Pressão é a relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície. A chamada pressão atmosférica é bem mais complexa e varia de acordo com a altitude. Ela existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.
Essa camada se modifica com a altitude e fica mais rarefeita em certos lugares, por exemplo, em regiões de grande altitude existe uma menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume, sendo assim, a pressão diminui.
Revista Escola
Você já deve ter observado que quando jogadores brasileiros disputam competições em lugares de altitude elevada, sentem um desconforto, fadiga, falta de ar e alguns chegam até a sangrar as narinas. Esse fato é explicado pela diminuição do número de partículas de ar, o que causa problemas para pessoas que não estão acostumadas a essas condições.
Exemplos de regiões com altitudes elevadas: Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce à superfície da Terra. O seu valor expressa-se em milibar (mb) ou em hectopascal (hp).
O valor normal da pressão atmosférica é de 1013 mb ou 1013 hp. No entanto o valor da pressão varia por influência de dois fatores principais:
A ALTITUDE ( a pressão diminui com a altitude pois diminui a coluna de ar atmosférico sobre um lugar)
A TEMPERATURA ( o ar quente é mais leve e sobe, diminuindo a pressão; o ar frio é mais pesado e desce, aumentando a pressão).
Para além destes pode haver outros fatores a influenciar o valor da pressão atmosférica.
Os centros barométricos podem ser:
CENTROS DE ALTAS PRESSÕES ou ANTICICLONES - quando o peso do ar é superior ao normal
CENTROS DE BAIXAS PRESSÕES ou DEPRESSÕES - quando o peso do ar é inferior ao normal
Nos centros de Altas Pressões o movimento do ar é descendente em altitude e divergente à superfície; nos centros de Baixas Pressões o movimento do ar é convergente à superfície e ascendente em altitude.
Fonte:www.prof2000.pt/users/la/pressão.htm
www.brasilescola.com/quimica/pressao-atmosferica.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário