quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ENEM : TREINANDO GEOGRAFIA COM QUESTÕES ANTERIORES.

1- Texto I
Os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.
Disponível em: www.repository.utl.pt. Acesso em: 29 jul. 2012.
Texto II

As imagens representam as geleiras da Groenlândia, que sofreram e sofrem impactos, resultantes do(a):
(A) ilha de calor.
(B) chuva ácida.
(C) erosão eólica.
(D) inversão térmica.
(E) aquecimento global.

2- A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina "questão ambiental". Essas relações, às vezes de dependência, às vezes de conflito, são as que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida. GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação.
In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004
No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva a seguinte transformação na atividade agrícola:
(A) Ampliação de políticas de financiamento voltadas para a produção de transgênicos.
(B)  Modernização do modo de produção focado na alta produtividade da terra.
(C)  Expansão do agronegócio relacionado ao mercado consumidor externo.
(D)  Promoção de práticas destinadas à conservação de recursos naturais.
(E)  Inserção de modelos orientados ao uso intensivo de agroquímicos.

3- O acúmulo gradual de sais nas camadas superiores do solo, um processo chamado salinização, retarda o crescimento das safras, diminui a produção das culturas e, consequentemente, mata as plantas e arruína o solo. A salinização mais grave ocorre na Ásia, em especial na China, na Índia e no Paquistão. MILLER, G. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, 2007. O fenômeno descrito no texto representa um grande impacto ambiental em áreas agrícolas e tem como causa direta o
(A) A rotação de cultivos. 
(B) associação de culturas. 
(C) plantio em curvas de nível. 
(D) manipulação genética das plantas. 
(E) instalação de sistemas de irrigação.

4- 

O processo indicado no gráfico demonstra um aumento significativo da população urbana em relação à população rural no Brasil. Esse fenômeno pode ser explicado pela
(A) atração de mão de obra pelo setor produtivo concentrado nas áreas urbanas.
(B) manutenção da instabilidade climática nas áreas rurais.
(C) concentração da oferta de ensino nas áreas urbanas.
(D) inclusão da população das áreas urbanas em programas assistenciais.
(E) redução dos subsídios para os setores da economia localizados nas áreas rurais.

5- Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
(A) sedentarismo.
(B) transumância.
(C) êxodo rural.
(D) nomadismo.
(E) pendularismo.

6- 

As figuras representam a distância real (D) entre duas residências e a distância proporcional (d) em uma representação cartográfica, as quais permitem estabelecer relações espaciais entre o mapa e o terreno. Para a ilustração apresentada, a escala numérica correta é:
(A) 1/50.
(B) 1/5 000.
(C) 1/50 000.
(D) 1/80 000.
(E)1/80 000 000.

7- Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artificiais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)
(A) criação de territórios políticos estratégicos.
(B) preocupação ambiental pautada em decisões governamentais.
(C) utilização de tecnologia para transformação do espaço.
(D) demanda advinda da extração local de combustíveis fósseis.
(E) emprego de recursos públicos na redução de desigualdades sociais.

8- Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.
FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).
Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a)
(A) demanda de trabalho, que favorecia a escravidão.
(B) modelo civilizatório, que acarretou danos ambientais.
(C) rudimento das técnicas produtivas, que eram ineficientes.
(D) natureza da atividade econômica, que concentrou riqueza.
(E) predomínio da monocultura, que era voltada para exportação.

9- Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como

(A) Cortina de Ferro.

(B) Muro de Berlim.

(C) União Europeia.

(D) Convenção de Ramsa

(E) Conferência de Estocolmo.
  • O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
  • O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
    (A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
    (B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
    (C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
    (D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
    (E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

  • 11-  Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem
    (A) a erradicação da fome no mundo.
    (B) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
    (C) C a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
    (D) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
    (E) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

  • 12- Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda.
    MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).
    Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de
    uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por
    (A) possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
    (B) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
    (C) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
    (D) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.
    (E) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.
  • 13- 
CIATTONI, A. Géographie. L’espace mondial.
Paris: Hatier, 2008 (adaptado).
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos
que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,
(A) as desigualdades econômicas existentes entre regiões brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernização tecnológica e o crescimento vivido pelo país.
(B) os novos fluxos migratórios instaurados em direção ao Norte e ao Centro-Oeste do país prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho.
(C) o Sudeste brasileiro deixou de ser a região com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentração espacial do setor, em direção a outras regiões do país.
(D) o avanço da fronteira econômica sobre os estados da região Norte e do Centro-Oeste resultou no desenvolvimento e na introdução de novas atividades econômicas, tanto nos setores primário e secundário, como no terciário.
(E) o Nordeste tem vivido, ao contrário do restante do país, um período de retração econômica, como consequência da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia.

14-  Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes. Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é

(A) a baixa inserção de sua agricultura no comércio mundial.
(B) a quantidade insuficiente de mão-de-obra para o trabalho agrícola.
(C) a presença de estruturas agrárias arcaicas formadas por latifúndios improdutivos.
(D) a situação conflituosa vivida no campo, que impede o crescimento da produção agrícola.
(E) os sistemas de cultivo mecanizado voltados para o abastecimento do mercado interno.

15- A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.



OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Revista Estudos Avançados. Vol. 15 n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.
Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região

(A) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.
(B) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.
(C) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.
(D) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.
(E) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.


16-  O gráfico mostra o percentual de áreas ocupadas, segundo o tipo de propriedade rural no Brasil, no ano de 2006.
Área ocupada pelos imóveis rurais

MDA/INCRA (DIEESE, 2006)
Disponível em: http://www.sober.org.br. Acesso em: 6 ago. 2009.
De acordo com o gráfico e com referência à distribuição das áreas rurais no Brasil, conclui-se que

(A) imóveis improdutivos são predominantes em relação às demais formas de ocupação da terra no âmbito nacional e na maioria das regiões.
(B) o índice de 63,8% de imóveis improdutivos demonstra que grande parte do solo brasileiro é de baixa fertilidade, impróprio para a atividade agrícola.
(C) o percentual de imóveis improdutivos iguala-se ao de imóveis produtivos somados aos minifúndios, o que justifica a existência de conflitos por terra.
(D) a região Norte apresenta o segundo menor percentual de imóveis produtivos, possivelmente em razão da presença de densa cobertura florestal, protegida por legislação ambiental.
(E) a região Centro-Oeste apresenta o menor percentual de área ocupada por minifúndios, o que inviabiliza políticas de reforma agrária nesta região.


17- Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol. A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.
A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?
(A) Achatamento de suas regiões polares.
(B) Movimento em torno de seu próprio eixo.
(C) Arredondamento de sua forma geométrica.
(D) Variação periódica de sua distância do Sol.
(E) Inclinação em relação ao seu plano de órbita

18- (Enem 2014)  Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya eSydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.
TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.
A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da
(A) erosão.   
(B) salinização.   
(C) laterização  
(D) compactação.   
(E) sedimentação.  

19-

 
Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à 
(A) ideia de progresso. 
(B) concentração do capital. 
(C) noção de sustentabilidade. 
(D) organização dos sindicatos. 
(E) obsolescência dos equipamentos.

20- Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).
Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

(A) atração de empresas estrangeiras.   
(B) reformulação do sistema fundiário.   
(C) incremento da mão de obra imigrante.   
(D) desenvolvimento de política industrial.   
(E) financiamento de pequenos agricultores.   

21- Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida comoSahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (adaptado).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
(A) Facilita as trocas comerciais.   
(B) Soluciona os conflitos fundiários.   
(C) Restringe a diversidade biológica.   
(D) Fomenta a atividade de pastoreio.   
(E) Evita a expansão da desertificação.  

22- 
Fon-Fon!, ano IV, n. 36, 3 set. 1910. Disponível em: objdigital.bn.br. Acesso em: 4 abr. 2014.

A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta

(A) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel.   
(B) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.   
(C) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.   
(D) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país.   
(E) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.  

23-   A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.
FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. “Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia”. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).
O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de
(A) resfriamento da umidade da superfície.   
(B) variação da amplitude de temperatura.   
(C) dispersão dos ventos contra-alísios.   
(D) existência de barreiras de relevo.   
(E) convergência de fluxos de ar.   

25- 


 
A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica está associado ao(à)
(A) separação da Pangeia a partir do período Permiano.   
(B) deslocamento de fraturas no período Triássico  
(C) afastamento da Europa no período Jurássico.   
(D) formação do Atlântico Sul no período Cretáceo.   
(E) constituição de orogêneses no período Quaternário.  

26- A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
(A) articulação de polos produtores para exportação.   
(B) criação de infraestrutura para atividade industrial.   
(C) integração de pequenas propriedades policultoras  
(D) valorização de regiões de baixa densidade demográfica.   
(E) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.  

27-   
Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2013.
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de
(A) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.   
(B) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.   
(C) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.   
(D) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.   
(E) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo. 

28- 

Disponível em: http://sys2.sbgf.org.br. Acesso em: 13 maio 2013 (adaptado).
A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe

(A) impedir a perfuração de poços.   
(B) coibir o uso pelo setor residencial.   
(C) substituir as leis ambientais vigentes.   
(D) reduzir o contingente populacional na área.   
(E) introduzir a gestão participativa entre os municípios.  

29- 

 
Nota: O saldo considera apenas as pessoas que se deslocavam para o trabalho e retornavam aos seus municípios diariamente.
BRASIL. IBGE.  (adaptado). Atlas do censo demográfico 2010.
O fluxo migratório representado está associado ao processo de
(A) fuga de áreas degradadas.   
(B) inversão da hierarquia urbana.   
(C) busca por amenidades ambientais.   
(D) conurbação entre municípios contíguos.   
(E) desconcentração dos investimentos produtivos. 

30- A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
(A) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.   
(B) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.   
(C) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.   
(D) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.   
(E) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas. 

31- Mas plantar pra dividir 
Não faço mais isso, não. 
Eu sou um pobre caboclo, 
Ganho a vida na enxada. 
O que eu colho é dividido 
Com quem não planta nada. 
Se assim continuar 
vou deixar o meu sertão, 
mesmo os olhos cheios d'água 
e com dor no coração. 
Vou pro Rio carregar 
massas pros pedreiros em construção. 
Deus até está ajudando: 
está chovendo no sertão! 
Mas plantar pra dividir, 
Não faço mais isso, não. 
VALE, J . ; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento). 
No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com 

(A) a distribuição desigual da produção. 
(B) os financiamentos feitos ao produtor rural. 
(C) a ausência de escolas técnicas no campo. 
(D) os empecilhos advindos das secas prolongadas. 
(E) a precariedade de insumos no trabalho do campo.


32-  


TEXTO I
Disponível em: http://twistedsifter.com. Acesso em: 5 nov. 2013 (adaptado).
TEXTO II
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).
Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a)

(A) aceitação das diferenças culturais.   
(B) adequação da posição geográfica.   
(C) incremento do ensino superior.   
(D) qualidade da rede logística.   
(E) custo da mão de obra local.  

33- O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. “Na Espanha, universidade ensina a emigrar”. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica

(A) valorização do trabalho fabril.   
(B) expansão dos recursos tecnológicos.   
(C) exportação de mão de obra qualificada.   
(D) diversificação dos mercados produtivos.   
(E) intensificação dos intercâmbios estudantis.   

GABARITO :
1- E
2- D
3- E
4- A
5- D
6- C
7- C
8- B
9- A
10- A
11- C
12- A
13- D
14- C
15- B
16- A
17- B
18- B
19- A
20- D
21- E
22- E
23- E
24- NÃO
25- D
26- D
27- C
28- E
29- D
30- E
31- A
32- E
33- C







Nenhum comentário: