O que ocorrerá em 2050, quando seremos 9,2 bilhões de terráqueos? A comida será cara e rara como nunca.”
Fonte: Revista Veja – 28 de maio de 2008, página 68.
Com o título “Vai ter para todo mundo? a revista Veja voltou com o tema da produção de alimentos e o aumento da população no mundo.
Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:
A ⇒ No final do séc. XVIII, Thomas Robert Malthus, economista e pastor anglicano, preocupado com o crescente aumento populacional e suas consequências socioeconômicas defendia proposições antinatalistas. Segundo ele, a população crescia de maneira acelerada (progres-
são geométrica), enquanto a produção de alimentos num ritmo mais lento (progressão aritmética).
B ⇒ O aumento grandioso da população mundial ocorrido principalmente a partir da segunda metade do século XX, aliada a difícil situação
socioeconômica dos países pobres levou os adeptos do neomalthusianismo a proporem políticas de controle demográfico.
C ⇒ A solução da crise de alimentos virá através daqueles que se contrapõem aos neomalthusianos, os chamados reformistas que responsabilizam não só as catástrofes da natureza,mas defendem também que o aumento populacional é a causa da pobreza e o controle de nascimentos seria o passaporte para o desenvolvimento dos países.
D ⇒ A crise atual, para alguns estudiosos decorre da combinação de colheitas ruins, especulação de preços, aumento de preço do petróleo, explosão dos biocombustíveis e aumento do consumo de alimentos, sobretudo na China e na Índia, locomotivas asiáticas que, juntas, têm mais de um terço da população mundial.
Leia o texto a seguir para responder as questões 36 e 43.
SOS Mata Atlântica e INPE apresentam novos dados sobre a situação da Mata Atlântica.
Nesta terça-feira (27 de maio), Dia Nacional da Mata Atlântica, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram a conclusão dos levantamentos do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”. Os estudos feitos a partir de imagens de satélite mostram que o Bioma está reduzido a 7,26% de sua área original [....] Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia foram os Estados que mais desmataram no período de 2000-2005, em números absolutos.
Fonte: SOS Mata Atlântica, 27/5/08.
36) Sobre o tema do texto acima é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A Mata Atlântica, favorecida por clima tropical tipicamente úmido e seco, ocorre nas encostas próximas ao litoral, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
B ⇒ A Mata Atlântica é um complexo e exuberante conjunto de ecossistemas de grande importância por abrigar parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente no meio científico.
C ⇒ O quase desaparecimento da Mata Atlântica é fruto da exploração do pau-brasil, do ciclo da cana-de-açúcar, do ouro, da extração de madeira, de assentamentos, construção de rodovias e surgimento de cidades, dentre outros.
D ⇒ As ONGs surgiram para fortalecer a fiscalização, a exemplo da SOS Mata Atlântica que se tornou uma entidade muito forte e organizada na defesa desse importante bioma.
37) Os biocombustíveis, pauta das discussões mundiais (texto da página 11), representam uma fonte alternativa no contexto atual da matriz energética mundial.
Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Festejados como alternativa para salvar o planeta do acúmulo de gás carbônico e da dependência excessiva do petróleo, os biocombustíveis, estão sendo responsabilizados pela atual crise de alimentos.
B ⇒ As atuais políticas para o setor energético brasileiro são sustentadas nos mesmos elementos que marcaram a colonização: desapropriação de território, de bens naturais e de trabalho, o que representa uma maior distribuição de terra, água, renda e poder.
C ⇒ A partir da Revolução Industrial, o desenvolvimento da humanidade tem sido acompanhado pela substituição das fontes renováveis de energia por um vertiginoso uso de fontes não renováveis, inicialmente o carvão mineral e vegetal e depois o petróleo.
D ⇒ O Brasil vem fazendo experiências com biocombustível a partir da cana-de-açúcar desde meados da década de 1980 com o Programa
Nacional do Álcool, que permitiu o desenvolvimento da tecnologia nacional de motores com este combustível.
38) O Diário Catarinense em caderno especial de 1/06/08, sob o título “A agonia dos rios”, trouxe a “radiografia sobre as bacias hidrográficas de Santa Catarina...” O estado é dividido em 10 regiões hidrográficas, estabelecidas em 1998 pela Lei 10.949.
Sobre a situação atual das bacias hidrográficas catarinenses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ A Baixada Norte tem Joinville como cidade pólo, a maior população do estado e inúmeras indústrias que contribuem para uma das maiores degradações ambientais em bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina.
B ⇒ As regiões do Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Vale do rio do Peixe, com população em torno de 1 milhão de pessoas, diferem do restante do estado; as atividades ligadas ao eixo florestal seguem as normas estabelecidas pela FATMA, IBAMA e SOS Mata Atlântica. Mais de 60% dos domicílios dessas regiões possuem rede de esgoto.
C ⇒ O Litoral Centro, onde se localizam as Bacias dos rios Tijucas, Biguaçu, Madre e Cubatão Sul, sofre com a poluição gerada por agrotóxicos utilizados na plantação de hortaliças e com os dejetos domésticos, merecendo especial
atenção a Bacia do Rio Cubatão Sul, responsável pelo abastecimento da Grande Florianópolis.
D ⇒ A maior bacia hidrográfica da vertente do Atlântico, na qual está localizado o rio Itajaí Açu, atravessa uma importante área industrial do estado, recebendo emissões de esgoto industrial e também de esgoto doméstico da maior população de todas as regiões hidrográficas Catarinenses.
Leia o texto a seguir para responder as questões 39 e 44.
Amazônia brasileira tem dono, diz Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, que a Amazônia “tem dono”. Ao citar os biocombustíveis como grande alternativa para diminuir a poluição do planeta, Lula disse que achava “engraçado” que países responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.
Adaptado da Revista Meio Ambiente, 26/5/08. Disponível em: www.revistameioambiente.com.br/2008/05/26/amazônia-brasileira-tem-dono-diz-lula/
39) Referente ao tema descrito no texto anterior, analise as afirmações a seguir.
l -As principais fontes de combustíveis renováveis são: álcool, hidrogênio, metano e combustíveis fósseis.
ll -O uso de catalisadores nos veículos automotivos, movidos à gasolina, visa transformar gases nocivos, como os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, em outros menos nocivos.
lll-A queima de combustível fóssil, por exemplo, a gasolina, constitui-se, na realidade, numa reação de oxidação de matéria orgânica.
lV-O biodiesel reduz as emissões poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
V -As queimadas de florestas produzem altas concentrações de dióxido de carbono e podem produzir também monóxido de carbono pela combustão incompleta.
Todas as afirmações estão corretas, exceto:
A ⇒ I C ⇒ III
B ⇒ II D ⇒ V
40) Hoje em dia, nossos computadores duram cada vez menos. Novos softwares exigem mais hardware e, quando o upgrade não resolve, acabamos por trocar o micro por um novo. Essa prática gera uma quantidade enorme de computadores usados que, em muitos casos, acaba no lixo. O problema é que esse tipo de lixo que já começa a ser chamado de “e-lixo” ou lixo eletrônico contêm metais pesados (câdmio, chum-bo, mercúrio, arsênio) e outras substâncias nocivas ao meio ambiente.
Com relação aos metais pesados citados no texto acima, analise as afirmações a seguir.
l -O chumbo, que forma os óxidos PbO e PbO2, é um metal alcalino terroso.
ll -O mercúrio (Hg) é um elemento químico de transição, família do zinco da tabela periódica.
lll-O cádmio (Cd) pertence juntamente com a prata e o ouro ao mesmo grupo da tabela periódica.
lV-O chumbo (Pb) é um metal que possui 6 elétrons em seu subnível mais energético.
V -Na configuração eletrônica do elemento químico arsênio de número atômico 33, há 4 níveis energéticos.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III C ⇒ III - IV
B ⇒ II - V D ⇒ III - IV - V
Leia o texto a seguir para responder as questões 41 e 45.
Carvão: extração deixa suas marcas na natureza.
O carvão é formado por altos teores de sílica, ferro, enxofre e alumínio e por quase todos os elementos da tabela periódica em baixas concentrações. As
características químicas do composto afetam o ecossistema terrestre e aquático, modificando a composição da vegetação, degradando o solo e acidificando as águas. [...] Além disso, certas substâncias do carvão, como dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono, também
contribuiriam para o surgimento de doenças respiratórias. [...] Outro ponto negativo do carvão é a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
FonteA Notícia (AN Verde), 5/6/08. Disponívelem:www.clicrbs.com.br/anoticia...
41) Referente ao tema descrito no texto acima, analise as afirmações a seguir.
l -Os gases (NO e NO2), não contribuem para a chuva ácida.
ll -O SO2 é um dos óxidos poluentes da atmosfera resultante da queima de carvão e derivados de petróleo que contêm impurezas de enxofre.
lll -O monóxido de carbono é um óxido extremamente prejudicial à saúde humana.
lV -Na equação química que expressa a queima do carvão: C(s) + O2 (g) € CO2(g) + calor, o número de oxidação do carbono no C(s) é + 4, e no CO2(g) é – 4.
V -O ar atmosférico, na ausência de poluição, é composto de N2, O2, CO, CO2 e vapor d’água.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III
B ⇒ II - IV
C ⇒ II - III
D ⇒ III - IV - V
42) O termo pH (potencial hidrogeniônico) foi introduzido em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1989), com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas.
Quanto ao pH é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Um ácido possui pH < 7,0.
B ⇒ Para o meio neutro, sendo [H+] = [OH-] = 10-7mol/L, resulta em pH =7.
C ⇒ O pH é determinado pela concentração de íons hidrônios (OH-) presente em uma solução e pode variar de acordo com a composição, temperatura e concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas.
D ⇒ O pH de uma solução aquosa é definido pela expressão pH = - log [H+], em que [H+] indica a concentração, em mol/l, de íons de Hidrogênio na soluçãoe log, o logaritmo na base 10.
43) Sobre a Mata Atlântica, considerando o texto da página 12, assinale a alternativa correta.
A ⇒ Dentre os 6 biomas brasileiros, a Mata Atlântica é a mais ameaçada, restando apenas 7,26% de sua cobertura original em 17 Estados.
B ⇒ Na Floresta Ombrófila Mista destaca-se a araucária, uma planta monóica, do grupo das gimnospermas, cujo fruto é o pinhão.
C ⇒ As bromélias e orquídeas, tão características da Floresta Ombrófila Densa, vivendo fixas sobre troncos e galhos de árvores são exemplos de uma relação de parasitismo entre espécies.
D ⇒ Xaxins e samambaiaçus são exemplos de gimnospermas presentes nas formações florestais da Mata Atlântica.
44) Analise as afirmações a seguir, considerando o texto da página 13.
l -Os biocombustíveis provêm da biomassa vegetal, produzida a partir da cana-de-açúcar, mamona e girassol, dentre outros.
ll -A cana-de-açúcar, assim como o arroz, o trigo e o milho são gramíneas, podendo ser usados tanto para a alimentação quanto para a produção de biocombustíveis.
lll-As bactérias são os principais organismos responsáveis pela fermentação alcoólica, que tem como produto final o álcool etílico.
lV-A fermentação é um processo de produção de energia que se desenvolve em anaerobiose.
V -A queima de combustíveis fósseis produz poluentes que são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III
B ⇒ III - V
C ⇒ l - II - IV
D ⇒ II - IV - V
45) Analise as afirmações a seguir, a partir do texto da página 14.
l -A poluição gerada pela mineração do carvão afeta as bacias hidrográficas dos Rios Araranguá, Urussanga e Tubarão.
ll -Além dos problemas ambientais já citados no texto, pode-se incluir: formação de Chuva Ácida, assoreamento dos corpos d’água e perda da diversidade biológica no sistema lagunar e rios que recebem direta ou indireta-
mente os rejeitos de carvão.
lll -A elevada acidez das águas dos rios da região carbonífera compromete o desenvolvimento do fitoplâncton, inviabilizando o fluxo de energia ao longo da cadeia trófica e consequentemente a fauna aquática.
lV -O enxofre, embora componente importante de alguns aminoácidos, é um poderoso poluente em altas concentrações na atmosfera, como óxidos de enxofre, acidificando a água da chuva e sendo prejudicial para plantas, animais, para o solo e cursos d’água.
V -À exceção de enxofre, ferro, alumínio e silício, os demais elementos químicos presentes no rejeito e no próprio carvão, tais como os metais pesados, não são causadores reais ou potenciais de danos à saúde e ao meio ambiente.
Todas as afirmações estão corretas, exceto:
A ⇒ II
B ⇒ V
C ⇒ III
D ⇒ IV
46) STF libera pesquisa com células-tronco embrionárias.
O Supremo Tribunal Federal (STF) votou ontem pela constitucionalidade do artigo 5° da Lei de Biossegurança. A decisão autoriza as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas, que têm potencial de levar ao tratamento e cura de várias doenças.
Fonte: Ciência Hoje, 30/5/08 Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/
Sobre o tema acima, analise as afirmações a seguir:
l -As células-tronco são células que se apresentam indiferenciadas, com potencial para diferenciarem-se em vários tipos celulares.
ll -As células-tronco ao serem quimicamente estimuladas proliferam-se através de meioses sucessivas.
lll-O sistema nervoso no embrião, desenvolve-se durante a blastulação.
lV-Pele e anexos e o sistema nervoso têm a mesma origem embrionária, ou seja, do folheto embrionário ectoderma.
V -Os embriões congelados que serão usados para obtenção das células-tronco provêm de fecundação in vitro.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ II - III
B ⇒ III - V
C ⇒ l - IV - V
D ⇒ II - IV - V
GABARITO:
35-C
36-A
37-ANULADA
38-B
39-A
40-ANULADA
41-C
42-C
43-A
44-C
45-B
46-C
Fonte: Revista Veja – 28 de maio de 2008, página 68.
Com o título “Vai ter para todo mundo? a revista Veja voltou com o tema da produção de alimentos e o aumento da população no mundo.
Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:
A ⇒ No final do séc. XVIII, Thomas Robert Malthus, economista e pastor anglicano, preocupado com o crescente aumento populacional e suas consequências socioeconômicas defendia proposições antinatalistas. Segundo ele, a população crescia de maneira acelerada (progres-
são geométrica), enquanto a produção de alimentos num ritmo mais lento (progressão aritmética).
B ⇒ O aumento grandioso da população mundial ocorrido principalmente a partir da segunda metade do século XX, aliada a difícil situação
socioeconômica dos países pobres levou os adeptos do neomalthusianismo a proporem políticas de controle demográfico.
C ⇒ A solução da crise de alimentos virá através daqueles que se contrapõem aos neomalthusianos, os chamados reformistas que responsabilizam não só as catástrofes da natureza,mas defendem também que o aumento populacional é a causa da pobreza e o controle de nascimentos seria o passaporte para o desenvolvimento dos países.
D ⇒ A crise atual, para alguns estudiosos decorre da combinação de colheitas ruins, especulação de preços, aumento de preço do petróleo, explosão dos biocombustíveis e aumento do consumo de alimentos, sobretudo na China e na Índia, locomotivas asiáticas que, juntas, têm mais de um terço da população mundial.
Leia o texto a seguir para responder as questões 36 e 43.
SOS Mata Atlântica e INPE apresentam novos dados sobre a situação da Mata Atlântica.
Nesta terça-feira (27 de maio), Dia Nacional da Mata Atlântica, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram a conclusão dos levantamentos do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”. Os estudos feitos a partir de imagens de satélite mostram que o Bioma está reduzido a 7,26% de sua área original [....] Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia foram os Estados que mais desmataram no período de 2000-2005, em números absolutos.
Fonte: SOS Mata Atlântica, 27/5/08.
36) Sobre o tema do texto acima é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A Mata Atlântica, favorecida por clima tropical tipicamente úmido e seco, ocorre nas encostas próximas ao litoral, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
B ⇒ A Mata Atlântica é um complexo e exuberante conjunto de ecossistemas de grande importância por abrigar parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente no meio científico.
C ⇒ O quase desaparecimento da Mata Atlântica é fruto da exploração do pau-brasil, do ciclo da cana-de-açúcar, do ouro, da extração de madeira, de assentamentos, construção de rodovias e surgimento de cidades, dentre outros.
D ⇒ As ONGs surgiram para fortalecer a fiscalização, a exemplo da SOS Mata Atlântica que se tornou uma entidade muito forte e organizada na defesa desse importante bioma.
37) Os biocombustíveis, pauta das discussões mundiais (texto da página 11), representam uma fonte alternativa no contexto atual da matriz energética mundial.
Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Festejados como alternativa para salvar o planeta do acúmulo de gás carbônico e da dependência excessiva do petróleo, os biocombustíveis, estão sendo responsabilizados pela atual crise de alimentos.
B ⇒ As atuais políticas para o setor energético brasileiro são sustentadas nos mesmos elementos que marcaram a colonização: desapropriação de território, de bens naturais e de trabalho, o que representa uma maior distribuição de terra, água, renda e poder.
C ⇒ A partir da Revolução Industrial, o desenvolvimento da humanidade tem sido acompanhado pela substituição das fontes renováveis de energia por um vertiginoso uso de fontes não renováveis, inicialmente o carvão mineral e vegetal e depois o petróleo.
D ⇒ O Brasil vem fazendo experiências com biocombustível a partir da cana-de-açúcar desde meados da década de 1980 com o Programa
Nacional do Álcool, que permitiu o desenvolvimento da tecnologia nacional de motores com este combustível.
38) O Diário Catarinense em caderno especial de 1/06/08, sob o título “A agonia dos rios”, trouxe a “radiografia sobre as bacias hidrográficas de Santa Catarina...” O estado é dividido em 10 regiões hidrográficas, estabelecidas em 1998 pela Lei 10.949.
Sobre a situação atual das bacias hidrográficas catarinenses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ A Baixada Norte tem Joinville como cidade pólo, a maior população do estado e inúmeras indústrias que contribuem para uma das maiores degradações ambientais em bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina.
B ⇒ As regiões do Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Vale do rio do Peixe, com população em torno de 1 milhão de pessoas, diferem do restante do estado; as atividades ligadas ao eixo florestal seguem as normas estabelecidas pela FATMA, IBAMA e SOS Mata Atlântica. Mais de 60% dos domicílios dessas regiões possuem rede de esgoto.
C ⇒ O Litoral Centro, onde se localizam as Bacias dos rios Tijucas, Biguaçu, Madre e Cubatão Sul, sofre com a poluição gerada por agrotóxicos utilizados na plantação de hortaliças e com os dejetos domésticos, merecendo especial
atenção a Bacia do Rio Cubatão Sul, responsável pelo abastecimento da Grande Florianópolis.
D ⇒ A maior bacia hidrográfica da vertente do Atlântico, na qual está localizado o rio Itajaí Açu, atravessa uma importante área industrial do estado, recebendo emissões de esgoto industrial e também de esgoto doméstico da maior população de todas as regiões hidrográficas Catarinenses.
Leia o texto a seguir para responder as questões 39 e 44.
Amazônia brasileira tem dono, diz Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, que a Amazônia “tem dono”. Ao citar os biocombustíveis como grande alternativa para diminuir a poluição do planeta, Lula disse que achava “engraçado” que países responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.
Adaptado da Revista Meio Ambiente, 26/5/08. Disponível em: www.revistameioambiente.com.br/2008/05/26/amazônia-brasileira-tem-dono-diz-lula/
39) Referente ao tema descrito no texto anterior, analise as afirmações a seguir.
l -As principais fontes de combustíveis renováveis são: álcool, hidrogênio, metano e combustíveis fósseis.
ll -O uso de catalisadores nos veículos automotivos, movidos à gasolina, visa transformar gases nocivos, como os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, em outros menos nocivos.
lll-A queima de combustível fóssil, por exemplo, a gasolina, constitui-se, na realidade, numa reação de oxidação de matéria orgânica.
lV-O biodiesel reduz as emissões poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
V -As queimadas de florestas produzem altas concentrações de dióxido de carbono e podem produzir também monóxido de carbono pela combustão incompleta.
Todas as afirmações estão corretas, exceto:
A ⇒ I C ⇒ III
B ⇒ II D ⇒ V
40) Hoje em dia, nossos computadores duram cada vez menos. Novos softwares exigem mais hardware e, quando o upgrade não resolve, acabamos por trocar o micro por um novo. Essa prática gera uma quantidade enorme de computadores usados que, em muitos casos, acaba no lixo. O problema é que esse tipo de lixo que já começa a ser chamado de “e-lixo” ou lixo eletrônico contêm metais pesados (câdmio, chum-bo, mercúrio, arsênio) e outras substâncias nocivas ao meio ambiente.
Com relação aos metais pesados citados no texto acima, analise as afirmações a seguir.
l -O chumbo, que forma os óxidos PbO e PbO2, é um metal alcalino terroso.
ll -O mercúrio (Hg) é um elemento químico de transição, família do zinco da tabela periódica.
lll-O cádmio (Cd) pertence juntamente com a prata e o ouro ao mesmo grupo da tabela periódica.
lV-O chumbo (Pb) é um metal que possui 6 elétrons em seu subnível mais energético.
V -Na configuração eletrônica do elemento químico arsênio de número atômico 33, há 4 níveis energéticos.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III C ⇒ III - IV
B ⇒ II - V D ⇒ III - IV - V
Leia o texto a seguir para responder as questões 41 e 45.
Carvão: extração deixa suas marcas na natureza.
O carvão é formado por altos teores de sílica, ferro, enxofre e alumínio e por quase todos os elementos da tabela periódica em baixas concentrações. As
características químicas do composto afetam o ecossistema terrestre e aquático, modificando a composição da vegetação, degradando o solo e acidificando as águas. [...] Além disso, certas substâncias do carvão, como dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono, também
contribuiriam para o surgimento de doenças respiratórias. [...] Outro ponto negativo do carvão é a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
FonteA Notícia (AN Verde), 5/6/08. Disponívelem:www.clicrbs.com.br/anoticia...
41) Referente ao tema descrito no texto acima, analise as afirmações a seguir.
l -Os gases (NO e NO2), não contribuem para a chuva ácida.
ll -O SO2 é um dos óxidos poluentes da atmosfera resultante da queima de carvão e derivados de petróleo que contêm impurezas de enxofre.
lll -O monóxido de carbono é um óxido extremamente prejudicial à saúde humana.
lV -Na equação química que expressa a queima do carvão: C(s) + O2 (g) € CO2(g) + calor, o número de oxidação do carbono no C(s) é + 4, e no CO2(g) é – 4.
V -O ar atmosférico, na ausência de poluição, é composto de N2, O2, CO, CO2 e vapor d’água.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III
B ⇒ II - IV
C ⇒ II - III
D ⇒ III - IV - V
42) O termo pH (potencial hidrogeniônico) foi introduzido em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1989), com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas.
Quanto ao pH é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Um ácido possui pH < 7,0.
B ⇒ Para o meio neutro, sendo [H+] = [OH-] = 10-7mol/L, resulta em pH =7.
C ⇒ O pH é determinado pela concentração de íons hidrônios (OH-) presente em uma solução e pode variar de acordo com a composição, temperatura e concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas.
D ⇒ O pH de uma solução aquosa é definido pela expressão pH = - log [H+], em que [H+] indica a concentração, em mol/l, de íons de Hidrogênio na soluçãoe log, o logaritmo na base 10.
43) Sobre a Mata Atlântica, considerando o texto da página 12, assinale a alternativa correta.
A ⇒ Dentre os 6 biomas brasileiros, a Mata Atlântica é a mais ameaçada, restando apenas 7,26% de sua cobertura original em 17 Estados.
B ⇒ Na Floresta Ombrófila Mista destaca-se a araucária, uma planta monóica, do grupo das gimnospermas, cujo fruto é o pinhão.
C ⇒ As bromélias e orquídeas, tão características da Floresta Ombrófila Densa, vivendo fixas sobre troncos e galhos de árvores são exemplos de uma relação de parasitismo entre espécies.
D ⇒ Xaxins e samambaiaçus são exemplos de gimnospermas presentes nas formações florestais da Mata Atlântica.
44) Analise as afirmações a seguir, considerando o texto da página 13.
l -Os biocombustíveis provêm da biomassa vegetal, produzida a partir da cana-de-açúcar, mamona e girassol, dentre outros.
ll -A cana-de-açúcar, assim como o arroz, o trigo e o milho são gramíneas, podendo ser usados tanto para a alimentação quanto para a produção de biocombustíveis.
lll-As bactérias são os principais organismos responsáveis pela fermentação alcoólica, que tem como produto final o álcool etílico.
lV-A fermentação é um processo de produção de energia que se desenvolve em anaerobiose.
V -A queima de combustíveis fósseis produz poluentes que são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ I - III
B ⇒ III - V
C ⇒ l - II - IV
D ⇒ II - IV - V
45) Analise as afirmações a seguir, a partir do texto da página 14.
l -A poluição gerada pela mineração do carvão afeta as bacias hidrográficas dos Rios Araranguá, Urussanga e Tubarão.
ll -Além dos problemas ambientais já citados no texto, pode-se incluir: formação de Chuva Ácida, assoreamento dos corpos d’água e perda da diversidade biológica no sistema lagunar e rios que recebem direta ou indireta-
mente os rejeitos de carvão.
lll -A elevada acidez das águas dos rios da região carbonífera compromete o desenvolvimento do fitoplâncton, inviabilizando o fluxo de energia ao longo da cadeia trófica e consequentemente a fauna aquática.
lV -O enxofre, embora componente importante de alguns aminoácidos, é um poderoso poluente em altas concentrações na atmosfera, como óxidos de enxofre, acidificando a água da chuva e sendo prejudicial para plantas, animais, para o solo e cursos d’água.
V -À exceção de enxofre, ferro, alumínio e silício, os demais elementos químicos presentes no rejeito e no próprio carvão, tais como os metais pesados, não são causadores reais ou potenciais de danos à saúde e ao meio ambiente.
Todas as afirmações estão corretas, exceto:
A ⇒ II
B ⇒ V
C ⇒ III
D ⇒ IV
46) STF libera pesquisa com células-tronco embrionárias.
O Supremo Tribunal Federal (STF) votou ontem pela constitucionalidade do artigo 5° da Lei de Biossegurança. A decisão autoriza as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas, que têm potencial de levar ao tratamento e cura de várias doenças.
Fonte: Ciência Hoje, 30/5/08 Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/
Sobre o tema acima, analise as afirmações a seguir:
l -As células-tronco são células que se apresentam indiferenciadas, com potencial para diferenciarem-se em vários tipos celulares.
ll -As células-tronco ao serem quimicamente estimuladas proliferam-se através de meioses sucessivas.
lll-O sistema nervoso no embrião, desenvolve-se durante a blastulação.
lV-Pele e anexos e o sistema nervoso têm a mesma origem embrionária, ou seja, do folheto embrionário ectoderma.
V -Os embriões congelados que serão usados para obtenção das células-tronco provêm de fecundação in vitro.
Estão corretas apenas as afirmações:
A ⇒ II - III
B ⇒ III - V
C ⇒ l - IV - V
D ⇒ II - IV - V
GABARITO:
35-C
36-A
37-ANULADA
38-B
39-A
40-ANULADA
41-C
42-C
43-A
44-C
45-B
46-C
Nenhum comentário:
Postar um comentário