quarta-feira, 25 de maio de 2011

ATIVIDADES ECONÔMICAS

SETORES ECONÔMICOS


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8LjU5CXAPJi85FE2_FHlBTps9C9gHZcfmqRhAZwHPyVayTg3h6mMre06n1iDo_PV-Jp6I4TaHPPnSD03hztl0wzZIYDA81ctmkLNsBb8Lvi5eOA6qvwGQZkPWpXwH75eaQpw-prZMVpFa/s1600/cozinheiro1.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8LjU5CXAPJi85FE2_FHlBTps9C9gHZcfmqRhAZwHPyVayTg3h6mMre06n1iDo_PV-Jp6I4TaHPPnSD03hztl0wzZIYDA81ctmkLNsBb8Lvi5eOA6qvwGQZkPWpXwH75eaQpw-prZMVpFa/s1600/cozinheiro1.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8LjU5CXAPJi85FE2_FHlBTps9C9gHZcfmqRhAZwHPyVayTg3h6mMre06n1iDo_PV-Jp6I4TaHPPnSD03hztl0wzZIYDA81ctmkLNsBb8Lvi5eOA6qvwGQZkPWpXwH75eaQpw-prZMVpFa/s1600/cozinheiro1.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8LjU5CXAPJi85FE2_FHlBTps9C9gHZcfmqRhAZwHPyVayTg3h6mMre06n1iDo_PV-Jp6I4TaHPPnSD03hztl0wzZIYDA81ctmkLNsBb8Lvi5eOA6qvwGQZkPWpXwH75eaQpw-prZMVpFa/s1600/cozinheiro1.gif
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário, terciário e quaternário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.

Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas.

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.


Setor Terciário

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.



www.hagah.com.br

Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.


O Setor Quaternário

Revistarobotica

"Setor quaternário é o setor da robótica, cibernética, informática. O domínio da informação vem crescendo de importância a cada dia sendo prioritário para as grandes potências.

O setor quaternário é a expansão do conceito da Hipótese dos Três Setores da Economia e abrange as atividades intelectuais da tecnologia, como geração e troca de informação, educação, pesquisa e desenvolvimento e a alta tecnologia em si, anteriormente incluídas no setor terciário como serviços.

Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa, essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não-economicamente ativa ou mesmo inativa.

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.

Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.


O setor secundário, por outro lado, teve um grande crescimento devido os fatores anteriormente citados, essa crescente perdurou até os anos 80, logo apresentou uma queda proveniente das crises econômicas que assolou o país nesse período, a modernização desse setor retira muitos postos de trabalho.

O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
3) O que significa PEA ?
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :

73 comentários:

Anônimo disse...

Nome:Eduardo Rolão Moro n:11
Série:6 ano D data:26/05/2011
1)Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimento?Para ser um pais mais desenvolvido deveria melhorar o seu setor primário,secundário,terciário e quaternario

2)Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?No setor terciario
Como explicar esse fenômeno?Atraves da globalização foi o setor econômico que mais se desenvolveu no mundo,pois,quanto mais rica a região maiores oportunidades neste setor.
3) O que significa PEA ?Significa população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Na própria família encontramos facilmente esse exemplo.Meus avos paternos migraram há 30 anos para a cidade em busca de melhores condições vida.

Anônimo disse...

SAMUEL nº36 6ºB
1)Acho que deve ser o setor secundário.
2)O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido várias oportunidades de trabalho.
3)PEA significa população economi-
camente ativa.
4)"A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural."

Anônimo disse...

Nome:Evandro Bonetti da Silva / nº7 / 6ºA /

ATIVIDADES:
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos?

R:Todos os setores são importantes para o desenvolvimento de um país, mas o que eu acho mais importante é o setor terciário que trás a saúde transporte, limpeza, serviços bancários, informática, etc.


2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

R: Seria o setor terciário e o porquê desse fenômeno é que as cidades impulsionam os serviços de mão-de-obra e baixa ou qualquer qualificação.


3) O que significa PEA ?

R: Significa População Economicamente Ativa.


4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :

R:Seria o aumento de mecanização nas lavouras, ocasionando a perda de trabalhadores nos campos, e então eles seguiam para as zonas urbanas.


Valeu CONCEIÇÃO você é 10 :)

Anônimo disse...

LUIZ FELIPE R. KOBARG 6ºB Nº:29
ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Ele deveria investir principalmente nos setores secundario,terciário,quarternario.
2) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?Como explicar esse fenômeno?
R:No setor terciario,pois está a parte das transformações que é o comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
3) O que significa PEA ?
R:Significa população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R:Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.
Os conflitos recentes na África e noutras regiões do mundo são outra causa do êxodo rural, fazendo com que milhões de pessoas engrossem o exército de desempregados e marginais nas grandes cidades. Ainda outra causa são os desastres naturais, como ciclones e secas, que deixam as populações rurais sem meios de subsistência e as empurram, muitas vezes de forma permanente para as cidades.
Estes fenômenos estão ligados à falta de políticas de desenvolvimento das zonas rurais, tais como a construção de infraestruturas básicas - estradas, escolas e hospitais.

Anônimo disse...

Carol Stefanini Gaya/n°:08/ano:6°C

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

3) O que significa PEA ?

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :


1)os setores quaternário e secundário.

2)

3)PEA significa:
População economicamente ativa

4)Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos

Anônimo disse...

Gustavo C. Espindola - Nº11 - 6ºA

1.
R.Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário.

2.
R.Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

3.
R.Significa: População Economicamente Ativa.

4.
R.Êxodo rural é o abandono do campo e das regiões rurais, por parte dos seus habitantes, deslocando-se posteriormente para as cidades. (Não sei se era para escrever isso mais eu coloquei xD).

EX: Godofredo vive no campo mas não tem uma vida boa, ele vai tentar um emprego melhor, porque no lugar onde mora ele mal consegue se sustentar!

Até, se der me de 1 ponto!

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta nº22 6ºA
27/05/2011

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
RESPOSTA:No setor de educação e saúde.



2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
RESPOSTA:No setor secundário.


Como explicar esse fenômeno?
RESPOSTA:Pois os produtos indutrializados estão crecendo muito,ou seja estão fazendo eletrônicos,casas,automóveis e produtos industrializados.

3) O que significa PEA ?
RESPOSTA:O P significa população.O E significa economicamente.E por último ativa,juntando tudo fica:população economicamente ativa,o PEA.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Um homem está ganhando pouco no campo então ele vai para a cidade em busca de uma vida melhor.

Um grande abraço para você Conceição!!!!!

Anônimo disse...

Nome:Leonardo dos Santos Wan-Dall nº23 6º ano C

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R: Setor secundário e quaternário.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.

3) O que significa PEA ?
R:PEA significa população Econômica Ativa.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R:Êxodo rural: Deslocamento de pessoas do meio rural para o meio urbano. Ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos e, sobretudo naqueles que experimentam um processo rápido de industrialização.

gabi_lua_meg disse...

Gabriela b. Spindola 6º ano D nº15
ATIVIDADES:
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos? Ele deve ter o maior investimento nos setores secundários e no setor terciário. Pelos nossos estudos esses são os que mais têm nas cidades de hoje em dia.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ? não entendi.
Como explicar esse fenômeno?

3) O que significa PEA ? já li e reli e não achei isso no texto!

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural:
Tirei do texto: houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural.
Minha resposta: êxodo rural é um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos.

o conceição esse foi o que eu entendi mais eu vou mandar outro e vou pedir ajuda para o meu pai.
mais mesmo assim otimo saite

Anônimo disse...

Nome:Carolina Bauer de Oliveira Martins.[Aluna nova]
Nº:37
Série:6ºano A
Data:27/05/11
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?R:Setores de comércio,educação,informática,bancos,robótica etc..

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?R:O setor da economia.

3) O que significa PEA ?R:{P}opulação {E}conomicamente {A}tiva.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Sair do campo para cidades maiores.

Carol Q. S. disse...

Ola, Conceição
Sou Caroline Queiroz, sou do 6 ano B, mais mudei de colegio. Acho que vc sabe sentirei saudades de ti.
Deixei a sua lembrançinha com o Enio.
BEIJAO TE AMO MUITOOOO.
Obs.: Continuarei vendo o blog e respondendo as perguntas!

Anônimo disse...

Nome: Stephanie Kischener Seif / N°: 33 / Ano: 6° C

1)O setor secundário e o terciário.

2)No setor primário. Porque o setor primário não é nada sem uma grande população.

3)PEA é População Economicamente Ativa, é a população que trabalha e é remunerada.

4)Êxodo rural é quando uma pessoa sai do campo para ir à cidade, exemplos:
a)Sara não tinha amigos no campo, então foi morar na cidade.
b)A plantação de Hannah não estava mais florescendo, então saiu do campo e foi para a cidade.

Anônimo disse...

Nome: Patrícia Pinotti Peruzzo / N°: 28 / Ano: 6° C

1)O setor secundário e o terciário.

2)No setor primário. Porque o setor primário não é nada sem uma grande população.

3)PEA é População Economicamente Ativa, é a população que trabalha e é remunerada.

4)Êxodo rural é quando uma pessoa sai do campo para ir à cidade, exemplos:
a)Millena não tinha amigos no campo, então foi morar na cidade.
b)A plantação de Letícia não estava mais florescendo, então saiu do campo e foi para a cidade.

Anônimo disse...

ibrahim 6°A n°13

1-Setor Primário,Setor Secundário E Setor Terciário.

2-Setor Primário,Porque é o Setor onde inclui a natureza Exemplo:
Mineração,lago,agricultura,Pesca,Etc.

3-PEA Significa, População
Economicamente Ativa.

4-Exdo Rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade

ANNA disse...

ANNA PANTOJA DIEHL
6º. ANO D




ATIVIDADES :

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Eu acho importante investir em todos os setores por que geraria mais trabalho e renda.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
A maior parte da população brasileira se encontra no setor secundário por que ouve mecanização do setor primário e a população do campo foi para as cidades.O Brasil se industrializou.

3) O que significa PEA ?
Significa população economicamente ativa, ou seja, aquela que trabalha e produz.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
Nordestinos que trabalhavam no campo no Nordeste e foram para São Paulo em busca de emprego.
Outro exemplo: café em São Paulo. Com a diminuição da venda do café para outros países, os trabalhadores deste setor tiveram que abandonar suas plantações e ir para as cidades.

Anônimo disse...

Nome:Bernardo Reis Orsi
Nº:6 Serie:6ºB

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?Na educação e no esporte.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?classe media.
Como explicar esse fenômeno?Porque as pessoashoje em dia tem impregos.
3) O que significa PEA ?Populaçao Economicamente Ativa
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Quando pessoas do campo vem para a cidade.

gabi_lua_meg disse...

Gabriela B. Spindola nº 15 6º D
ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ? Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário o setor terciário é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ? O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente,
Como explicar esse fenômeno? as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.
3) O que significa PEA ? população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural : um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Isso é muita perda de empregos ex: uma loja que tinha 100 trabalhadores pegou fogo então esses 100 ficaram sem emprego. Foi isso que eu que entendi pelo menos.
Professora eu peguei maioria das respostas do texto porque eu já mandei outro dizendo o que eu tinha entendido. Obrigado!!!!!

Anônimo disse...

Nome:Carolina Bauer de Oliveira Martins
Série:6º ano A
Nº:37 Data:29-05-11

ATIVIDADES
1-Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
RESPOSTA:Robótica, Cibernética,Informática.

2-Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?Como explicar esse fenômeno?
RESPOSTA:No setor terceário.

3-O que significa PEA ?
RESPOSTA: {P}opulação {E}conomicamente {A}tiva.

4-Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
RESPOSTA:Ir do campo para a cidade.

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Setores secundários, terciários e quaternários.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
Setor terciário. A urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços, oferecendo oportunidades de trabalho par pessoas qualificadas ou não.
3) O que significa PEA ?
População economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural:
É a saída do campo par a cidade. Podemos usar como exemplo, o avanço das produções no campo, onde a mão- de- obra é substituída pelas máquinas, desencadeando uma maior rapidez no trabalho.

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Setores secundários, terciários e quaternários.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
Setor terciário. A urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços, oferecendo oportunidades de trabalho par pessoas qualificadas ou não.
3) O que significa PEA ?
População economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural:
É a saída do campo par a cidade. Podemos usar como exemplo, o avanço das produções no campo, onde a mão- de- obra é substituída pelas máquinas, desencadeando uma maior rapidez no trabalho.
Beatriz Rocha 6ºD - nº06

Anônimo disse...

Aluno:Ivan Cegatta Junior Numero 14


ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?Deve ser no setor quarternario e terciario.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
No setor quarternario.Porque no setor quarternario tem a msior parte dos abtantes.


3) O que significa PEA ?Significa populacão economicamente ativa.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Pessoas do campovem trabalhar na cidade porque no campo eles nao ganham muito dinheiro.

Anônimo disse...

Respostas:

1- Em todos.Se fizer investimentos no setor quaternário, terciário e secundário haverá maior ganho, porém, se não investir no primário terá que comprar o básico de fora o que leva ao aumento de preços , inflação e prejuísos.
2- O terciário é o que cresce atualmente porque as pessoas deixam o campo em busca de trabalho e a necessidade de prestação de serviços.
3- População economicamente ativa.
4- Famílias a procura de maior ganho trocam a atividade no campo pela cidade e a população agrícula diminui.

Anônimo disse...

Aluno:Ivan Cegatta Junior N°14 6°A


1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?Deve ser no setor quarternario e terciario.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?No setor quarternario
Como explicar esse fenômeno?Eu explicvo que no setor quarternario possui o maior numero de abtantes e de tcnologia.
3) O que significa PEA ?Significa população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :Pesoas que trabalhavam no campo vieram trabalhar na cidade porque no campo elesnoa conseguiram ganhar muito dinheiro.

Anônimo disse...

Aluno: João Pedro Nº 16 6º Ano A Professora: Conceição

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?

Pra um país ser considerado importante e desenvolvido, ele deve investir nos setores primários, secundários, terciários e quartenários.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

A maior parte da população do Brasil se encontra no setor terciário, por causa da urbanização do país. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.

3) O que significa PEA ?

População Economicamente Ativa.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :

Êxodo rural é quando as pessoas saem do campo e vão para a cidade em busca de uma vida melhor. Como exemplo é a mecanização do campo, onde o trabalho manual não é mais necessário.

Anônimo disse...

Nathan Nº29 7ºC


1-Ele deveria investir na educação e saúde
2-se encontra na exportação,por que o Brasil produz muitos produtos e vende para outros países que não produzem aquele produtos
3-PEA é População Economicamente Ativa
4-exodo rural: quando as pessoas que moram na aréa rural ou zona rural mudam-se para as cidades ou zona urbana....
muitas vezes essas pessoas vão embusca de emprego...mas na maioria dos casos acabam encontrando um dos piores problemas das sociedades,o desemprego.

ANNA disse...

ANNA PANTOJA DIEHL numero:4
6º. ANO D




ATIVIDADES :

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Eu acho importante investir em todos os setores por que geraria mais trabalho e renda.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
A maior parte da população brasileira se encontra no setor secundário por que ouve mecanização do setor primário e a população do campo foi para as cidades.O Brasil se industrializou.

3) O que significa PEA ?
Significa população economicamente ativa, ou seja, aquela que trabalha e produz.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
Nordestinos que trabalhavam no campo no Nordeste e foram para São Paulo em busca de emprego.
Outro exemplo: café em São Paulo. Com a diminuição da venda do café para outros países, os trabalhadores deste setor tiveram que abandonar suas plantações e ir para as cidades.

Anônimo disse...

Vinicius Grimes de Mello 6 ano B n37
1-setor primário
2-setor terciário
3-POPULACÃO ECONOMICAMENTE ATIVA
4-Imigracão ex: japoneses-se mudando para o brasil

Anônimo disse...

Henrique Numero12 6anoA



1-Tem de investir mais no setor terciário,priorizando a saúde e a educação do povo.Num segundo momento nos setores secundário e quaternário.


2-No setor secundário,devido ao êxido rural.


3-PEA significa:POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA.


4-A partir da década de 40 a população BRASILEIRA foi se transferindo para os grandes centros urbanos e saindo das áreas rurais.Esse fenômeno é conhecido como êxodo rural.



GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA (APESAR DE TER PERDIDO-A MAIS ME ESFORCEI E RECUPEREI-A QUERO APRENDER MAIS SOBRE ISSO) TCHAU

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Setores secundarios, terciarios e quaternarios
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Setor terciario
Como explicar esse fenômeno?
Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.
3) O que significa PEA ?
Populacao economicamente ativa
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
E o movimento que as pessoas fazem de saírem do campo para irem em busca de trabalho nas cidades. Imagine uma fazenda de tomates onde todo o processo e manual. O proprietário quer aumentar a produção e investe em maquinas, que vão ser mais rápidas e produzirem mais. Sendo assim, o agricultor tem que buscar novas opções.
Vinicius Ongaratto - 6ºA - nº35

Anônimo disse...

Juan n22 6b

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
:Ele deveria investir mais no setor primário e no terciário.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
:No setor terciário.
Como explicar esse fenômeno?
:O Brasil tem muita gente e todas as pessoas preferiram um trabalho simples e que tem um bom salário.
3) O que significa PEA ?
:Significa população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
: Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.

Anônimo disse...

Nome Augusto Jahn
No.4
6 ano B
1 Ele precisa melhorar nos setores secundario e no setor terciario.
2 Se encontra no setor secundario.Pois muita gente vem do campo para trabalhar aqui.
3 significa populacao economicamente ativa.
4 seu joao de 46 anos homem bom que trabalha na roca vai para a cidade ficar rico.

Anônimo disse...

Bom dia Conceição aqui é o Celso Alves Lima Neto do sexto ano C sou o nùmero 9 da chamada, irei responder suas peguntinhas !

Perguntas:
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
3) O que significa PEA ?
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :

1) O setor quatenário e o setor terciário.
2) No setor terciário >.< (eu acho sem certeza)
3) PEA significa : População Ecônomicamente Ativa
4) Êxodo rural e o movimento das pessoas do campo para a cidade. Exp: Eu tenho uma fazenda com vaquinhas, galinhas, patos, ganços,etc. Mas ela esta falindo e vejo uma oportunidade de me mudar para uma cidade, arranjo um emprego e sai do campo para ir morar na cidade. Isso é chamado “êxodo rural”.

Anônimo disse...

Igor Trainotti Ribeiro N:17 6 ano C.

(1) eu acho que para um pais ser considerado desenvolvido ele presisa investir no setor quaternário e terciário

(2) eles investem na pecuária principalmente no gado bovino. Esse fenômeno é provocado grassas ao grande numero de investidores no gado bovino para lucrar bem

(3) PEA significa população economicamente ativa.

(4) êxodo rural significa abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade. Ex:seu joquim se muda do campo para uma cida,tentando melhorar de vida e vai para cidade com menos condiçoes de sustentabilidade.

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
Deveria fazer mais investimentos no setor terciário.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
È o setor terciario
Como explicar esse fenômeno?
Eu acho que è o setor que paga mais.
3) O que significa PEA ?
É populaçao economicamente ativa
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
O êxodo rural é a migração das pessoas do campo para a cidade.
houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural.

Felipe R Nº13 6ºD

Anônimo disse...

colegio salesiano itajaí
dylan dias xavier
6º ano b
nº9

Atividades Econôicas

1)o setor quarernário
2)setor terciario.é o setor economico relacionado aos serviços.
3)Projeto Esperança Animal.
4)êxodo rural é o termo pelo qual se desig na abondono do campo por seus habitamtes em busca de melhoras condições dwe vida.

Anônimo disse...

Aluna: Laíse Hein 6 ano D numero 24

1. Os setores que merecem maiores invetimentos são o setor secundário e o setor terciário

2. O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento é a urbanização do país que aumenta a procura pelo mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada, ou mesmo até aquelas que não são tão qualificadas assim.

3. PEA (População Economicamente Ativa) é o cunjunto de indivíduos que exercem algum tipo de atividade econômica.

4. Êxodo rural - é um fenômeno que surgiu após a decada de 40 quando as atividades do campo passaram a ser mecanizadas, o que ocasionou um abandono do campo pelas famílias que passaram a buscar oportunidades nas cidades, levando seus filhos para estudarem e assim aprenderem uma profissão e não retornando mais ao campo, muitas dessas famílias arrependeram-se pois os custos de viver nas cidades empobreciam ainda mais estas famílias que no campo tinham subsídios para se sustentar, por isso, hoje existem muitas favelas, muitas vezes fruto de famílias que deixaram o campo e hoje vivem na pobreza . Exemplos disso são os nordestinos que deixaram suas terras para viver em SP.

Anônimo disse...

Carol Stefanini Gaya / N°:8 / ano°:6 C


1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?

R:os setores são o Quaternario e o rcundario.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

R:O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços.

3) O que significa PEA ?

R:Populaçao Economica Ativa

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :

R:A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.

CONCEÇAO,
eu enviei para voce uma igual a essa mais eu nao tinha respondido a 2 entao aqui esta uma outa mais agora a resposta esta ai.
muitos beijos eabraços de Carol

Anônimo disse...

Felipe Ern-nº12-6ºB

1-O país deveria investir nos setores primário,secundário e terciário.

2-A maior parte da população brasileira se encontra no setor terciário(comércio).Porque é um local onde se encontra maior oportunidade de trabalho.

3-População Econômicamente Ativa.

4-Quando uma família saí do campo para ir a cidade, em busca de trabalho e uma vida melhor do que no campo.

Anônimo disse...

Geovanna/nº10/6ºA:

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R: Setor primário, para termos mais alimentos e quarto setor, para termos mais investimentos públicos em infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R: Setor terciário.Porque ali está concentrada a maioria dos empregos no Brasil.

3) O que significa PEA ?
R: Significa População Economicamente Ativa

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural : Um exemplo de exôdo rural foi a tecnologia no campo, que diminuiu os empregos nas zonas rurais, e a havia ofertas de empregos nas cidades. Outro é a falta de sustentabilidade ( falta de educação, empregos e saúde na aréa rural)enquanto nas cidades havia ofertas de empregos na construção de prédios.

Beijos!

Anônimo disse...

Bárbara / nº4 / 6ºanoC
Questão 01- Setores secundário e terciário.
Questão 02- Setor terciário, pois ele é o setor de prestação de serviços e todos precisam disso.
Questão 03- População Economicamente Ativa, aquela parte da população que trabalha ou esta procurando emprego.
Questão 04- A colheita manual foi trocada pelas máquinas colheitadeiras então os trabalhadores vão à cidade procurar outras fontes de emprego.

Anônimo disse...

nome: natalia ribeiro campos n:33
série:6 ano b

1- são os setores primários ,secundário,terciário e quartenário

2- setor terciário, porque é o setor econômico relacionado aos serviços

3- população econômicamente ativa

4-é o termo pelo qual se disigma o abandono do campo por seus abitantes

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos? Resposta:Terciário,quarternário,primário e secundário.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ? Como explicar esse fenômeno? Resposta:O terciário,pois lojas e educação fazem parte dele e é necessário ter isso para aumentar a população urbana.
3) O que significa PEA ?Resposta:População Economicamente Ativa
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural : No Nordeste muitas pessoas deixam de cultivar as terras por causa de secas assim vão as áreas urbanas (êxodo rural é como se fosse uma migração do campo para a cidade).
Felipe nº8/6º ano A

Anônimo disse...

Olá sou João Pedro Pereira
6ºb nº:20

1-No setor Secundário e no setor Quaternário.

2-É no setor terciário.
as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços.

3-População Ecomicamente Ativa.

4-É saida do homem do campo, para os grandes centros urbanos.

Anônimo disse...

agata 6*anoB n*1

1)No setores terciarias e quaternarios

2)No setor segundario.Devido ao crescimento urbano apartir da decada de 40, promovendo um enorme fluxo de componeses para a cidades e diminuindo os trabalhadores no setor primario,hoje em dia o setor terciário é o que mais cresce devido ao aumento da urbanização e as necessidades do mercado de prestação de serviços.

3) PEA- significa POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA, é o conjunto de indivíduos que exercem algum tipo de atividade econômica.

4)É o deslocamento de pessoas do meio rural para o meio urbano. Ex- O BRasil presenciou seu período de maior êxodo rural entre as décadas de 60 e 80 quando aproximadamente 13 milhões de pessoas abandonaram o campo e rumaram em direções aos centros urbanos.

Anônimo disse...

Bruna Fagundes 6º ANO D N° 7

1) O PAIS PARA DESENVOLVER DEVE INVESTIR NO SETOR TERCIÁRIO E QUATERNÁRIO.

2) A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO DO BRASIL ENCONTRA-SE NO SETOR TERCIÁRIO. POR TEREM OCORRIDO MUDANÇAS PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO A PARTIR DE MEADOS DO SECULO XX QUE IMPULSIONAOU O EXODO RURAL PARA AAS GRANDES CIDADES, DETERMINANDO O INGRESSO DA POPULAÇÃO EM OUTROS SETORES DA ECONOMIA POR CAUSA DA MECANIZAÇÃO DO CAMPO ( A TECNOLOGIA SUBSTITUI O HOMEM)

3) PEA POPULAÇÂO ECONOMICAMENTE ATIVA.
PEA (População Economicamente Ativa) é o conjunto de indivíduos que exercem algum tipo de atividade econômica.Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo

É considerada população economicamente ativa apenas a parcela dos trabalhadores que fazem parte da economia formal, ou seja, que possuem carteira de trabalho registrada ou exercem profissão liberal, participando do sistema de arrecadação de impostos. Quando os índices de desemprego se elevam, há uma tendência geral de rebaixamento dos salários, decorrentes da maior oferta de mão-de-obra disponível no mercado. Ao contrario, em situações de crescimento econômico associado a maior oferta de postos de trabalhos, há uma tendência geral de aumento salarial.
Os dados censitários de população não-ativa, além dos jovens e dos aposentados, costumam incluir também os trabalhadores subempregados. Assim, nos países desenvolvidos, onde os índices de subemprego são normalmente baixos, o percentual da PEA no conjunto total da população está muito próximo da realidade do mercado de trabalho e situa-se em índices que beiram os 50%.
Nos países subdesenvolvidos, onde os índices de subempregos costumam ser muito elevado, o percentual da PEA no conjunto total da população tende a ser mais baixo que a quantidade de pessoas que tem rendimentos.
4)ÊXODO RURAL.
Podemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.O êxodo rural é a necessidade do homem do campo ir para a cidade grande, estas pessoas são chamadas de migrantes.

Cristina Minuzzi Gularte disse...

Olá Conceição, é a Cristina Minuzzi Gularte do 6º Ano "D", nº 10.

Resposta n. 1: Primário e Terciário;

Resposta n. 2: Terciário, porque é o setor que mais mão de obra pessoal necessita, por exemplo: na saúde e na educação;

Resposta n. 3: PEA, população economicamente ativa;

Resposta n. 4: Exodo rural é o fluxo de trabalhadores do campo para os centros urbanos, diminuindo assim os trabalhadores do setor primário, por exemplo, na décad de 40 com a mecanização da agricultura e diminuição do trabalho do campo.

Anônimo disse...

1- Saúde e Educação

2- Setor Industrial, devido ao crescimento da população as industrias tem que produzir mais, com isso mais empregos nas industrias.

3- PEA- População Economicamente Ativa.
4- Devido as dificuldades do campo os filhos dos agricultores não querem mais trabalhar na lavoura procurando emprego nas grandes cidades,significaca que eles deixam o campo para viver na cidade.

Julia Roberta n 23 6 B

Anônimo disse...

1-Para um país ser considerado importante desenvolvimento deve investir no setor da classe media

2-A maior parte da população do Brasil é a classe media por causa do piso salarial

3-PEA significa população economica ativa

4-O exodo rural é o abandono do campo ex:o morador do campo esta com sua renda baixa e resolve ir para a cidade

aluno:Mário número:23 sexto ano A

Anônimo disse...

Rafaela 6ºB n°35
Olá Conceição!!!

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Ele devera investir no setor secundario e terciario.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R:A população brasileira se encontra no setor terciario.
As causas do aumento é devido a urbanização do pais etc...

3) O que significa PEA ?
R:Significa:População Economicamente Ativa.

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
Houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho no setor rural, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural.

Anônimo disse...

Ananda n:3 6 D
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Terciário,porque precisa ter educação para se desenvolver.
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R:Terciário, pois a população urbana cresceu 31% na década de 40 para 81%nos anos 2000 e nas cidades prevalece o setor terciário.
3) O que significa PEA ?
R:população economicamente ativa.
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R:a imigração das pessoas do campo para a cidade.

Anônimo disse...

1-Esse país deveria investir nos setores secundário e terciário.

2- É o setor terciário, pois a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades impulsionam o mercado de prestação de serviços.

3-PEA significa: População Economicamente Ativa. É a população de um pais que trabalha e gera economia para o Estado.

4- Um exemplo do êxodo rural: uma fazenda de café trabalhava manualmente com 20 homens que plantavam, regavam, podavam, colhiam e estocavam. O patrão deles consegue dinheiro para comprar máquinas que faziam todo esse trabalho em muito menos tempo e com isso, despediu seus trabalhadores. Estes, desempregados, foram buscar emprego na cidade, saindo do campo. Isso se repetiu em várias fazendas, até que o número de trabalhadores do campo ficou pequeno.

By Gustavo Daros, nº. 17 , 6º ano B.

Anônimo disse...

nome Gabriel Faust Souza Nº13 6ºB

ATIVIDADES :

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R.: Os maiores investimentos deveriam ser nos setores secundário e terciários, pois são os que mais crescem no país,ou seja, na produção da matéria prima e nos serviços de um modo geral.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R. O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação

3) O que significa PEA ?
R.; População Economicamente Ativa

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R.: Um exemplo é a mecanização do campo onde as maquinas agrícolas ocuparam os lugares de vários trabalhadores rurais, fazendo com que essa população fosse para as cidades em busca de emprego.

Anônimo disse...

oi conceição meu nome é:pedro henrique zimmermann pereira/do 6ºano a/nº28 Atividades econômicas/repostas

1-O país deveria usar seus investimentos no setor secundário e no setor terciário.

2-O setor terciário brasileiro é o que mais cresce devido a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviço.

3-O PEA é população economicamente ativa.

4-Quando começou o processo de industrialização,houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo ,fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor,promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos,dando origem ao fenômeno conhecido como exodo rural.


tchau conceição

Anônimo disse...

Caio nº5 6ºA

1)Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Ele deve investir mais no setor terciário e no secundário.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R:Este setor é o terciário,porque a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços.

3) O que significa PEA ?
R:Significa população economicamente ativa

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R:Eu vou dar um exemplo:A Rússia acaba de ter um acelerado crescimento urbano por causa da mecanização do campo, que fez acontecer a perda de postos de trabalho nesse setor,isso fez com que um enorme fluxo de trabalhadores fossem para os centros urbanos,esse movimento têm o nome de êxodo rural,porque as pessoas saem do campo e vão para a cidade.

Anônimo disse...

Nome: Gabriela Sedrez N°:14 Série:6 ano B.

ATIVIDADES

1-Deveria investir em setores secundários e terciários.
2-O setor terciário é o que mais cresce recentemente. Este setor tem oferecido desde mão – de – obra especializa até de baixa qualificação.
3-O PEA é População Economicamente Ativa.
4-O êxodo rural é o termo que designa o abandono do campo por seus habitantes que em busca de melhores condições de vida, se transfere, de áreas rurais para centros urbanos.
Exemplo:
Ocorreu com a construção de Brasília no final da década de 1950. Com a Revolução Industrial no século XVIII os camponeses saíram em busca de trabalho nas fábricas.
Em 1960 durante o governo J.K. houve um grande investimento na região Sudeste, trouxe muitos fugitivos da seca e do desemprego no Nordeste.

Anônimo disse...

Nome : Aslin Caroline Vieira Costa
Número : 05
Série : 6º ano D

RESPOSTAS:

1)Para mim todos os setores são importantes para um bom desenvolvimento de um país, para não depender de outros países, e sim depender de seu próprio desenvolvimento, seja da plantação, colheita até a fabricação.

2)Para mim o setor que mais encontra a maior parte da população brasileira é o setor secundário , pois é a área que mais estão trabalhando os brasileiros .
E também uma das que trazem mais recursos financeiros no momento.

3)PEA, significa: População Economicamente Ativa.

4}Êxodo rural é o abandono do campo e das regiões rurais, por parte dos seus habitantes, deslocando-se posteriormente para as cidades.
Ex: Quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor

Anônimo disse...

ola conceiçao meu nome e mateus moura do sexto ano A numero 24
O setor primario produz todas as coisas e o setor secundario compra para fazer o consumo do ser humano a maioria dos adolecentes e adultos sao analfabetos porque tem que rebalahar para sobreviver

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Terciário e quarternário
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

R:Terciario
Causa:aumento da urbanizaçao com a consequente demanda de prestadores de serviços
3) O que significa PEA ?
Populaçao Economicamente Ativa
4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
Aumento da populaçao das cidades,devido à vinda de pessoa das zonas rurais à procura de trabalho,devido à mecanização do trabalho rural,que diminuiu a utilização da mão de obra humana.
Ex:me3canizaçao das colheitas com
o uso de colheitade3iras.
Tharsis 6ºano A nº33

Anônimo disse...

Nome:Stacy.Ano6 ano C.N:32.

1:Produçao de alimentos e plantaçoes para consumo propio ou pra vender,economizando nos produtos industrializados entre outros.

2:No setor da economia.Na decada de 40
aconteceu um crecimento urbano feito pela mecanizaçao do campo,onde teve a perda de postos de trabalho, promovendo muitos trabalhadores para os centros urbanos.Esse fenomeno e chamado de
exodo rural.

3:Populaçao economicamente ativa.

4:Na decada de 40
aconteceu um crecimento urbano feito pela mecanizaçao do campo,onde teve a perda de postos de trabalho, promovendo muitos trabalhadores para os centros urbanos.Esse fenomeno e chamado de
exodo rural.

Anônimo disse...

Luís Guilherme Zipf Nº 28 6ºB

1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?

R:Uma boa carteira de investimentos em Bolsa deve conter ações de bancos, mineração, siderurgia e energia.

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

R:Setor secundario pois a quantidade de brasileiros que vem se desenvolvendo segue a profição de seus país etc...

3) O que significa PEA ?

R:População economicamente ativa

4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural

R:É o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.

Anônimo disse...

Klaus Hermann Scheinkmann
6º B
Nº: 24

1) Setor terciário e Quaternário

2) O setor terciário.As causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços, oferecendo oportunidades de trabalho.

3) Significa: POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

4) Processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem a esse fenômeno

Anônimo disse...

Isabela Roiek Nº:20 6ºanoD
Respostas:
1)O país deveria fazer maiores investmentos no setore secundário e no setor teerciário.

2)O setor terciário,este fenômeno oferece muitas oportunidades de trabalho.Como atividades ecônomicas,comércio,educação,saúde,seguros,transportes...

3)Significa População Economicamente Ativa.

4)Êxodo rural é o crescimento urbano feito pela mecanização do campo,que provoca a perda de postos de trabalho,promovendo trabalhadores para os centros urbanos.Exs:Cortadores de cana(boia fria) são substituidos por colheitadeiras.Resumindo trabalhadores são substituídos por maquinas.

Anônimo disse...

colégio salesiano Itajaí
n:15 serie:6ano B
nome:Guilherme Batista da silva


1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
R:Setor Terciàrio e o setor Quartenario.Pois todos nos dependo do futuro e da modernidade.


2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?
R: por cento atuam no setor produtivo.Porque esse fenômeno é que produz as coisas.

3) O que significa PEA ?
R:População Economicamente Ativa


4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural :
R.: Um exemplo é a mecanização do campo onde as maquinas agrícolas ocuparam os lugares de vários trabalhadores rurais, fazendo com que essa população fosse para as cidades em busca de emprego.

Anônimo disse...

nome:henrique
nº:18
serie:6 ano B

ATIVIDADES :
1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?

R: Para um país ser rico ele deve se preocupar com todos os setores, mas deve investir mais no setor secundário e no quartenário, porque o crescimento da setor terciário depende desses outros setores

2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil ?
Como explicar esse fenômeno?

R: O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.

o setor economico que se encontra maior parte da populaçao brasileira é o setor terciário, pois tem muitas lojas,mercados ,bancas,escolas,bancos e etc...
as pessoas que antes trabalhavam no campo vieram trabalhar na cidade porque lucrávam mais, com isso o setor terciário cresceu muito.

3) O que significa PEA ?

R: População Economicamente Ativa, são as pessaos que trabalham para ganhar dinhero


4) Explique com exemplos o movimento populacional chamado de êxodo rural

R: É quando as pessoas que vivem e trabalham no campo saem de lá e vão viver e trabalhar na cidade grande para ganhar mais dinheiro.

Anônimo disse...

NOME:Emerson Petermann Correia.
Nº:11
Série:6anoB

Respostas:

1->Setor terciário,porque é o que da mais oportunidade de trabalho.

2->Setor terciário,esse fenômeno é responsável por mais da metade do produto interno bruto e pela geração de 75% de seus empregos.

3->População Econômicamente Ativa.

4->Se designa o abandono do campo por seus habitantes,que,em busca de melhores condições de vida,se transferem para os centros hurbanos.

Anônimo disse...

PEDRO GUGELMIN GIRARDI n. 29, 6ºC
1- Para um país ser considerado importante e desenvolvido deve fazer investimentos no setor secundário e terciário.
2- O setor econômico do Brasil que tem mais pessoas é o terciário porque as cidades estão crescendo e a necessidade de prestação de serviços, também.
3- PEA População economicamente ativa
4- A mecanização do campo fez com que os trabalhadores de lá perdessem o lugar e eles tiveram que ir para a cidade procurar emprego: o dono da fazenda comprou uma máquina que faz o serviço de 10 pessoas. Daí ele mandou embora os 10 trabalhadores que tiveram que ir pra cidade para trabalhar lá.

Anthony n. 03 6 B disse...

Anthony Martins, 6 ano B, n. 03
RESPOSTAS
1-Setor Terciário, para se desenvolver bem precisamos investir em boas escolas, saúde e etc. Para formar bons profissionais
2- Setor Terciário. A causa desse aumento é a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços.

3- PEA significa: População Economicamente Ativa.

4- Êxodo rural é o abandono dos habitantes do campo para zonas urbanas,em busca de melhores vidas como por exemplo: pessoas que saem do campo para procurar emprego nas cidades, para estudar. Um exemplo que há pouco tempo estudamos é o caso dos agricultores de cana de açúcar que abandonaram o nordeste para trabalhar no café em São Paulo.

Anônimo disse...

Beatriz de Mianda Ern-6B-num:5
1-O setor secundário,pois gera mais empregos.
2-No setor secundário,porque a maioria da população brasileira trabalha no comércio e na indústria
3-PEA-População Ecomomicamente Ativa
4-O homem vem do campo com a esperança de uma vida melhor na cidade,em busca de trabalho.

Anônimo disse...

oi conceição seu blog é show

Anônimo disse...

amei conceição seu blog é shool de bola

Anônimo disse...

Será que me pode explicar o fenómeno de upwheling? Já li e reli e nao entendo
Obg bjs
otimo blog!
Ana Filipa 9ºB Nº2

Anônimo disse...

ola prof Prof Conceição sou lucas daqui de são paulo, eu gostei muito do seu blog e interressante e é só feliz natal e ano novo!!! tchau

Anônimo disse...

Oi brigado