domingo, 25 de outubro de 2009

REGIÃO NORTE DO BRASIL

É POSSÍVEL CESSAR O PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA?
http://www.salesianoitajai.g12.br/upload/biomas.pdf
Para ver todos os biomas brasileiro/Guerra do Contestado/Acesse o link acima.

O CLIMA – A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.
Fonte:resumos.Webnode.com.br
O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região. Em decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade, os tipos climáticos da Região Norte são classificados em:
Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.
MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:Fonte:resumos.Webnode.com.br
CHUVAS CONVECTIVAS / Fonte: Flickr.com
A VEGETAÇÃO – O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil. Essa mata, a mais extensa do mundo em região de clima quente, é a floresta Amazônica, que cobre a maior parte da região Norte, tendo como limites os estados de Mato Grosso e Maranhão, além dos países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Apresenta as seguintes características: enorme variedade de plantas; formação higrófila (típica de ambiente muito úmido); plantas de espécies latifoliadas (de folhas grandes e largas); plantas de folhas permanentes; árvores de diferentes tamanhos; árvores muito próximas umas das outras formando uma floresta fechada; abundância de plantas produtoras de fibras (piaçava) e de essências, usadas para a produção de medicamentos, perfumes e corantes; árvores produtoras de madeira de lei (cedro, mogno). A floresta Amazônica apresenta variações locais de acordo com o clima, o solo e o relevo, encontrando mata de igapós, de várzea e de terra firme. Embora cerca de 90% da superfície da região Norte seja coberta por florestas, outras formações vegetais estão presentes, tais como os campos ou campos de hiléia, que aparecem principalmente na ilha de Marajó, onde os solos são muito arenosos e permanecem alagados num período do ano, servindo de pasto natural para o gado. Os cerrados, que predominam em Tocantins, formados por arbustos esparsos e baixos, entremeados por gramíneas. A vegetação litorânea (litoral do Pará e do Amapá), caracteriza-se pela presença de manguezais.
OBSERVE O ESQUEMA DA FLORESTA AMAZÔNICA:


MATA DE IGAPÓ , SEMPRE INUNDADA
MATA DE VÁRZEA, INUNDADA EM ÉPOCAS DE CHEIAS
MATA DE TERRA FIRME, OCUPA AS PARTES MAIS ELEVADAS DO RELEVO.
CHUVAS CONVECTIVAS

BRASIL: PRINCIPAIS CLIMAS

ATIVIDADES:
1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?
2- QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?
3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:
5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:




97 comentários:

Bia Mello disse...

Ola Conceição!!!
Hoje de manhã eu estava olhando as postagens de setembro e decidi ver a de outubro.Olhei e gostei a do "Caos no clima da Amazônia" que irá acontecer em 2050.Estava dizendo que ocorrerá mais deslizamentos, inundações e temporais violentos no sul, a seca do nordeste, durante 2 anos, ficará mais extrema, as temperaturas aumentaram 5º, e cidade quentes, como Florianópolis,Rio de Janeiro ficaria entre 38º e 47º.

Então ja temos que nos preparar se isso acontecer.

Beatriz Pelegrini Mello.nº. 5 5ªB

Luisa - 3ºB nº28 disse...

O caos da Amazônia que esta previsto para 2050 esta diretamente relacionada aos fatores climáticos como o aumento da temperatura que poderá ser de até 6º. Realmente a base de uma grande catástrofe.
A Amazônia é uma extensa área,e sua diversidade de formações vegetais na região tem complexa interdependência entre o clima, o solo, o relevo e a hidrografia. Desta forma, pode-se afirmar que com esse quadro previsto para o final do século, irá interferir muito na mata, trazendo a seca, queimadas (o que já podemos observar nesse ano), e o fim da grande biodiversidade.
Não só trará prejuízos para a região da Amazônia,mas também para o resto do país... aumentando temperaturas no Rio Grande do sul, para 42º..
O brasileiro nos últimos anos, só esta vivendo o começo de uma nova era.

Vinícius disse...

Oi Conceição!!!
No seu blog estava vendo o vídeo do fantástico sobre o clima do planeta terra em 2050.Achei interressante que irá acontecer mais ciclones tropicas,deslizamentos, temporais no sul,e na floresta Amazônica estaria aumentando até 6ºC!!.As pessoas poderiam parar de destruir a camada de ozônio,poderíamos fazer com que não aconteçam esses ressecamentos.Pois as cidades mais quentes (Rio de Janeiro,áreas semi-áridas...)ficariam entre 38º a 45º.
Precisamos nos preparar caso isso aconteça!

Vinícius Batista 5ª C
nº 27

Vivian Rocha ( 5ª C ) disse...

Professora Conceição!
Assistindo o video referente ao "Caos no Clima" onde o estado da Amazônia é o mais prejudicado, pude refletir um pouco sobre uma das difíceis verdades (incovenientes) que o ser humano nem sempre quer aceitar.
No entanto lemprei-me de algumas citações e me senti a vontade para relata-las, adaptando-as ao que foi visto.

"Para mantermos e/ou melhorarmos o nosso mundo é necessário procurar as circunstâncias de que precisamos e, se não as encontrarmos, deveremos cria-las."
Bernard Shaw
(adaptado por Vivian Rocha)

"Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada será modificado até que seja enfrentado."
James Beldwin

Como agora estamos aprendendo a intepretar gráficos, achei enteressante o fato de você ter colocado alguns gráficos,complementando ao vídeo e texto.
O vídeo, como você mesmo havia dito antes, ajudou para maior esclarecimento, pois assim temos uma visão do que está sendo relatado.
Realmente já a muito tempo o mundo está dando pequenos avisos para o que poderá vir a ocorrer se não fizermos os devidos "ajustes" que o nosso planeta precisa.

Milhões de Beijos...

Vivian Rocha Badofszky 5ª série C nº 29

Matheus J Scharf disse...

Não só a Amazônia, como de fato, todo o planeta vem sofrendo as consequencias do aquecimento Global. Em 2005 que fora citado no vídeo, registrou os maiores índices de temperatura até hoje. E podemos "sentir na pele" essas mudanças. Em nossa região por exemplo, nos anos 2008 e 2009, a quantidade de chuvas que assolaram em todo o centro econômico do estado de Santa Catarina, a umidade em conjunto com o alto nível de pluviosidade causou desabamentos e enchentes. Enchentes aqui, mas seca no Nordeste e Norte do Brasil, a Amazônia de fato está sofrendo sério risco de savanização, e para que essas previsões não se realizem devemos tomar todos os cuidados necessários, uma ação mundial, o que não será fácil, como mostrado em "Uma Verdade Inconveniente" documentado por Al Gore, terá de ser feitas medidas extremas para a redução do Dioxido de Carbono, há céticos que afirmam que este fenômeno é natural, de fato ao logo dos milhares de anos registrados, houve sim períodos de alta e baixa temperatura, mas nunca de forma tão assoladora e acelerada como o que vem acontecendo atualmente. É primordial para o futuro da humanidade a Preservação da Amazônia, quase metade da Fauna existente no Mundo, está abrigada nesta região, sem dizer as inúmeras espécies de vegetais, muitas delas fontes de enzimas e substâncias utilizada na medicina. Não há outra forma de combater sua savanização se não por meio da sustentabilidade.

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Depois da aula eu estava navegando na internet e me lembrei de veer o seu Blog.De cara já me deparei com um assunto muito interessante, a suatentabilidade da Amazônia e adorei o vídeo do Fantástico que mostrava como seria daqui a 50 anos,vi como seria a previsão do tempo se o aquecimento global e o desmatamento das florestas(principalmente a Amazônica)as temperaturas se elevariam muito como no Rio de Janeiro que ficaria entre 38° e 45°.Também vi no vídeo o quadro "Caos no tempo",que estava falando sobre a Amazônia,que daqui a 50 anos a temperatura de lá poderia aumentar de 2° a 6°,e que se ela(por acaso) secar as tempaturas iam aumentar muito(como o exemplo que já dei antes do Rio de Janeiro).
Então é melhor começarmos a dar um jeito para isso não acontecer ou nos prepararmos para que(talvez) esse fenômeno aconteça.

Beijos
Ana Luiza de Mendonça Mendes N°1 5ªC

Matheus J Scharf disse...

Conceição! estava conferindo o G1 e fiquei impressionado com o seguinte artigo:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1360864-5603,00-IMAGEM+DE+SATELITE+MOSTRA+EXTENSAO+DA+POLUICAO+SOBRE+A+CHINA.html

dê uma olhada vc tbm, pode servir de material ao seu blog! valeu!

e não deixe tbm de conferir o MEU BLOG: http://mjleia-me.blogspot.com/

Sinara Ferrari 3º A disse...

É muito triste falar da situação do bioma mais rico do planeta. O desmatamento causa uma maior porcentagem de CO² fazendo com que o "ar condicionado do planeta"fique em uma situação deplorável a cada dia, as florestas estão sumindo, e a biodiversidade desaparecendo, o aquecimento global aumentando.
Bom, é díficil ter uma solução para o problema da Amazônia já que ocorre mais desmatamendo do que a plantação de novas árvores. Para quem precisa dessa matéria prima(madeira) é bem mais barato desmatar do que comprar legalmente. Resumindo, se não ocoorer uma intensa mudança os impactos ambientais vão piorar e as próximas gerações vão sofrer as consequencias...

Alexandra n°2 - 3°B disse...

Muitos acham que o destino trágico do meio ambiente só vai acontecer no futuro.. Mas na verdade já estamos vivenciando as consequências. O governo negligencia os problemas da Amazônia como se não fossem seus próprios problemas. O homem acha que pode controlar a natureza, mas na verdade é ela quem o controla. É preciso urgentemente limitar as ações intensas na Amazônia, caso contrário os danos serão irreversíveis!!

Jéssica Gomes Ferreira disse...

Jéssica Gomes Ferreira 3°A n°13
A Amazônia ocupa 60% do território brasileiro, pode ser considerado por alguns como o pumão do mundo,pois possui grande biodiversidades de espécies de suam importância para o resfriamento do ano, porém, com o desmatamento e queimadas está fazendo o processo contrário, ou seja, formando-se em um aquecedor, além disso se localiza distante do mar,então, quanto mais distante do mar, mais quente, acentuando ainda mais o aquecimento. Segundo algumas pesquisas, a Amazônia pode se transformar em uma enorme savana, como da África, por volta de 2050, transformando-se em um lugar desagradável de andar, e com facilidade de pegar fogo.
Portanto, se não tomar-mos atitudes para diminuir esse quadro de devastação que não nos causa benefícios nossos filhos e netos não iram mais estudar sobre a Amazônia,pelo contrário sobre a Savana. Algumas soluções ja estão sendo feitas, podemos estar faezndo mais como:
Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

*Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

*Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

*Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

*Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

*Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

*Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

*Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

*Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
OBS. se você não sabe plantar uma àrvore, então entre no site: http://www.clickarvore.com.br/, e plante sua àrvore pela internet.

*Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

*Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Gabriela 5ª série B disse...

Oii Prof. Conceição!!!
Os cientistas dividiram o tempo historico da terra em 4 eras geneológicas para não ficar tão complicado estudar a vida e os acontecimentos ao longo dos anos. as eras são: era pré-cambriana, era paleozóica, era mesozóica e era cenozóica. Cada uma tem um período de vida, uns mais longos outros mais curtos, porém cada período tem sua importancia. o aperfeiçoamento da vida na terra pode ser percebido em cada uma das eras. foi interessante saber que a vida humana surge somente na era cenozóica. Valeu Professora... o material sobre as eras e sobre o clima e a Amazonia foi muito legal!

Mariana Feitosa - 3 ano A disse...

A questão da savanização da amazônia apesar de muito discutida não recebe a atenção merecida. Os efeitos do aquecimento global só tendem a intensificar visto que a maximização dos lucros do capitalismo é lei mais do que nunca. Cerca de 90% da extração de madeira do estado do Pará ocorre de forma ilegal, ou seja, intensificação do desmatamento, consequentemente aumento do efeito estufa (as árvres liberam CO2 quando derrubadas)e também queda da econimia, já que os impostos que deveriam ser cobrados sobre o serviço não se fazem presentes.
Porém, existem algumas medidas que trazem um certo ânimo aos cidadãos, como divulgado no site amazonia.org.br (endereço bem legal para quem tem interesse no assunto)o ministro do meio ambiente Carlos Minc apresentou nesta quinta-feira (5) um pacote com medidas ambientais, que deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Entre as ações estão a possibilidade de que imóveis com até 150 hectares usem as Áreas de Preservação Permanente (APPs) para compor a reserva legal, o comercio de cotas para preservação da reserva legal e a busca de outras áreas em Estados diferentes, desde que na mesma bacia hidrográfica e bioma, dentre outros.
Bom mesmo seria um interesse global no cuidado com a amazônia, é claro que as pequenas medidas individuais contribuem para amenizar o aquecimento global e tudo mais, mas, são necessárias medidas de grande impacto com urgência para sanar o problema.
Parece que estamos caminhando...

Parabéns pelo blog Conceição, mas uma vez materiais riquíssimos. Beijo.

Wagner n40 disse...

As árvores que cobrem a Amazônia absorvem quantidades enormes de gases de efeito estufa. Ao morrer, deixam de recolher os gases tóxicos e ainda liberam gas carbonico, colaborando para o aumento do buraco na camada de ozônio e acelerando o aquecimento global. A floresta amazônica é um dos lugares mais vulneravel ao aquecimento global, a seca nesse local vai trazer irá diminuir a maior fonte de agua potavel do planeta (20%). Mas toda essa agua vai ter que parar em algum lugar, portanto enquanto alguns lugares do planeta ficam mais secos, outros chovem mais ainda. Logo logo os paises desemvolvidos irão sofrer grandes catastrofes e vão começar a se preocupar mais. Esperamos que até la, já não seja tarde demais.

Wagner F. Gascho #40 2B

Lucas Siqueira 3º"B" nº27 disse...

Fim da Amazônia? Não mesmo!

Não era comum, em anos atrás, ouvir-se falar tanto em sustentabilidade como agora. Depois de ocupar mais as páginas dos discursos políticos, o termo começa a tomar lugar em projetos desenvolvidos por governos, principalmente em regiões que possuem florestas, como a região Amazônica.

Promover a sustentabilidade é promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas.

Especialistas afirmam que, em relação à Amazônia, mesmo em atividades humanas altamente impactantes como a mineração, extração vegetal e agricultura, pode-se promover desenvolvimento gerando renda para os habitantes sem que seja necessário o desmatamento.

Com isso, projetos empresariais que atendam as exigências de sustentabilidade, começaram a ser criados por vários lugares antes degradados, numa preocupação ecológica cada vez maior de salvar a Amazônia, acreditando que, desta forma, também se estaria ajudando no combate ao aquecimento global.

Na Amazônia, uma única árvore pode conter mais de duas mil espécies de animais. E ainda, florestas tropicais como essa, são essenciais para manter o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, a derrubada descontrolada de árvores para venda da madeira e o crescimento da agricultura e pecuária, estão destruindo sua rica biodiversidade.

Para que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável, medidas devem ser tomadas como: utilizar a energia de forma mais eficaz com desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como vento e energia solar, criar projetos de educação ambiental ás crianças e agricultores, eliminar a pobreza, com meios de utilização de recursos da floresta pelos ribeirinhos e comunidades indígenas de forma sustentável e etc.

A Amazônia é um ecossistema rico e frágil, necessita de leis severas de proteção ambiental e projetos de sustentabilidade.

Promover a sustentabilidade, neste momento, não é mais um simples discurso, mas uma necessidade de cada vez mais mantermos a Amazônia para as gerações futuras, tendo a certeza de que o mais fantástico ecossistema da terra continuará a nos fornecer recursos e estabilidade econômica e social para as comunidades que nela vivem e para o mundo.

Unknown disse...

Na realidade, este tema é bem apropriado, porque todos só falam da interferência antropica e tal, mais cadê alguem ajudar? nem sempre vimos pessoas respeitando o lixo, a degradação ambiental, as fabricas agirem com total segurança ambiental, frabricas pararem de jogar residuos em rios, as madeireiras pararem de extrair madeiras ilegais afim de obter menos lucros, ou seja, é perceptível que tudo acontece por um único motivo DINHEIRO, lucro, luxo, tudo que o homem mais sonha, ter dinheiro e viver na luxúria, porem esse tema que fala sobre 2050, é bem atrasado, porque ja vemos hj o reflexo de anos de conscientização pobre, de falta de respeito com o planeta, e acredito que mesmo com toda essa nova campanha afim de melhorar este quadro, varias pessoas nao levam a serio e deixam apenas acontecer os atos como tais que vem ocorrendo..
muito boa reportagem ;D

João R. nº14 3ºA

Marjori - 23 - 3ºA disse...

A amazônia, assim como todo o mundo sofre com o aquecimento global, proveniente de ações irresponsáveis de toda a população. Por estar distante do mar, o solo úmido perde água devido a diminuição da evaporação e assim, a temperatura da região aumenta, o que causa um fenômeno chamado savanização. Recebe este nome pois 15 a 20 por cento da floresta se transforma em savana ( floresta seca e aberta como o cerrado) e isso provoca mais emissão de gás carbônico na superfície, o que acabaria com o ecossistema mais rico do mundo, conhecido como um grande ar condicionado por transformar em vapor de água os raios solares, com o objetivo de refrescar a terra! Dessa forma, deve-se deixar de lado toda negligência e começar a agir com o intuito de preservar essa grande riqueza.

Marjori - 23 - 3ºA

Patrícia 3ºA 29 disse...

esse "caos no clima da Amazônia" está diretamente ligado a ações do homem, como o desmatamento e poluição. Se até 2050 a temperatura aumertar 6ºC como o previsto será uma grande devastação pois o "ar condicionado" do mundo deixará de funcionar como atualmente, esquentando a temperatura na terra. para isso precisamos de conciência ecológica e investimentos na área da reciclagem. Energias renovaveis também deveriam fazer parte dos principais projetos para salvar a Amazônia.

Jessica Ribeiro 3º A N° 12 disse...

O vídeo, já visto na aula, é muito interessante. Soluções para o problema da Amazônia parecem impossíveis, porém elas são otópicas no cenário no qual estamos acostumados a viver. A discussão sobre a posse ou não da Amazônia por parte do Brasil é pertinente, já que a maior parte de seu território encontra-se em solo nacional. Ambientalistas e pacifistas são acusados de uma postura entreguista às grandes potencias, e sabemos que o maior interesse em possuir uma Amazonia nacional é transformá-la em lucro líquido e em latifundio. Referente a questão da desertificação o Nordeste, uma extensão de terra equivalente a quatro vezes o estado do Rio de Janeiro está em sofrendo tal processo em ritmo acelerado. O "peso" que a Amazonia Legal exerce atualmente no país, é grande somente em Área e número de mortos em conflitos fundiários, enquanto sua participação no PIB é minima. Para "amenizar" o problema precisa-se transformar a região Amazonica num território lucrativo e participanete ativo da economia nacional de forma sustentável, levando em consideração sua população nativa e relações de territorialidade.
Novamente, o blog está cada vez melhor Ceiça. Parabéns.

Sabrina - 3º A disse...

Na Amazônia tudo é muito grande, mega. Desde suas dimensões, exuberância, diversidade cultural, riquezas, até processos de devastação e possíveis mega-catástrofes. Ocupa 61% do território brasileiro, tem mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare, 1.400 tipos de peixes, 1.300 pássaros. Mais de 2 milhões de espécies e cerca de 30% da biodiversidade da Terra. Possui um terço de toda a área de florestas tropicais do mundo e é essencial para o clima e a diversidade biológica do planeta. Portanto, destruir a Amazônia significa levar seca prolongada para diversas regiões brasileiras e reduzir a produtividade agrícola do País, causando profundos impactos econômicos e sociais. Mas é exatamente isso que tem sido feito. Quase 20% dos seus 5 milhões de km2 já foram devastados – o desmatamento e as queimadas respondem por cerca de 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, que contribuem para acelerar o aquecimento global. Beijos Ceiça!

Unknown disse...

A sustentabilidade da amazonia é um assunto muito comentado, não so pelo fato da amazônia ser importantissima, mais sim pelo fato do brasil, ter de se preocupar mais com esse patrimonio da humanidade se a temperatura da amazonia crescer não tem muito o que fazer a curto prazo, mais anteriormente se for feito a longo prazo sem a criação de termoeletricas, e a menor poluição, a final se o Brasil não cuidar quem vai cuidar?
Luís Eduardo 3ºA nº 20

Jady disse...

A Amozônia é conhecida por sua floresta exuberante, mas na verdade ela é muito frágil, pois seu solo é pobre e o que sustenta a floresta é a própria floresta. Se as mudanças climáticas previstas para 2050 acontecerem: a região ficará menos úmida devido ao aumento da temperatura, deixando as folhas que servem de adubo propícias para o fogo, destruindo partes da floresta. Sabe-se todas as consequencias possíveis que a Amazônia irá sofrer devido a nossa interferência, então porque não tomamos providência de mudar esse quadro, já que a natureza é a base da nossa existência.

Jady 3ºB nº 20

Juliana Brasil nº15 3ºA disse...

Destruir a Amazônia significa levar seca prolongada para diversas regiões brasileiras e reduzir a produtividade agrícola do País, causando profundos impactos econômicos e sociais. Mas é exatamente isso que tem sido feito. Quase 20% dos seus 5 milhões de km2 já foram devastados – o desmatamento e as queimadas respondem por cerca de 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, que contribuem para acelerar o aquecimento global.
Pra não ir muito longe onde esse processo pode levar, basta a população se conscientizar. Um estudo do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais estima que se o desmatamento alcançar 40%, pode provocar aumentos de temperatura de até 4ºC e uma redução de até 24%nas chuvas durante a estação seca na porção leste do território amazônico. Imaginemos as conseqüências disso para a vida e a economia da região.

Taís Peixer n°37 3°A disse...

Só com essas noticias ja temos que nos preparar Florianoópolis entre 38° a 47° é muito alto.Previsto para 2050 o caos na Amazônia estará sendo mais uma resposta do planeta qem que só teremos um lugar bom se cuidarmos, com tanta decradação da camada de ozonio, desmatamento, todo muito só pensando em henriquecer hoje e deixado o amanhã.Os danos serão cada vez maior se os seres humanos nao começarem desde já pois quantu mais tempo demorar mais estamos perdendo e mais dificil de recuperar.
O bioma mais rico do mundo se degradando assim.É necessário ocorrer intensas mudanças pra que algum resultado seja obitdo.

Taís Peixer n°37 3°A

Luana Telles - 3B disse...

Nao podemos deixar as soluçoes para mais tarde, tudo tem que sr feito agora, pois com o passar do tempo a degradaçao ambiental esta se tornando algo simples, como se nao houvesse mais soluçao...
Realizar projetos de sustentabilidade visando a garantia de uma convivência pacífica entre populações humanas e a selva tropical passou a ser um excelente negócio para empresas nacionais e multinacionais que entenderam a importância que representa essa retomada de valores ecológicos pelos grandes mercados consumidores e pelos formadores de opinião.
Garantir que os projetos de sustentabilidade realizados nas florestas tropicais e, especificamente, na Amazônia brasileira sejam pautados por políticas e por procedimentos claros e garantidos, quanto aos indicadores de sustentabilidade, é a condição básica para assegurar a preservação dessas florestas para as gerações futuras e, ao mesmo tempo, garantir a exploração racional e ecologicamente viável de suas riquezas biológicas e minerais.

Anônimo disse...

Ocupando aproximadamene metade do território brasileiro, a Amazônia é uma das últimas grandes florestas que sobrevivem no planeta. O desmatamento as queimadas, a garimpagem o agropastoreiro e a biopirataria representam os principais problemas ambienteis enfrentados pelo bioma amazônico.O conjunto formado por essas ações devastadoras é o principal responsável pelas mudanças climáticas que ocorrem em todo o nosso planeta. Levar questões polêmicas como construção de grandes hidrelétricas e asfaltamento de rodovias, à sociedade brasileira é fundamental para se encaminhar um futuro melhor para a Amazônia. É fundamental que a mídia ajude nessa conscientização das pessoas.
Podemos sim encontrar formas de desenvolvimento econômico sustentável,o desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
A Amazônia possui um calor constante e abundancia de chuvas, por ter uma enorme variedade de plantas, as copas das árvores deixa ela escura, quente e sem ventilação.Possui uma vegetação higrófila em uma parte que se adapta a vida em condições com excesso de água, mas também tem diversos climas que dependem do local dessa floresta.
Janaina-3A-16

Anônimo disse...

Maria de Lourdes Deglmann,24
3ºano B – EM

A partir da leitura do texto percebem-se muitos aspectos sobre a floresta amazônica e também sobre o clima e vegetação da região em questão.
Quanto ao Clima sabe-se que é de temperatura muito elevada, devido ao encontro com a linha do Equador, tendo uma média de 25ºC a 27ºC.
Outra característica muito forte é a pluviosidade. Como o clima é quente, os rios evaporam, as plantas transpiram... ou seja, há uma grande quantidade de vapor de água “em produção” durante o dia. A precipitação ocorre, geralmente, no final da tarde, pois a temperatura abaixa sendo possível a condensação de todo este vapor. Por isso o Norte é a região mais chuvosa do país.
O clima é dividido justamente pelos critérios de temperaturas e pluviosidade.

Clima Equatorial: temperaturas sempre elevadas juntamente com muitas chuvas durante o ano todo.

Clima Tropical Continental: é marcado por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no centro-oeste. Predomina na maior parte do Tocantins, noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

VEGETAÇÃO:
Floresta Amazônica – mata densa e sempre verde que ocupava a maior parte do Norte do Brasil. É a floresta mais extensa do mundo ocupando a maior parte da região Norte, tendo como limites os estados de Mato Grosso e Maranhão, além dos países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.
Ela apresenta grande quantidade de plantas com: folhas largas; típicas de ambientes muito úmidos; permanentes; de diferentes tamanhos; plantas produtoras de essências e fibras.
Divisões da mata Atlântica:
Igapó: está sempre inundada nos rios, são árvores mais baixas.
Várzea: fica inundada em épocas de cheias. Árvores mais altas.
Terra Firme: floresta muito densa e alta. Não possibilita vegetação gramínea. Parte mais alta da floresta/ se mantém seca.
Outras formas de vegetação podem existir, entre elas estão os campos e os cerrados.
Por toda esta riqueza, em espécies de flora e de fauna, é que acredito que a melhor maneira de se conservar a Amazônia é transformar a maior parte dela em Unidades de Conservação Federais e Estaduais. Não que isto não exista, porém se aumentássemos muito as divisões (e elas passassem a constituir áreas menores) sua vigilância seria mais bem descentralizada, para que diminuíssemos os problemas de tráfico de animais silvestres e espécies vegetais, assim como a derrubada das árvores por madeireiras ilegais, entre outros.
O maior cuidado a ser tomado era para que estas não gerassem problemas entre grupos indígenas que tivessem de compartilhar o mesmo território, bem como um tratamento digno para estes povos. Em suma, o certo seria ter bom senso na organização e implantação, para não agirmos como nos muitos casos estudados, como os dos EUA.

(Não tinha conseguido assistir o vídeo, depois completo o comentário...) Tchau!!!

Anônimo disse...

O fator da degradacao da Floresta Amazonica esta diretamente ligado com o clima que esta se modificando gradativamente a cada ano que se passa.
Esta floresta possui uma biodiversidade enorme, com uma grande variedade de animais, plantas... Alem da questao dos rios.
Com relacao as supostas transformacoes que provavelmente irao ocorrer na Floresta, isto ira causar um grande impacto ambiental nesa area, e assim afetando uma area enorme, pois a Amazonia faz o "equilibrio" nas questoes climaticas de uma grande area. O fator da degradação da Floresta Amazônica está diretamente ligado com o clima que vem se modificando gradativamente a cada ano que se passa.
Esta floresta possui uma biodiversidade enorme, com uma rica hidrografia, que com o passar dos anos esta se modificando.
Com relação a essas supostas transformações que já estão ocorrendo na Floresta, isto esta iniciando um processo que provavelmente acabará causando um grande impacto ambiental nessa área, e em todo o mundo.
Algumas dessas transformações ainda não podem ser observadas como as secas, porem já è de conhecimento de todos que muitas espécies nativas da Floresta estão desaparecendo, espécies de plantas estão sendo perdidas, pois nesta área ocorrem muito desmatamentos....
Com toda essa mudança que "acontecerá" na floresta Amazônica, o impacto, o desequilíbrio que esse fator ira nos trazer será de grande escala, aonde não só a região que a floresta abrange em nosso país, mas sim vários países.
Para que este fator climático não aconteça em nosso país devemos tomar algumas providencias como: estimular a consciência das pessoas em relação aos combustíveis fosseis, diminuir o uso deste tipo de combustível, criar leis aonde as empresas que possuem um grande índice de poluição tenham que plantar arvores para diminuir o impacto, alem de coisas básicas que todos sabemos, diminuir o uso de sacolas plásticas....
Creio que se não começarmos a tomar algumas providencias agora, talvez no futuro seja muito tarde e muitas gerações sofrerão com nossas atitudes.

Eduardo Nicolau 3B N09

Unknown disse...

A Amazônia está sendo devastada num ritmo desenfreado, e isto não é mais novidade para ninguém. Esta que abriga mais de 30% das florestas tropicais, e comporta a maior biodiversidade do planeta, já teve 350 mil km² de seu território desmatado. A destruição ocorre numa velocidade de 20 hectares de terra por minuto, 30 mil diários e 8 milhões anuais. Dessa maneira, espécies animais e vegetais se extinguem constantemente, dentre elas, algumas nem sequer catalogadas e/ou estudadas pelo homem. Os povos primitivos nativos da região, um dos poucos redutos onde estes habitam no planeta, também acabam ameaçados, bem como, a diversidade cultural ali presente.

As discussões acerca do tema se intensificam, todavia o número de árvores derrubadas, seja para o comércio ilegal madeireiro, seja para a pecuária, é desproporcional aos discursos de preservação; e as ações concretas são ainda mais raras. Diante deste contexto, o fim desta riqueza nacional é iminente, e o exemplo mais próximo deste despreparo dos brasileiros quanto à conservação de seu bens naturais, está na Mata Atlântica, praticamente extirpada de nosso território. As formas de preservação são conhecidas por todos, falta apenas, serem colocadas em prática, o que dificilmete ocorrerá em grande escala, diante dos cidadãos cada vez mais alienados.

Roberta Haide Adriano 27 3ºB EM

luciano 3A N°20 disse...

O governo negligencia os problemas da Amazônia como se não fossem seus próprios problemas.O homem acha que pode controlar a natureza, mas na verdade é ela quem o controla.Bom mesmo seria um interesse global no cuidado com a amazônia, é claro que as pequenas medidas individuais contribuem para amenizar o aquecimento global e tudo mais, mas, são necessárias medidas de grande impacto com urgência para sanar o problema.

Anônimo disse...

A riqueza da biodiversidade da Amazônia e o seu delicado equilíbrio ecológico, aliados ao grande valor econômico de seus recursos naturais, exigem da sociedade, tanto nacional como mundial, uma nova consciência em direção ao desenvolvimento sustentável. Este é o grande desafio da Amazônia que, apesar das várias experiências desenvolvidas nesse sentido, continua uma incógnita para a ciência no horizonte futuro. Assistindo o Video "Caos no clima da Amazônia" que irá acontecer em 2050, os deslizamentos e as inundações que já estão acontecendo, e o aumento na temperatura de até 6º. Se nada for feito, so nos resta nos preparar para esta grande catastrofe que esta para acontecer!


Ana Carolina Garcia nº04 3ºA

Anônimo disse...

Maria de Lourdes Deglmann,
Número: 24 – 3ºano B – EM

Após assistir o vídeo percebi ainda mais a importância da Amazônia para o mundo. Interessante é a colocação feita com relação a ela ser o ar-condicionado do mundo, pois transforma boa parte dos raios solares na evaporação de água que mantém a terra fresca.
Entendi também porque a degradação seria tão rápida. A floresta se “auto-sustenta”, ou seja, ela é capaz de se manter viva e saudável; se acabarmos com sua maior riqueza (fauna e flora) o solo não se sustentaria sozinho, porque é pobre e vive à custa do húmus e das excretas e nutrientes das árvores e dos animais. O que ocorreria seria um processo de savanização, que além de aquecer a terra, ainda liberaria a quantidade de CO2 liberado em 15 anos pela sociedade (se toda a floresta fosse desmatada). Em suma, perde-se flora e fauna de muita diversidade e acaba-se com um gigantesco filtro de dióxido de carbono.

As conseqüências de nossos problemas climáticos gerariam o caos por todo lugar, não há uma única área específica afetada. Ciclones, enchentes, queimadas podem se tornar cada dia mais freqüentes... Precisamos nos preparar ao máximo para estas ações naturais, mas principalmente para minimizar seus agentes causadores, já que dificilmente poderíamos extingui-los.

Anônimo disse...

O vídeo apresentado alerta sobre as graves conseqüências do aquecimento global e do desmatamento na Amazônia. De acordo com o vídeo, as mudanças climáticas poderiam transformar a maior parte da floresta Amazônica em Cerrado, resultando em enormes impactos sobre a biodiversidade e o clima do planeta. Através dele, podemos concluir que os efeitos das mudanças climáticas projetam um ambiente mais quente e seco, o que provavelmente levará a uma redução do número de chuvas em grande parte da região. Essas mudanças podem causar alterações significativas nos tipos de ecossistemas encontrados naquela zona (de florestas tropicais para Cerrado) e, conseqüentemente, extinção de espécies em várias partes da Amazônia.

Uma simples e eficiente solução seria a de replantar árvores nas áreas que já houve problemas de devastação. Esse ato traz inúmeros benefícios, como, a recuperação das nascentes, retenção de poluentes atmosféricos,controle da erosão do solo, amenização do clima, reduzindo a temperatura média, etc.
Outra eficiente solução para a Amazônia, seria a incorporação de uma fiscalização ampla e rígida nas áreas de maior desmatamento, impondo multas a quem desmatar a natureza.

Além dessas, incentivos fiscais poderiam ser repassados aos proprietários que praticam a conservação e a preservação de cada área, estimulando a preservação da maior floresta tropical do mundo.


Renata Barth Almeida n° 26 3"A"

Abraão Werner---3ºB---nº1 disse...

Bom, me baseando nas afirmações trasidas no blog e conteudos externos ao mesmo posso dizer que pra alterar o destino da Amazônia, é preciso conter este desmatamento, melhorando os trabalhos de fiscalização e, principalmente, criando políticas publicas, mecanismos e incentivos que valorizem a floresta em pé.

Para responder a segunda pergunta, vou citar um argumento utilizado pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), em seminário "Código Florestal: desenvolvimento e defesa do meio ambiente"

"Para você produzir na Amazônia e promover o desenvolvimento não precisa desmatar basta garantir o financiamento para as áreas já degradadas e outras extremamente férteis, como é o caso das várzeas"

Concluindo o pensamento, fica ai um incentivo pra a preservação não somente da Amazônia em si, mais em temos gerais todo o nosso planeta; se o Brasil diminuir seu desflorestamento poderá realmente contribuir com a redução de 1 a 3% das emissões globais anuais. Agora isso só terá um impacto importante se todos os outros grandes emissores também reduzirem suas emissões

Anônimo disse...

Na Amazônia, uma única árvore pode conter mais de duas mil espécies raras de animais. Além disso, florestas tropicais como essa, são essenciais para manter o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera, mas, a derrubada descontrolada de árvore para venda da madeira e o crescimento da agricultura e pecuária, estão destruindo sua rica biodiversidade. Podemos tomar algumas medidas para alcançar o desenvolvimento sustentável: utilizar energia de forma mais eficaz com desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como vento e energia solar, promoção da educação ambiental aos agricultores e, principalmente, eliminação da pobreza, com projetos eficazes para utilização de recursos da floresta pelos ribeirinhos e comunidades indígenas de forma sustentável. Garantir que os projetos de sustentabilidade realizados nas florestas tropicais e, especificamente, na Amazônia brasileira sejam pautados por políticas e por procedimentos claros e garantidos, quanto aos indicadores de sustentabilidade, é a condição básica para assegurar a preservação dessas florestas para as gerações futuras e, ao mesmo tempo, garantir a exploração racional e ecologicamente viável de suas riquezas biológicas e minerais. Princípios rígidos e métodos de aferição dos impactos provocados e das compensações aplicadas devem sempre ser aplicados a todos os projetos de sustentabilidade como forma de banir os falsos empreendimentos e garantir o isolamento, a descoberta e a punição exemplar dos aproveitadores e enganadores sempre de plantão.

Caio n°8 3°A

Anônimo disse...

A degradação dos ecossistemas é vista cada vez mais em nosso planeta. Na Floresta Amazônica não ocorre nada diferente.
Hoje sabemos que os principais fatores que levam a Floresta Amazônica a tal situação são o desmatamento, as queimadas, o comércio ilegal de animais, a biopirataria entre outros.
Tudo isso ocorre por temos uma fiscalização governamental falha, o governo deve combater o desmatamento, algo que não é nada mais que sua obrigação.
“A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"
(§ 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal)
Ano passado foi encaminhado ao Lula o manifesto, Amazônia Para Sempre, que contou com 1 milhão de assinaturas, visando melhorias a região, além de criação da universidade da floresta, para que os povos daquela localidade desde já aperfeiçoe sua técnicas agrícolas, tudo em prol da Floresta Amazônica.

N° 05 3°B

Anônimo disse...

A floresta amazônica, por ser a maior floresta tropical do mundo sofre muito com o desmatamento, a cada ano áreas gigantesca são desmatadas, causando a morte de vários animais (em alguns casos a extinção do mesmo), espécies vegetais desaparecem antes mesmo de serem encontradas e estudadas pelo homem, e como conseqüência disso o clima vem mudando gradativamente e se continua assim, vários outros países além do Brasil irão sentir os feitos do desmatamento e da mudança do clima.
Para mudar esse quadro o governo deveria investir em projetos que garanta a preservação da Amazônia e a conscientização da população, as formas de preservação da Amazônia já é bastante conhecida, em função das propagandas na televisão, revistas e jornais, a única coisa que falta é o povo criar vergonha na cara e dar mais valor ao meio em que vive.

Diego Cereza, Nº07, 3ºB

Anônimo disse...

A Amazônia é a maior floresta do mundo, mas está sendo drasticamente desmatada para o lucro humano (a produção soja,por exemplo, tem sido uma grande preocupação). E apesar de ser o bioma brasileiro mais bem conservado, 16% já foi desmatado. O desmatamento, a garimpagem , o agropastoreiro e a biopirataria são os maiores problemas enfrentados na região.Apesar de as queimadas também são, mas felizmente a floresta amazônica é protegida pelas bacias hidrograficas e o relevo(floresta fechada, que dificulta o acesso) e assim tornam a queimada mais dificil de acontecer.
E o solo amazonico não é fertil (apenas torno de 10%) o que torna ainda mais dificil tentar recuperar um dia, algo q já foi tão desmatado.
Portanto está na hora de nós e o governo tomarmos decisões que realmente funcionam.
Beatriz Meurer Pereira - 3ºB - nº03

Lucas Baixo disse...

O QUE PODEMOS FAZER PARA ALTERAR O DESTINO DA AMAZÔNIA ? PODEMOS ENCONTRAR FORMAS DE DESENVOLVIMETO ECONÔMICO SUSTENTAVÉL ?

A Floresta Amazônica possui grande importância não só para o Brasil mas para todo o planeta. Abrangendo uma aérea de aproximadamente 5,5 milhões de km², 1/3 de todas as espécies vivas do planeta e sendo cortada por um rio que tem mais ou menos 1000 afluentes e possui 15 vezes mais peixes que todo o continente europeu, ela torna-se um verdadeiro patrimônio mundial.
Porém, cada ano que passa os números do desmatamento ilegal e predatório aumentam, e destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental. A redução da umidade na Amazônia faz reduzir as chuvas na região centro-sul brasileira.
Convenhamos, a Amazônia é grande. Fiscais não dariam conta de fazer a patrulha do desmatamento, então qual a solução?
Em vez de Maomé ir a montanha, a montanha vai a Maomé. Seria preciso reforçar a fiscalização não nas florestas, mas nos produtores (seja de cana, do setor pecuário, etc.), impondo a condição de que apenas será legal a madeira/cana/boi vendida com autorização para o desmatamento da área em que foi produzida e se o produtor executar o desmatamento consciente, com o plantio de árvores e etc.
O desenvolvimento sustentável já é um conceito global, e é visto desde roupas até em casas (eco-casas ou casas inteligentes). Porém para ser posto 100% em prática, é necessária a conscientização de que os recursos naturais são finitos. O simples ato de plantar uma árvore ou separar o lixo já ajuda, e se ninguém fizer seu papel dentro de alguns anos estaremos alcançando mínimas de 35 e máximas de 42ºC.

Lucas Baixo Batista 3ºB nº 15

Anônimo disse...

A Floresta Amazônica é não só a maior diversidade do Brasil, mas sim do mundo todo. Seu desmatamento causa variados problemas, além do prejuízo na economia que vai acontecer, a perda de muitas espécies, que muitas vezes nem foram descobertas, que poderiam vir a ajudar, trazendo possíveis remédios, ou alimentos. E claro o grande aumento no clima, o aquecimento global causado, ela não é a principal produtora de O2 do mundo, porém seu desmatamento desenfreado altera o ciclo natural, se o clima realmente aumentar em 6 C° teríamos um grande problema em todos os sentidos, uma grande crise mundial.

3º A
Allan nº02

Anônimo disse...

A Floresta Amazônica é importante tanto para o Brasil como para todo o planeta. Ocupa 61% do território brasileiro, tem mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare, 1.400 tipos de peixes, 1.300 pássaros. Mais de 2 milhões de espécies e cerca de 30% da biodiversidade da Terra. Possui um terço de toda a área de florestas tropicais do mundo e é essencial para o clima e a diversidade biológica do planeta. Quase 20% dos seus 5 milhões de km2 já foram devastados – o desmatamento e as queimadas respondem por cerca de 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, que contribuem para acelerar o aquecimento global.
O desenvolvimento sustentável já é um conceito de repercursão global. Para que possamos alcançá-lo, medidas devem ser tomadas, como: a utilização de fontes de energias renováveis, como vento e energia solar, criar projetos de educação ambiental aos agricultores, e também por soluções para reverter essa situação podem ser alcançadas através de ações simples, como replantar árvores em lugares que já sofreram problemas de desmatamento, focando em leis para empresas com grande indice de poluição.
As formas de preservação são conhecidas por todos, faltam apenas serem colocadas em prática, e de preferencia o mais rapido possivel, para salvarmos esse bem natural e tentar manter um equilibrio ecológico em nosso planeta

Felipe nº9 3ºA

Anônimo disse...

Isabele Vequi - nº 11 - 3º"B"

Bom, basta listar algumas das características da Floresta Amazônica para concluir que sua extinção seria uma tragédia para a humanidade. É a maior floresta tropical do mundo, ela abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais conhecidas no planeta, só de peixes são 3 000 tipos. Na Amazônia encontram-se duas vezes mais espécies de aves do que nos Estados Unidos e no Canadá.

Acredito que por mais difícil que seja a implicação de uma política de desenvolvimento sustentável, ela não é impossível. Atualmente, já existem exemplos de pensamentos enraizados nos princípios de sustentabilidade como por exemplo a AVIVE – Associação Vida Verde da Amazônia,que visa fabricar e comercializar sabonetes, incensos e velas, utilizando óleos essenciais de espécies nativas, ameaçadas de extinção, como o pau-rosa. O projeto foi desenvolvido com o apoio da WWF Brasil – Fundo Mundial para a Natureza, INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia,UTAM – Instituto de Tecnologia do Amazonas e do Sebrae Amazonas. A extração de óleos de andiroba, copaíba e cumaru e óleos essenciais das folhas e galhos de espécies nativas aromáticas e ameaçadas de extinção, vinham sendo realizadas, em nível demonstrativo e em microescala, sempre envolvendo estratégias e atividades de conservação na região para ajudar na preservação da floresta amazônica.

Anônimo disse...

Conceição, continuando meu comentário, vim agora falar sobre o video.
Como diz o video, daqui alguns anos, veremos sim noticias de desastres naturais mais frequentemente. E a com a destruição das florestas e a necessidade de produzir aumentando, conseqüentemente o lixo sem destino também aumenta.
Os fenomenos naturais como El ninõ também estam ficando mais intensos, o que pode causar grandes problemas no futuro.
Conceição, lhe envio esta matéria, que aconteceu essa semana. http://www.gizmodo.com.br/conteudo/portas-do-inferno-se-abrem-na-guatemala

Se não acharmos alternativas, fenomenos como esse podem se tornar mais comuns.

Beatriz Meurer Pereira - nº03 - 3ºB

Anônimo disse...

Bom nem precisa parar muito para pensar, basta ter o conhecimento de algumas informações para perceber que se ocorrer o caos previsto (em 2050) na Amazonas, o mundo todo vai sofrer, sendo que ela é a maior floresta tropical do mundo!!
O caos na Amazônia está totalmente ligado a ações do homem, como por exemplo o desmatamento e a poluição. A Amazônia precisa urgentemente de leis severas de proteção ambiental e projetos de sustentabilidade, uma sugestão é criar mais parques nacionais e reservas ecológicas em áreas protegidas por lei, como estratégia para preservar a biodiversidade. Mas acredito que idéias são bem conhecidas e não faltam, o que precisava realmente é o povo ter consciencia e começar a por em pratica.. Não só na Amazonia, mas sim no mundo inteiro, ja que hoje em dia é muito mais normal "desmatar" algo do que preservar.. e podemos ter certeza que vamos sentir muito ainda. E diferente do que alguns pensam, o trabalho individual ajuda sim e muito na preservação.

Beijos Conceição, como sempre otimo!! ;)

Mariana Vicente, 25, 3ºB

luciano 3A N°20 disse...

O video mostra as mudanças climáticas poderiam transformar a maior parte da floresta Amazônica em Cerrado, resultando em enormes impactos sobre a biodiversidade e o clima do planeta. Através dele, podemos concluir que os efeitos das mudanças climáticas projetam um ambiente mais quente e seco, o que provavelmente levará a uma redução do número de chuvas em grande parte da região. Essas mudanças podem causar alterações significativas nos tipos de ecossistemas encontrados naquela zona (de florestas tropicais para Cerrado) e, conseqüentemente, extinção de espécies em várias partes da Amazônia.

A solução seria a de replantar árvores nas áreas que já houve problemas de devastação.
Esse ato vai trazer muitos benefícios como a recuperação das nascentes retenção de poluentes atmosféricos controle da erosão do solo amenização do clima reduzindo a temperatura média.
Outra eficiente solução para a Amazônia seria a fiscalização nas áreas de maior desmatamento, aplicando multas a quem for pego desmatando.

Marcelo, 3°B numero 22 disse...

Percebe-se que a relação que o homem desenvolveu com a natureza não se baseia no equilíbrio de ambos mas sim na desestruturação de um dos alicerces, que chamamos genericamente de "meio ambiente". E dentro deste espaço se encontra a Floresta Amazônica, bioma brasileiro de maior importância no mundo. Não é só por causa da biodiversidade, que não deixa de ser relevante, mas também devido à evapotranspiração da floresta que, como o vídeo mostra, funciona como um "ar condicionado do mundo", que impede elevações bruscas de temperatura. O vídeo aborda uma previsão de catástrofes climáticas, dando uma ideia futurística de problemas ambientais. No entanto, eles já estão ocorrendo. Antes de analisar o que está por vir, talvez ficaria mais fácil amenizar os problemas ambientais se os analisássemos no estado atual. As previsões são instrumentos utilizados para alertar alguns "agentes sociais" sobre como prosseguir para amenizar os riscos. Porém, o aquecimento global não é uma previsão, é um fato; não é uma possibilidade, é um axioma comprovado na atualidade e não num futuro próximo. Instituir uma política sustentável deixou de ser algo sugerido por especialistas e passou a ser o principal argumento utilizado pelo próprio povo. Mas a sustentabilidade se pauta numa igualdade que a história da humanidade já nos ensinou que é inalcançável. É só lembrar da proposta socialista de Karl Marx que na prática foi um desastre conhecido como ditadura. Sem contar a enorme desordem econômica global que a instituição da sustentabilidade poderia causar. Imagine que cada indústria no mundo tenha que comprar um catalisador para converter gases poluentes em substâncias não tóxicas. Como se assegurar que TODOS estão contribuindo igualmente para o funcionamento deste sistema? Não dá, e a amazônia é prova disto. O governo brasileiro não consegue, por exemplo, fiscalizar um território tão extenso, assim como o mundo talvez não consiga fiscalizar ele próprio (é por isso que tem gente por aí que anda fabricando bomba atômica). Se a forma de produzir é determinante na Terra, e sabendo-se que a mesma se baseia num processo linear e, portanto, finito, a proposta de algo que siga um ciclo de reaproveitamento pode ser mais viável do que a sustentabilidade. Em outras palavras, eu acredito mais nos 3rs do que no desenvolvimento sustentável como solução para os problemas ambientais, o que inclui as catástrofes da amazônia.

Anônimo disse...

A floresta Amazônica é um bioma muito importante nao só para o Brasil, mas para o mundo todo. Ocupa 61% do território brasileiro, tem mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare, 1.400 tipos de peixes, 1.300 pássaros. Mais de 2 milhões de espécies e cerca de 30% da biodiversidade da Terra. Pela sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo", liberando mais ou menos 7 trilhões de água por ano e retém mais trilhões de CO2.

Porém a floresta tem sido alvo de muitas devastações.
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares. Mais de 80% das
queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.
E há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.
Precisa-se evitar os garimpos que, além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, são responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas.
E uma das maiores degradações da floresta é na área da agricultura.
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.
Outro problema é a biopirataria, onde cientistas estrangeiros levam amostras de plantas ou espécies animais, sem autorização brasileira, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso.

As principais ações que deveriam ser feitas para ajudar na preservação da floresta seria primeiramente ter uma maior fiscalização das áreas que mais são devastadas e onde já ouve queimadas e derrubadas de árvores, replantar árvores.
Caso ocorra o aumento de temperatura esperado durante os próximos anos, devido ao aquecimento global, a floresta amazônica será a parte mais prejudicada do
Brasil. Podendo ocorrer a savanização na Amazônia, em 15% a 20% da floresta. Pela distância em relação ao mar, a temperatura é a que mais deve aumentar, aproximadamente 2ºC a 6ºC até o fim do século. Consequentemente estando mais quente, o solo vai começar a perder água, diminuindo a evaporação e o equilíbrio no resfriamento da área. Uma forma para ajudar contra essa situação seria o desenvolvimento de fontes de energias limpas, como hidrelétricas, eólicas e solar como o Brasil já tem feito na usina de Itaipu e no nordeste brasileiro. Também deve-se ser obrigatório a instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias. E o uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração), entre muitas outras ações que contribuem para a diminuição do aquecimento global.

Arianne (07) 3ºA

Anônimo disse...

O vídeo nos mostra claramente os problemas que iremos enfrentar se a Amazônia continuar nesta constante de desmatamento.
Em 2050 seremos alvos de diversas mudanças climáticas. E está possível mudança é digna de um pensamento, não positivista, mas emergencial sobre uma forma de amenizar as conseqüências de toda a destruição que a Amazônia vem sofrendo.
A destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera e causa desequilíbrio social e ambiental. A redução da umidade na Amazônia faz reduzir as chuvas na região centro-sul brasileira.
Se nada for feito agora, o melhor é que em 2050 o país esteja preparado para o que vier!

Isabella, n°15 3°A

Maria Christina disse...

Se, por algum motivo, a amazônia for destruída, é bom que todos tenham em mente as consequencias que teremos de enfrentar, será 15 anos de co2 liberados de uma só vez. Seria 3000 espécies de peixes, inúmeras espécies de aves, e outros bichos.
A idéia de desenvolvimento sustentável não é algo que precisa ser somente aceito e pronto. É algo que precisa ser aceito, e antes de ser implantado, tem que ser bem planejado, e todos aqueles que estão envolvidos, tem que parar que aconteça. Algumas associações criaram projetos e estão fazendo a sua parte.

Não acredito que arrumar uma solução seja fácil, ou até mesmo simples. Vai ser difícil encontrar um meio de consertar 'lá', sem estragar 'aqui', ou sem afetar os dois. Mas não é impossível.

Plantar árvores, coleta de lixo, proibição e vigilancia do desmatamento e biopirataria, são coisas 'pequenas' que depois de muito tempo sendo feitas, acabam se tornando uma grande bola de neve, afetando de maneira drástica a floresta.

Precisamos estar preparados para o que podemos enfrentar, mas isso não significa que não temos que fazer nada enquanto isso.


(?)

Maria Christina Magalhães Corrêa
3ºB n: 23

Anônimo disse...

No livro-reportagem Amazônia, a floresta assassinada: falta muito pouco para matá-la de vez, estimasse que, se os índices de desmatamento continuarem como os atuais, na melhor das hipóteses os números pulariam dos cerca de 28 mil quilômetros quadrados para 48 mil quilômetros quadrados de florestas destruídas por ano, a partir de 2030. São dados alarmantes. Isso significa que, se nada for feito para conter a devastação, até o final do século 21 os atuais 3,3 milhões de quilômetros quadrados que restaram da floresta brasileira poderão diminuir 50%. O livro também traz o que poderia ser feito para diminuir esse ritmo de destruição o, implementar com maior ênfase o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento e regularizar a posse da terra, a taxação de impostos pesados para as atividades econômicas destrutivas, corte de incentivos fiscais, restrições para a abertura de novas estradas e a exigência de relatórios ambientais prévios para projetos de alternativos de emprego e o zoneamento agro ecológico com definição sobre os vários usos do território pelos estados e municípios.
O desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Mas é difícil ver alguma sociedade que tenha funcionado assim, caso os países do hemisfério sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Ou seja, os países desenvolvidos precisariam abaixar o uso de fontes finitas drasticamente, mas isso mudaria o rumo, e o giro do dinheiro, e isso é algo quase que impossível de acontecer.

Allan nº02
3º ano A

Jess disse...

1) 1) A conscientização das pessoas (uma vez que de um modo geral temos hábitos totalmente “antiambientais”) é importante de se mudar, tentando visar menos o dinheiro e mais a ecologia. É interessante a participação de todos de qualquer que seja a região do país, tenho certeza que podemos fazer bem mais para que não haja tanto desmatamento seja para produção de madeira e derivados, seja para produção de outros produtos no qual é necessário impactar de forma mais agressiva o meio ambiente. Mais pesquisas nas áreas de energia e manejo sustentável, com isso e mais as pessoas tendo consciência e atitude, estaremos bem próximos de uma convivência harmônica com o meio ambiente. Embora muitas soluções sejam pautadas, há sempre problemas. Ou não vale a pena prq gasta muito dinheiro para financiar meios anti-poluição ou o dinheiro recebido com as queimadas é grande suficiente para "cegar" os donos de empresa do aquecimento global. Acho que é necessário rever os conceitos de produção X capital X resfriamento. A amazônia é considerada o refrigerador do mundo e com as queimadas as temperaturas tendem a aumentar. Evitando as queimadas são evitadas as perdas do "resfriamento" vindo da amazônia. Muitas ONGS que tão empenhadas em proteger a Amazônia poderiam acompanhar os postos de fiscalização e atestar ou não a veracidade dos atestados e também acompanhar a quantidade de madeira que sai da Amazônia, evitando uma corrupção maior.
2) O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro e ao mesmo tempo é capaz de suprir as necessidades de uma geração (no caso sem prejudicar as gerações posteriores). Tal desenvolvimento não esgota os recursos para o futuro e para ser alcançado depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc);

-A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);

- A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);

- A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc);

- A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios);

- A efetivação dos programas educativos.
3)Clima é a descrição da média diária e sazonal de eventos climáticos que ajudam a descrever uma região. As estatísticas são extraídas de várias décadas de observação. A palavra é derivada do grego, clima, significando inclinação e reflectindo a importância que os estudos da antiguidade atribuíram à influência do Sol. O clima amazônico conta com temperaturas bastantes elevadas com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano e são dividos em Clima Equatorial (temperaturas elevadas e chuvas abundantes bem distribuidas pela região) e Clima Tropical Continental que caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão), outra seca (inverno)

JESSICA 3oA N-17

Anônimo disse...

Sou uma aluna de 12 anos e possuo um projeto que fala sobre as matas de várzea da região amazônica, e o seu site me ajudou muito no meu trabalho.
Muito obrigada e continue postando coisas sobre uma região tão linda que é a Amazônia.

Anônimo disse...

Giordano 7ºano C nº 14

1- Clima equatorial: Predomina em todos os estados da região exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte do Tocantins.Clima tropical continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa e outra seca. Predomina no estado do Tocantins e no nordeste de Roraima.

2- O forte calor, e a vegetação densa e a grande quantidade de rios provocam grande evaporação de água que se acumula na atmosfera , e no decorrer a temperatura aumenta e a evaporação se intensifica formando nuvens carregadas de umidade.

3- Mata de Igapó sempre inundada. Mata de Várzea, inundada em épocas de cheias. Mata de terra firme , ocupa partes mais elevadas do relevo.

4- São chuvas de verão, e são provocadas pela intensa evaporação de superficies úmidas e aquecidas (como florestas e cidades) o ar quente sobe e se resfria formando assim as pancadas de chuvas.

5- Massa Equatorial Continental (mEa)massa quente originada na Amazônia ocidental. Massa equatorial atlântica( mEa) originada do atlântico norte. Massa tropical atlântica (mTa)origina-se no oceano atlântico. Massa polar atlântica (mPa) Forma-se no oceano atlântico sul. Massa tropical continental (mTc).

Isadora disse...

Oi Conceição!

1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?

-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
-Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

2- QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?

O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?

-Mata de Igapó, sempre inundada.
-Mata de Várzea, inundada em épocas de cheias.
-Mata de Terra Firme, ocupa as partes mais elevadas do relevo.

4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:

Se desenvolvem quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.

5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:

-Massa equatorial atlântica (meã) -Massa equatorial continental (mEc) -Massa Tropical atlântica (mTa) --Massa tropical continental (mTc) --Massa polar atlântica (mPa)

Seu blog está cada vez mais perfeito! *-*
Beijos,
Isadora, número 18 - 7ano C.

Anônimo disse...

Robson Antonio Vieira
Nº29
7ºA
Bjs Conceição
Região Norte

R(1)- A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano.

R(2)- As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região. Em decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade.

R(3)-Mata de igapó,mata de várzea,mata de terra firme .

R(4)- Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão na região Sudeste do Brasil e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.

R(5)- Massa Equatorial Continental, Massa Equatorial, Atlântica Massa, Polar Atlântica Massa Tropical Continental.

Anônimo disse...

Luís Augusto Nº22 7ºB
1-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.
2- O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico.
3-Mata de Igapó,Mata de Várzea,Mata de terra firme.
4-São as chuvas causadas pelo super aquecimento da superfície terrestre.
5-Existem 3 tipos as Massas polares,Massas tropicais, Massas equatoriais.

Anônimo disse...

Isabela de Lima nº 12 7º D

1- Clima Equatorial e Clima Tropical Continental.
2- O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.
3- Igapó, Várzea e Terra Firme.
4- São chuvas que ocorrem devido a intensa evapotranspiração que se acumula no ar atmosférico, formando nuvens carregadas de umidade fazendo chover no final do dia.
5- Polar, Equatorial e Tropical.

Um beijo Conceição!! xoxo

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel nº20 7ºD

1.Clima Equatorial, temperatura elevada.

2.O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3.Mata de Igapó, Caatinga amazônica, floresta de terra firme.

4.As chuvas convectivas acontecem quando a temperatura vai se elevando, a evaporação de intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) no final das tardes.

5.Massa Equatorial Continental
Massa Equatorial Atlântica;
Massa Tropical Continental;
Massa Tropical Atlântica;
Massa Polar Atlântica.


Beijos ;*

Vinicius Hugo disse...

Vinicius Hugo Praun 7o C No 35

¤1¤ Climas Equatorial e Tropical continental.

¤2¤ O forte calor, a vegetação densa e a grande quantidade d'agua dos rios, lagoas, etc.

¤3¤ Mata de Igapó, mata de Várzea e mata de terra firme.

¤4¤ São chuvas que ocorrem apartir da evaporação excessiva de água.

¤5¤ Massa Tropical Continental, Massa Polar Atlântica, Massa Tropical Atlântica, Massa Equatorial Atlântica e Massa Equatorial Contineltal.

Anônimo disse...

1-Predominante em todos os estados da região Norte, sem contar algumas paretes do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins.

2-Por causa das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade aumenta...

3-MATA DE IGAPÓ , SEMPRE INUNDADA
MATA DE VÁRZEA, INUNDADA EM ÉPOCAS DE CHEIAS
MATA DE TERRA FIRME, OCUPA AS PARTES MAIS ELEVADAS DO RELEVO.

4-Chuvas conectivas : É a chuva que evapora e condensa no mesmo lugar.Curiosidade : Quanto maior a altitude menor a temperatura.

5- mEa
mEc
mTa
mTc
mPa
Ygor nº32 7ºB

Anônimo disse...

Nome:Leonardo Andrade Telles n°:18
7°A

1- A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país.

2- O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região.

3-MATA DE IGAPÓ , SEMPRE INUNDADA.
MATA DE VÁRZEA, INUNDADA EM ÉPOCAS DE CHEIAS e MATA DE TERRA FIRME, OCUPA AS PARTES MAIS ELEVADAS DO RELEVO.

4- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.

5-(A)- Massa Equatorial Atlântica
(B)- Massa Equatorial Continental
(C)- Massa Tropical Atlântica
(D)- Massa Tropical Continental
(E)- Massa Polar Atlântica.

Parabéns pelo seu blog Conceição.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/ N°: 11/ 7º Ano C

1- São o Super-úmido, o semi-úmido e o úmido.

2-Os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.Assim, como a região Norte é muito úmida, o excesso de chuvas acontece muito.

3-São as matas de Igapó, mata de Várzea e mata de Terra Firme.

4-ão chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

5-Massa Equatorial Atlântica
Massa Equatorial Continental
Massa Tropical Atlântica
Massa Tropical Continental
Massa Polar Atlântica

Anônimo disse...

Victor Vechi/34/7C

Beleza Conceição,

1-É o semi-úmido,super-úmido e o úmido.

2-Os elementos do clima são os fatores básicos que servem para definir o clima de uma determinada região com a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.Já que o Norte é úmido,as vezes acontecem chuvas exessivas.

3-São as mata de Várzea, mata de Igapó e mata de Terra Firme.

4-As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de pouca duração,mas,de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

5-Massa Equatorial Continental
Massa Equatorial Atlântica
Massa Tropical Atlântica
Massa Tropical Continental
Massa Polar Atlântica

Patrick Camilo dos Santos. disse...

Nº: 24 Série: 7ºA

1- Clima tropical continental e equatorial.

2- O calor constante e a abundância de água.

3- Mata de várzea, igapó e terra firme.

4- É a água em estado líquido que sobe, condensa e cai com o peso, e isso acontece constantemente.

5- mEa (massa equatorial atlântica)
mEc (massa equatorial continental)
mTa (massa tropical atlântica)
mTc (massa tropical continental)
mPa (massa polar atlântica)

Tchau Conceição abraço!!!

Isabella disse...

Isabella Duarte N:14 7 ano A
1- Sempre Úmido, Curta estação seca e Inverno Seco.
2- O grande calor, a vegetação densa, quantidade de rios caudalosos provocam a evaporação da água que acumula no ar atmosférico, fazendo no decorrer do dia a temperatura se elevar a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade precipitar chuvas.
3- Floresta de igapó, Caatinga amazônica e floresta de terra firme.
4- As chuvas conectivas são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais).
5- mEa Massa Equatorial Atlântica
mEc Massa Equatorial Continental
mTa Massa Tropical Atlântica
mTc Massa Tropical Continental
mPa Massa Polar Atlântica

Anônimo disse...

oi conceição
1-a temperatura é bastante elevada ,com uma média bem variada de 25°C a 27°C durante o ano.
2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar.
3-mata de terra firme,mata de várzea e a mata de igapó.
4-chuvas convectivas são chuvas de verão.
5-massa de ar equatorial atlântica mEa,massa de ar equatorial continental mEc,massa de ar tropical atlântica mTa,massa de ar tropical continental mTc,massa de ar polar atlântica.
Eduardo Henrique Cardoso Silva nº9 7ºA.

Anônimo disse...

Letícia O. nº21. 7ºC

1-Clima Equatorial e Clima Tropical Continental.

2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3-Mata densa e sempre verde (perenifólia). Formação higrófila (típica de ambiente muito úmido); plantas de espécies latifoliadas (de folhas grandes e largas); plantas de folhas permanentes; árvores de diferentes tamanhos; árvores muito próximas umas das outras formando uma floresta fechada; abundância de plantas produtoras de fibras (piaçava) e de essências, usadas para a produção de medicamentos, perfumes e corantes; árvores produtoras de madeira de lei (cedro, mogno).

4-São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

5-Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Atlântica.

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº: 21 7ºB


1-A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país.

2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3-A mata de terra firme, que ocupa as partes mais elevadas do relevo, a mata de igapó, que está sempre inundada, e a mata de várzea, que é inundada em época de cheias.

4-Elas são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.
Precipitação convectiva é comum no verão brasileiro.

5-Destacam-se entre elas as massas de ar Equatorial Continental (mEc), Massa Tropical Continental (mTc),Massa Polar Atlântica(mPa), Massa Tropical Atlântica (mTa)e a massa Equatorial Atlântica(mEa).

Anônimo disse...

Cristhielen 7*D n*:03
A região Norte pode ser uma região considerada como a mais chuvosa do brasil . As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região.
A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada, com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano.

No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

Anônimo disse...

Cristhielen 7*D n*:03
A região Norte pode ser uma região considerada como a mais chuvosa do brasil . As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região.
A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada, com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano.

No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

Anônimo disse...

Patrick F. Collodoro - Nº25 - 7ºA

RESPOSTAS:

1- Clima Equatorial: Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste.


2- Porque, no decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se nos fins de tarde.



3- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.


4- Quando chove, toda a água que caiu na chuva evapora, indo para atmosfera e se formando em nuvens novamente, e mais uma vez chovendo, isso se chama convectiva, que é como se fosse: “chove, evapora, vai para a atmosfera, vira nuvem e chove de novo”, um ciclo da natureza que se forma.


5- Massa Equatorial, massa tropical, e massa polar.

Anônimo disse...

lucas de oliveira nº18 7ºD

1-A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico.

2-Apresenta as seguintes características: enorme variedade de plantas; formação higrófila (típica de ambiente muito úmido); plantas de espécies latifoliadas (de folhas grandes e largas); plantas de folhas permanentes; árvores de diferentes tamanhos; árvores muito próximas umas das outras formando uma floresta fechada; abundância de plantas produtoras de fibras (piaçava) e de essências, usadas para a produção de medicamentos, perfumes e corantes; árvores produtoras de madeira de lei (cedro, mogno).

3-mata de vargea, mata de igapó e mata de terra firme.

4-O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil. Essa mata, a mais extensa do mundo em região de clima quente, é a floresta Amazônica, que cobre a maior parte da região Norte, tendo como limites os estados de Mato Grosso e Maranhão, além dos países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

5-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

Anônimo disse...

Alessandra Malizia - n°01 - 7°C

1- O clima Tropical Equatorial, caracterizado pelas altas temperaturas e pela grande quantidade de chuvas bem distribuídas durante o ano, e o clima Tropical Continetal, caracterizado pelas duas estações bem definidas, chuvosa (verão) e seca (inverno).

2- As altas temperaturas, a densa floresta e a grande quantidade de rios caudalosos.

3- Mata de igapó, sempre inundada, mata de várzea, inundada apenas em épocas de cheia e mata de terra firme, nuca inundada.

4- Chuvas que ocorrem a partir do aquecimento da água, que evapora e sobe até se chocar com as nuvens, quando isso ocorre, a água condensa e precipita.

5- mEa (massa equatorial atlântica), mEc (massa equatorial continental), mTa (massa tropical atlântica), mtc (massa tropical continental) e mPa (massa polar atlântica).

Leonardo Westfal 7B N 19 disse...

Leonardo Westfal -7B n 19

1)Clima Equatorial,Clima Tropical Continental.
2)O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.
3- Mata de Iguapõs, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
4) São chuvas causadas pelo movimento de massa de ar mais quentes que sobem e condensam.As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido a diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.
5- Massa Equatorial, Massa Polar e Massa tropical.

Conceição vejo a importância de estarmos lendo suas postagens, pois cada vez mais temos que nos concientizar e preservar a água de nosso planeta. Léo

Arthur B. N°04 7°C disse...

Arthur Bruno Nº04 7ºC
1): Os principais tipos climáticos da região Norte são: O Equatorial e o Tropical Continental. O clima Equatorial combina temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante todo o ano. No clima Tropical Continental temos duas estações bem características; uma estação chuvosa no verão e outra seca no inverno.

2): Os principais fatores responsáveis pela grande precipitação de chuvas são: O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos. Todos esses fatores provocam uma grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico e volta para a região em forma de chuva.

3): As principais matas que formam a floresta Amazônica são: A mata de igapó, que é sempre inundada; a mata de várzea, que é inundada em épocas de cheias; e a mata de terra firme, que ocupa as partes mais elevadas do relevo.

4): Chuvas convectivas são aquelas que formam um ciclo. A umidade sobe por causa do calor (evapora) durante o dia e desce (condensada) na forma de chuva no fim da tarde quando o calor não é mais tão intenso formando um ciclo, que ocorre com mais frequência na região Norte.

5): As principais massas de ar que atuam no Brasil são: A Equatorial atlântica, a Equatorial continental, a Tropical atlântica, a Tropical continental e a Polar atlântica.

Anônimo disse...

1-Super úmido, úmido, semi úmido e semi árido.
2- Influenciam os elementos climáticos, modificando o clima de um local. São eles o relevo, tipo de solo, latitude, altitude etc.
3- A Mata de Terra Firme: é a mata que fica nas terras altas, não sendo inundadas pelas cheias dos rios e a Mata de Várzea: é a mata das terras baixas, sendo inundadas durante a cheia dos rios.
4-Chuvas convectivas ou de convecção - chuva que resulta de um sobreaquecimento da superfície terrestre, originando a ascensão do ar, que assim arrefece e se aproxima do ponto de saturação, aumentando a umidade relativa e consequente condensação e precipitação.Esta chuva manifesta-se de forma intensa e é de curta duração (podem durar apenas 10 minutos).São típicas da região intertropical, nomeadamente equatorial, e de Verão no interior dos continentes, devido às altas temperaturas.
5-Massa equatorial continental: quente e umida
Massa equatorial atlantica: quente e umida
Massa tropical continental: quente e seca
Massa tropical atlântica: quente e umida.

Augusto n03 7 ano A

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos - 7°C/ Número: 05

1. Os pricipais tipos de clima na região Norte são: Clima Equatorial e Clima Tropical Continental.

2. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3. As principais mats que formam a Floresta Amazônica são: Mata de igapó, mata de terra firme e mata de várzea.

4.As chuvas convectivas são típicas de verão, com grande intensidade e curta duração (é menos comum no inverno). Pode produzir ventos locais e muitos raios. Ocorre pela formação de "corredores" verticais de ar, provocados pela elevação de massas de ar quente. São provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais).

5. As principais massas de ar que atuam no Brasil são:
-> Massa Equatorial Atlântica;
-> Massa Equatorial Continental;
-> Massa Tropical Continental;
-> Massa Tropical Atlântica;
-> Massa Polar Atlântica.

Um abraço!!!!!

Anônimo disse...

Rafaela n°28 7°anoA

1- No decorrer do dia o calor é intenso já de tardinha pode haver chuvas
2-devido ao elevado indicie de evaporação durante o dia.
3-mata de igapó, sempre inundada
Mata de várzea, inundada em época de chuvas
Mata de terra firme ,ocupa as partes mais elevadas do relevo
4- são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas, que provocam uma chuva, entra na nuvem a nassa de ar quente e sai a chuva.
5- Massa Equatorial Continental (mEc)
Massa Equatorial Atlântica (mEa)
Massa Tropical Atlântica (mTa)
Massa Polar Atlântica (mPa)
Massa Tropical Continental (mTc)

Anônimo disse...

Henrique Pezzini N°17 7°B

1-Os principais climas da região norte são o equatorial e o tropical continental
2-Os fatores da grande precipitação de chuva são pela decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosiadade
3-As principais matas que formam a floresta amazônica são a mata de várzea (inundada em épocas de cheia) mata de terra firme (ocupa as partes mais elevadas do relevo) e a mata de igapó (sempre inundada)
4- Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.
5-As principais massas de ar que atuam no Brasil são:
Massa equatorial continental: quente e umida
Massa equatorial atlantica: quente e umida
Massa tropical continental: quente e seca
Massa tropical atlântica: quente e umida
Massa polar alantica: fria/seca e umida.

Anônimo disse...

Oieee Conceição
Manuella F. Martins

1-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.
2-O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.?
3- A mata de Igapó, mata de várzea, mata de terra firme, são as principais vegetações da floresta amazônica.

4- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.
5- São cinco massas principais sendo: A- massa Equatorial atlântica B- Massa Equatorial Continental C- Massa Tropical Atlântica D- Massa tropical Continental E- Massa Polar Atlântica.

Conceição...
Parabéns pelo seu blog muito lindo!! Continue com esse capricho!
Um beijoo.

Anônimo disse...

Nome: Elizeu
Nº10
Série: 7ºA

1-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

2- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.

3- A mata de Igapó, mata de várzea, mata de terra firme, são as principais vegetações da floresta amazônica.

4- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.

5- São 5 massas principais sendo: A- massa Equatorial atlântica B- Massa Equatorial Continental C- Massa Tropical Atlântica D- Massa tropical Continental E- Massa Polar Atlântica.

Conceição meus parabens o seu blog é um sucesso.

Anônimo disse...

Gustavo Henrique De Souza numero:10 7ano D
1-A temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano.
2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico
3-mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme
4-São chuvas que ocorrem apartir da evaporação excessiva de água
5-mEa-mEc-mTa-mTc-mPa

Anônimo disse...

Isadora/ Número: 18/ 7o ano B

Olá Conceição!

1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?

A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

2-QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?

O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região. Em decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade

3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?

Mata de Igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:

É quando o ar quente sobe e o ar frio desce. Isso ocorre quando chove no mesmo lugar onde a água foi evaporada e logo depois levada para a atmosfera

5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:

Massa Equatorial Contineltal (mEc) Massa Equatorial Atlântica (mEa) Massa Tropical Atlântica (mTa) Massa Polar Atlântica (mPa) Massa Tropical Continental (mTc)

Beijos!

Anônimo disse...

Artur Nº: 6 7º C


1-
Como é cortada pela linha do equador apresenta baixas altitudes. Por isso a média de temperatura é de 25º C a 27º C no ano todo.

2-
O calor forte, a vegetação da floresta densa e a grande quantidade de rios caudalosos criam uma grande quantidade de evaporação de água, que se acumula no ar. Então, a temperatura vai aumentando e a evaporação também, formando nuvens cheias de umidade e chovendo

3-
Mata do Igapó, sempre inundada.
Mata de Várzea, inundada em épocas de cheia.
Mata de Terra Firme, ocupa as partes mais altas do relevo. Por isso não inunda.
4-
Com a água que está no solo mais os rios que são evaporados em grande quantidade, o vapor chega nas nuvens e condensa formando muitas gotas de água, depois ela cai até chegar no solo novamente, ocorrendo esse ciclo várias vezes.

5-
A = Massa Equatorial Atlântica.
B = Massa Equatorial Continental.
C = Massa Tropical Atlântica.
D = Massa Tropical Continental.
E = Massa Polar Atlântica.

Abraços Conceição!

Anônimo disse...

Nome:Edilio Bittencourt Júnior nº9 Série:7ºC
1)Clima Equatorial:predomina em todos os estados da região,exceto em trechos do Pará e de Roraima.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa(verão) e outra seca (inverno),como no Centro-Oeste.
2)É por causa da baixa temperatura da região norte,que acontece em estaçoes chuvosas
3)Mata de várzea,mata de igapó e a mata de terra firme
4)São provocadas pela intensa evaporaçao e transpiraçao de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais).O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.
5)Equatorial continental,tropical continental,tropical atlântica e equatorial atlântica

Anônimo disse...

Bruno H. Pereira nº2 série : 7ºD
Oi Conceição aki é o Bruno do 7ºD e ta ae o comentário.
1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?
A temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano.
Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio).
2- QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?
No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.
3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
A Mata de Igapó que é aquela que possuí plantas adaptadas ao excesso de água pois nessa floresta sempre é inundado.Mata de Várzea que é aquela mata q só pega agua quando chove. E Mata de Terra Firme que nunca nunca nunca inunda ; d
4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:
Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão na região Sudeste e no Norte do Brasil e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais).
5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:
mTa , mEa e mEc.

Anônimo disse...

Luiza Leal da Rocha nº 19 7ºA
Oii,

1-Principal: Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Principal: Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.
2-Os principais fatores pela grande precipitação de chuvas são o calor constante e a abundância de chuvas na região permitiu o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.
3- A mata de Igapó, mata de várzea, mata de terra firme, são as principais matas que formam floresta amazônica.

4- O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil.
5- São cinco massas A - Massa Equatorial Atlântica B- Massa Equatorial Continental C- Massa Tropical Atlântica D- Massa Tropical Continental e por ultimo mas não menos importante E- Massa Polar Atlântica.

Anônimo disse...

Daniel - nº8, 7º ano A

1-Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, causando uma grande precipitação nos fins de tarde.

3-Mata de igapó (que está sempre inundada), mata de várzea (que está inundada em épocas de cheia) e mata de terra firme (nunca está inundada).

4-São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração, porém de alta intensidade.

5- São mEa (massa equatorial atlântica), mEc (massa equatorial continental), mTa (massa tropical atlântica), mTc (massa tropical continental) e mPa (massa polar atlântica).

Beijos e parabéns pelo seu blog na é a toa que ele já tem mais de 500.000 acessos!!!!!

Daniel - nº8 7º ano A

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
1-Clima Equatorial: temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano.
Clima Tropical Continental: estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno)
2-O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.
3-Mata densa e sempre verde (perenifólia). Floresta de igapó (baixo igapó, alto igapó); Caatinga amazônica (alta caatinga, baixa caatinga, bana alta-baixa) e Floresta de terra firme (Floresta com espécies dominantes e Floresta sem dominantes)
4-São chamadas chuvas de verão e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.
5-1. Massa Equatorial Contineltal (mEc)

2. Massa Equatorial Atlântica (mEa)

3. Massa Tropical Atlântica (mTa)

4. Massa Polar Atlântica (mPa)

5. Massa Tropical Continental (mTc)
NOME:AMANDA. N°:01. SÉRIE:7°A.
beijoss :*

Anônimo disse...

Oi conceição!!
Parabéns pelo blog está ajudando muito nos meus estudos, cada vez mais interessante e bonito.
BEIjos
AMANDA N°01 7°A

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos. Nº:11
7º ano A.


1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE?

A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada, com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país.

2- QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?

O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA?

*Mata de Igapó, sempre inundada.
*Mata de Várzea, inundada em épocas de cheias.
*Mata de terra firme, ocupa as partes mais elevadas do relevo.

4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:

Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão na região Sudeste do Brasil e são provocadas pela intensaevapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.
Precipitação convectiva é comum no verão brasileiro, na Floresta Amazônica e na Região Centro-Oeste. Na região Sudeste, particularmente sobre a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) também ocorrem tempestades convectivas associadas a entrada de brisa marítima ao final da tarde com graves consequências sobre as centenas de áreas de risco ambiental. Estas chuvas também são conhecidas popularmente como pancadas de chuva, aguaceiros ou torós.


5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:

*Massa Equatorial Atlântica.
*Massa Equatorial Continental.
*Massa Tropical Atlântica.
*Massa Tropical Continental.
*Massa Polar Atlântica.


Fonte:

Blog Geo – Conceição: Região Norte do Brasil.

Anônimo disse...

Questão 1* A maior parte da região apresenta clima equatorial e no inverno, o Oeste sofre a ação de frentes frias, que provocam quedas bruscas de temperatura.

Questão 2*
As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

Questão 3* A mata Amazônica é a maior floresta do mundo.
O solo da floresta é fertilizado pelas folhas que caem das árvores formando o húmus. A fertilidade do solo, portanto, só depende da existência da floresta.
A floresta Amazônica é dividida em dois tipos:

- A Mata de Terra Firme: é a mata que fica nas terras altas, não sendo inundadas pelas cheias dos rios.

- A Mata de Várzea: é a mata das terras baixas, sendo inundadas durante a cheia dos rios

Questão 4* São chuvas que acontecem recentemente (uma após a outra)

Questão 5* Há varias massas de ar quentes e frias predominantes no Brasil. Destacam-se entre elas as massas de ar Equatorial Continental (MeC), Tropical Continental (MtC), Polar Atlântica( MpA), Tropical Atlântica (MtA) e Equatorial Atlântica( MeA). Os nomes das massas de ar representam o lugar em que elas se formam e a partir daí, é possível inferir algumas das características das mesmas (quente ou fria, seca ou úmida, etc).

Ellen K.S número 10 7 ano C

Anônimo disse...

Júlia-16-7ºA
Oi Conceição !
1-A Região Norte possui um clima Quente, sendo em alguns locais Super Úmido, em outros Úmido e em outros o clima é Subquente sendo Semi úmido.

2-Os principais fatores responsáveis pela grande quantidade de chuvas na Região norte são:
o grande calor na região juntamente com as florestas fechadas e a grande quantidade
de rios, provocam grande evaporação de água, que se acumula
no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando
e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de
umidade,chovendo nos fins de tarde.

3-Mata de Terra Firme, Mata de Igapó e Mata de Várzea.

4-São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam.
As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em
camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração
porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

5-Massa Equatorial Atlântica(mEa);Massa Equatorial Continental(mEc);Massa Tropical Atlântica(mTa);Massa Tropical Continental(mTc);Massa Polar Atlântica(mPa)

Beijos Conceição !
Júlia-nº16-7ºA

Coisinhas4you disse...

1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?
2- QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?
3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
4- EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS:
5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:
Respostas:
1-O clima Clima Tropical Continental e Clima Equatorial
2-O Norte e' uma regiao em que chove muito,principalmente em maio e dezembro.O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). No litoral ,no para e na parte ocidental na rigiao sao as mais chuvosas.Por causa da altas temperaturas e a pluviosidade da regiao.
3-Mata de igapo, Mata de Varzea, Mata de terra firme.
4-Sao chuvas que acontecem apartir do exesso da evaporação de água.
5-mEa,mEc,mTs,mTb,Mtc,mPa.
Isadora, 7 ano A , n:15 .
Conceicao seu blog esta muito legal , parabens esta cada dia melhor beijinhos.
http://wwwcoisinhas4you.blogspot.com/ ( meu blog)

Anônimo disse...

Isadora /No 18/ 7o ano B

Olá conceição!


1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NORTE ?

A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada ,com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características como temos no Sul do país. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

2-QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA GRANDE PRECIPITAÇÃO DE CHUVAS?

O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região. Em decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade

3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATAS QUE FORMAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?

MATA DE IGAPÓ, mata de várzea e mata de terra firme.

4-EXPLIQUE O QUE SÃO CHUVAS CONVECTIVAS

É quando o ar quente sobe e o ar frio desce. Isso ocorre quando chove no mesmo lugar onde a água foi evaporada e logo depois levada para a atmosfera

5- COLOQUE O NOME DAS PRINCIPAIS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL:
Massa Equatorial Contineltal (mEc) Massa Equatorial Atlântica (mEa) Massa Tropical Atlântica (mTaMassa Polar Atlântica (mPa) Massa Tropical Continental (mTc)

Beijos conceição!

Sofia Boulet disse...

Olá Professora Conceição!

1-Quais são os principais tipos climáticos da Região Norte?
R: Os principais tipos climáticos da Região Norte são: o clima equatorial ( que combina altas temperaturas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano) e o clima tropical continental ( com uma estação chuvosa e outra seca).

2- Quais são os fatores responsáveis pela grande precipitação de chuvas?
R: As temperaturas elevadas, o grande número de rios caudalosos e a vegetação florestal densa, são os principais responsáveis pela elevada precipitação de chuvas na Região Norte.

3-Quais são as principais matas que formam a Floresta Amazônica?
R: Mata de igapós (sempre inundada),
Mata de várzea (inundada em época de cheias) e
Mata de terra firme (que ocupa as áreas mais elevadas da floresta) .

4-Explique o que são chuvas convectivas:
R: As chuvas convectivas são precipitações formadas pela ascensão das massas de ar quente da superfície, carregadas de vapor d'água. Ao subir, o ar sofre um resfriamento, o que provoca a condensação do vapor de água presente e, consequentemente, a precipitação. São características deste tipo de precipitação: a curta duração, a alta intensidade, as frequentes descargas elétricas e a abrangência de pequenas áreas.

5- Coloque o nome das principais massas de ar que atuam no Brasil:
R:- massa equatorial atlântica
- massa equatorial continental
- massa tropical atlântica
- massa tropical continental
- massa polar atlântica


Sofia Boulet n°32-7°C
Beijos!!!!! =)

Anônimo disse...

Guilherme A. Crispim, nº 15, 7° ano C

1- Quais são os principais tipos climáticos da região Norte?
Os principais tipos climáticos da região Norte são: Equatorial e Tropical Continental.

2- Quais são os fatores responsáveis pela grande precipitação de chuvas?
Muito calor, floresta densa e muitos rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar. Durante o dia, a temperatura vai aumentando e a evaporação também, formando nuvens carregadas de umidade, chovendo nos fins de tarde.

3- Quais são as principais matas que formam a floresta amazônica?
Mata de terra firme e matas inundadas. As matas inundadas podem ser mata de igapó (sempre inundadas) e mata de várzea (inundadas nas cheias).

4- Explique o que são chuvas convectivas?
No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde.

5- Coloque o nome das principais massas de ar que atuam no Brasil
Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Polar Atlântica.

Anônimo disse...

Olá Conceição:
1:O Clima varia por ano mais a média mensal é de 25ºC a 27ºC.
2:O Norte pode ser considerado como a região mais chuvosa do Brasil. As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região.
3:Mata de Várzea,Mata de Igapó e mata de terra Firme.
4:chamadas de chuvas de verão na região Sudeste do Brasil e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas
5:1. Massa Equatorial Contineltal
2. Massa Equatorial Atlântica
3. Massa Tropical Atlântica
4. Massa Polar Atlântica
5. Massa Tropical Continental

Rafaella Claus nº28 7ºB


(algumas informações(pergunta5)peguei em outro site pois não encontrei em seu blog) Beijos