sábado, 5 de junho de 2021

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DE RESERVATÓRIOS SÃO 29% MAIORES DO QUE O ESTIMADO.

 No geral, os pesquisadores descobriram que os reservatórios de água do mundo estão produzindo anualmente metano, dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa em uma quantidade aproximadamente equivalente a 1,07 gigatonelada de dióxido de carbono.

No geral, os pesquisadores descobriram que os reservatórios de água do mundo estão produzindo anualmente metano, dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa em uma quantidade aproximadamente equivalente a 1,07 gigatonelada de dióxido de carbono.

Emissões de gases de efeito estufa de reservatórios são 29% maiores do que o estimado

Um novo estudo da Global Biogeochemical Cycles mostra que as emissões de gases de efeito estufa por área dos reservatórios de água do mundo são cerca de 29% mais altas do que o sugerido por estudos anteriores, mas que medidas práticas poderiam ser tomadas para ajudar a reduzir esse impacto.

Por Will Ferguson*, WSU News

Grande parte do aumento nas emissões vem da desgaseificação do metano anteriormente não explicada, um processo em que o metano passa por uma barragem e borbulha rio acima, de acordo com a análise dos cientistas da Universidade Estadual de Washington e da Universidade de Quebec em Montreal.

No geral, os pesquisadores descobriram que os reservatórios de água do mundo estão produzindo anualmente metano, dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa em uma quantidade aproximadamente equivalente a 1,07 gigatonelada de dióxido de carbono.

Embora essa quantidade seja pequena em comparação com os mais de 36 gigatoneladas de emissões de gases do efeito estufa produzidos por combustíveis fósseis e outras fontes industriais a cada ano, ainda é mais gás do efeito estufa do que todo o país da Alemanha, o sexto maior emissor do globo, produz anualmente. Também é aproximadamente igual em peso a 10.000 porta-aviões norte-americanos totalmente carregados.

Liderado por John Harrison, professor da Escola de Meio Ambiente da WSU Vancouver, e coautor de colegas da Universidade de Quebec em Montreal, o estudo é o primeiro a incluir a desgaseificação de metano em sua estimativa de emissões globais de gases de efeito estufa de reservatórios artificiais . A equipe de pesquisa também considerou inúmeras outras variáveis não explicadas em sua análise, como temperatura da água, profundidade da água e a quantidade de sedimento que entra em milhares de reservatórios diferentes localizados ao redor do mundo. Estudos anteriores que calcularam as emissões globais de gases de efeito estufa dos reservatórios basearam-se apenas nas taxas de emissão médias por área de superfície do reservatório.

“Embora vários artigos tenham apontado a importância dos sistemas aquáticos como fontes de metano para a atmosfera, este é o primeiro artigo que conheço a examinar explicitamente quais tipos de reservatórios são grandes fontes e por quê”, disse Harrison. “Isso nos dá a capacidade de começar a trabalhar para entender o que poderíamos fazer sobre as emissões de metano desses tipos de sistemas.”

A decomposição de matéria vegetal perto do fundo dos reservatórios alimenta a produção de metano, um gás de efeito estufa que é 34 vezes mais potente do que o dióxido de carbono ao longo de um século e comparável aos arrozais ou queima de biomassa em termos de emissões gerais.

Harrison e colegas descobriram que a desgaseificação do metano é responsável por cerca de 40% das emissões dos reservatórios de água. Este grande aumento nas emissões anteriormente não contabilizadas foi parcialmente compensado por uma projeção de menor quantidade de metano se difundindo da superfície dos reservatórios, de acordo com a análise. As emissões de dióxido de carbono foram semelhantes às relatadas em trabalhos anteriores.

As descobertas dos pesquisadores revelam que as taxas mais altas de emissões de gases de efeito estufa dos reservatórios ocorrem nos trópicos e subtrópicos. Estima-se que 83% das emissões de metano ocorreram em zonas de clima tropical.

Essas áreas também são onde a maioria dos projetos de construção de novos reservatórios em andamento e planejados devem ocorrer nas próximas décadas.

As descobertas são particularmente importantes porque pode ser possível reduzir as emissões de metano a jusante dos reservatórios, retirando seletivamente água de perto da superfície dos reservatórios, que tendem a ser pobres em metano, em vez de em grandes profundidades, onde o metano frequentemente se acumula.

Por exemplo, em um estudo relacionado, uma redução simulada na profundidade de retirada de água em apenas 3 metros (cerca de 10 pés) rendeu uma redução de 92% nas emissões de desgaseificação de metano de um reservatório da Malásia.

“Não estamos dizendo que os reservatórios são necessariamente ruins. Muitos fornecem serviços importantes como energia elétrica, controle de enchentes, navegação e água ”, disse Harrison. “Em vez disso, queremos chamar a atenção para uma fonte de emissões de gases de efeito estufa que achamos que pode ser reduzida nos próximos anos, à medida que trabalhamos para emissões neutras em carbono.”

O trabalho de Harrison e seus colegas ajudou recentemente a liderar o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a principal autoridade internacional no assunto do aquecimento global, a reconhecer reservatórios e terras inundadas como parte integrante das emissões globais de cada país.

“Estamos interessados em usar este trabalho para melhorar esses modelos e estimativas globais”, disse Harrison. “Um objetivo final deste trabalho é melhorar nossa capacidade de estimar a quantidade de gases de efeito estufa provenientes dos reservatórios por país, para que os países possam abordar essa fonte e incluí-la na forma como estão administrando seus passivos de gases de efeito estufa.”

Referência:

Harrison, J. A., Prairie, Y. T., Mercier-Blais, S., & Soued, C. (2021). Year-2020 Global Distribution and Pathways of Reservoir Methane and Carbon Dioxide Emissions According to the Greenhouse Gas from Reservoirs (G-res) Model. Global Biogeochemical Cycles, 35, e2020GB006888. https://doi.org/10.1029/2020GB006888

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/06/2021

Nenhum comentário: