sábado, 6 de abril de 2013

MARÉS

A maré é um dos fenômenos naturais mais conhecidos. Esse fenômeno ocorre em razão do movimento periódico de subida e descida do nível da água, produzindo dessa maneira as chamadas marés altas e marés baixas. Foi Isaac Newton que, a partir da expressão da força gravitacional, deu a explicação para esse fenômeno natural. Segundo as explicações do físico e matemático Newton, as marés são causadas pela atração do Sol e da Lua sobre as águas do mar.
AFÉLIO - ponto mais afastado ( Sol e Terra)
PERIÉLIO - ponto mais próximo ( Sol e Terra) 



As Forças que atuam sobre as marés ocorrem porque a Terra é um corpo extenso e o campo gravitacional que é produzido pelo Sol ou pela Lua não é homogêneo em todos os pontos, pois tem alguns pontos da Terra que estão mais próximos e outros mais distantes destes corpos celestes. Esses campos gravitacionais provocam acelerações que atuam na superfície terrestre com diferentes intensidades. Dessa forma, as massas de água que estão mais próximas da Lua ou do Sol sofrem aceleração com intensidades maiores que as massas de água que estão mais afastadas desses astros. É essa diferença de pontos mais próximos e mais afastados do Sol e da Lua que dão origem às marés.
APOGEU - ponto mais afastado ( Terra e a  Lua)
PERIGEU - ponto mais próximo ( Terra e a Lua)

Quando as marés estão no nível mais alto são chamadas de preamar (PM). Caso contrário, no nível mais baixo são chamadas de baixa-mar (BM). Se tivermos o alinhamento Sol-Terra-Lua a força de atração gravitacional se somam e teremos as maiores preamares e baixa-mares. Neste caso as marés são chamadas de vivas ou de sizígias. Isto ocorre quando tivermos Lua cheia ou Lua nova. Quando o alinhamento Terra-Sol e Terra-Lua formam um ângulo de 90 graus, teremos uma força de atração gravitacional menor. Neste caso chamamos de marés mortas ou de quadratura. Isto ocorre quando tivermos Lua minguante ou Lua crescente.
Como curiosidade, a força de atração gravitacional do Sol é 0,45 vezes menor que a força da Lua. Apesar da massa do Sol ser bem maior, a distância da Lua em relação à Terra é bem menor.
A média entre as preamares e baixa-mares é chamada de nível médio (NM).
O nível de referência das cartas náuticas é chamado de nível de redução (NR). Ele é determinado pela menor baixa-mar de sizígia naquele porto. Portanto a variação da altura da maré ocorre acima do nível de redução.





As marés na Terra constituem um fenômeno resultante da atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, da atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra.
A ideia básica da maré provocada pela Lua, por exemplo, é que a atração gravitacional sentida por cada ponto da Terra devido à Lua depende da distância do ponto à Lua. Portanto a atração gravitacional sentida no lado da Terra que está mais próximo da Lua é maior do que a sentida no centro da Terra, e a  atração gravitacional sentida no lado da Terra que está mais distante da Lua é menor do que a sentida no centro da Terra.
Em relação ao centro da Terra, um lado está sendo puxado na direção da Lua e o outro lado está sendo puxado na direção contrária. A maré do lado oposto não é causada pela rotação da Terra. Como a água flui muito facilmente, ela se "empilha" nos dois lados da Terra, que fica com um bojo de água na direção da Lua e outro na direção contrária.

Mare
Figura fora de escala da Terra e da Lua
Enquanto a Terra gira no seu movimento diário, o bojo de água continua sempre apontando aproximadamente na direção da Lua. Em um certo momento, um certo ponto da Terra estará embaixo da Lua e terá maré alta. Aproximadamente seis horas mais tarde (6h 12m), a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180° da Lua, e terá maré alta novamente. Portanto as marés acontecem duas vezes a cada 24h 48, que é a duração do dia lunar.( clicar na imagem)

Figura fora de escala da Terra e da Lua

Se a Terra fosse totalmente coberta de água, a máxima altura da maré seria 1 m. Como a Terra não é completamente coberta de água, vários aspectos resultantes da distribuição das massas continentais contribuem para que a altura e a hora da maré variem de lugar a outro. Em algumas baías e estuários as marés chegam a atingir 10 m de altura.( clicar na imagem)



 Fonte : astro.if.ufrgs.br/fordif/node3.htm
Fonte : Brasil Escola  
Geo - Conceição

Nenhum comentário: