Pneu Velho, Problema Novo ! Encha o tanque com pneu velho
Químico da Universidade de Leeds, na Inglaterra, está usando uma técnica antiga para reciclar pneus.
Os 700 milhões de pneus carecas jogados fora anualmente no mundo todo não precisarão mais entulhar os depósitos de lixo. Logo eles poderão servir de combustível em postos de gasolina e indústrias. O químico Paul Williams, da Universidade de Leeds, na Inglaterra, está usando uma técnica antiga para reciclar os pneus, transformando-os em petróleo e outras substâncias úteis na indústria química. O procedimento, chamado pirólise, consiste em aquecer a borracha misturada ao elemento nitrogênio. Ela se decompõe ao reagir com o nitrogênio em alta temperatura, produzindo óleo combustível, carbono e aço. Os pneus podem render até 60% do seu peso em petróleo. Mas você ainda terá de esperar um pouco para abastecer o carro com os reciclados: por enquanto, a qualidade de óleo obtido na pirólise ainda é muito baixa para ter valor comercial.
O pneu gasto, mais conhecido como careca, parece não ter mais nenhuma utilidade. Além disso, não serve nem mesmo como matéria-prima para a produção de um novo pneu devido à vulcanização. Mas não é bem assim. Quando reciclado, pode virar muita coisa, como asfalto de borracha, sola de sapato e tapetes para carros ou mesmo combustível. Desde 1999 a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) coleta e destina os chamados itens inservíveis (sem uso), já retirou na natureza 700 mil toneladas ou 139 milhões de pneus de automóveis de passeio. O investimento está em US$ 37 milhões.
O pneu sem uso é um grande gerador de entulho. Durante as obras de rebaixamento da calha do Rio Tietê, em São Paulo, em 2005, foram retirados do 90 mil pneus das águas. Após serem coletados, são retirados os aros de metal (que também pode ser reciclado para o setor siderúrgico) e a borracha triturada. Como o poder calorífico do material obtido é alto, semelhante ao do coque de petróleo e superior ao do carvão, pode ser largamente utilizado como fonte de energia (destino de 69% do produto reciclado); geralmente é opção à substituição do combustível fóssil em fornos de cimenteiras.
Segundo Álvaro Augusto de Oliveira, gerente-geral da Reciclanip, pneus reciclados podem ser usados para fabricar asfalto de melhor qualidade. O asfalto de borracha adquire uma memória elástica que dilata e contrai enquanto os veículos circulam sobre ele, assim se adaptando melhor às variações de temperatura. Para cobrir um quilômetro de rodovia são necessários 4,6 mil pneus de passeio. Apesar de o preço ser quase 30% maior, Oliveira afirma que vale o investimento pela preservação das estradas e do próprio meio ambiente.
Outros destinos são os artefatos de borracha (24% do total), como tapetes para carros, pisos industriais, quadras poliesportivas, rodas para carrinhos de supermercados, artigos para jardinagem. Existe ainda o uso em laminação (7%), na produção de percintas (indústria de móveis), solas de sapato e dutos de águas pluviais.
Observe as imagens abaixo e resolva as questões :
a) Quais as principais consequências para o meio ambiente com o acúmulo de pneus usados?
b) Quais as possíveis soluções para a resolução dos problemas retratados nas imagens ?
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