segunda-feira, 12 de maio de 2014

ENEM INSCRIÇÕES ABERTAS : INFOENEM

Inscrições para o Enem 2014 abertas


A corrida para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano começou. As 10h desta segunda-feira, 12 de maio, o Ministério da Educação (MEC) dará início ao prazo de inscrições para o Enem 2014. Estudantes de todo o Brasil terão até as 23h59 do dia 23 de maio para realizarem sua inscrição.
O processo deve ser realizado unicamente online, na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Ressaltamos que, no momento da inscrição, o candidato dedique atenção total pois terá que preencher muitos dados e passar por várias páginas e, caso demore muito tempo para fazê-lo, a sessão irá expirar, obrigando o mesmo preencher tudo novamente.
Veja uma breve síntese dos passos que você encontrará para realizar sua inscrição.
1- Dados pessoais: Aqui você preencherá todas as informações pessoais. CPF, nome da mãe, endereço completo e telefone. Pedimos especial atenção com o endereço e telefone, pois é através deles que você receberá o cartão de confirmação de inscrição e mensagens do MEC sobre o Enem, respectivamente. Caso necessite de atendimente especial, será nesta mesma página que haverá as opções para solicitação.
2- Opções de senha: Neste momento você escolherá a senha para acesso ao site do Inep. Guarde e grave bem este dado, pois em outras oportunidades em que precisar acessar o sistema (para consulta de cartão de confirmação de inscrição, resultados etc.), tal senha será solicitada. Nesta página você ainda irá fazer sua opção de prova de língua estrangeira (espanhol ou inglês) e também escolher o local de realização da prova (o mais próximo de sua residência);
3- Situação Escolar: Você deverá observar atentamente as opções de Situação de Conclusão do Ensino Médio e selecionar a opção que melhor representa sua condição. Atenção! É nesta página que os candidatos maiores de 18 anos que não completaram os estudos poderão solicitar a Certificação do Ensino Médio através do Enem;
Principais eventos do Enem 2014 e suas datas.
4- Sua Escola: Será nesta página que você que está cursando e pretende concluir o Ensino Médio em 2014 preencherá as informações referentes a sua escola. Se estiver matriculado em uma escola no exterior, indique a opção “Escola estrangeira”.
5- Dados socioeconômicos: Nesta etapa você preencherá uma série de questões que irão mapear sua condição econômica e financeira. Responta atenta e francamente todas as perguntas. Todas as questões marcadas com asterisco são obrigatórias. Vale lembrar que é neste momento que os estudantes que se enquadram nos pré-requisitos para isenção dos 35 reais da taxa de inscrição podem fazer sua solicitação. Para saber quais são tais pré-requisitos e como fazer o pedido, veja esta matéria.
6- Confirmação da inscrição: Esta página indica que a inscrição foi concluída com sucesso e mostra as opções feitas por você. O Inep orienta que seja impressa e guardada.
7- Acompanhe sua inscrição: Após a conclusão de sua inscrição, e durante um certo período, a página inicial do sistema de Inep trará a opção “Acompanhe sua inscrição”, que permitirá a você acompanhar sua inscrição, gerar o boleto para pagamento da taxa (que deve ser feito até o dia 28 de maio) e alterar dados cadastrados, inclusive o município de realização da prova.
As provas do Enem 2014 estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. Segundo informações do MEC, serão impressas 8,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Ao todo trabalharão no exame 785 mil pessoas, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. O maior exame do Brasil será aplicado instantaneamente em 16,6 mil locais de prova.
Como dissemos no início da matéria, a corrida está apenas começando. Agora é torcer para que, assim como nas edições de 2012 e 2013, o Enem 2014 seja realizado com sucesso e sem surpresas desagradáveis e polêmicas. O resto é com você.

Nenhum comentário: