domingo, 29 de junho de 2014

PROVÃO DE GEOGRAFIA DOS TERCEIROS ANOS 2014

PROVÃO DE GEOGRAFIA / 28/06/14

26.  Em 1972 foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro os chefes de Estado debateram questões sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, reunião que ficou conhecida como a “tomada de consciência”. De lá para cá, muitas foram as preocupações ambientais que mobilizaram governos e ONG’(Organizações Não Governamentais). Analise as proposições em relação aos eventos mais conhecidos em defesa do Meio Ambiente e da vida no Planeta, nas cinco últimas décadas.

I. A Assembléia Geral da ONU, de 1983, encarregou uma comissão para estudar o binômio desenvolvimento X meio ambiente.
II. O Relatório Brundtland, de 1987, cunhou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento sustentável.
III. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizou-se em 1992, no Rio de Janeiro, mais conhecida como Rio-92.
IV. A Agenda XXI, elaborada durante a Rio-92, era um ambicioso programa para implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável no mundo.
V. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20 (2012), discutiu a renovação do compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa correta.

A. (    ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.                                
B. (    ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
C. (    ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.                                
D. (    ) Somente a afirmativa V é verdadeira.
E. (    ) Todas as afirmativas são verdadeiras..

27. “A cidade gera um clima próprio (clima urbano) resultante da interferência de todos os fatores que se processam sobre a camada limite urbana e que agem no sentido de alterar o clima em escala local. Seus efeitos mais diretos são percebidos pela população através de manifestações ligadas ao conforto térmico, à qualidade do ar, aos impactos pluviais e outras manifestações capazes de desorganizar a vida da cidade e deteriorar a qualidade de vida de seus habitantes.”
Fonte: MONTEIRO, C. A. F. Teoria e clima urbano. São Paulo: USP/IG, 1976. Série Teses e Monografias, n.26.
Analise as afirmações a seguir, considerando o texto acima.
I A população das cidades sofre o efeito das alterações climáticas que se manifestam sob a forma de mudanças térmicas, poluição, alagamentos e outras manifestações que desorganizam a vida de seus moradores.
II Os fatores a que se refere o texto, responsáveis pelo aumento de temperaturas nas áreas centrais das grandes cidades são o excesso de asfalto, os paredões de prédios, a poluição de automóveis, de indústrias e a ausência de verde.
III A expansão cada vez maior das cidades, decorrente do processo de urbanização e de industrialização, gera interferência na paisagem urbana, ocasionando diferenças na distribuição da temperatura e na precipitação.
IV O texto refere-se ao estudo do clima como um conjunto de fenômenos atmosféricos que apresentam um padrão de comportamento térmico constante, desde as áreas rurais até os centros urbanos.
V A alteração do clima urbano mencionado no texto se traduz nas “ilhas de calor”, resultado da ação conjunta dos elementos da natureza que acabam provocando as alterações indicadas por Monteiro.
Todas as afirmações corretas e sua relação com o texto estão em:

(A) I, II, III..                    
(B) I, IV, V.                    
(C) II. III. V.                  
(D) II,IV, V.                      
(E) III, IV, V.      

28. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 por 180 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, divide o mundo em países industrializados e países em desenvolvimento.
Sobre essa questão, e considerando que os países desenvolvidos são os maiores emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

(A) Os Estados Unidos, país que mais consome combustíveis fósseis no planeta e, consequentemente, o de maior emissão de gases de efeito estufa, desistiram de ratificar o Protocolo de Kioto, em março de 2001.
(B) As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas fazem aumentar a concentração de gases como o dióxido de carbono e o metano na atmosfera, responsáveis pelo aumento da temperatura média do planeta.
(C) A Terra irradia a energia solar na forma de calor, o qual é absorvido pelo coquetel de gases, principalmente o dióxido de carbono, esquentando a atmosfera e causando o chamado efeito estufa.
(D) Os países que mais contribuem com a emissão de CO2 são os Estados Unidos, a China, a Rússia, o Japão, a Índia, a Alemanha, o Reino Unido e o Canadá, dos quais seis deles são industrializados e dois são países em desenvolvimento.
(E) O efeito estufa é um fenômeno surgido com a Revolução Industrial que tem provocado enorme polêmica no mundo científico, que o responsabiliza pelas mudanças climáticas nas áreas rurais..

29. As habitações humanas também se relacionam com o clima em diversas partes do mundo. Por meio do estilo de construção das moradias é possível observar paisagens culturais sob a influência do clima.
Em relação a isso, analise as proposições abaixo.

I. Em regiões de grande precipitação pluviométrica, o telhado das moradias é relativamente inclinado para que a água possa escorrer facilmente.
II. Nas regiões onde as chuvas são muito escassas ou ausentes, a cobertura das casas pode ser mais plana, pois sua principal função é proteger da insolação o interior das moradias.
III. Nas regiões onde ocorrem nevascas, os telhados normalmente são lisos e bastante inclinados para que a neve não se acumule e possa provocar desabamento.
IV. Nas áreas de climas quentes e úmidos, de relevo plano e drenados por rios caudalosos, é comum encontrar habitações de populações ribeirinhas, construídas sobre estacas ou palafitas, para se protegerem dos transbordamentos dos rios.
V. O estilo enxaimel das habitações de origem portuguesa se relaciona aos ventos alísios, que batem na porção oriental de Portugal nos períodos de inverno. Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
b. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira.
c. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras..
d. ( ) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras


30. Observe o mapa dos complexos econômicos regionais e as afirmações a ele relacionadas.

I- O número 1 indica o Centro-Sul, região que comanda a economia do Brasil e apresenta duas grandes metrópoles nacionais que ocupam o topo da hierarquia urbana do país, além de possuir um estado cuja capital não é a cidade mais populosa.
II- A retirada da floresta heterogênea, higrófita, densa, perenifólia e autossustentada, na região de número 1, tem na sua pluviosidade constante um fator gerador de intensa lixiviação e a consequente perda da fertilidade aparente dos solos.
III- O Nordeste, representado pelo número 2, é uma região de povoamento antigo e preso a uma estrutura arcaica de propriedade e poder. Vem passando, em uma de suas sub-regiões, por uma estiagem que voltou a castigar com força a área onde o descaso, a incompetência e falta de seriedade ainda prevalecem.
IV- A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil provém da hidroeletricidade, beneficiada pela densa rede hidrográfica, composta em boa parte por rios de planalto, sendo que o grande “eldorado” em potencial hidráulico encontra-se na bacia hidrográfica Amazônica, que atravessa a região de número 3, de grande biodiversidade.
V- O número 2 no mapa representa o Nordeste, cujos limites coincidem com os propostos pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituindo-se, desta maneira, numa região social e economicamente homogênea, cujo litoral foi palco da monocultura canavieira em grandes propriedades.
Todas as afirmações corretas estão em:

(A) IV - V.                    
(B) II - III - V.          
(C) I - III - IV..      
(D) I - II – IV.
(E) I - II - III - IV - V



GABARITO
26 - E 27 - A 28 - E 29 – C 30 – C

Nenhum comentário: