sábado, 22 de outubro de 2016

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O VESTIBULAR DO TERCEIRÃO.


1- (UNEB) O século XX passou para a História como um dos mais importantes no processo de desenvolvimento dos meios de comunicação e de informação. A “revolução” ocorrida foi extraordinária, sem precedentes, e mudou radicalmente o estilo de vida das pessoas.
Em relação aos efeitos desse fenômeno, marque nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(    ) O exercício da liberdade, as ações sociais e as atividades comerciais se modificaram de forma homogênea nos continentes.
(    ) O sistema de comunicação se tornou um valioso instrumento político.
(    ) O Estado, que, inicialmente, via a internet como um “templo para amadores”, passou a considerá-la um serviço de utilidade pública.
(    ) A importância e a diversificação dos meios de comunicação impuseram uma única legislação, dirigida aos crimes virtuais, para todos os países.
(    ) A banalização da violência, na sociedade atual, se constitui uma das consequências do “mundo de fantasia” criado pela televisão.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

( A ) FVFVV
( B ) FVVFV
( C )  VFVFF
( D )  FFVFV
( E )  VFFVF

2- (UFAM) “Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet.”

(RODRIGUES, Carla. Revista Galáxia, São Paulo, n. 20, 2010).

O contexto da citação acima se refere a uma das principais características do:

a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo financeiro.
c) Capitalismo informacional.
d) Capitalismo comercial.
e) Capitalismo da exploração.

3- (URCA) Sobre as coordenadas geográficas, assinale o que for CORRETO.

a) A linha do equador sendo o paralelo inicial de 0º, tem o seu oposto em 90°, o qual define a Linha Internacional da Data que, em alguns pontos, avança para oeste ou para leste para incluir alguns lugares na mesma data que outros.
b) A linha do Equador e o meridiano de Greenwich definem, respectivamente, a divisão da terra em hemisférios meridional e setentrional e em hemisférios norte e sul.
c) Os paralelos localizados a 66° 33’N e S definem, respectivamente, os trópicos de capricórnio e de câncer.
d) Os meridianos definem os fusos horários do mundo, sendo que o meridiano de 45°W é o meridiano central do fuso horário que define a hora oficial de Brasília, que é a mesma do Ceará.
e) Os paralelos localizados a 23° 27’N e S definem, respectivamente, os círculos polares Ártico e Antártico.

4- (UFAL)


Disponível em: http://atividadesnotuxpaint.files.wordpress.com/2011/05/coord- geograficas.png (adaptado). Acesso em: 28/11/2013

Em geografia, chama-se hemisfério a uma metade da superfície da Terra limitada por um círculo máximo. A divisão da Terra pelo Equador forma dois hemisférios, assim como sua divisão pelo meridiano de Greenwich. O ponto A no mapa encontra-se no hemisfério

a) norte oriental.
b) boreal austral.
c) meridional oriental.
d) austral leste.
esul ocidental.

5-(UFAL) Em nossos dias, conhecer a hora em diferentes locais não é mais um problema, mas um século atrás era um problema muito complicado. Cada localidade utilizava o seu próprio tempo solar que variava de um minuto em 18 km de leste para oeste, a hora mais tardia estava situada a leste. Na época na qual 18 km constituía um longo trajeto, essas diferenças de horas geravam poucos problemas, pois essas pessoas não ultrapassavam essas distâncias rapidamente. Foi com o advento das estradas de ferro e a multiplicidade de horas municipais, que esse problema se tornou mais sério para os viajantes que com frequência eram obrigados a fazer correspondência entre um trem e outro, sendo obrigado a esperar o próximo trem durante, às vezes, horas. Isso gerou também o problema de segurança: dois trens que utilizassem referências temporais diferentes corriam o risco de circular na mesma via ferroviária em direções opostas.

Disponível em: http://www.portaldoastronomo.org. Acesso em: 08/12/2013 Assim podemos afirmar que a hora local

ase refere a hora relativa ao movimento diurno aparente do sol daquela localidade.
b) é determinada pelo governo de cada país, na tentativa de unificar o horário em seu território.
c) é a distância de qualquer ponto da terra em relação ao meridiano de Greenwich.
d) se refere a hora do meridiano principal de um fuso e se estende a 7°30’ a leste e a oeste.
e) se diferencia da hora legal por ter uma lei que a determina e é aceita em toda uma área.

6- (URCA) A cartografia veio acompanhando a evolução técnica da humanidade e o mapa foi se impondo como um instrumento capaz de reunir informações úteis ao homem, para fins diferenciados. A respeito do uso atual do mapa, é CORRETO afirmar que:

a) A curva de nível é uma linha que no mapa liga pontos da mesma amplitude térmica, seu traçado permite identificar os domínios das massas de ar.
b) O planisfério de Mercator é o mapa-múndi usado como padrão nos livros e atlas porque ele representa com maior objetividade a constituição geomorfológica do planeta.
c) O planejamento territorial com base em informações geoprocessadas visa reduzir a ação da fiscalização do Estado sobre as questões ambientais e a propriedade privada.
d) Os mapas que utilizam escalas pequenas permitem uma representação mais detalhada da realidade enfocada.
e) A indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.

7- (PUCRS) Responda à questão com base no desenho, que representa uma área de relevo em curvas de nível, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).


(    ) Os mapas topográficos utilizam curvas de nível, também chamadas de isoípsas, para representar diferentes altitudes.
(    ) As curvas de nível da vertente do lado A do traço indicam um relevo mais íngreme do que as curvas de nível do lado B do traço.
(    ) O relevo representado por essas curvas de nível é uma depressão com 250m de profundidade.
(    ) A área representada nesse desenho pode ser considerada um divisor de águas.
(    ) A direção do traço de A para B, neste desenho, é nordeste-sudoeste.

O correto preenchimento dos parentese, de cima para baixo, é
a) V –V –F –F –F
b) V –V –F –V –F
c) V –F –V –F –F
d) F –V –F –V –V
e) F –F –V –V –V

8- (UCS) A escala cartográfica permite obter uma relação de proporcionalidade necessária aos mapas que representam o espaço. Ela pode ser mostrada de forma numérica ou gráfica.
Observe as escalas numéricas abaixo, bem como sua correspondência em um suposto terreno.


Pode-se dizer que as correspondências
a) 1 e 4 estão corretas.
b) 2 e 3 estão corretas.
c) 1 e 2 estão corretas.
d) 3 e 4 estão corretas.
e) 1 e 3 estão corretas.

9- (UFP) A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre. São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra:
a) Erosão e intemperismo.
b) Águas correntes e vulcanismo.
c) Geleiras e vento.
d) Vulcanismo e tectonismo.
e) Tectonismo e intemperismo.

10- (IFPR) No início do século XX, um jovem meteorologista alemão, Alfred Wegener, levantou uma hipótese que hoje se confirma, qual seja: há 200 milhões de anos, os continentes formavam uma só massa, a Pangeia, que em grego quer dizer “toda a terra”, rodeada por um oceano contínuo chamado de “Pantalassa”. Com a intensificação das pesquisas, também se pode afirmar que, além dos continentes, toda a litosfera se movimenta, pois se encontra seccionada em placas, conhecidas como “placas tectônicas”, que flutuam e deslizam sobre a astenosfera, carregando massas continentais e oceânicas. Muitas teorias foram elaboradas para tentar explicar tais movimentos e, recentemente, descobriu-se que a explicação está relacionada:

a) ao vulcanismo que movimenta o magma.
b) ao princípio da isostasia (ísos = igual em força + stásis = parada).
c) ao princípio formador de montanhas conhecido por orogênese.
d) aos terremotos e vulcanismos, em razão de sua força na alteração das paisagens.
e) ao movimento das correntes de convecção que ocorrem no interior do planeta.

11- (UFP) Pela sua extensão e posição, a América do Sul apresenta uma variedade de paisagens naturais. É característica natural da América do Sul a existência de:
a) áreas sujeitas a abalos sísmicos nas porções setentrional e oriental.
b) rios que drenam a vertente do Pacífico mais caudalosos e extensos do que aqueles que deságuam no Atlântico.
c) vegetação de pradarias na porção norte e de coníferas no sul.
d) maciços antigos no centro-leste; planícies sedimentares
no centro, dobramentos modernos no extremo oeste.
e) clima temperado úmido no norte; clima desértico quente no oeste e clima tropical no sul.

12- (UENP) Observe a região destacada no mapa a seguir e assinale a alternativa correta.


a) A área em destaque refere-se à Serra dos Carajás, no sudeste do estado do Pará. A área da Serra está totalmente inserida no Projeto Grande Carajás, um projeto de extração mineral em operação. Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kayapó.
b) A área corresponde à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma central hidrelétrica que está sendo construída no rio Xingu, no estado do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.
c) A área equivale ao território do futuro estado do Tapajós, que devido à grande extensão territorial do Pará tem sido um dos argumentos utilizados para uma divisão desse território e a consequente formação de dois novos estados, além do atual Pará: Tapajós e Carajás.
d) O estado de Tapajós terá 722.000 quilômetros quadrados, sendo, portanto, o mais extenso. Apesar de compreender a maior área do Pará, essa região é a menos populosa: cerca de 1 milhão de habitantes. Sua capital será a cidade de Santarém. Essa região apresenta pouco desenvolvimento econômico, composta por grandes áreas preservadas e muitos rios.
e) A região corresponde à área de cultivo da pimenta-do-reino (pipericultura) no Pará (maior produtor e exportador nacional), que vai receber uma "injeção" tecnológica concentrada com as atividades de um novo projeto da Embrapa Amazônia Oriental, a ser lançado na cidade de Bragança (PA).

13- (IFBA)

As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).

Disponível em: . Acesso em: 07 setembro de 2013.

Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.
IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.
V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.

As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) Apenas III.
e) Apenas V.

14- (UDESC) O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e
externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos.
II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.
III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.
IV. No Brasil predominam planaltos e depressões.
V. Talude é a parte do relevo submarino, onde há o encontro da crosta continental com a crosta oceânica, formando desníveis de profundidade variável que chegam a atingir 3 mil metros.

Assinale a alternativa correta.
a. (    ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b. (    ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c. (    ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d. (    ) Somente a afirmativa V é verdadeira.
e. (    ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

15- (UPE) Leia a frase a seguir:
Mesmo um pequeno aumento na temperatura da superfície oceânica pode transformar mais perturbações tropicais em furacões, além de tornar uma tempestade já em andamento mais intensa e aumentar sua precipitação.

Sobre essa frase, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha.
II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional.
III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica.
IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte.
V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) III e V.
c) III, IV e V.
d) II.
e) III.

16- (URCA) Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo.

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e amplitude térmica.
b) Latitude, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
d) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e pressão.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e média térmica.

17- (UNIMONTES) Observe a figura abaixo.



Utilizando seus conhecimentos e as informações da figura, assinale a alternativa CORRETA.
a) A tundra constitui o bioma mais devastado do mundo, pois seu solo fértil foi muito aproveitado para a agricultura.
b) As savanas localizam-se entre o bioma da floresta tropical e a taiga, apresentando reduzida
biodiversidade.
c) As florestas temperadas, nas áreas próximas ao Equador, apresentam árvores de várias alturas e tipos.
d) As formações vegetais estão diretamente ligadas ao clima, que varia de acordo com a altitude e latitude.

18- (UDESC) Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.

(1) Floresta de Coníferas
(2) Vegetação Mediterrânea
(3) Tundra
(4) Pradaria
(5) Savana
(6) Estepe

(    ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.
(    ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.
(    ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.
(    ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.
(    ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.
(    ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2  1  6  4  5  3
b) 1  2  3  6  5  4
c3  6  1  2  4  5
d) 6  5  4  3  2  1
e) 4  3  2  5  1  6

19- (Unicap) O mapa a seguir está representando, cartograficamente, a área ocupada pelas principais formações vegetais do país. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que ( coloque F falso ou V verdadeiro )

(    )a formação 1 é caracteristicamente xerófila e reflete as condições de clima como déficit hídrico anual, ou seja, um clima BSh, segundo a classificação climática de Koppen.
(   )a formação vegetal 2 é do tipo edafoclimática e reflete as condições climáticas tropicais, ou seja, verões chuvosos e invernos secos.
(   ) a formação vegetal 3 ocupa uma ampla área de planície inundável e se caracteriza por ser uma formação mista, com espécies vegetais de caatingas, florestas, campos e cerrados.
(   ) a formação vegetal 4 é uma formação vegetal homóclita, de transição, que reflete as condições de clima tropical úmido; teve uma importância enorme no processo inicial de colonização do país.
(   ) A formação vegetal 5 é característica das áreas mais elevadas da Região Sul do país. É do tipo aberta e com predomínio de espécies vegetais aciculifoliadas.
(A) F,F,F,V,F
(B) V,V,V,V,V
(C) V,V,F,V,V
(D) F,V,F,V,F
(E) F,F,V,V,F

20- (UFPE) A subtropicalidade é a característica dominante das condições climáticas da Região Sul do Brasil. Isso acontece porque ali: ( coloque F , falso ou V , verdadeiro )

(   ) a Mata Atlântica, de características eminentemente tropicais, é o bioma dominante nas áreas mais elevadas e úmidas do Planalto Meridional e influencia marcadamente o regime térmico subtropical.
(   ) nos vales fluviais mais destacados, situados na porção ocidental da Região, como, por exemplo, o Vale do Paraná, observa-se um déficit hídrico durante mais de 6 meses por ano, o que é uma característica comum do clima subtropical.
(   ) os verões são quentes, e os invernos, brandos, com ocorrência de geadas e até queda de neve nas áreas topograficamente mais altas.
(   ) registram-se as mais baixas médias térmicas do país, alcançando cifras de até 16°C. Esse fato é explicado pela ação combinada da altitude com a latitude.
(   ) os totais anuais de chuvas, em geral entre 800 e 1000 mm, repartem-se regularmente durante o ano, exercendo uma benéfica ação sobre o cultivo de soja.
(A) F,F,F,V,F
(B) V,V,V,V,V
(C) V,V,F,V,V
(D) F,V,F,V,F
(E) F,F,V,V,F

21- (Unicap)

Atualmente, na superfície terrestre, muitos corpos líquidos apresentam um grau extremamente elevado de poluição, como pode ser observado na fotografia reproduzida. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: ( coloque F , falso ou V , verdadeiro )

(   ) as consequências de um poluente independe de suas concentrações, mas estão na dependência do tipo de corpo líquido que o recebe e dos usos da água;
(   ) a poluição dos corpos líquidos decorre da adição de substâncias que, direta ou indiretamente, alteram as características químicas ou físicas da água, de maneira que a utilização dessa seja prejudicada para usos benéficos;
(   ) a poluição difusa se dá quando os poluentes atingem o corpo d’água de modo aleatório, não havendo possibilidade de estabelecer qualquer padrão de lançamento;
(   ) os poluentes biodegradáveis são produtos químicos que se mantêm por longo tempo nos rios, riachos e lagos e também nos seres vivos; um desses poluentes é o mercúrio;
(   ) os rios e riachos podem, também, ser afetados por uma poluição biogênica, ou seja, por organismos patogênicos, a exemplo de vírus, protozoários e bactérias, com repercussões negativas para a sociedade.
(A) F,F,F,V,F
(B) V,V,V,V,V
(C) V,V,F,V,V
(D) F,V,F,V,F
(E) F,F,V,V,F

22- (PUC-RIO)


A superfície da Terra tem morfologias muito distintas, de acordo com o posicionamento continental ou oceânico da litosfera. A partir da morfologia do assoalho marinho, assinale a opção que apresenta a única sequência correta (I / II / III / IV / V / VI)
a) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Fossa oceânica / Ilhas vulcânicas / Dorsal oceânica.
b) Plataforma continental / Talude / Ilhas vulcânicas / Bacia oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. c) Talude / Plataforma continental / Ilhas vulcânicas / Bacia oceânica / Dorsal oceânica / Fossa marinha. d) Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas vulcânicas / Talude / Fossa Marinha / Bacia oceânica.
e) Talude / Plataforma continental / Dorsal oceânica / Ilhas vulcânicas / Fossa marinha / Bacia oceânica.

23- (UPE) Leia o texto a seguir:

O sertão vai virar mar?

Carinhosamente chamado de Velho Chico, o rio São Francisco, considerado o rio da unidade nacional por ligar a região Sudeste à Zona da Mata nordestina, tem sido ponto de discórdia nos últimos tempos porque o governo ressuscitou um antigo projeto dos tempos imperiais: o de aproveitar suas águas para minorar os efeitos da seca no semiárido nordestino. A providência terá repercussão positiva na vida de 12 milhões de brasileiros, que passarão a ter condições, ao menos, de manter a higiene pessoal e de desenvolver a agricultura de subsistência - fatores essenciais para que ultrapassem a linha da pobreza absoluta.
Fonte: Revista Desenvolvimento Regional, 2005. Adaptado.

Do ponto de vista socioeconômico, as ações necessárias à implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional poderão ter resultados negativos.
Sobre esses resultados, analise os seguintes itens:

I. Perda de áreas produtivas e deslocamento de populações para a implantação dos canais e dos reservatórios.
II. Ampliação de riscos socioculturais, tais como os de comprometimento do Patrimônio Arqueológico e de interferência em comunidades indígenas.
III. Risco de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras.
IV. Risco de introdução de espécies de peixes potencialmente daninhas às pessoas nas bacias receptoras.
V. Modificação do regime fluvial das drenagens receptoras, tornando bem maior o caráter sazonal intermitente dos rios.

Estão CORRETOS
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

24- (UCS) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d’água, predomínio de rios perenes, de foz em estuário, de regime pluvial de drenagem exorreica, de grande potencial hidráulico e outros. Observe o mapa das bacias hidrográficas brasileiras.


A linha que vai de “A” a “B” passa sobre três bacias hidrográficas, que são
a) Amazônica, do Tocantins-Araguaia, do Nordeste.
b) do São Francisco, do Nordeste, do Leste.
c) Platina, do São Francisco, do Sul-Sudeste.
d) do Tocantins-Araguaia, do São Francisco, do Leste.
e) do Norte, Platina, do Leste.

25- (IFS) Como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2012, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas?
a) Mundo sustentável.
b) Rio para Todos.
c) Rio + 20.
d) Rio Sustentável.
e) Rio + Meio Ambiente.

26- (UDESC) Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente,
em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro os chefes de Estado debateram questões sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, reunião que ficou conhecida como a “tomada de consciência”. De lá para cá, muitas foram as preocupações ambientais que mobilizaram governos e ONG’s (Organizações Não Governamentais). Analise as proposições em relação aos eventos mais conhecidos em defesa do Meio Ambiente e da vida no Planeta, nas cinco últimas décadas.

I. A Assembleia Geral da ONU, de 1983, encarregou uma comissão para estudar o binômio
desenvolvimento X meio ambiente.
II. O Relatório Brundtland, de 1987, cunhou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento
sustentável.
III. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizou-se
em 1992, no Rio de Janeiro, mais conhecida como Rio-92.
IV. A Agenda XXI, elaborada durante a Rio-92, era um ambicioso programa para implantação
de um modelo de desenvolvimento sustentável no mundo.
V. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável(CNUDS), conhecida também como Rio+20 (2012), discutiu a renovação do compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável.

Assinale a alternativa correta.
a. (    ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b. (    ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c. (    ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d. (    ) Somente a afirmativa V é verdadeira.
e. (    ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

27- (UFPE) “A Terra é azul”, foi a reação de Yuri Gagarin, o primeiro a vê-la do espaço, em 1961. E John Glenn, no ano seguinte: “Impressiona-me ver como é diminuta a espessura da nossa atmosfera, que sustenta toda a vida na Terra. Se nós a degradarmos, será irreparável. Infelizmente, os riscos de que isso venha a acontecer já se agravaram tanto que requerem ação imediata, em escala mundial”. ( coloque F , falso ou V , verdadeiro )

(NUSSENZVIEG, H. Moysés. O Futuro da Terra. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011).

Sobre o tema sugerido no texto acima, analise as proposições abaixo.

(   ) A população do planeta praticamente duplicou em 50 anos, e os recursos da Terra estão sendo consumidos acima da taxa viável de reposição. Paralelamente, observa-se uma expressiva poluição atmosférica.
(   ) O aumento da temperatura do ar atmosférico na baixa troposfera acarretará a elevação de vapor d’água presente na atmosfera, afetando assim o ciclo hidrológico.
(   ) O tempo de residência do COna atmosfera é elevado. Isso decorre de uma interação complexa entre atmosfera e oceano.
(   ) A atmosfera, ao longo da História do planeta, modificou-se como uma reação à vida vegetal e atualmente se transforma em decorrência de atividades antrópicas.
(   ) O céu é azul em um dia em que há um anticiclone sobre uma dada região, porque as pequenas partículas atmosféricas dispersam mais os curtos comprimentos de ondas azuis.

(A) F,F,F,V,F
(B) V,V,V,V,V
(C) V,V,F,V,V
(D) F,V,F,V,F
(E) F,F,V,V,F

28- (UFPE)  “Os gases do efeito estufa são essenciais à manutenção da vida na Terra, uma vez que controlam o nível de radiação solar que incide sobre ela. Entretanto, o aumento de suas concentrações, causado principalmente por ações antrópicas, os tem transformado em vilão para a atmosfera.” (VALVERDE, Sebastião Renato et alAção Ambiental).
Sobre esse assunto, são feitas as considerações a seguir. ( coloque F , falso ou V , verdadeiro )

(   ) Os principais gases de efeito estufa são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, os óxidos nitrosos e os halocarbonos.
(   ) O aumento de temperatura, em face dos gases do efeito estufa, poderá alterar o regime de chuvas e provocar catástrofes relacionadas às grandes inundações em áreas litorâneas baixas.
(   ) O Protocolo de Kyoto representou um marco importante das mudanças climáticas, pois propõe a redução da queima de combustíveis fósseis, sem implicar a redução dos desmatamentos.
(   ) O Mercado de Créditos de Carbono significa que as empresas que não conseguem reduzir as emissões de carbono ao limite exigido teriam a opção de patrocinar projetos ambientais em países em desenvolvimento, recebendo, em troca, “créditos de carbono”.
(   ) Os projetos com maiores chances de reivindicar os “créditos de carbono” são aqueles que substituem, na matriz energética, a energia advinda da biomassa por aquela produzida pela hulha, pelo gás natural e pela turfa.

(A) F,F,F,V,F
(B) V,V,V,V,V
(C) V,V,F,V,F
(D) F,V,F,V,F
(E) F,F,V,V,F

29- (UPE) O desmatamento é a atividade humana, que afeta diretamente as maiores áreas na parte florestada da Amazônia brasileira. A área desmatada é maior que a França.
Philipe Fearnside

Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia.
Sobre elas, analise os itens a seguir:

I. Redução de ciclagem d’água
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas
III. Decréscimo no armazenamento do carbono
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera
V. Aumento do assoreamento de cursos fluviais

Estão CORRETOS
a) apenas II e V.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, IV e V.
d) apenas II, III e V.
e) I, II, III, IV e V.

30- (URCA) Sobre a Chapada do Araripe, e mais especificamente, sobre a Floresta Nacional do Araripe, assinale o que for correto.

a) É uma formação florestal com extrema variedade de vegetais como árvores, arbustos e epífitas, dentre outros locais, ocupa as encostas meridionais da Chapada do Araripe.
b) A alta precipitação à sotavento nas encostas da Chapada do Araripe a torna mais úmida, sendo aí, uma mata tropical de encosta, halófila e aciculifoliada.
c) Muitas espécies de madeira aparecem na constituição da Mata Atlântica, como o Pequizeiro, a Janaguba, o Cajuí e o Visgueiro, além de outras espécies de musgos.
d) A Floresta Nacional do Araripe, com uma área de mais de 38.000 hectares tem por objetivos, a promoção do manejo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais; e a conservação da fauna e da flora da região compreendida pelo Complexo do Altiplano Sedimentar da Chapada do Araripe.
e) A proteção da Floresta Nacional do Araripe visa a preservação da vegetação bem como dos mananciais que ali se encontram, sendo criados parques como o Parque de Proteção Ambiental do Araripe APA.

31- (URCA) Sobre problemas ambientais no Brasil e assuntos correlatos, analise as afirmativas a seguir:

1) A carcinicultura, desenvolvida nos estuários, vem provocando a destruição dos manguezais.
2) A abertura de estradas contribui para o desmatamento, facilitando o acesso à madeira e tornando possível a exploração agropecuária das áreas atingidas pelas estradas.
3) As grandes áreas de monocultura estimulam a proliferação de plantas invasoras que encontram condições de desenvolvimento no novo ambiente.

Assinale:
a) se apenas a afirmativa 2 estiver correta.
b) se apenas as afirmativas 1 e 2 estiverem corretas.
c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas 1 e 3 estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas 2 e 3 estiverem corretas.

32- (UEMA) Na Sub-bacia hidrográfica do Rio Maracanã, na Ilha do Maranhão, existem duas Unidades de Conservação (UCs). São elas, o Parque Estadual do Bacanga e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã que sofrem impactos ambientais, apesar dos objetivos de proteção que as norteiam.
Fonte: SÂO LUÍS (Prefeitura). Projeto Recuperação das águas degradadas de recarga e descarga do Aquífero Barreiras da Sub-bacia do Rio Maracanã – Nº 574484/2008. São Luís, 2011.

As Unidades de Conservação (UC's) foram criadas para
a) utilizar os seus recursos sob quaisquer formas e processos.
b) expressar esforços do homem para alterar as condições do ambiente.
c) diminuir a degradação ambiental, explorando os recursos da natureza.
d) conservar o estado de equilíbrio do ambiente e dos recursos naturais.
e) racionalizar as intervenções em determinado lugar com foco na satisfação do homem.

GABARITO : 
1- B
2- C
3- D
4- E
5- A
6- E
7- B
8- A
9- E
10- E
11- D
12- A
13- E
14- E
15- C
16- C
17- D
18- C
19- B
20- E
21- C
22- B
23- D
24- D
25- C
26- E
27- B
28- C
29- E
30- D
31- C
32- D









Nenhum comentário: