se posicionava em 2,89 filhos por mulher e, em 2000, em 2,39 filhos por mulher. As PNADs 2006 e 2007 já apresentam estimativas que colocam a fecundidade feminina no Brasil abaixo do nível de reposição das Gerações (1,99 e 1,95 filho por mulher, respectivamente). Ao utilizar este conjunto de estimativas para projetar o nível da fecundidade, a taxa estimada e correspondente ao ano de 2008 é de 1,86 filho por mulher.

3.A população economicamente ativa, ou simplesmente população ativa, compreende todas as pessoas com 10 anos ou mais de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados e empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc. Em 1991, a população ativa do Brasil era de 64,4 milhões de pessoas.

4. Publicada em 27/02/2009 às 12h56m
Artigo do leitor Renato Vianna do Valle Júnior
R1R2R3R4R5Dê seu votoR1R2R3R4R5Média: 5,0Comente.
Comentários.
Share . ...O crescimento populacional tem se tornado cada vez mais estável. Não percebemos mais aqueles crescimentos tão acentuados quanto os ocorridos após a década de 50. A população brasileira tem tomado outro perfil: o de uma população mais madura e com um índice de natalidade que vem se reduzindo exponencialmente.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento da expectativa de vida tem levado o Brasil a comportar uma população com um contingente de idosos cada vez maior. Devido a essa realidade, medidas políticas deverão ser adotadas para impedir uma instabilidade econômica.

Anônimo disse...

MARINA ERTHAL - 29 - 3° ANO "B"

1-No Brasil, no número de jovens vem diminuindo, já que muitas famílias tem optado em ter 1 ou 2 filhos, e como conseqüência o número de idosos vem aumentando, assim como a expectativa de vida. Isso explica as mudanças da Previdência Social em estabelecer idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.

2-A taxa de fecundidadeexpressa o número de filhos que, em média, teria uma mulher, pertencente a uma coorte hipotética de mulheres, que durante sua vida fértil tiveram seus filhos de acordo com as taxas de fecundidade por idade do período em estudo e não estiveram expostas aos riscos de mortalidade desde o nascimento até o término do período fértil. Segundo o IBGE, 2,29.

3-São todas as pessoas que trabalham, desde autônomos, chefes, trabalhadores comuns. Os que geram renda.

4-As conseqüências são a migração, o crescimento natural e vegetativo (taxa de natalidade e mortalidade vem diminuindo) e o envelhecimento da população.

Anônimo disse...

26 - Luiz Henrique Rodrigues de Almeida - 3º "B"

1. Encontra-se com uma grande população na faixa dos 15-29 anos tanto para mulheres quanto para homens, mostrando que ao longo de algumas décadas houve um grande aumento na população com idade mais avançada e uma decaída na taxa de fecundidade, representada pela faixa etária das idades mínimas.

2. A taxa de fecundidade representa quantos filhos, em média, cada mulher tem até o fim da sua idade reprodutiva. Atualmente a taxa de fecundidade brasileira está por volta 1,9 filhos, enquanto no ano de 2000 estava por volta de 2,3 filhos.

3. São as pessoas que teoricamente estão aptas a exercer alguma atividade econômica (estão trabalhando ou procurando emprego), que produzem par o país e que movimentam o sistema de produção. PEA (População Economicamente Ativa) é uma divisão que classifica o PIA (População em Idade Ativa). No Brasil, a População Ativa soma aproximadamente 80 milhões de pessoas (47% da população brasileira), o que representa um índice muito baixo em relação aos outros países em que a população ativa soma em média 75% da população.

4. Com o acentuado declínio da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida, o sistema previdenciário tem sofrido com a baixa proporção de contribuintes e beneficiários, o que, se não for alterado com urgência, poderá levar o sistema à falência devido ao grande número de idosos e aposentados.
Também com a grande quantidade de idosos e não contribuintes para o PEA, tem se tornado cada vez mais necessário políticas voltadas para a área da saúde e, em geral, para a qualidade de vida.
Não só falando da população, pode-se dizer também que ocorrerão mudanças climáticas e aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa devido ao grande uso de combustíveis fósseis.

Anônimo disse...

1. A pirâmide etária do Brasil tem sua base larga e vai estreitando-se até atingir o topo, isso que dizer que o numero de idosos é relativamente pequeno. O gráfico do Brasil, mostra que mesmo com todo o crescimento, continuamos a ser um país jovem, pois no caso dos países mais desenvolvidos, a base da pirâmide costuma ser menos larga e o topo mais dilatado.
2.É a razão entre mulheres que tem filhos pelo total de filhos em um determinado espaço de tempo. 2000, em 2,39 filhos por mulher e no ano de 2008 é de 1,86 filho por mulher. Ano de 2010 não foi encontrado no site IBGE.
3. A população em idade ativa é subdividida em dois tipos, a saber: população economicamente ativa e população não-economicamente ativa.
A população economicamente ativa ou simplesmente população ativa compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.
A população não-economicamente-ativa é formada, principalmente, por aposentados, donas-de-casa, estudantes,inválidos e crianças
4.Se um país vira um país de velhos, tem menos pessoas gerando renda para este país sobre forma de juros sobre o seu trabalho e ainda recebe dinheiro do governo em forma de aposentadoria, um país pode ir a bancarrota.

Jean c. 17 3c

Anônimo disse...

1- O Brasil é um pais emergente, e como característica desses países a proporção de jovens tem diminuído enquanto a população idosa vem aumentando, mas analisando os gráficos percebemos que no Brasil a população que comanda e a considerada adulta de 15 a 64 anos, mas a grande parte é relacionada aos jovens de 0 a 14 anos. Fazendo assim uma das razoes para as recentes mudanças na previdência social, como estabelecimento da idade mínima para a aposentadoria e teto máximo de pagamento ao aposentado se não o Brasil dependeria muito da imigração. A pirâmide etária brasileira esta em constante mudanças revelando uma situação intermediaria de acordo com as mudanças ocorridas no padrão demográfico brasileiro.
Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos não possibilita nem o Estado nem a família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura.
2- Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos. A taxa de fecundidade do Brasil de 2000 a 2010 vem diminuindo sendo respectivamente 2,3 e de 2010 aproximadamente 1,94.
3- Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
4- Grandes problemas demográficos seriam o alto crescimento demográfico, necessidade de um controle de natalidade, alto crescimento demográfico, um Brasil é um pais muito jovem, fome e subnutrição mias a demografia brasileira e dinâmica e complexa e muda rapidamente tendo outros problemas, mais importantes mundialmente crescimento demográfico cada vez menor, envelhecimento da população e aumento da obesidade, desproporção crescente entre os séculos com mais mulheres do que os homens, devido a supermortalidade masculina Com a mudanças demográficas ocorrem a migração que não Brasil e irrelevante a as taxas de mortalidade e natalidade do Brasil são muito opostos, tendo um crescimento vegetativo baixo crescendo 1,2% ao ano com tendência de cair. Acabando com a grande população brasileira, dando lugar a outros países. As problemas relevantes no Brasil são o envelhecimento e excedente da população feminina.

Thiago Sagaz - 3ºA EM Nº40 2011

Bruna disse...

1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
R: O Brasil ainda é um país jovem. Sua população de 1 a 34 anos de idade é em maior número quando comparada com as outras faixas etárias. Isso se deve principalmente pela queda da moralidade infantil, que vem acarretando em um crescimento populacional considerável.
2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010 ?
R: É uma estimativa da quantidade de filhos que cada mulher terá, ou seja, uma média da quantidade de filhos por mulher. Em 2000 esse número era de 2,9 filhos por mulher, e caiu para 1,94 em 2009.
3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) ?
R: Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, (fonte: IBGE)
4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO , COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS ?
R: a taxa de fecundidade vem caindo, o que é preocupante para o futuro pois as poucas crianças nascidas serão a população economicamente ativa daqui a alguns anos e terão que sustentar uma grande parcela de idosos, o que fica mais agravado com o aumento da expectativa de vida. Uma das conseqüências dessa situação será a inevitável reforma previdenciária, que terá de aumentar a idade mínima para se aposentar.

Aluna: Bruna Petter nº6 -3ºB -

Anônimo disse...

Franco nº11 3ºA

1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?

Atualmente, a pirâmide etária brasileira se encontra entre as duas pirâmides etárias que foram expostas. Possui uma massa populacional adulta maior que a dos jovens, que vem diminuido enquanto a expectativa de vida aumenta e a massa de idosos no país vem aumentando também.

2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010 ?

A taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. A taxa de fecundidade no Brasil está em constante declínio. Vários fatores contribuem para a queda da fecundidade, principalmente a expansão da urbanização, pois no meio rural as famílias tinham a ideia de que era necessário ter muitos filhos para ajudar nos trabalhos do campo. Os avanços da medicina e a utilização de métodos contraceptivos (preservativos, diafragma, pílula anticoncepcional, etc.) também influenciam na redução do número médio de filhos. Em 2001, a taxa de fecundidade era de 2,33 por ano, e em 2009 caiu para 1,94.

3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) ?

A população economicamente ativa é o conjunto de pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego. Apesar do trabalho de crianças ser proibido no Brasil, o IBGE calcula a PEA considerando pessoas a partir dos 10 anos de idade, uma vez que a realidade no país é bem diferente do que prega a lei.

4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO , COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS ?

As principais consequências para o país são o envelhecimento da população, o crescimento demográfico cada vez menos, o aumento da obesidade e a desproporção crescente entre os sexos. Com essas mudanças, várias medidas devem ser tomadas para que o país continue crescendo e se desenvolvendo bem, pois acarretaria em uma queda no rendimento daquele país em questão.

Anônimo disse...

Pedro Luiz Maba, 36. 3ºB


1- A pirâmide etária do Brasil atualmente é mais achatada no meio, o que mostra que a maior parte da população brasileira é adulta. Tem uma base de tamanho considerável, o que quer dizer que a taxa de fecundidade ainda é um pouco alta e no seu topo a pirâmide não é muito larga, que mostra que no Brasil não há tantas pessoas consideradas idosas.


2- A taxa de fecundidade é a quantidade de nascimentos que ocorrem no país. Em 2000 era uma taxa de fecundidade muito maior, já em 2010 essa taxa diminuiu e com essa diminuição a pirâmide do Brasil está ficando um pouco mais próxima da pirâmide etária dos países desenvolvidos.


3- PEA ou população economicamente ativa são todas as pessoas com mais de dez anos de idade que fazem parte da força de trabalho do país. É basicamente a população que trabalha, gera renda, paga impostos e que tem a carteira assinada.


4- As mudanças demográficas trazem diversas conseqüências para o país, como o aumento do crescimento vegetativo, há um aumento populacional, há mudanças na distribuição etária da população, há um aumento da dependência dos serviços de saúde, há diminuição da população economicamente ativa, entre outras mudanças.

Anônimo disse...

1- No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as duas primeiras pirâmides apresentadas, de acordo com as alterações recentes ocorridas do padrão demográfico brasileiro. Observe estas mudanças através da sobreposição das pirâmides de 1980 a 2000.Reitera-se, assim, que nas últimas três décadas o Brasil registrou uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Consequentemente, o índice de crescimento vegetativo caiu de 2,5% ao ano em 1960 para 1,38% em 1996. Atualmente, é de 1,32%.

2- As taxas de fecundidade sao as estatisticas de quantos filhos uma mulher tem. No ano de 2000 essa taxa era de aproximadamente 3 a 5 filhos, mas atualmente as familias estao tomando conta de que ter muitos filhos esta ajundo no crescimento populacional no mundo

3-PEA (População Economicamente Ativa) é o cunjunto de indivíduos que exercem algum tipo de atividade econômica.
População Economicamente Ativa, Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definidas: população ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias).

4- O mundo provavelmente estará bem mais lotado até 2100, e as mudanças demográficas dessa população — quantos indivíduos a mais, com que idade e vivendo onde — irão afetar as emissões de gases do efeito estufa, disseram pesquisadores na segunda-feira.
Desacelerar o crescimento populacional é algo que poderia ter um profundo efeito nas emissões de poluentes pelo uso de combustíveis fósseis, o que é um fator importante para o aquecimento global, mas só isso não evitará os impactos mais graves da mudança climática, segundo o estudo.
Há muito tempo os cientistas correlacionam o crescimento populacional às emissões de gases do efeito estufa, mas até agora eles não haviam estudado os efeitos das mudanças demográficas que devem acompanhar o aumento populacional.

Leonardo Biu Ilkiu N°21 3°EMB

Anônimo disse...

Laura Martendal
3º ano A - nº: 17
1-A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante. As nações que possuem há varias décadas baixos índices de natalidade e de mortalidade, e uma expectativa de vida elevada têm a maioria de sua população na faixa etária dos adultos, uma porcentagem de idosos relativamente alta e a faixa dos jovens entre 30 a 35% do total da população. Já os países subdesenvolvidos, têm a maioria da população na faixa jovem e a faixa dos idosos bastante reduzida.
2-Taxa de fecundidade é a estimação do numero médio de filhos (nascidos vivos) por mulher ao fim de sua idade fecunda (15- 49 anos), em determinado momento. Em 2000, com exceção da Região Norte, as demais Regiões apresentaram taxas de fecundidade próximas à taxa média nacional (2,3). Segundo o instituto, o índice de fecundidade subiu de 1,89 filho por família para 1,94, de 2008 para 2009. A média de filhos por família foi de 2,33 em 2001 e diminuiu sucessivamente nos anos seguintes: de 2,26 filhos em 2002, de 2,14 filhos em 2003, 2,13 filhos em 2004, de 2,06 filhos em 2005, 1,99 filho em 2006, e 1,95 filho em 2007. (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/fecundidade.html)
3-A população economicamente ativa, compreende todas as pessoas com 10 anos ou mais de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados e empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados e etc.
4-Foi elaborada a partir da interpretação das transformações demográficas sofridas pelos países que participaram da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, até os dias atuais. A partir da análise destas mudanças demográficas foi estabelecido um padrão que, segundo alguns demógrafos, pode ser aplicado aos demais países do mundo, embora em momentos históricos e contextos econômicos diferentes. Durante uma longa fase da história, a natalidade e a mortalidade mantiveram-se elevadas e próximas, caracterizando um crescimento lento. Guerras, epidemias e fome dizimavam comunidades inteiras.

Anônimo disse...

1- A pirâmide etária do Brasil tem um número mais expressivo de adultos, ou seja, o nosso país é um país de adultos, e não mais de jovens. Verifica-se também o envelhecimento da população e conseqüente preocupação com o setor previdenciário, estipulando-se idade mínima e teto máximo de aposentadoria, por exemplo.

2- A taxa de fecundidade é a estimativa de filhos nascidos vivos que uma mulher terá até o final de sua vida reprodutiva, a qual considera-se de 15 a 49 anos de idade. Em 2000 esse número erade 2,3 filhos por mulher. Já em 2010 esse número diminuiu, se encaminhando pra 1,9 filhos por mulher.

3- A População Economicamente Ativa, ou apenas PEA, compreende todos os indivíduos de um lugar que, em tese, estariam aptos ao trabalho, estejam eles ocupados, ou desempregados. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considera pessoas a partir dos 10 anos de idade para a realização desse cálculo, apesar do trabalho infantil ser proibido. No entanto, a realidade do país é bem diferente do que diz a legislação.

4- As principais conseqüências para o Brasil e para a população, devido ao crescimento demográfico cada vez menor, o envelhecimento da população... é toda uma preocupação com o setor previdenciário, o aumento das taxas e impostos sobre a PEA, a necessidade de pensar em mais hospitais e especialistas que atendam essa população envelhecida, bem como num local apropriado para muitos desses idosos ficarem , como os asilos.

Alessandra Elisa Thomsen Nº 01 3ºA – Ensino Médio

Anônimo disse...

1-No Brasil vem ocorrendo intensas mudanças na pirâmide etária, pois a taxa de fecundidade tem diminuído e a expectativa de vida tem aumentado isso faz com que ocorra um estreitamento da base que são crianças geralmente de 0 á 5 anos e um alargamento no topo que são idosos de 65 anos para cima. O número de adolescentes teve uma diminuição se comparada com anos anteriores, e adultos se mantém uma media de outros anos. Mas á cada ano a tendência é de a taxa de fecundidade diminuir, alargando cada vez mais o topo.
2- Taxa de fecundidade corresponde a média de filhos por mulher na idade de reprodução que se inicia aos 15 anos. Em 2000, com exceção da Região Norte, as demais Regiões apresentaram taxas de fecundidade próximas à taxa média nacional (2,3). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de fecundidade no Brasil era de 1,94 filhos por mulher em 2009, semelhante à dos países desenvolvidos e abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher.
3-todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrangem os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados, que geram renda e pagam impostos.
4- A reforma previdenciária de 1988 e 1998 não foram suficientes para solucionar os problemas dos déficits frequentes da Previdência, e com o crescimento de idosos os problemas só aumentam, gerando problemas a previdência brasileira. Além desse fator, a questão da saúde passa a ter que ser mais acentuado devido o número de idosos.
joyse nogueira foss
nº 19 3ºB

Anônimo disse...

Gabriel Henrique, Nº10, 3ºB EM

1 – Atualmente a pirâmide etária do Brasil se encontra de certa forma melhor estruturada em relação à das décadas anteriores. Nas últimas décadas a taxa de natalidade vem decaindo de forma mais intensa do que a taxa de mortalidade, assim não formando uma estrutura ideal, porem de certa forma boa, onde não ocorre o crescimento vegetativo de forma demasiada.
2 – Taxa de fecundidade é uma estimativa feita em relação ao número de filhos que uma mulher tem dentro do seu período fértil que vai de 15 a 45 anos. No Brasil a taxa de fecundidade vem caindo nas ultimas década, visto que em 2000 a média era de 2,3 filhos por mulher e em 2010 era de 1,9 filhos por mulher.
3 – A população economicamente ativa (PEA) corresponde a todas as pessoas com 10 anos ou mais de idade que fazem parte da massa trabalhista do país. Essa denominação abrange os diversos setores e tipos de trabalho como os empregados e os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que se encontram temporariamente desempregados, entre outros. Por exemplo, em 1991, no Brasil, a população economicamente ativa era de aproximadamente 64,4 milhões de pessoas, tendo em vista que com o passar dos anos, com o crescimento populacional, esse valor tende a crescer também.
4 – Com o passar dos anos o crescimento populacional vem se tornando cada vez mais estável. No Brasil, a população vem formando um novo perfil na qual as pessoas em geral se encontram mais maduras fazendo com que aos poucos o índice de natalidade venha reduzindo. Dessa forma, até como é visto nas pirâmides etárias, a população jovem não se encontra tão presente, dando vez à população adulta, mas principalmente também aos idosos. Assim para o país o rumo da conscientização muda. Isso, pois a população já tem uma idéia formada tanto em relação do planejamento familiar e também quando se trata de fatores que acompanham o aumento populacional como as doenças, por exemplo, sendo as sexualmente transmissíveis mais destacadas nesse contexto. Então tendo uma população conscientizada o foco muda para outros problemas que ainda possam estar presentes como a prevenção de doenças, a saúde alimentar, realização de exercícios físicos, etc. Pois no fim, as adaptações em relação as mudanças demográficas são feitas em conjunto pela população e pelo país em si.

Anônimo disse...

Amanda Machado n°2 3B

1- Na fase dos países emergentes, onde a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando.
2- Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo. No ano 2000 essa taxa no Brasil era de 2,3 filhos. E no ano de 2010 a taxa era de 1,94 com isso percebemos que ocorreu uma pequena redução na taxa de fecundidade que indiretamente representa o desenvolvimento e a renda no país. “particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura.”
3- Abrange todos os indivíduos de um lugar que, em tese, estariam aptos ao trabalho, ou seja, todos os indivíduos ocupados e desempregados. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula a PEA como o conjunto de pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego.
4- O crescimento populacional infere no mercado econômico, na quantidade de poluição, habitações irregulares entre outros dos problemas que são aplicados ao suportar uma quantidade populacional superior, além disso a população com as mudanças demográficas tentem a envelhecer, modificando toda a economia de um país.

Anônimo disse...

Hemily Cunha nº16 3ºB


1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
Os dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que, no máximo 40 anos, a pirâmide etária brasileira será semelhante à da França atual. O país terá taxa de natalidade mais baixa e, com isso, média de idade maior. Há 50 anos, o país tinha o mesmo perfil etário do continente africano hoje: muitos jovens e crianças. Desde então, a população do país cresce em ritmo cada vez mais lento.
De acordo com o IBGE, a expansão demográfica média anual foi de apenas 1,17% nos últimos dez anos, ante 1,64% na década anterior. Nos anos 60, era de 2,89%.
A população do país deve continuar a crescer por mais duas gerações até os anos 2030. Depois, deve estacionar ou até diminuir.
http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/12/16/piramide-etaria-brasileira/

2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010?

A taxa de fecundidade é o número médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva. Em 2000 a taxa era de 2,3 filhos, já em 2009/2010 a taxa é de 1,9 filhos por família.
Atualmente o País deve parar de crescer em 2030, devido a taxa média de fecundidade (1,8 filho por mulher) se encontrar abaixo do patamar de reposição – que seria de 2,1 filhos. O nível de fecundidade passou de 91 filhos nascidos vivos a cada mil mulheres em 1992 para 63 em 2009 e houve redução no número de adolescentes grávidas.
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5531:pesquisa-mostra-reducao-da-taxa-de-fecundidade-no-brasil&catid=10:disoc&Itemid=9

3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA)?

População Economicamente Ativa, onde habitante de 15 anos ou mais de idade já geram alguma renda, abrange os empregados, trabalhadores autônomos, e etc.
A população não-economicamente-ativa é formada, principalmente, por aposentados, donas-de-casa, estudantes, e crianças.

4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO, COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS?

No caso do Brasil, a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, enquanto a população idosa vem aumentando. Essa é uma das razões das mudanças recentes no sistema de previdência social, com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.

Anônimo disse...

1.A pirâmide de idade da população brasileira reflete a dinâmica populacional. Assim, a redução da base da pirâmide indica a queda na taxa de natalidade e de fecundidade. Até 1980, a base da pirâmide ainda era bastante larga. Na pirâmide de 1996, percebe-se uma redução significativa do percentual de jovens que corresponde à faixa etária de 0 a 14 anos (46,5%) e um aumento percentual das pessoas adultas, de 15 a 64 anos (46,5%), e idosas, com mais de 64 anos (7,1%). O aumento significativo do percentual de idosos corresponde ao aumento da expectativa de vida. A pirâmide de idade reflete o processo de envelhecimento da população. O crescimento da população idosa exige novos investimentos do estado, principalmente no que se refere ao sistema previdenciário e ao atendimento médico e social.
2.Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
3.A população em idade ativa é subdividida em dois tipos, a saber: população economicamente ativa e população não-economicamente ativa.
A população economicamente ativa ou simplesmente população ativa compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.
A população não-economicamente-ativa é formada, principalmente, por aposentados, donas-de-casa, estudantes,inválidos e crianças
4.Segundo instituto, alto número de idosos exigirá políticas para evitar colapso no INSS
A população brasileira está cada vez mais velha e, a partir de 2030, começará a diminuir. A previsão, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deve obrigar o governo a buscar alternativas para ampliar a vida útil dos trabalhadores e evitar um colapso da Previdência. No ritmo atual, o país levará mais 22 anos até atingir o pico de 204,3 milhões de habitantes.
Depois disso, a curva de crescimento deve se inverter para uma redução gradual da população e um percentual cada vez maior de idosos. O cálculo surpreendeu os pesquisadores e forçou o Ipea a rever suas próprias previsões. Há dois anos, o Ipea estimava 225,3 milhões de brasileiros em 2030.
Para o diretor de Estudos Sociais do instituto, Jorge Abrahão, as novas estimativas exigirão um ajuste rápido das políticas oficiais, já que o país terá mais gente fora do mercado de trabalho e dependente de aposentadorias.

Jean Carlos 3ºB nº17

Anônimo disse...

Bruna Caroline Maia nº04 3ºA

1-No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado no Brasil registrou uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Em 1960 existiam mais homens que mulher hoje, no Brasil a maioria são mulheres (51%) e cada vez mais aumenta a expectativa de vida dos brasileiros.
2-É uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos. Em 2000 a media de filhos foram para 2,3 filhos por mulher brasileira, em 2010 o índice caiu para 1,9 filhos por mulher brasileira.
3-Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definida: população ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalhou ou tinham trabalho, mas não trabalharam empregada, conta Própria e não remunerados.
4-Da taxa de fecundidade são apontados como principais motivos, a mudança vai acelerar o envelhecimento da população, fazendo ter menos jovens, e quebrar a previdência como ocorre em outros países, os adultos demoram mais para se aposentar.

Anônimo disse...

1- Os dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE, indicam que, no máximo 40 anos, a pirâmide etária brasileira será semelhante à da França atual. O país terá taxa de natalidade mais baixa e, com isso, média de idade maior. Há 50 anos, o país tinha o mesmo perfil etário do continente africano hoje: muitos jovens e crianças. Desde então, a população do país cresce em ritmo cada vez mais lento.

De acordo com o IBGE, a expansão demográfica média anual foi de apenas 1,17% nos últimos dez anos, ante 1,64% na década anterior. Nos anos 60, era de 2,89%.
A população do país deve continuar a crescer por mais duas gerações até os anos 2030.

2- Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos. Taxa de fecundidade no Brasil, por ano: 2000 - 2,33, 2010 1,94.

3- A população em idade ativa é subdividida em dois tipos, a saber: população economicamente ativa e população não-economicamente ativa.
A população economicamente ativa ou simplesmente população ativa compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.
A população não-economicamente-ativa é formada, principalmente, por aposentados, donas-de-casa, estudantes,inválidos e crianças.

4- O Brasil é um país subdesenvolvido dificultando a possibilidade de ascensão social futura, pelo numero a população, mesmo com o crescimento econômico que vem aumentando, pois aumenta tudo junto, sem quantidades diferenciais.

Gabriela Cardoso 3°B nº11

Anônimo disse...

Nome: victor felde n: 40 3B


1- A pirâmide etária do Brasil esta bem equilibrada entre o sexo masculino e o feminino, porem no sexo feminino podemos perceber um taxa um pouquinho maior do que na do sexo masculino, principalmente quando esta na terceira idade.
2- A taxa de fecundidade nada mais é do que a média de filhos por mulher de certa região. No brasil a taxa de fecundidade vem diminuído, 2006 tínhamos uma taxa de 2,13 filhos por mulher e em 2009 esse índice caio para 1,99 f/m.
3- PEA é a fração da população em que geram renda, trabalham, ou produzem, ou seja praticamente os adultos, crianças e aposentados não estão nesta classificação chamada População Economicamente Ativa.
4- Com um grande índice de pessoas na terceira idade aposentadas e poucas pessoas no PEA , isso gera uma vasão maior de dinheiro, pois temos mais pessoas só recebendo e menos pessoas pagando, assim chegando a um ponto onde haverá um colapso na economia do país

Guilherme 3B 13 disse...

Guilherme Cabral Almeida 13 3B


1- A pirâmide etária brasileira possui mais adultos, o nosso país é um país não mais de jovens. O envelhecimento da população vai levar a preocupação com o setor previdenciário, pois vão existir mais idosos, com isso o governo passa a estipular a idade mínima e teto máximo de aposentadoria.

2- É a estimativa de filhos nascidos vivos que uma mulher terá até o final de sua vida reprodutiva, entre 15 a 49 anos é a média. Em 2000 esse número era de 2,3 filhos por mulher e em 2010 esse número passou a ser 1,9 filhos por mulher.

3- A PEA, abrange todos os indivíduos de um lugar que estariam aptos ao trabalho, empregados ou desempregados. No Brasil, são consideradas para o calculo apenas pessoas a partir de 10 anos.

4- Devido ao crescimento demográfico cada vez menor, o envelhecimento da população leva a preocupação com o setor previdenciário, o aumento das taxas e impostos para conter as necessidades da população envelhecida.

Melina Kleis Seeberg - Número 32 - Série 3B disse...

1- No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira. Pelo gráfico é perceptível que a maioria da população tem em média de 10 à 20 anos. Não há uma grande diferença entre homens e mulheres e sim um equilíbrio. Mas, ainda, há 2% a mais de mulheres do que homens. Já foi feito estudos que comprovam isso, talvez pelo fato de a mulher ser mais cuidadosa com a sua saúde do que os homens.

2- Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 45 anos. Em 1970 a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Trinta anos depois, esta média era de 2,3 filhos. Em 2000, com exceção da Região Norte, as demais Regiões apresentaram taxas de fecundidade próximas à taxa média nacional (2,3). A Região Sudeste apresentou a menor taxa de fecundidade: 2,2 filhos por mulher. No mundo, no final do século XX, a taxa de fecundidade era de 2,9 filhos por mulher, Nos países mais desenvolvidos esta taxa era de 1,5, e nos países menos desenvolvidos, em torno de 3,2.

3- População Economicamente Ativa (PEA): compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.

4- O mundo provavelmente estará bem mais lotado até 2100, e as mudanças demográficas dessa população - quantos indivíduos a mais, com que idade e vivendo onde - irão afetar as emissões de gases do efeito estufa, disseram pesquisadores na segunda-feira. Desacelerar o crescimento populacional é algo que poderia ter um profundo efeito nas emissões de poluentes pelo uso de combustíveis fósseis, o que é um fator importante para o aquecimento global, mas só isso não evitará os impactos mais graves da mudança climática, segundo o estudo. Há muito tempo os cientistas correlacionam o crescimento populacional às emissões de gases do efeito estufa, mas até agora eles não haviam estudado os efeitos das mudanças demográficas que devem acompanhar o aumento populacional.

Anônimo disse...

1)A pirâmide etária do Brasil tem sua base larga e vai estreitando-se até atingir o topo, isso quer dizer que o número de idosos é relativamente pequeno. O gráfico do Brasil, mostra que mesmo com todo o crescimento, continuamos a ser um país jovem, pois no caso dos países mais desenvolvidos, a base da pirâmide costuma ser menos larga e o topo mais dilatado.
2)Taxa de fecundidade significa o número médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva. Em 2000, esta média era de 2,39 filhos e agora é de 1,76 filhos.
3)Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa, essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não - economicamente ativa ou mesmo inativa.

No Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo. No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.
4)As principais conseqüências da mudança demográfica no Brasil são o envelhecimento obesidade e excedente de população feminina.
Guilhermo Casini/ N:14/ Série: 3B.

Julia Stähelin nº:20 - 3ºB disse...

Julia Stähelin nº:20 - 3ºB

1)ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.
A Pirâmide Etária brasileira, segundo o censo 2010 apresenta base estreita, intermediária mais larga e alta e o topo mais alto e largo. O país se encontra em uma situação intermediária entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos, sendo denominado de “emergente”.
Os dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE indicam que, no máximo em 40 anos, a pirâmide etária brasileira será semelhante à da França atual.

2)EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010?
Taxa de Fecundidade - Número médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva.
Em 2000, a mulher brasileira tinha, em média 2,39. Em 1970 essa média era de 5,8 filhos (essa queda deve-se a entrada da mulher no mercado de trabalho e a popularização dos métodos anticoncepcionais). Em 2010 a média se tornou 1,9.

3)EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA)?
Consiste nos indivíduos empregados em atividades remuneradas. Uma atividade remunerada ou atividade econômica é uma atividade que contribui para a produção de renda. Trabalhadores domésticos não-remunerados podem ser incluídos na PEA.
A razão entre a PEA e o total da população, usualmente calculada com referência a um grupo de idade e por sexo ou outra categoria, é denominada taxa de atividade ou taxa de participação na força de trabalho.

4)QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO, COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS?
O aumento relativo e absoluto da população idosa (com mais de 60 anos) pode significar em maiores gastos com o sistema de aposentadoria (Previdência Social), maiores gastos com o sistema público de saúde, necessidade de mais programas sociais voltados para o atendimento à terceira idade.
A redução em educação fundamental poderá ser considerada uma consequência da diminuição relativa da população jovem (0 a 19 anos). Enquanto isso, o aumento relativo e absoluto da população adulta (20 a 59 anos) pode ocasionar investimentos na educação do ensino médio e superior, aumento do número de contribuintes com a Previdência Social e de empregos para absorver a população no mercado de trabalho (o que dependerá também do crescimento econômico do país).

Luiza Biasuz. disse...

Luiza Biasuz – 23 – 3º A

1 – O Brasil vive a terceira fase do crescimento populacional. Onde há a queda da natalidade, mas também há a queda da mortalidade. Assim, o Brasil é considerado hoje, um país de adultos. De 1880 a 1940 a Europa estava neste ciclo.

2 – Taxa de fecundidade é o número médio de filhos vivos por mulher na idade em que ela normalmente pode gerar filhos. Em 2000 era muito maior o número de filhos nascidos, já em 2010 esse número diminuiu. Essa redução no número de filhos se deve ao fato de as mulheres terem entrado no marcado de trabalho, dos anticoncepcionais, etc.

3 – A População Economicamente Ativa é aquela população adulta que está apto para o trabalho, que está empregada ou não, mas que é capaz de colaborar para a economia interna do país.

4 – Para a população, essas mudanças demográficas significam que a expectativa de vida está aumentando, haja vista a evolução da medicina, e que a taxa de natalidade também está diminuindo, já que as mulheres se inseriram no mercado de trabalho. Essa grande expectativa de vida (ou seja, taxa de mortalidade baixa), juntamente com a baixa taxa de natalidade pode acarretar, mais para frente, problemas para o país, como está acontecendo com a Alemanha e Itália, por exemplo, onde a população idosa é muito maior do que a população ativa. Isso pode gerar uma crise, já que o país tem que pagar os aposentados, porém tem poucas pessoas ativas que são responsáveis por esse dinheiro, que é proveniente dos impostos.

Anônimo disse...

Adoro o blog! Nao sei o que seria de mim em geografia no vestibular se não fosse os conteúdos postados aqui! Obrigada <3

SaRa Girl Leg : ) disse...

Muito obrigada! Ajudou perfeitamente na hora de estudar pra prova de geo! Não sei o q seria minhas notas se não fosse por esse blog! Vlw! :) ♡♡♡♡♡☆☆☆☆☆

Anônimo disse...

Obrigada!!! Me ajudou muito!!!

Unknown disse...

Qual A Diferença Das Pirâmides Etárias Do Brasil De 1980 E 2010...?